Frankfurt

AUTOMOVEIS – Salao Internacional do Automóvel em Frankfurt 2009 (IAA)

Foto179

Ontem (24/09/09) fomos ao Salao do Automóvel em Frankfurt. Esse é simplesmente o maior evento da área automobilística, o qual reúne os maiores e mais importantes fornecedores e fabricantes do setor automotivo no mundo.

Mais de 750 expositores provenientes de 30 países estao mostrando até o dia 27 de setembro, os mais novos modelos, tendências e tecnologias do setor automotivo no 63° Salão do Automóvel de Frankfurt (IAA). Com o spot “A vida toda gira em torno do automóvel”, a Associação da Indústria Automotiva Alemã (VDA) faz propaganda da feira, que também não foi poupada pela dura crise econômica. Neste ano, o número de expositores encolheu um terço, como também a área ocupada pelos estandes na IAA. Não é à toa que a principal pergunta que ocupa os expositores é como a indústria automotiva pode sair da crise. (Fonte: Deutsche Welle).

No quesito carro eu sou beeem mulher, ou seja, me preocupo com a beleza, tem que ser vermelho e também me preocupo se é economico e se o IPVA nao é muito caro. Só. Nao me preocupo nem um pouco com potência, cavalos, torque, propulsao, acessórios além de vidro elétrico e ar condicionado e assim vai. Entao por que raios viajei 200km de ida e 200km de volta em um dia? Porque AMO ver carro e, principalmente, amo saber todas as tendências futuristas em qualquer área, seja na área de moda ou automóveis. Afinal, olhar sem compromisso nao custa nada, ou melhor, custa pouco e, pra mim, que sou estudante de carteirinha, ainda custa meia. (((-:

Chegando lá você fica assustado principalmente por causa do tamanho do espaco onde a feira é realizada. Segundo o Rô, cabem aproximadamente 20 Anhembis lá dentro. Tenta imaginar. Fomos com um casal de amigos e saímos todos aqui de casa às 8:30 da manha e só chegamos de volta às 20 hs. É MUITO grande e meus pés, joanetes e cia que o digam.

O que ficou muito claro nessa feira foi o peso na consciência que assola a indústria automotiva no momento, pois a apelacao dentro do movimento “go green” é absurda e presente em quase todos stands. Tem até carro com teto solar! É impressionante como lá eles passam a imagem de que com carro o mundo vai ficar muito melhor e mais verde. Mas, é lógico, que o Greenpeace estava lá protestando com razao, afinal o ideal é fazer carros menores e mais econômicos acima de tudo e isso parece que nao virar tendência tao cedo. Toda tecnologia agora é “dita” amiga da natureza: carro movido a gás, carros elétricos, carros híbridos e apenas um stand falando sobre o bio etanol.

A apelacao de todas marcas é para tudo, menos derivados de petróleo. E nao é só isso. O que me deixou impressionada e que deveria deixar o Brasil preocupado é que nao vimos praticamente NADA falando sobre carros flex, etanol combustível e NADA sobre biodiesel. Vimos apenas o stand do “Bundesverband der deutschen Bioethanolwirtschaft e.V.” falando sobre o que eles chamam de “Bioethanol”. Esse bioethanol contém 85% de álcool e 15% de gasolina misturados. Apenas a Bentley, a Ford, a Renault, a Saab e a Volvo tem carros com motor “Flexfuel” preparado para tal combustível ou misturas. O álcool, ao contrário do que eu pensava, é produzido aqui mesmo na Alemanha através de beterraba e trigo, por exemplo. Além disso, já existem aprox. 250 postos de gasolina que vendem a mistura citada acima. Se vai pegar? Tô achando que nao. Enfim.

Foto189

Essa preocupacao em utilizar tudo que é ecologicamente correto, fica nítida se analisarmos toda a estratégia de marketing voltada para mostrar que aquela marca pensa em você e no futuro de seus filhos. Nao tem mais pra onde correr, isso é mais do que uma tendência, é uma urgência. Só para ilustrar vou mostrar algumas fotos que tirei lá, mas se quiser ler algo mais profundo e especializado leia o artigo da Deutsche Welle e se quiser cobertura especial e masculina clique aqui. Nesse último link tem bastante foto também. Mas se quer mesmo é saber dos bastidores, continue aqui e divirta-se. (((-:

