Refletindo

Penso, logo penso e penso muito. É tanto pensamento, tantas análises, tantas reflexões que é preciso transbordar e eu transbordo em palavras. Esse é aquele espaço onde você poderá encontrar respostas, novos questionamentos, similaridades ou simplesmente algo que te diga nas entrelinhas: você merece ser feliz!

Criatividade precisa de espaço para acontecer

Nas últimas semanas voltei a ter tempo “livre” para ser criativa. Voltei a ter “espaço livre” para ter idéias. Voltei a ficar feliz e mais tranquila. Voltei a me permitir ser inspirada. Voltei a perceber o mundo à minha volta de uma forma mais profunda, completa, complementar e colorida.

É muito estranho que tudo isso esteja acontecendo em um momento que, teoricamente, deveria ser mais um momento difícil na minha trajetória profissional. Afinal, acabo de pedir demissão do meu trabalho de consultora de viagens. Não foi uma decisão fácil, afinal o dinheiro é importante, a ocupação é vital e viver mais uma vez um período de incertezas e frustrações não é nada agradável. Mas, percebi que estava infeliz, mesmo que o trabalho estivesse relacionado com uma das minhas grandes paixões que é viajar. O fato é que consultor de viagem não viaja, planeja e vende viagens e isso, decididamente, não é pra mim. Foi um trabalho muito estressante e que ocupou praticamente 80% do meu tempo diário. Os outros 20% restantes eram para minha família, minha casa e alguns eventos sociais imperdíveis. O fato é que eu não tinha mais tempo para criar. Não tinha nem um minuto sequer para ser inspirada. O tempo que “sobrava” eu tentava descansar e só.

Agora, após ter pedido demissão e encerrado minhas atividades, estou explodindo de idéias novamente. Voltei a fazer planos pessoais, voltei a ter vida pessoal, voltei a sentar para conversar com as pessoas que gosto sem pressa, voltei a brincar efetivamente com o Rafa e a perceber sua evolução, voltei a perceber que meu marido fica cada dia mais lindo e insubstituível, voltei a me sentir linda e única, voltei a ligar para as pessoas e a programar festinhas. Voltei a ficar impossível! P

Então, de repente, percebendo tudo isso, me dei conta de que para sermos criativos precisamos ter espaço “livre” em nossas mentes e em nossas vidas. Todas as vezes em que eu estava trabalhando igual uma louca capitalista não tinha tempo para ser criativa, não tinha forças, não tinha inspiração. Gastava todos meus minutos produzindo algo para alguém em troca de algum dinheiro e “reconhecimento”, mas depois que gastava o dinheiro e depois que passava algum tempo do reconhecimento lá estava eu de novo esperando só isso. E pra que? Até quando? Poder criar algo de forma livre me dá um prazer impagável e ouvir elogios já me basta para continuar querendo criar coisas novas a todo tempo. Minhas criações tem um custo, claro, mas em compensação gasto bem menos com elas do que comprando coisas para preencher o vazio que a gente sente quando coloca nossa vida pessoal em segundo plano ou quando passamos a nossa vida trabalhando apenas por causa do dinheiro e reconhecimento da sociedade, deixando muitas vezes de procurar algum emprego que nos dê realmente prazer, afinal muitas vezes a remuneração poderá ser bem menor e nós “precisamos” de tudo, não é mesmo? O meio termo equilibrado hoje não é uma meta popular pelo jeito.

