Cultura

CULTURA "ALEMA" – Halloween

suesses-oder-saures

Passada a fase da choradeira, é hora de espantar os pensamentos negativos com muito terror adocicado. Isso mesmo, é hora de falar sobre o “Halloween” aqui na Alemanha.

A tradicao do “Halloween” vem na verdade da Irlanda e foi introduzida nos EUA beeeem depois pelos próprios irlandeses (leia mais sobre as origens aqui) e, a cada ano que passa, essa tradicao também fica mais forte aqui na Alemanha.

Hoje é o dia de “Halloween” e, assim como no ano passado, algumas criancas fantasiadas (4) bateram na nossa porta (foto abaixo apenas ilustrativa) perguntando com aqueles olhinhos bem sapecas: “Süßes oder Saures?” (Doces ou travessuras?). É lógico que como boas almas demos docinhos para as pestinhas, até porque as maes estavam logo atrás delas, pois elas eram realmente muito novinhas. Além disso, raramente a nossa campainha toca sem estarmos esperando por isso, ou seja, mais um motivo pra presentearmos as pestinhas e ficarmos felizes com essa visita “estranhamente” espontânea em plena “Deutschland”. Pois é, quem mora aqui sabe do que estou falando, né!? (((-:

Maaas esse costume de bater de porta em porta aqui na Alemanha nao é tao comum e, por isso, existem muitas festas em locais fechados para festejar tal data. Em Darmstadt existe uma que reúne (segundo fontes na net) até 20.000 pessoas no “Burg Frankenstein“. Sinixxxtro!

hw09_plan

O mais comum mesmo por aqui sao as decoracoes na frente das casas. Aliás, já falei que alemao AMA decorar a casa, ou seja, mais uma característica que eu tenho em comum com esse povo. AMO!!!! Pra terem uma idéia de como os moradores se empenham nessa festividade, os lucros gerados no comércio na época de Halloween só sao superados pelos lucros gerados no Natal. Assustador!

Mas e no Brasil? Bom, no Brasil eu acho que Halloween nao pegou, nao pega e nao vai pegar. Lembro quando era adolescente de ter ido em uma festa de Halloween em uma escola de inglês e só. Sei lá, acho que esse tipo de festa nao tem nada a ver com o Brasil e, sinceramente, nunca senti a menor falta de tal tradicao.

E ai “Süßes oder Saures”??? (((-:

[pinit count="vertical"]

3 Comentários para "CULTURA "ALEMA" – Halloween"

  1. valeriaamoris disse:

    Oi mulherrrrr!!

    Ontem aqui foi bem movimentado. A festividade está pegando; porém pra m público mais restrito; ou seja, aqueles q tem tv a cabo e convivem c/ a cultura norte americana. Aqui no condominio as crianças se fantasiam; fazem aquelas maquiagens muito loucas e ficam pregando sustos nos moradores q saem do elevador, depois eles passam em todos os aptos. pedindo doces….nós arrecadamos doces e refrigerantes e elaboramos uma festinha pra criançada na quadra; porém por causa dos estudos nem decici pra fotografar….o legal, foi que o Nê deceu c/ a Sophia pra tomar um solzinho e qdo a criançada foi pra assustar ele no elevador….a porta abriu eles viram a Sophia e sairam correndo gritando “gato preto, gato preto…hoje dá azar”…rsrsrs. Foi bem divertido a gritaria, ouvi aqui do apto. Porém, além da quadra, como vc disse não há o costume então nas entradas de cada bloco ou nas portas dos apto. não tinha decoração.
    Porém já estamos entrando em ritmo natalino e a partir de hoje começam nossas decorações pro natal…sacadas c/ papais noeis, muitas luzes pisca-pisca e tudo mais. Talvez seja por isso q os brasileiros ñ investem no halloween….toda grana fica pro natal.
    Adorei o post e sua alegria q está voltando, aos poucos + está!! hehehe.

    Amo-te maluka!!
    besos,

  2. wellington disse:

    vlw me ajudaram em um trabalho escolar

  3. Esther disse:

    Acho o Halloween muito legal, mas tbm acho que no Brasil só não “pegou” porque não faz parte da cultura daqui, temos muitas tradições e infelizmente ou felizmente a tradição do halloween aqui não chegou.

Deixe seu Comentário





* Campos de preenchimento obrigatório