Eu prefiro trazer a cobertura do que é “acessório” nesse tipo de evento. Prefiro mostrar aquilo que vem no pacote, mas que dificilmente a mídia comenta, o que, aliás, acho uma pena. Enfim, com vocês os bastidores! (((-:

1) Esse é o stand da Rolls Royce, ou seja, só entra quem tem a bufunfa e os outros (pobres mortais) ficam no cercadinho brigando por espaco para poder, no mínimo, fotografar as máquinas. Vida chaaaaaaata…

DSCN2785

2) Um motor (óóó) e a base é um super pistao que sobe-e-desce, sobe-e-desce. Como assim? Nao conhece um pistao? Nunca viu um? Pois é, azar de quem nao casou com engenheiro mecânico, pois eu sei tuuudo de pistao. Aliás, se o Rô nao estivesse comigo eu JAMAIS iria reparar que essa base era um pistao. (((-:

DSCN2766

3) Abaixo um carro perfeito para quem sofre de flatulência crônica e para os coitados dos passageiros. Com essas saídas de emergência nao tem erro. (((-:

DSCN2830

4) Olha que espetááááculo esse carro! Nao, nao é o carro da Mulher Maravilha, mas sim da Mulher MaIravilha. Rá!

DSCN2852

5) Esse carro foi lancado com o intuito de atender às classes menos abastadas. Pois é, você leva meio-carro, logo paga meio preco e ainda ganha um guarda-chuva como brinde. Tá, péssimo. (((-:

DSCN2861

6) Se eu fosse cheia da grana e se no Brasil já existisse suficiente infra-estrutura para carros elétricos, compraria esse mimo. Juro! É lindo, compacto, decorado com flores, econômico e elétrico! Estou completamente APAIXONADA!

DSCN2873

7) Esse stand é de uma empresa que vende (adivinha?) escapamentos. Achei a idéia interessante, mas meio nao sei. Eu, por exemplo, logo que olhei pensei como acredito que eles gostariam. Interpretei que eles querem dizer que fazem escapamentos com sistemas eficientes na hora de filtrar o que nao é bom para a qualidade do ar que respiramos, tipo óxidos e particulados em geral. Maaaas nao sei se todo mundo pensaria assim. Nao sei, fiquei com um sentimento de que a mensagem poderia ser transmitida de forma mais clara. Hummm…ainda estou refletindo.  

DSCN2893
8) Lancamento do novo Trabant, conhecido na europa carinhosamente como Trabi. Esse carro era super popular na Alemanha Oriental, principalmente na época onde a Alemanha ainda estava dividida pelo muro de Berlim. É um carro que, pelo que pude perceber, traz muita nostalgia e história para os alemaes. O novo modelo é fofo, mas o véinho era feiiiinho que só. Viva ao processo evolutivo!

DSCN2897

9) Agora o stand mais lindo da feira: o stand da MAHLE. E olha lá o mineiro indo trabalhar e eu aproveitei pra fazer um pit-stop, afinal ainda tinha mais 3 horas pra andar pra lá e pra cá.

DSCN2901

10) Carro que venceu o Le Mans desse ano.

DSCN2926

11) Olha só que fofos esses bichinhos! Afff…nao aguentava mais tirar foto de carro e decidi liberar meu lado mulher.

DSCN2938

12) O Rô quis porque quis ir até o stand da Alfa Romeo, pois, segundo ele e seus colegas alemaes, esse é o stand mais concorrido da feira. Bom, posso dizer que ERA. Segundo eles, o stand ficava lotado, pois era onde estavam as “máquinas” mais lindas e gostosas da feira, mas, sorry, esse ano estava o verdadeiro show de horrores. Só tinha lata velha tunada. Olha a cara de decepcao do bobinho. (((-:

DSCN2961

13) O que eu mais amo em feiras e museus de automóveis sao os “acessórios”. Esse binóculo é o máximo. Você aponta ele para os carros e ele faz que nem nos filmes, te dá todas informacoes técnicas do carrao. É fantástico e inacreditável, até o momento em que um alemao bota a mao na frente da lente e destrói seu castelo de areia. Pois é, você percebe que mesmo sem apontar para o carro, ele te dá as infos do carro que está naquela direcao. Como diria Maysa: “meu mundo caiu”. (((-:

