Dresdem

Alemanha – Dresden

Dresden é a capital do estado da Saxônia e fica à aprox. 200km de distância de Berlim. Portanto se for pra Berlim, reserve um dia ao menos para Dresden (mas merece dois). É constantemente chamada de “Florença do Elba”. Após esse relato e através das fotos vai entender por quê não pode perder a oportunidade de visitá-la.

Dresden foi TOTALMENTE arrasada no maior bombardeio da Segunda Guerra Mundial numa terça-feira de carnaval, mas hoje está quase completamente reconstruída. Aliás, o bombardeio sobre Dresden é fato controverso até hoje, pois para pesquisadores não há nada que justifique tal ação. Dresden sempre foi um lugar muito mais ligado à vida cultural do que à fomentação da guerra. Foram 1300 bombardeios que destruiram 13km2 da cidade. Lamentável e, até agora, inexplicável.

“Quem desaprendeu a chorar, está reaprendendo com a destruição de Dresden.” (Gerhart Hauptmann)

Foto Acima – Frauenkirche após bombardeio

Mas durante a caminhada pelos museus fiquei mais tranquila, pois havia uma placa que dizia que estávamos num local sem risco de explodir alguma bomba remanescente do período dos conflitos. Ufa… (((-:

(“Das Museum wurde geprüft keine Minen” = O museu foi testado – nenhuma mina)

Pois bem, Dresden foi praticamente 100% destruída e conseguiu se reerguer com ajuda de muitas instituições e doadores. O símbolo de Dresden é justamente a igreja “Frauenkirche”, que foi praticamente totalmente destruída. Mas hoje ela está 100% reconstruída e, como antigamente, linda e imponente.

Dresden é uma ótima representação do que foi a Alemanha Oriental, pois suas construções são bem representativas de um sistema comunista. É algo que se pode observar através dos prédios extensos, que comportam várias famílias/pessoas.

Ela é dividida através do rio Elba em duas partes: a nova cidade e a velha cidade. Lógico que a velha é muito mais bonita e imponente! Aliás Dresden terminou classificada por mim como uma das cidades mais bonitas da europa no quesito construções históricas, perdendo somente para Praga na República Tcheca (que aliás é vizinha).

É uma cidade que respira, inspira e transmite arte e cultura. Para todos os lados tem artistas de rua tacando música clássica, até mesmo crianças tocando flauta doce. Nos dá a impressão de estar vivendo num mundo de concertos musicais, assim como era na época medieval.

O lugar mais impressionate é o “Zwinger”. Um complexo de museus, cuja arquitetura no estilo barroco é algo de babar. Sobre o acervo, dizem que é um acervo de respeito, competindo até mesmo com o Louvre em Paris. Bom, eu acredito, mas não tenho provas, pois não entramos em nenhum dos museus. Só pra variar… (((-:

Outro ponto interessante é o “Fürstenzug”. Um mural de porcelana na rua com 102m de comprimento. Lindo!!! Pode parecer coisa de velha, mas eu simplesmente A-DO-RO azulejos antigos!!! (((-:

Senhoras e senhores esse é o xodó da Alemanha Oriental!!! Chamado carinhosamente Trabi. Uma graça e hoje um objeto de colecionadores e fotógrafos amadores como eu e o Rô! (((-:

Para terminar um anjinho piolhento de Dresden para abençoar a todos nós! (((-:

Mais fotos? Aqui !!!

[pinit count="vertical"]

18 Comentários para "Alemanha – Dresden"

  1. Juana disse:

    Lindo, lindo! Aproveitem, estou curtindo as fotos, e me vejo nelas cheia de belas lembranças, o incrível que fiz o mesmo roteiro, 28 anos atrás, o comunismo estava presente na cidade, conseguia me comunicar em russo com o povo local…beijos, parabéns!!!

