Comes & Bebes

Culinária brasileira na Alemanha – Parte 2: Coxinha de Frango

Senhoras e senhores apresento aqui com exclusividade para o mundo inteiro a receita da coxinha de frango MA-RA-VI-LHO-SA que fiz no meu aniversário de 30 aqui na Alemanha. Sim! É possível fazer coxinha de frango maravilhosa também na Alemanha!!! (((-: É o que sempre digo: TUDO é possível, basta querer e se mexer!!! (((-:

Atencão! É sim uma tarefa trabalhosa, mas o prazer que vem na hora de comer essa maravilha elimina qualquer cansaço, principalmente quando se está longe de casa e não tem outro jeito, tem que fazer você mesmo(a).

MASSA:

- 3 xíc.(chá) da água temperada que vai resultar do cozimento do frango (recheio)

- 1/2 xíc.(chá) batata cozida e espremida (cozinhar junto com o frango)

- 1 colher (sopa) de manteiga (ou margarina)

- 2 1/2 xíc.(chá) farinha de trigo

Modo de preparo: colocar numa panela relativamente grande (preferência teflonada) a água temperada do frango, mas sem pedaços de tempero, ou seja, peneire antes de transferir para a panela onde será feita a massa. Adicionar a batata espremida e a manteiga. Aquecer em fogo médio até fervura. Assim que ferver despejar a farinha de trigo de uma vez só, sem parar de mexer e aguardar até que a massa comece a desgrudar da panela. Depois disso desligar o forno, mas continuar a trabalhar a massa ainda quente com a colher.

Dicas: escolha uma colher forte (como a da foto abaixo), pois na hora de mexer a massa eu quebrei uma que escolhi sem saber o que me esperava…

… antes de começar a aquecer a mistura tente homogeneizá-la com um mixer, por exemplo, pois a batata forma uns grumos que podem ficar na massa final (mas há quem diga que se pode adicionar a batata na massa já pronta e ainda quente); se for sovar a massa com farinha de trigo, não exagere pensando que isso vai endurecer a massa, pois ao contrário do que normalmente acontece, quanto mais farinha de trigo se adiciona à esta massa depois de pronta, mais mole e grudenta ela fica (vai por mim… experiência própria).

RECHEIO:

- 1 1/2kg. frango (preferência misturar peito com sobrecoxa)

- 2 colheres(sopa) azeite

- 1 cebola pequena picada em pedaços bem pequenos

- 2 dentes de alho também bem picadinhos

- azeitona preta picada

- 2 tabletes caldo de galinha knorr

- sal, açafrão (pra dar a cor amarelinha), cebolinha e salsinha, orégano, uma folha de louro e só uma leve pitada de pimenta branca

Modo de fazer: só misturar tudo (exceto a azeitona) e deixar cozinhar bem até o frango ficar bem molinho para ser desfiado. Acrescentar nessa mistura a batata necessária pra fazer a massa, sendo que esta também deve ficar bem molinha pra poder amassá-la. Depois que o frango estiver frio é só desfiá-lo bem miudinho e acrescentar só um pouco da água onde ele foi cozido, para que ele não fique muito seco. Também adicionar só um pouco dos temperos que estarão em pedaços nessa água, ou seja, peneire e pegue uma quantidade que julgue suficiente pra misturar no frango desfiado. Depois acrescente a azeitona cortada em pedacinhos (eu prefiro a preta, pois o sabor não é tao forte quanto a verde, mas é pessoal).

MODELAR E EMPANAR:

É agora que a coisa realmente complica. Não que seja difícil, mas sim trabalhoso. Mas tudo vale a pena quando a lombriga é gigante… (((-:

Depois que a massa estiver na temperatura ambiente, unte uma superfície com um pouco de azeite e abra a massa nessa superfície com algo roliço que também esteja untado com azeite, pois caso contrário a massa pode grudar. Além do mais esse azeite dá um gostinho especial na massa, mas é só um POUCO (vai perceber a maravilha que vai ser pra trabalhar a massa depois de usar esse pouquinho de azeite). Depois de abrir a massa até atingir aprox. uma camada de 10mm, utilizando um copo de boca larga (8cm) corte vários pedaços homogêneos da massa e depois transforme eles numa bolinha e vá reservando numa bandeja até ter cortado toda a massa nesses pedaços iguais.

Agora chegou o momento de encarnar o(a) artista que existe em você! É hora de modelar e rechear as bichinhas. (((-: Pegue a bolinha e pressione com seu dedo indicador no meio dela e comece a modelar tipo um copinho em torno da base desse buraco, tomando o cuidado para que a base fique mais grossa que as paredes, mas que as paredes também não fiquem tão finas, pois isso pode fazer com que suas coxinhas tão sonhadas se abram na hora da fritura. Segue uma ilustração que peguei na net, mas eu fiz um copinho mais fechado e coloquei o recheio com a mão mesmo bem lavadinha, eu juro! (((-:

Copinho pronto é hora de rechear! Não coloque muito recheio, ou seja, só o suficiente mesmo, caso contrário isso também pode prejudicar sua obra-prima. Ai depois é só fechar garantindo que esteja bem fechadinha para não abrir. Quando estiver fechada dê umas apertadas nela pra tirar qualquer ar interno, pois isso também pode fazer a massa abrir na fritura. E então é só começar a moldar pra ela ficar no formato de uma coxinha! (((-:

Nao conseguiu? Nem com “reza braba”? Eu tenha a solucao para seu problema! Compre uma máquina de modelar coxinhas como esta abaixo e seja feliz!!! (((-:

Para empanar passe primeiro em CLARA de ovo (isso mesmo! nada de gema…) e depois na farinha de rosca.

