Rothemburg ob der Tauber

ALEMANHA – Rothenburg ob der Tauber (No inverno)

Enquanto o bolo tá no forno, segue uma das últimas viagens do ano em ritmo de festa. O destino dessa vez foi beeeem alemao: “Rothenburg ob der Tauber”. Essa é uma pequena cidade ainda com ares da idade média que tem um Burgo protegido por um muro medieval gigaaaante (segundo o Rô, deve ser o maior Burgo da europa…rs), situada no Estado da Bavária na Alemanha. Devido à sua relativa insignificância política nao sofreu muito com os ataques durante os períodos de guerra que a Alemanha viveu e, devido à calmaria da cidade, era inclusive ponto turístico de franceses e ingleses há muuuuitos anos atrás. Durante a segunda guerra apenas uma pequena porcentagem da cidade do lado menos velho foi atingida, ou seja, os anjos parecem realmente proteger esse patrimônio alemao.

Aliás, eu nao sabia, mas essa é uma das principais cidades da rota turística alema, principalmente para os japas que vem conhecer a europa em 10 dias. (((-: Ela é conhecida em muitos lugares no exterior como a cidade que mais representa a essência alema. Bom, eu realmente acredito nisso, pois a cidade é repleta de casas fofas e decoradas, de casas no estilo enxaimel e também repleta de guloseimas e badulaques típicos de Natal.

A cidade respira e inspira Natal, ou seja, se tem filhos que já sabem andar e falar vá sem eles pro seu próprio bem. (((-:

É um mundo encantado e caro. Pra onde quer que você olhe tem algum motivo natalino piscando pra você ou àqueles docinhos de avó, sabe!? De encher a boca de água e a balanca de gramas. Sem falar que esses doces podem ser o estopim para uma guerra conjugal. (((-:

Em Rothenburg ob der Tauber fica o “Museu do Natal” na Alemanha e também um museu que deve ser o máximo, o “Museu de Bonecas e Brinquedos“. Além desses museus, existe também a possibilidade de visitar casas enxaimel bem antigas ou pode simplesmente ir às compras no “Käthe Wohlfahrt“, uma lojinha de Natal que fica aberta o ano inteiro e que é simplesmente um SONHO DE NATAL! Nessa nós fomos e ficamos lá uma meia hora ou mais babando completamente encantados.  

Fizemos um bate e volta com um casal de amigos, muita neve e numa friaca absurda ( -14 °C  tá bom pra você? ). Mas o dia, o lugar e as cias fizeram valer a pena cada dedinho do pé nao sentido. (((-:

Foi um dia, digamos, tipicamente alemao, inclusive tinha um alemao “dabei” (junto da gente) porque aqui é o pacote é completo, meu povo! (((-: Tá, o que é um dia tipicamente alemao? Um dia frio, com neve, com um alemao do lado, casinhas enxaimel, “Glühwein” pra esquentar as maos (vinho quente alemao), Joelho de Porco com Knödle, cerveja beeem forte e encorpada, “Weinachtsstimmung” (Espírito Natalino), um monte de alemao que nao toma banho pra sentir menos frio (foi isso que ouvi dos próprios…rs), biscoitos natalinos, garcom mandando a gente ir embora nos próximos 8 minutos porque a mesa estava reservada (um “gentleman” alemao, igualzinho um “Ogro”…rs), vários “Quebra-Nozes” espalhados pela cidade (leia no blog da sobre os bichinhos) e, lógico, o “Papai Noel”. (((-:

Nossa aventura nessa cidadezinha está só comecando, pois quero muito voltar lá em 2010 para ver um dos festivais medievais mais fantásticos da europa: “Meistertrunk“. Quer uma carona? Entao vem com a gente! (((-:

[pinit count="vertical"]

12 Comentários para "ALEMANHA – Rothenburg ob der Tauber (No inverno)"

  1. Samantha disse:

    Maira adorei este passeio… se estivesse por ai, com certeza ia querer visitar com vcs.

    Biscoitos de Natal… os meus estao no forno… pena que aqui nao tem tantos enfeites e coberturas prontos… :-)

    Beijos

  2. Lu disse:

    Amei nosso passeio!
    Foi muito fofo! Mas eu não tive tanto saco pra escrever muito dessa vez não…acho que é a melancolia batendo rsrs.
    Pelo menos tu já garantiu as meias pros proximos passeios no frio de renguiar cusco hahahah
    beijo
    e agora é o boneco de neve, com a neve q sumiu haha

  3. Que lugar lindo!!!! Igualzinho aquelas vilazinhas que a gente vê vender na época do natal!!

    A Alemanha é cheia de surpresas!