  2. nirleni disse:

    Assim não dá!!! Que lindo…que inveja…rsrsr

  3. Marcio Engelmann disse:

    Parabéns, pela dica, na próxima oportunidade de atravessar o Atlantico, estara no roteiro, me parece muito interessante.

    grosse kissen
    Marcio

  4. Samantha disse:

    Nossa… adorei ver Dresden no verão (com vocês)…rs…rs…
    … qdo estive lá (só 1/2 dia) estava chovendo… mas já achei bonita…

    Foi aí que comi a melhor sopa de cebola da minha viagem…

    Bjs

  5. Larissa disse:

    Olá queridos, vocês não sabem a inspiração que estão me dando! Meu marido foi transferido para a Alemanha (Boblingen) e vamos nos mudar em outubro! Adoro o site de vcs pois me dá a maior força de pensar que vou estar bem por ai…que viagens lindas não? Bom, se vcs tiverem um tempo, me manda um email pq eu ia adorar alguma ajudinha e poderiamos nos encontrar ai!
    bjo
    Larissa

  6. Andressa Penha disse:

    Olá,
    Dresden parece ser tão linda *-*
    Já tinha ouvido falar de lá pelo nome da banda “The dresden dolls”. Me parece que essa banda se inspirou nesse nome devido ao fato de ter tido uma fábrica de bonecas lá que foi incendiada.Não me recordo se é isso mesmo.

    Eu deixei um comentário num post sobre Malta.
    Lê lá. ^^

  7. Robson Florêncio disse:

    Adorei as fotos! Que bom ver essa beleza toda. Que bom ver o bem e as pessoas de bem se reerguerem das cinzas desse que pra mim foi uma das maiores infâmias da humanidade – o bombardeio de Dresden!
    Quem sabe um dia ainda passe por aí.

    Abraços

  8. Neuza disse:

    Por favor,poderiam dizer-me o nome do monumento que tem uma carruagem no topo?Fica em Dresden-Alemanha.Estive nessa cadade belissima e fiquei encantada!Grata

  9. *** SALMO 137 DE DAVÍD, PAI DE SALOMÃO A DRESDEN
    [adaptado por mim mesmo]
    “Às margens do Rio Elba nós nos assentávamos e chorávamos, lembrando-nos de Dresden. Nos salgueiros que lá havia pendurávamos as nossas harpas, pois aqueles que arrasaram nossa cidade nos pediam canções, e os nossos opressores, que fossemos alegres, dizendo; Entoai-nos algum dos cânticos de Dresden. Como porém, haveriamos de entoar o canto do Senhor nesta terra bombardeada… Contra os filhos de Edom, lembra-te Senhor do dia que nos feriram, dizendo: Arrasai, arrasai-a até aos fundamentos – Filha de Babilônia que hás de ser destruida; feliz aquele que te der o pago do mal que nos fizeste.! Feliz aquele que pegar teus filhos e esmagá-los contra a pedra”.

    Antonio Carlos – Lins,sp – Brasil – [Sl.137-adaptado]

  10. suziane disse:

    Olá adorei a dica! Por favoe de dresdem a praga são qtos km ou hrs? há transporte, ônbus ou trem para praga?

  11. Adalberto disse:

    Olá, grato pelas dicas. Irei fazer um tour pela Alemanha agora em Julho 2010. Indicaria alguns lugares para comer? Não quero ficar comendo só salsicha com pão. Iremos a Berlin, Dresden,Bamberg,Nuremberg,Ratisbona,Dachau,Munique,Fussen,Rottenburg,Frankfurt,Cochem,Burg Eltz Monreal, Colônia,Hamelin,Hannover,Goslar. Se puder ajudar te agradeço. Abraço

  12. Milla disse:

    Parabéns pelo post!
    Estou me preparando para conhecer Dresden em outubro e o texto foi um aperitivo saboroso…

  13. laiz disse:

    que lindo essa cidade!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  14. Rafael Lima disse:

    Pessoal,

    Parabens. Linda a cidade e mto legais as fotos. Estou pensando em passar por lá, pois vou de Berlin à Praga. Vocês teria dicas de hotéis e locais para comer nessa cidade?

    obrigado!

  15. IRANI disse:

    Parabéns, as fotos são lindas! Estive em Dresden no mês de agosto.Vale a pena mesmo, há ótimos locais para compras e alimentação também!
    Bjoka

  16. Silvério Cerqueira disse:

    Estarei indo com minha mulher a Desdren em Setembro. Sairemos de Berlim de trem, se possível. Nossa viagem tem cunho mais cultural. Estamos motivados pela comparação com Firenzi, da qual muito gostamos. Parabens ao casal pelo lindo trabalho. Silvério e Heloisa.

  17. ana lima disse:

    olá, estava pesquizando sobre a cidade de Desrden e achei o seu blog.
    Fato é que sou restauradora e encontrei fragmentos de um jornal aparentemente em alemão datado de 1893, Dresden. Preciso de alguem que possa traduzi-lo. Saberia me indicar alguém?

Deixe seu Comentário





* Campos de preenchimento obrigatório