CONGELAMENTO ABERTO:

Depois que suas coxinhas estiverem prontinhas, a melhor coisa a fazer antes de fritar é congelar. Aliás pode mantê-las congeladas por até 3 meses que tá valendo! (((-:

Para que elas não grudem no saquinho de congelamento, utiliza-se a técnica de congelamento aberto. É simples. Peque uma forma e coloque quantas coxinhas couberem (evitando que se toquem) e coloque assim, sem nenhuma proteção, no congelador por uma hora mais ou menos. Ai depois é só colocá-las num saquinho e fechá-lo bem antes de colocar no congelador. Pronto!

FRITURA:

Colocar numa panela óleo suficiente para cobrir as coxinhas e aquecer em fogo médio até que a temperatura do óleo esteja ideal. No Brasil e em outros lugares do mundo é possível checar essa temperatura ideal através da utilização de um fósforo, ou seja, joga-se o fósforo na panela e quando ele acender é sinal de que a temperatura está ideal. Maaaaas aqui na Alemanha não tem esse tipo de fósforo (pelo menos eu não encontrei) e por isso é bom deixar o óleo um tempinho aquecendo e quando “achar” que está bom, é só mandar ver. Mas atenção, coloque poucas coxinhas de cada vez, aproximadamente metade do que você acredita que caberia na panela.

Se as coxinhas estavam congeladas o ideal é dar uma aquecida (no modo de descongelar) nelas no microondas por um minuto antes de fritar. E só tire a quantidade que for fritar. Esse processo todo vai garantir uma casquinha pra lá de crocante!!! Huuuummmm… (((-: Mas tem que ser frita na hora de comer, pois depois a casquinha deixa de ser crocante.

Terminando é só deixar escorrer um pouco o óleo num papel toalha e depois é hora de DEVORAR!!!! Mas não esqueça de chamar os amigos, afinal um trabalhão desse só pra você provar é perder a oportunidade de elevar sua auto-estima através dos elogios alheios. (((-:

É isso ai… Bom apetite!!! (((((((((((-:

[pinit count="vertical"]

29 Comentários para "Culinária brasileira na Alemanha – Parte 2: Coxinha de Frango"

  1. ELI disse:

    Esta coxinha é muito gostosa mesmo e merece ser levada para o mundo, afinal é uma receitas típicamente brasileira.

  2. VANESSA GOMES disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    to chorando de rir com vc

    kd a receita de trufaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  3. Adorei sua receita, estou pretendendo montar um buffet(tipo kits, salgados e tortas), ou somente salgados vai depender da demanda.Tenho uma prima q vive em munch-Alemanha. Vou tentar adaptar sua receita, mais to vendo q o custo vai sair caro.OBRIGADA!!!!

  4. elisa disse:

    A muito tempo gostaria de ter uma receita como a sua que
    colocasse farinha e batata, gostei muito pois é uma massa
    boa de manuseio valeuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

  5. Sue disse:

    Olá, achei seu site por acaso pq eu tb moro na Alemanha e tô doida pra comer coxinha hehehehe

    O bom do seu post é que ele tá beeem mastigado e pra marinheira de primeira viagem é uma mão na roda!

    Essa semana mesmo eu vou fazer…diliça!

    bjk

  6. Sónia disse:

    Oi kerida,a séculos k tento fazer coxinha de galinha,mas näo tenho coragem,por causa do processo moldar parece coxinha…rsrsrsr,algo me diz k ai vou ficar sem saber o k fazer.

    Queria saber,onde aki na Alemanha posso achar 1 máquina de moldar coxinha?

    Obrigada,e sua receita me parece boa e completa vou arriscar…rsrsr

    Um beijo

  7. Nelson Romano disse:

    Cara amiga,
    Exatamente como disse a Vanessa Gomes tb parti-me a rir contigo ao ler a receita.
    Cozinhar assim vale a pena. Que disposição, só mesmo nós os brasileiros para ter esse espírito alegre e descontraído.
    Valeu muito, muito mesmo pelas tuas dicas todas, inclusive a respeito da colher de pau, que por acaso tb já parti umas duas kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

    Vai aqui uma dica que adotei para empanar meus salgados. Na mistura de ovo batido com leite acrescente uma colher (sopa) de maizena. Os salgados ficam mesmo mesmo crocantes depois de fritos e sequinhos mesmo depois de frios. Passe pelo ovo e farinha de pão por duas vezes.

    Gostaria de ter teu endereço de e-mail para trocarmos receitas. O que vc acha? Qto ao meu endereço electrónico pode divulga-lo.

