Cultura

CULTURA ALEMA – Previsão do Tempo

Desde que cheguei na Alemanha, uma das coisas que mais me impressionam é a importância que a previsão do tempo tem para os branquelos daqui. Sério! É impressionante!

Eu cheguei e não entendia nada, mas às vezes ficava sentada na frente da TV brincando de adivinhar “worum es geht” (sobre qual tema) estavam falando e também tentando identificar palavras que eu já havia aprendido ali no meio daquela cebola sonora (sim, porque me fazia chorar). E lembro que fiquei embasbacada com a duracão da previsão do tempo. Não, vocês não tem idéia! Eles gastam, no mínimo, uns 5 minutos pra falar do tempo de amanha! Isso porque a Alemanha é menor do que Minas Gerais, ou seja, imagina se essa moda pega no Brasil. Vai ser pior do que ver horário político.(((-:

E, outra coisa, pelo menos nos jornais do nosso Estado (Baden-Wütemberg), a apresentacão não é feita por nenhuma modelo gostosa não. É feita por “modelos” que representam bem a realidade alemã, ou seja, por modelos idosos. Mas até que tem umas véinhas bem ajeitadas, viu!? (((-:

Quando comecei a entender o que diziam fiquei mais impressionada ainda, pois eles dão detalhes extremamente técnicos de como as zonas de convergência se formam, porque o deslocamento está nessa direcão, a velocidade com que a frente se move na direcão X e assim vai. Mas o mais engracado e diferente é o quanto esse blablabla meteorológico é sentimental. Pois é, aqui não é que nem no Brasil, onde as estacoes do ano não se diferem muito entre si.

Aqui, no período frio, qualquer solzinho que aparece pede uma festa e essa festa quem comeca é o cara que dá a previsão do tempo. Eles dizem mais ou menos assim: “e amanhã teremos mais um dia feliz de muito Sol” ou “infelizmente o Sol está nos deixando, mas ainda será possível um passeio no parque, pois não irá chover para nossa felicidade”. E quando o Natal se aproxima, então! Eles ficam doidinhos por neve na noite de Natal (e nós também) e ai narram mais ou menos assim: “O tempo está bem instável e há possibilidade de neve nesse Natal. Será que vamos ter neve? Que alegria seria, não é!? Vamos torcer para que essa previsão se concretize, assim teremos um Natal muito mais encantado.” 

Essas diferencas culturais me fascinam, pois algumas são passíveis de fácil entendimento, assim como esta. Não consegue entender nem essa? Então venha viver aqui e eu tenho certeza que não só vai entender, como também vai entrar na onda. Quer um exemplo? Eu não deixo de ver como estará o “Wetter” (Tempo) quase nem um dia sequer. O negócio vicia. Sério! Fico ali rezando pra ver um solzinho desenhado, não importando mais a que temperatura, acreditam?´

Pois é, vivendo, congelando e se adaptando. É isso ai!

[pinit count="vertical"]

8 Comentários para "CULTURA ALEMA – Previsão do Tempo"

  1. Neide Lourenço disse:

    Após quase um mês inteiro devorando o seu Blog, somente hoje sinto-me apta e pronta para dar as “caras”….
    Te encontrar foi para mim uma alegria imensa pois agora tenho sempre um olhar e uma perspactiva de alguém que passou por tudo aquilo que eu estou passando e ainda irei passar…dificuldades com o idioma, cultura, clima, etc…
    Sou tambem uma brasileira, mas do interior do Paraná, precisamente de Foz do Iguaçú, terra das lindas Cataratas! Estamos morando à 8 meses na Suiça Alemã, em Tägerig, uns 25 Km de Zürich, meu marido é Engenheiro Mecânico e trabalha na Alstom e eu sou Tecnóloga em Gestão Ambiental ralando muito em casa, agora imagine: Não falo Inglês, embora consiga compreender um pouco e com o meu desespero parece que o danado do meu ouvido deu para entender mais….ha ha ha. Frequento uma escola 2 vezes na semana para tentar aprender o Alemâo…mas nas ruas falam o Suiço-Alemão!!! E ainda tenho um agravante: Já não sou tão criança…com 44 anos nas costas, racionaliso tudo e isso dificulta muito o aprendizado. Quem sabe se o melhor não é ir morar na Alemanha…ha ha ha
    Maira, o seu Blog é muito legal, criativo, com informações e a maneira de como se expressa é muito clara e objetiva, embora rica em detalhes, pricipalmente nos relatos das suas viagens!
    Foi muito bom te encontrar!
    Parabéns pelo MBA!
    Sucesso!
    Um grande abraço!
    Carinhosamente,
    Neide Lourenço

    • Maira disse:

