Cultura

CULTURA ALEMA – Eleicoes e eleicoes 2009

Hoje (27/07) foi dia de votacao aqui na Alemanha. Você mora na Alemanha e nao sabia? Provavelmente é porque você ou nao vê TV em alemao ou nao foi pra rua hoje. Sim, porque na TV você via político e propaganda incentivando o povo a votar o tempo todo e hoje nas ruas aconteceu o que eu em 3 anos NUNCA vi: um monte de gente NAS RUAS! Nao, nao é que os alemaes fiquem trancados em casa, mas na rua é que nao ficam. Acredito que devem ficar nos parques, andando de bicicleta, patins, patinete, correndo, bebendo nos biergartens, comendo salsicha e etc.

Bom, já que vamos falar de política na Alemanha, tenho que comecar esclarecendo ou lembrando que a Alemanha é um país parlamentarista. Hein? Leia aqui e entenda sobre o que estamos falando. Pois é, e a eleicao de hoje era uma eleicao parlamentar, ou seja, pra ser bem “simplista”, aquela que vai definir também se a Angela Merkel do partido CDU (Cristilich Demokratische Union Deutschlands) fica ou sai. Até o momento o partido da Merkel está rasgaaaando na frente, ou seja, acredito fortemente que ela vai continuar onde está e o seu concorrente do partido SPD (Sozialdemokratische Partei Deutschlands) vai ficar na saudade. Se eu fosse votar aqui, meu voto seria pra ela, pois a mulher é porreta! Só é uma pena que ela seja do partido CDU e nao do FDP (Frei Demokratische Partei), meu partido favorito. Pois é, com essa sigla nao se pode dizer que os caras nao sao, pelo menos, sinceros. ((((-:

O processo eleitoral aqui na Alemanha é beeeem diferente do nosso processo no Brasil e pelo que já ouvi dizer é igual ou parecido ao processo nos EUA. Mas aqui existem, como no Brasil, muitos partidos, o que nao acontece nos EUA. A semelhanca mais marcante é que aqui vota quem quer e quem nao quer nao tem que dar explicacoes. Há quem goste da idéia, mas já comecou uma discussao por aqui para que o voto se faca obrigatório, afinal a cada ano a quantidade de eleitores “ativos” vem diminuindo e o processo democrático perde muito com isso, acredito eu.

Mas como é o processo eleitoral aqui afinal? Juro que comecei a escrever explicando a bagunca toda, mas pesquisando descobri textos muito mais completos e claros, “entonces” leia aqui ou aqui ou e sinta-se feliz. Para nós, brasileiros, nao é muito fácil entender num primeiro momento, mas toma uma que logo entende. Fácil, fácil. (((-:

Viva a democracia e se quiser veja os resultados da votacao ao vivo aqui.!!!

[pinit count="vertical"]

Deixe seu Comentário





* Campos de preenchimento obrigatório