Reflexões

COPA DO MUNDO 2010 – Trazendo recordacoes

Hoje sai da “mini-depressao” e entrei no ritmo da copa. Sei lá, hoje de manha comecei a ver alguns vídeos no Youtube e de repente quando vi estava completamente no clima. Rindo e chorando sozinha! Pois é, doidinha… :-D

Mas o fato é que essa energia toda me trouxe algumas recordacoes deliciosas das copas que acompanhei no Brasil. Sao lembrancas únicas que trago no meu coracao e que pelo jeito estarao sempre presentes.

Vou citar algumas que lembro com mais clareza, só nao sei em qual copa foi. Uma delas foi em uma copa onde pintamos calcadas e alguns muros de terrenos sem dono no bairro Ipiranga, onde morava. A galera do bairro unida pra enfeitar tudo e dividir aquele momento. Era uma bagunca só e muito antes da bola comecar a rolar no campo. Lembro que quase ninguém trancava os portoes da casa, pois parecia que todo mundo morava na casa de todo mundo. Era um entra e sai delicioso de pessoas o tempo todo. Era contagem regressiva e desespero pra terminar os desenhos antes do primeiro jogo do Brasil, pois sabíamos que depois do primeiro nunca mais veríamos a rua livre de novo pra poder pintar. Quando chegava o dia do jogo, alguns vizinhos se juntavam e na hora do gol a gente saia sem freio pra rua e ia abracando toda vizinhanca. A parte ruim, era quando tinha contra-ataque logo após o gol e a gente perdia o lance porque ainda estava comemorando. No final, quando o Brasil vencia, as ruas ficavam cheias e o coracao mais ainda.

Outra situacao ótima foi no trabalho. Lembro que teve uma copa, acho que de 2002 (Coréia/Japao) quando o Brasil foi pentacampeao, que os horários dos jogos eram péssimos pra gente no Brasil e muitas vezes as empresas nao liberaram os funcionários pra assistir os jogos. Sim, ficamos presos no trabalho, pois alguns jogos foram durante a semana e umas 2 ou 4 hs da tarde, nao lembro direito. Só que no laboratório onde eu trabalhava minha chefe sabia que ninguém ia fazer mais nada, ou seja, sabia que íamos dar um jeito de ver ou ouvir o jogo e nadica de trabalho. Pois ela decidiu trazer uns quitutes e uma TV nos dias dos jogos. Me lembro perfeitamente da TV em cima da bancada do laboratório e da comelância por lá mesmo. Acho que rolou até um bombril na antena. Cena típica dos bons e velhos tempos. Nao lembro se um dia a TV deixou de funcionar ou o que, mas sei que fui parar no prédio da galera da fundicao pra assistir o jogo na TV que eles tinham. Cheguei no galpao e só tinha homem. Fiquei no fundao com meu amigo do laboratório bem quietinha, mas na hora que saiu o gol dei um berro e toda aquela “ómaiada” olhou pra trás com cara de “Ueba!”. Caraca, nao sabia onde me enfiar, entao dei meia-volta e fui! Pois é, micos da copa do mundo. :-D

Nossa, sao tantas lembrancas. E o bom é esse tipo de coisa que ninguém rouba da gente, afinal é nossa história. E melhor ainda é ter esse blog pra registrar, pois daqui umas 10 copas sei nao se vou lembrar dessas coisas, viu!? :-D

Enfim, lembrando de tudo isso e lembrando que o Brasil praticamente para em dia de jogo da selecao, pergunto: Alguém sabe como os alemaes comemoram entre eles? Alguém sabe se as empresas liberam os trabalhadores para assistir jogos que acontecem no horário de trabalho? Apenas curiosidade, pois até agora só vi as comemoracoes em massa em Berlim, Colônia e Düsseldorf. Mas queria saber das comemoracoes mais entre amigos mesmo.

E você: a copa do mundo também te traz lembrancas? Se quiser divida com a gente! :-D

[pinit count="vertical"]

2 Comentários para "COPA DO MUNDO 2010 – Trazendo recordacoes"

  1. vivian disse:

    Oi Maira, tudo bom?
    Nossa faz poucos dias que comentei com meu marido como era bom a copa quando eu era crianca, a galera reunida pintando a rua e dai quando comecava o jogo, entrava todo mundo em qq casa pra assistir, no intervalo todo mundo na rua de novo.. uma delicia!
    Mas quanto a sua pergunta, eu moro em Munique e meu marido é alemao, na empresa dele a Siemens, eles reservaram 2000 lugares num lugar ViP daqui pros funcionarios assistirem aos jogos, so que a Siemens tem milhoes de funcioanrios, entao quem chegar primeiro tem lugar, hoje teve jogo entao meu marido so trabalhou ate o horario do almoco, e assim foi na area dele toda, semana que vem ele vai pra um bar assistir com amigos, mas na boa, eles nao sao como nos, vc ja viu a narracao dos jogos? hoje mesmo num lance que era pra ser gol, meu marido me perguntou se eu percebi que era um momento importante, pq o cara que narra nao mudou a voz, por este mtivo ja falei pro meu marido que os jogos do Brasil vou ligar o computador na TV e assistir com narracao do Brasil ou de qq outro pais que corra sangue nas veias…
    Bjos e torca por nos!!
    Vivian

  2. edmilsa disse:

    amo muito a copa do mundo é muito emosionante!!!

Deixe seu Comentário





* Campos de preenchimento obrigatório