SalaoIAA

13) Esse carro abaixo representa meu momento solitário na feira. O Rô foi para uma reuniao que durou uma hora e meia e eu fiquei meia hora circulando sozinha sem destino certo e sem amigos (os nossos estavam em algum lugar da feira, mas deu uma preguiiiica de ligar), tirando váááárias fotos. Só que eu gosto de tirar foto de coisas interessantes e o que é interessante para mim nao é, necessariamente, interessante para os homens e vice-versa. Maaas como eu estava em uma feira do automóvel, decidi seguir o gosto masculino e sai tirando foto dos carros mais assediados pelos homens. Foi entao que percebi que, definitivamente, sou mulher. Por exemplo o carro abaixo. Achei tudo HORRÍVEL: a cor, o brilho, o design, a roda, etc. Mas era um dos carros (sem modelo por perto) mais fotografados da área onde eu estava. Bom, fui lá e registrei, mas, sinceramente, AINDA nao entendi o por quê de tanto assedio. Ah, porque é um Mustang? E daí!? (((-:

SalaoIAA_Carrodehomem

14) O bom de ir à uma feira dessas acompanhada de um eng. mecanico é que se aprende muuuuito. O trem da hora agora é o tal carro híbrido. Tinha MUITO e em um deles a gente pode ver o motor e eis que surgiu a pergunta que nao queria calar: mas como é que esse “trem” funciona?”. Bom, segundo li em algum lugar na net de forma bem simples, carro hibrido funciona com motor a gasolina e motor eletrico. Quando o carro está numa rua reta ou descida é ativado o motor eletrico automaticamente. Quando está numa subida ou o motorista acelera mais, por exemplo numa ultrapassagem, ativa o motor a gasolina. Cada vez que o motorista aciona o freio, é mandada uma carga para recarregar a bateria. Simples e eficiente assim.

SalaoIAA_CarroHibrido

15) Percorrendo os pavilhoes, você encontra várias maquininhas interessantes como as da foto abaixo. A da esquerda parecia o “roletrando” (já sei o que pensaram..aff). Uma posicao era pra te explicar como pagar o estacionamento, a outra era pra te explicar como pegar a estrada para tal direcao e assim vai. Eu rodei o trem e de repente comecou a tocar um telefone e eu fiquei ali pensando que depois daquela musicalidade toda o cara da telinha ia falar algo. De repente o Rô me avisa que eu tinha que pegar o telefone que fica do lado da maquininha. Eu me trinco de vergonha, viu!? Já na maquina da direita você escolhe um destino e ai o carro sai percorrendo virtualmente este. Bem chata, mas sempre vale a pena fucar. (((-:

SalaoIAA_Curiosidades

16) Como eu já disse, todas as marcas estavam apelando sentimentalmente para o futuro da humanidade, mas o stand que mais me impressionou foi o da Fiat. Estava SENSACIONAL! Eu AMEI a decoracao, as formas, as imagens transmitidas pelos teloes, as cores, as mensagens e o Rô amou (adivinha?) a roupa das modelos. Pois é, eles demonstraram uma preocupacao profunda nao só com a próxima geracao, mas com os pais dela também. Bem espertinhos esses italianos, viu!? (((-:

SalaoIAA_Fiat

17) Quem nunca brincou de autorama? Tinha dois stands onde era possível brincar, mas o da direita era muuuuito mais interessante. Nesse autorama o movimento dos carrinhos dependia das pedaladas da garotada que está lááá no fundo. Nao me pergunte como funciona, mas se tiver a resposta conte pra gente, pois nao vou sossegar enquanto nao descobrir. Por que nao perguntei lá? Preguiiiiiiiiiiiica… (((-:

SalaoIAA_Fliperama

18) AMOOOOOOOOOOO! SONHOOOOOOOOO! Easy rideeeeeeeeer!!!! Preciso falar mais alguma coisa? (((-:

SalaoIAA_HD

19) Até a Michellin Pneus está toda natureba, mas o mais legal foi ver uma mulher explicando sobre pneus de automóveis para um monte de marmanjos. Segundo nosso amigo alemao os caras só estavam mesmo era olhando a mulher e nem devem ter ouvido nada. Eita povo machista, viu!? Difícil admitir que a mulherada tá cada vez mais no comando. (((-:

SalaoIAA_Michellin

20) O stand do Mini Cooper estava em festa e até ganhei um copinho rosa-tudo. O público do Mini é um publico cult, cool, descolado e com grana, pois o bichinho é pequeno, mas caaaaroooo. O mais legal era o fato de ter um DJ no stand deles. Show!