    Bjo grande feliz natal para vcs!

  4. Maira disse:

    @Samantita: é, mas agora tu voltou a ficar longe, né!? Nem acredito q estava aqui pertinho e nao nos vimos.. tb um ano nem dá pra brincar… hahahah… Ow tô ficando craque nos biscoitinhos! Mas as melhores decoracoes dos biscoitos sao as do Rô… depois vou postar uma foto… proibido pra menores… hahaha… Saudades japinha! Bjks e ótimas festas pra vc e pra toda sua familia!

    @Lu: renguiar quem? Guria loka! hahahaha… Pois é, torce pra nevar até tua partida, caso contrário vai ficar só com as fotos dos bonecos que vamos fazer e te mandar…hahahaha…

    @Fê: pior que é, viu!? A Alemanha tem muita coisa fofa escondida e o bom de morar aqui é isso: você tem tempo pra desvendar devagarinho. (((-: Bjks e boas festas pra ti tb!

  5. Vivian Matos disse:

    OI Maira tudo bem?
    Eu também estou aqui perdida na alemanha, acho que bem proximo de vc ( Nagold)
    Descobri seu blog nesta semana.
    O que é mais engracado,e que te achei porque queria saber mais sobre Esllingen que é meu mercado de natal preferido e vc tinha cabado de postar algo. Hoje resolvi entrar para ler novamente e vc postou algo sobre a cidade Rothenburg engracado estive la também, acho que foi ate no mesmo dia, porque sabado passado quando estive por lá estava a -14C tb.
    Engracado nossos caminhos estao se cruzando, acho que vamos nos encontrar qualquer dia por ai. rsrs
    A só mais uma coincidencia, sou eng quimica tb de SP.
    Estou torcendo para que vc possa passar as festas com a sua irma, pois eu vou passar aqui com o meu marido e a familia dele( alemaes). E meu primeiro ano aqui tb, e confesso chorei a noite toda no Natal .

    beijos querida e tudo de bom

    • Maira disse:

      Olá Vivian! Que delícia esse mundo de “acasos”, né!? Quem sabe a gente para de fazer as mesmas coisas separadas e combinamos algo pra fazermos juntas, hein? (((-: Adoraria! Um ótimo final de ano pra vc e pra sua família e que 2010 nos proporcione um encontro, que tal? Bjks!

  6. Vivian Matos disse:

    OI Maira, tudo bem?

    Olha querida vou adorar te encontrar, podemos marcar algo sim, mas se também quiser , pode vir conhecer Nagold a nossa cidade.
    Fique a vontade, é só me enviar um email e marcamos
    beijinhos e um FELIZ ANO NOVO!!!

  7. Sergio Giannella disse:

    Maira,
    estive na Meistertrunk, ou Mestre dos Canhões. É uma festa típica e deliciosa onde as famílias chegam a acampar na cidade como na época medieval. Durante o dia fazem “churrascos” típicos e obviamente os sanduíches de linguiça deliciosos.

    Mas o mais importante é o clima da cidade, que lembra a todo momento a época medieval, com os moradores vestidos a caráter, cavaleiros com armadura e tudo mais…
    Tenho até algumas fotos se você quiser postar.

    Para quem tiver uns 7 a 8 dias, vale a pena fazer a rota romântica completa, de carro, finalizando em Fussen – Castelo de Neuchwanstein(Castelo original, copiado por Walt Disney).
    Abs,
    Sergio Giannella

  8. Olá, adorei o blog e esta cidade é encantadora. Desde que vi numa revista, quero conhecer e assim farei no ano que vem. Tb estou escrevendo um blog: http://www.viciosdeviagem.blogspot.com e já coloquei o seu na minha lista de favoritos! Abraços

  9. edizio disse:

    Tive o privilegio de morar por 2 anos nessa cidade, bela, maravilhosa, é o que posso dizer…..

  10. Priscilla disse:

    Oi Maira, achei seu blog pelo Google, buscando sobre Rothemburg. Vou viajar para a Alemanha em outubro e depois do seu relato a cidade definitivamente está no meu roteiro!

    Obrigada!

Deixe seu Comentário





* Campos de preenchimento obrigatório