Quando comecei a pensar nessa necessidade de termos espaço para sermos criativos, fiz mentalmente um paralelo rápido com o que acontece com alguns sistemas quando seus limites são extrapolados ou quando estão quase cheios. Por exemplo, imagine uma tempestade em São Paulo (fácil,vai?). Tudo cheio, nada mais circula, nada mais passa, nada mais acontece. Nossa cabeça é assim também. É tão simples compreender isso, mas pelo fato de estarmos ultimamente sempre com a cabeça lotada, não percebemos isso. Não percebemos que qualquer solução começa com a liberação de espaço na nossa “HD”. Ou você conhece alguma máquina que gera espaço, conforme nossa necessidade sem termos que trocar nenhuma peça? Não, não existe e também não acho que trocar de cérebro seja viável nestes casos. D

Enfim, não sei se o que escrevi vai fazer algum sentido para alguém. Só sei que eu tô sentindo isso e pensei em dividir, afinal aqui tá tudo transbordando e o R&R sempre foi minha comporta que abro quando preciso “esvaziar”. D

8 Comentários para "Criatividade precisa de espaço para acontecer"

  1. Leticia disse:
    Android Browser Android 2.3.6

    Maira
    adorei o texto!!! tive a mesma percepcao )
    refletindo, chegamos a conclusao wue nossa tempo e criatividade sao vitais!! e desfrutando deles por um periodo, descobrimos muitas recompensas!
    abrs
    Leticia

    • Google Chrome 25.0.1364.172 Mac OS X 10.8.2

      Lê vi seu email, viu? Vou te ligar pra gente papear e continuar nossas reflexões juntas…hehehe… adoro! Saudades de vocês! Bjks!

  2. Fafá disse:
    Mozilla Firefox 19.0 Windows XP

    Eeeeeita chacoalhão!!!
    A vida está me bombardeando com setas…mas preciso da sua coragem para segui-las!
    AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHH!

    • Google Chrome 25.0.1364.172 Mac OS X 10.8.2

      Pois é dona Fafá… siga os sinais… e lembre-se que a coragem nada mais é do que um passo natural após termos certeza do que queremos (ou do que não queremos)… Precisando de uma conversa profunda, sabe onde fica Jundiaí, né!? P Bjks e muita luz pra você que é uma pessoinha muito especial!

  3. Mozilla Firefox 19.0 Windows XP

    Olá Maira!! adorei teu blog,mt massa!! As vezes a gente precisa de um “chacoalhão” na nossa vida,pra mudar td e voltar a se sentir vivo,mais alegre… tem uma frase que eu adoro que é assim: ” as vezes a vida vira tudo ao avesso…e vc de repente descobre que “do avesso” é o SEU lado certo!!” )

    Bjss!!Boa sorte na nova jornada!!!:*

  4. Juliana Orue disse:
    Safari 8536.25 iOS 6.0

    Pensa numa pessoa na hora certa, no momento certo, na cidade e no bairro certo, na internet com facebook online na hora certa… Fui eu!!! Obrigada Senhor por me permitir conhecer essa sonhadora! Meio doidinha igual eu… Ahahahahahaha. Eita dom para se expressar… Borá conquistar o mundo com nossas invenções! Amei. Ju

  5. Luana disse:
    Mozilla Firefox 28.0 Windows 7

    Faz totalmente sentido!

    Eu e meu noivo conversamos sobre isso diariamente. Neste momento passo por uma situação parecida, estamos noivos e nosso casamento será mês que vem, nós dois trabalhamos e fazemos faculdade. Venho percebendo que minha atenção a ele, a Deus e ao nosso casamento está sendo prejudicada pela grande quantidade de tarefas e assim decidi trancar algumas matérias da faculdade.
    Para muitos sei que não tem nada haver, dizem que é normal, mas para mim não. Sempre me dediquei muito aos estudos e para estar na faculdade onde estou, ter que trancar alguma matéria é meio que desistir de lutar, por isso a dificuldade.
    Mas conversando com meu noivo percebo o quanto estarmos juntos e podermos dedicar nosso tempo a Deus é mais importante. Um dos melhores e mais esperado momento de nossas vidas juntos está chegando e eu não estava aproveitando corretamente. Quero me dedicar ao máximo a minha família, pois as outras coisas sempre existirão.

    Boa sorte! ótimo texto! Estou adorando passar por aqui!

Deixe seu Comentário





* Campos de preenchimento obrigatório