SalaoIAA_Mini

21) Na feira tinham atracoes variadas, ou seja, pra mim os carros eram apenas um mero e caro detalhe. Na foto abaixo temos na esq. um daqueles joguinhos que você simula estar esquiando. Adorei, pois aqui você pode até cair, mas nao se machuca e nem passa frio. Ainda na esq. mais embaixo tinham uns caras fazendo propaganda e oferecendo test-drive de um colchao massageador que faz tipo uma drenagem linfática. Na dir. acima 2 super teloes passando imagens ao vivo, sendo que uma delas era de algo que estava acontecendo exatamente abaixo da tela em um palco. Durante toda a feira tem uma programacao musical e as bandas estao se apresentando nesse palco. Logo na frente tem tipo uma arquibancada que estava lotada. Na dir. abaixo estava algo que também AMO. Aqueles joguinhos tipo Daytona, sabe? EU AMOOOO!!!! Nesse devia ter uns 10 caras correndo e competindo ao mesmo tempo e imagens do rosto deles iam aparecendo nas telas logo à frente. Eu me matei de rir vendo as caras e bocas dos desesperados! (((-:

SalaoIAA_Passatempo

22) O stand da Pegeut também estava um arraso. Super clean e agradável, mas o mais legal foi ver o efeito com espuma que eles criaram próximo ao logo da marca. Nao dá pra explicar, só vendo e eu, infelizmente, nao filmei. Realiza a cena: entre a logomarca e o chao nao existe nada e de repente cai do topo espuma fazendo desenhos e essa despenca na base e de repente some e tudo recomeca, mas com outras formas caindo alternadamente.

SalaoIAA_Pegeut

23) Na feira também foram apresentados vários sistemas inovadores para garantir a protecao ao motorista e passageiros. Esse stand era de uma empresa que faz cintos de seguranca ou algo do tipo. A empresa oferecia interatividade para seus visitantes, convidando-os para entrar nesse carro e testar a eficiência do cinto, caso o carro capote e você tenha que sair com o carro de ponta cabeca. Na sequencia abaixo mostro o fulano lá dentro, o carro virando e ele saindo ileso. Interessante, mas eu dispensaria tal interatividade. Que agonia gratuita, credo!

SalaoIAA_SistemaSeguranca

24) Uma das formas de interagir na feira é se inscrevendo para fazer um test drive em algumas cias. Uma delas era a BMW. Acredito que acontecia por ordem de chegada ou sorteio, pois, com certeza, muita gente queria dar uma voltinha sem compromisso em um BMW, concordam?

SalaoIAA_Testdrive

A feira está super interessante, mas o melhor é ir no final da tarde, pois além de ser mais barato a partir das 15hs, é mais vazio. Enfim, pra mim valeu muito a pena, pois agora ampliei meu banco de dados para ter conversas com alemaes, afinal homem alemao (principalmente mais jovens) praticamente nao sabe falar de outra coisa que nao seja carro. Pronto, agora já tenho assunto para levar para meus colegas alemaes do MBA nessa terca-feira. (((-:

[pinit count="vertical"]

6 Comentários para "AUTOMOVEIS – Salao Internacional do Automóvel em Frankfurt 2009 (IAA)"

  1. Haline disse:

    Pra variar, me matei de rir com seus textos.
    Eu também fui na feira e tive impressões muito parecidas com as suas, acho que é mesmo coisa de mulher. Gigantesco o lugar, eu chutei uns 10 Anhembis, será que chutei baixo? Ah, meu marido não é engenheiro, mas adooora carro e eu tb sei tudo sobre pistão!! hehe.
    Bjo e bom retorno.

    • Maira disse:

      Oi Haline, você está certa: nao é preciso que seja eng. pra entender de pistoes, né!? Mas tive q falar q foi um eng q me explicou, pois ai dá status…hahaha… Ô mundinho! (((-: Bjks!

  2. Haline disse:

    Imagine! Eu não quis dizer isso, hehehe. Eu ouço tanto falar em carros que acabo absorvendo. E até me atrevo a discutir o assunto (entre mulheres, claro)…

Deixe seu Comentário





* Campos de preenchimento obrigatório