      Oi Neide! Tava escondida, hein? (((-: Fico feliz em ter se pronunciado e entendo vc perfeitamente. Meu Deus o alemao q é falado na suica é muito diferente e estranho! Eu tenho uma amiga que mora em Willisau (perto de Luzern) e uma vez estivemos na casa dela e vimos ela falando com o namorado dela… meu Deus nao entendemos patavinas! Se precisar de qquer coisa me escreva, tá!? Qdo eu cheguei passei por poucas e boas e agora mesmo após 2 anos ainda tenho crises, pois às vezes cansa, né!? Cansa ter q falar um língua q nao é sua, cansa viver como um adolescente qdo já se é uma mulher, cansa saber q é estrangeira e sempre será, cansa tentar entender tudo todos os dias e cansa tb tentar sempre encontrar bons motivos pra continuar. Mas TEMOS q encontrá-los e eles existem, senao nao teríamos largado tudo pra vir, né!? Aproveita o máx. q puder e tenha certeza q tudo isso será útil pra vc e pro seu marido. Eu penso assim. Penso sempre q o Brasil tá lá me esperando e nao vejo a hora de abracá-lo por ter feito de mim o q sou: guerreira, forte, perseverante e feliz! Características típicas de pessoas q vem de países menos ricos, pode apostar! ((((-: Bjks e se precisar nao hesite: me mande um email, ok!?

  2. Neide Lourenço disse:

    Muito obrigada Maira!!

    Fico imensamente feliz por sua pronta disponibilidade e certamente irei te contactar.

    Um grande beijo!

  3. Liza disse:

    Maira,

    Sabe que nao consigo mais viver sem o wetter.com? Como os branquelos eu tambem passo boa parte do meu dia olhando se vai ter sol, neve, chuva e torcendo por dias bonitos. Agora mesmo estou super empolgada com a chegada da primavera, esperando que essa neve va embora e que o sol venha nos visitar definitivamente.

    Ah, obrigada pelo seu comentario la no blog. Tb gosto muito de voce e acho que temos muito em comum, inclusive a musica que tbm adoro. hehehehehehe

    Um grande beijo,

    Liza

  4. Mila disse:

    Ola Maira,
    eu ainda não estou acostumada a ver a previsão do tempo, acho q por isso fiquei igual a um boneco de gelo qdo sai da escola hoje, mas a unica coisa q tenho certeza é q fico muito feliz qdo tem SOL !!
    Bjs
    Mila “ainda em fase de adaptação, fiz 1 mes aqui”

  5. Mi disse:

    acho que é natural eles se interessarem tanto pelo tempo, pq nunca vi um lugar que seja tao regido pelo tempo como aqui. Qdo o sol chega, as pessoas mudam, estao de bom humor e tudo…qdo esta frio é o contrario. acho que a previsao do tempo aqui é algo como um horoscopo coletivo hehe bjs!

  6. walkiria disse:

    OI. gostei muito do seu bloq, pois estou precisando de uma ajudinha estou indo pra Stuttgart na primeira semana de junho e quero saber se ai nesse tempo e quente ou frio, para poder organizar as malas melhor, obrigada.

  7. Sheyla Halliwell disse:

    Maira, seu blog é engraçado demais!
    Esbarrei com ele por acaso, pois entrei no Google e estava procurando aquela famosa lista de melhores cidades em qualidade de vida!

    Aí eu li e tive que mostrar ao meu filho brasileiro, que veio pra cá com 10 anos e que já “virou” alemão, porque pensa quase como eles, como a sua definição das coisas por aqui ficou precisa e bem-humorada! Eu dei boas gargalhadas porque você escreveu tudo o que eu gostaria de escrever mas não tive talento pra narrar deste jeito inteligente e descolado!

    E este artigo da previsão de tempo foi o “golpe de misericórdia” na minha timidez e resolvi me pronunciar!
    Porque eu sou viciada em previsão do Tempo e vejo pelo celular (a internete do celular nos proporciona isso!) por hora e a dos próximos 10 dias! E eu me alegro com cada dia onde o solzinho brilha, mesmo que a temperatura esteja uns 10 graus, o importante é o sol brilhar! :)

    Eu sei que acompanhar a previsão para 10 dias é um tanto exagerado, mas é o vício que conta! hehehe

    Um beijo e continue nos alegrando com o seu blog interessante!
    Uma pergunta: você ainda está na Alemanha? Eu moro na cidade de Nuremberg! E olha, olhando todos os prós-e-contras e mesmo sabendo que tem-se que ter nervos de aço para viver aqui, eu amo esta terrinha! Nossa! Sou quase uma entusiasta!

    Beijos e muita sorte pra você!
    PS: me acha no Facebook
    SHEYLA HALLIWELL

Deixe seu Comentário





* Campos de preenchimento obrigatório