Culinária

CULTURA ALEMA – Aspargos

DSCN9879

Aqui na Alemanha, assim como em muitos países europeus, muitas frutas e legumes sao essencialmente consumidas na época de colheita e quando a época de cada um chega é uma verdadeira festa. Abril e maio é a época de algo que eu AMO, aspargo. 

galerie_19g

Os alemães assumiram, em 2006, a liderança européia na plantação e no consumo de aspargo. Em 2007, 95 mil toneladas foram colhidas num total de 19 mil hectares de plantações na Alemanha, o que torna este o principal legume do país, agradando a agricultores, gourmets, cozinheiros e apaixonados como eu.

E nao vem me dizer (como meu marido) que o aspargo é o quinto  estado da água, ok!? Pois é, o quarto, segundo ele, é o chuchu. Ele na verdade nao tem paladar apurado como o meu, fazer o que? (((-:

Bom como nós nao costumamos perder festa nenhuma, dessa vez nao foi diferente (mas um pouco atrasado). Durante a época da colheita dos aspargos, os produtores abrem também seus restaurantes localizados ao lado da plantacao. É super interessante, pois você vai até o produtor podendo comprar aspargos ou simplesmente provar os pratos que sao produzidos por eles nesses pequenos e sazonais restaurantes. No caso do aspargo, esses pequenos restaurantes abrem as portas apenas entre o comeco de abril e início de junho, quando a fruta que eu mais amo comeca a ficar uma loucura de boa: o morango.

DSCN9871

Um casal de amigos “grávidos” que moram em uma regiao super famosa no cultivo de aspargos aqui no nosso estado, Fellbach, nos convidou para ir até um produtor pertinho da casa deles no último dia que este estaria aberto. Foi MARAVILHOSO! Pena que chegamos quando já estava anoitecendo e ai nao pudemos xeretar muito na plantacao/cultivo, mas o restaurante apesar de pequeno era extremamente aconchegante e familiar.

DSCN9870

DSCN9883

Encontramos até nossos vizinhos, o vovô e a vovó que moram em frente a nossa casa! Agora pelo menos já temos algum assunto, pois a netinha deles (fofa!) veio sentar com a gente. Acho que é porque a gente estava falando e rindo só ”um pouquinho” alto para os padroes germânicos. Pois é, sempre causando e conquistando a criançada. (((-:

E o que achamos muito interessante também é que tudo que era servido no restaurante é produzido por eles mesmos. Para beber alguns pediram vinho produzido por eles, o Rô pediu suco de uva produzida por eles, como prato principal pedimos… tcharam… ASPARGOS! Peloamordedeus o que era aquilo? Os homens pediram aspargo branco e as mulheres aspargo verde, mas tenho que dizer, o verde, que eu NUNCA vi no Brasil, é MUITO melhor que o branco, ou seja, sinto que vou entrar em depressao se nao encontrar aspargos verdes quando voltar pro Brasil. )))-: Aliás, como eu pude viver sem isso até hoje? (((-:

DSCN9877

Fiquei tao feliz em comer o aspargo verde que até esqueci que tinha um monte de gente me olhando, enquanto eu segurava o aspargo “selvagemente”. Eles devem ter pensado: “essa ai deve vir da selva!”. Nao é que acertaram! (((-:

DSCN9880

Ah! Mas antes de comecar a pura comelância, eles nos serviram uma sopa de aspargo que eu adorei, tanto é que bebi a de todo mundo. (((-:

DSCN9873

Como sobremesa a melhor fruta do mundo: MORANGO e com algo que nao pode faltar: CHANTILY. Nao, vocês nao tem idéia o que era aquilo. O morango no Brasil é sim gostoso e nao é a toa que é a fruta que eu mais amo nesse mundo, mas o morango daqui… jesusavemariadocéu… é FANTÁSTICO! Ai que água na boca… ainda bem que tenho uma caixa na geladeira. (((-:

DSCN9884

Mas voltando ao aspargo, preciso alertar à todos para as consequências de se comer o verdadeiro aspargo e, principalmente, de se comer MUITO de uma única vez. Pois bem, depois dessa noite dos deuses gregos, fomos pra casa e chegamos quando já era mais de meia-noite. Eu estava sentindo que a noite ia ser turbulenta e, adivinhem, foi mesmo.