    Grande abraço e por mais frio que os de cá possam parecer continue sempre assim.
    Que alegria
    Nelson Romano

  8. Simone disse:

    Gostaria de ter algumas receitas alemãs.

    grata

    Simone

  9. Anne disse:

    Gostei muito da receita ….comecei a fazer salgado mais o que me enrolo sempre e a coxinha defido a quantidade de massa que fica …..rsrsrsrs mas com essas dicas vou da uma treinada achei bem mais facil fazer de forma de cupinho……..gostei leva isso na esportiva ..gostei muito parabens …….aninnhaw manaus / Amazonas

  10. Anne disse:

    Sei que dessa maneira vou melhorar …bjinhos

  11. yara disse:

    Nossa! Fiquei com agua na boca, qdo comecei a ler areceita. Vc realmente é bem descontraida heim!!! Que legal!!! Adorei sua receita , aqui na Belgica encontramos coxinha, mas sabe como é, nunca fresquinhas como em nosso paiz. Bjinhos

  12. Amanda disse:

    Onde encontro essa maquina de modelar coxinhas???

  13. boa tarde eu quero saber a onde vc adquiriu essa máquina manual pois eu estou atraz de uma ,se vc puder me responder o mais rápide possivél eu agradeço .

  14. Dalva disse:

    Vou fazer agora a tua receita, a minha filha está com água na boca. Aqui em Portugual ja encontramos mas não é a mesma coisa. E vou tentar não quebrar a colher, ahahah.
    Fica com Deus, beijinhos*

  15. andrea disse:

    Juro que ‘e a melhor receita que experimentei!!! Parab’ens pra a cozinheira!! Eu sou argentina, moro em Israel e, na Argentina, dou aulas de portugues… por causa disso eu sou fan’atica da culin’aria brasileira…muito obrigada!!!

  16. jaime coutinho disse:

    fabrico formas para coxinhas, fabrica manualmente até 32 unidades por vez, tambem tenho para risoles, ensino fazer pessôalmente ou por cds passo a passo todo tipo de salgados..011-73780071….

    • ROGER GARRIDO disse:

      VIVO EM UK E GOSTAA DDE ADQUIRIR UMA MAQUINA MANUAL(DE 32)DE FAZER COXINHAS.
      QUEM ME PODERA FORNECER UM SITE NA EUROPA ONDE POSSA COMPRAR.

      OBRIGADO

  17. analice disse:

    é o meu terror pessoal… em se falando de alimentação .;..

    sou viciada nestas delicias!!!!

    imagino quando estiver longe do Brasil… o que fazrei …

    A peculiaridade da comida brasileira é maravilhosa…

  18. lenne souza disse:

    Existe coxinha de microondas? é que gosto de comer sem fritar nada, será se é possivel se fazer coxinha no microoondas? alguém pode me ajudar? Obrigada., esta receita é realmente maravilhosa.

    • jorge ribeiro da cunha disse:

      olá, respondendo uma questão da leitora….a coxinha não pode ser frita no micro-ondas, até porque ela ( a micro-ondas ) não tem esta capacidade de fritura. Ela pode sim aquecer o seu salgado mas não fritar. Ok?
      abçs
      Jorge

  19. Monica disse:

    Adorei seu post. Suas coxinhas ficaram lindas. E essa máquina? E tudo de bom! Quero uma!

  20. Larissa disse:

    mais como eu vou comprar essa máquina de fazer coxinhas???

  21. MARIANA disse:

    OLA BOA TARDE!!!
    EU COMPREI ESSA MAQUINA DE COXINHA QUE VOCÊ MOSTROU NO SEU BLOG, QUERO SABER SE A COXINHA VAI FICAR COM MUITA MASSA NESSA MAQUINA?
    OBRIGADA

  22. Vitor Madeira disse:

    Ola bom dia a todos !
    Será possivel alguem informar-me onde posso adquirir uma dessas maquinetas aqui na Europa. Aqui em Portugal ainda não consegui encontrar; ou em alternativa algum site de vendas que disponha deste artigo e que seja fidedigno e que possa enviar para Portugal.
    Muito obrigado

  23. orlando disse:

    Por favor me informe quanto custa uma maquina destas junto com o envio por correio para o Reino Unido e forma de pagamento.
    Obrigado
    Orlando :oops:

  24. Rita de Cassia Costa disse:

    :mrgreen: Olá querida, obrigada por sua receita. Com todo o carinho quero acrescentar uma diquinha para fritar que é show. Ao invés de fritar com óleo, frite com gordura vegetal. Fica sequinha por horas. Um pacote de gordura vegetal dá para fritar 100 coxinhas. Não racha, não engordura e fica bem crocante.

  25. Jaciara Araujo disse:

    Oi! Maira… encontrei seu blog por acaso e estou vasculhando tudo. Amo a Alemanha e já estive por lá algumas vezes. Ficava em Hamburgo, pois tenho família lá.
    Estou lendo seu blog compulsivamente, rs.
    Beijos!

Deixe seu Comentário





* Campos de preenchimento obrigatório