O aspargo era usado como planta medicinal há 2400 anos pelos gregos. Hipócrates, considerado o pai da medicina, recomendava chá de aspargos secos como diurético, enquanto uma infusão de sua raiz ajudaria contra dores de dente e picadas de abelha. Até mesmo por seus supostos efeitos afrodisíacos ele era apreciado. E ai com essa explicacao vocês devem estar pensando que a noite foi “quente”, né!? Erraram! A noite foi bem molhada, ou seja, eu e o Rô passamos a noite indo ao banheiro pra fazer xixi (antes que alguém me pergunte pra quê). Mas a pior parte nao é a “mijacao”, mas sim o cheiro do que seu corpo está produzindo. É um cheiro fortissímo de aspargo que eu nunca tinha sentido em outras circunstâncias parecidas, ou seja, quando comi aspargo no Brasil ou aqui. Pois é, todos prazeres tem um preco, seja na entrada ou na saída. (((-:

Próximo ano entao nao esqueca: a partir de abril até dia 24 de junho é época de aspargo na Alemanha. Nao perca e prepare um pinico para casos de emergência. (((-:

[pinit count="vertical"]

10 Comentários para "CULTURA ALEMA – Aspargos"

  1. roseli disse:

    aaaaaeeeeee Maira,pelo que tive oportunidade de observar aqui quando li,hummmm vc está gravida?
    Porque essas pergunta,irá responder vc.
    Então já te mostro :1-sinto que vou entrar em depressao se nao encontrar aspargos verdes quando voltar pro Brasil.
    2-Ah! Mas antes de comecar a pura comelância, eles nos serviram uma sopa de aspargo que eu adorei, tanto é que bebi a de todo mundo.
    3-O morango daqui… jesusavemariadocéu… é FANTÁSTICO! Ai que água na boca
    KKKKKKKKKK ,com todos esses desejos hummm ,só pode ser né,ou vc está escondendo, pra contar, qdo chegar aqui,em suas férias?
    Se estou errada me desculpe.Bjs.

  2. clo disse:

    Noooossa! Estou babando! Adoro aspargos e adoro morangos também. Só pra acrescentar, não sei se vc gosta, mas a mandioca está ótima por estas bandas. Comi uma pratada de mandioca molinha com manteiga e curry. É boooommmmm!!!!
    Por acaso vc está grávida???
    Só ouvi grávida falar assim de comida!
    bitocas
    clo

    • Maira disse:

      Hahahaha… Rô e Clô erraram!!!! Nao estou grávida nao (espera mais uns 2 anos…hahaha), mas é que os prazeres em morar na Alemanha (pra mim) se resumem em comer, andar na Autobahn a mais de 200 km/h e beber cerveja. Fora isso meus maiores prazeres sao estar com meu marido e com amigos, mas isso eu faco em qualquer lugar. O engracado é que eu nem como tanto assim, mas aqui um pratinho por ano de aspargos já me faz mais feliz. Enfim, se só tem tu, vai tu mesmo! (((-:

  3. Maira disse:

    Ah e acho q a blusa q estou usando tb aumenta a chance de alguém achar q eu estou grávida…hahaha…eu mesma qdo vi as fotos achei q estava grávida…hahaha… vou guardar ela e só usar qdo realmente estiver grávida ou qdo quiser furar fila de banco…(((-:

  4. roseli disse:

    Me engana que eu gosto,lindinhaaa!!!
    Que idéia brasileira,usar a blusa só para furar fila em bancos,coisas que o povo não faz por serem tão certinhos.
    bjs
    Roseli

  5. geslayne disse:

    ótimo, adoraria conhecer quem sabe final do ano eu va

  6. katia disse:

    perfeito, quem sabe eu faço uma visita a vocês

  7. Ana Masson disse:

    Esse comentário tá meio atrasado, mas pelo menos vai evitar uma depressão… hehehehe – Fica tranquila que aqui tem aspargo verde sim! Eu compro por aqui no Pão de Açúcar, eles vêm do Chile…
    Beijos pra vc e pro Rafael!!!

  8. Paulo disse:

    Aqui em casa tem aspargos verdes, que eu mesmo plantei, num canteiro de 1m x 1m. Abraços e parabéns pela iniciativa de dividir suas experiências na Alemanha.

Deixe seu Comentário





* Campos de preenchimento obrigatório