Cultura

Cultura alemã – Tirar os sapatos dentro das casas

Esse é um assunto que merece ser colocado em discussão, pois existem pessoas TOTALMENTE a favor, pessoas TOTALMENTE contra e pessoas, que como eu, acreditam no EQUILÍBRIO e na DEMOCRACIA em “quase” tudo na vida.

Até onde eu sei, esse costume dos alemães de tirarem os sapatos antes de entrar em casa é por que, na verdade, eles não querem/podem pagar empregada/faxineira pra ter que ficar limpando a casa e também não querem ter que ficar limpando a casa com muita frequência por causa da sujeira trazida da rua pra dentro de casa.

Bom, essa é uma das mil versoes que já ouvi, porém essa foi a que mais ouvi de estrangeiros que convivem com alemães. Se eu já perguntei pra algum alemão? Não. E você? Se você já perguntou divida com a gente o que foi dito, afinal informação nunca é demais. 

Eu, PARTICULARMENTE, amo ficar descalça em casa, mas sou TOTALMENTE contra a imposição para que meus convidados também fiquem. E outra, quando tem festa em casa eu gosto de usar um sapatinho mais “bacaninha” pra combinar com o modelito mais “gatinha”, ou seja, descalça acaba com a produção. (((-:

MINHA opinião é essa: fica descalço quem quer e porque sente prazer em estar descalço, pois limpar o chão eu limpo de qualquer jeito na mesma periodicidade, independente de terem pisado no meu chão com sapato sujo ou não e, no Brasil, quando eu não tinha tempo pra nada, não era diferente. Limpar a casa todo final-de-semana não mata ninguém e com uma boa música é até divertido. (((-:

Além disso, foi provado recentemente no Iraque que um sapato por perto pode sim ser útil em momentos históricos e inesquecíveis. (((-:

E você? Com ou sem sapato? Defenda sua tese com moderação, pois aqui é democracia, mas não é a casa da mãe Juana não. (((-:

[pinit count="vertical"]

20 Comentários para "Cultura alemã – Tirar os sapatos dentro das casas"

  1. Roseane disse:

    Eu sou a favor…gosto de andar descalça, mas no calor. Bjks e boa semana!!!

  2. Anônimo disse:

    Maira, esse costume pode ser alemão, mas, tenho uma tia(na verdade a mãe dela tinha ascendência alemã)que quando eu era criança, só entrava na casa dela sem sapatos e já haviam, na porta de entrada, flanelinhas para que você pisasse sobre elas! A alegação de minha prima, era a de que assim não precisariam limpar a casa mais vezes do que já limpavam e eu acredito também que o motivo era o mesmo que você comentou aqui: não podiam pagar uma faxineira. Ou seja, ningém na época sabia desse hábito alemão e elas já agiam assim. Eu não me importava, já que era criança e achava uma farra ficar “patinando” com aquelas flanelinhas sob os pés. Na certa, escorregamos, eu e minha prima, várias vezes, mas no final virava uma brincadeira gostosa!
    Ainda bem que hoje em dia, elas perderam esse hábito…porque com a minha idade…”patinar” com as flanelinhas, não ia ser nada engraçado! Beijo.

  3. LA disse:

    ahahaha…so vc mesmo! bom eu adoro ficar descalca em casa, mas sei como e ficar desprevenido quando chegamos na casa de alguem e eles mandam tirar o sapato. Aqui em casa eu tiro e quem quiser tambem tira, mais pela sujeira da neve, pra nao molhar a casa…mas quem quiser ficar em casa com o sapato, seja bem vindo, nao eh por causa disso que vou mudar minha rotina de limpeza da casa ne? hehehe bjo

  4. cristinamingardi@hotmail.com disse:

    Desculpe Maira, acho que esqueci de registrar meu e-mail nesse comentário anterior. Sou Maria Cristina Mingardi.

  5. clo disse:

    Oi Maira! Este negócio de sapatos me fez lembrar tempos muito gostosos da minha infância (faz tempo!…) Tinha uma família de húngaros (hungarêis, como a vizinhança falava)que tinha na port de entra, na varandinha, uns chinelos. A gente chegava, deixava o sapatão sujo na varandinha, colocava os chinelinhos e ia lá pra dentro comer pão com manteiga dos 2 lados da fatia!Eu achava tudo o máximo!E, exatamente como o anônimo acima contou sobre as flanelinhas, a gente saia patinando por um chão absolutamente impecável! Uma delícia! beijocas

  6. Samantha disse:

    Sera que alemaes e japoneses tem alguma ligacao no passado???
    Acho que la eles tb tiram o sapato pra nao sujar a casa. Nas casas tem ate um degrau, pra que vc tire o sapato antes de entrar.
    Tambem adoro andar descalca em casa… mas com o frio que esta por aqui… fico de pantufas.
    Tambem lembro de um cara que visitei nos EUA que tirava os sapatos ao entrar em casa… mas era pra evitar de sujar o carpete… eu como visita, fiquei com o meu sapato.

    • Maira disse:

      Pois é, Sá… dos japoneses sempre ouvi falar e acho q tem tudo a ver com eles… acho q os alemaes copiaram…hahahaha…afinal o japao é “o país” desenvolvido, né!? ((((-: Bjs!

  7. Anônimo disse:

    Sou a favor de ficar com o sapato no pe. Agora os alemaes ate criaram um sapato que cresce com o pe, ou seja, se voce tirar ele do pe, nao vai crescer!!!hahahahha
    Brincadeiras a parte, acho que tira os sapatos quem se sentir a vontade em fazer, mas uma coisa eh fato, quando voce vai visitar alguem na Alemanha e esse alguem tira o sapato na sua frente, como eh que voce tambem nao vai tirar?
    Por isso e por varios outros motivos que eu sempre digo, tenha sempre uma meia sem furos em seus pes, pois voce nunca sabe quando vai ter que tirar os sapatos!!hahhahaha

  8. Maira disse:

    Tá ai, duas coisas que foram adicionadas aqui que merecem destaque e uma informacao:

    - sair escorregando pela casa com as pantufas: AMEI! Se eu tivesse pensado nisso antes… (((-:

    - só andar descalca no verao: também é algo a se acrescentar, MAS aqui na Alemanha (mas nao na minha casa) tem muitos apês/casas onde o chao também esquenta. É verdade! Mais chique que isso, só mesmo os bancos de estacoes ferroviárias na Suica, onde vc pode esquentar a sua buzanfa. (((-:

  9. Lu disse:

    Hallo
    falei anteriormente sobre isso, em outro post e repito em outras palavras hehe
    Eu gosto que tirem o sapato pra entrar na minha casa, lá no Brasil também, principalmente no quarto. É uma mania, tanto de limpeza quanto o que eu ouvia quando ia no Centro espiríta. Que tudo que vc pisa na rua, vc tras pra dentro de casa, energia negativa, sei lá. Viviam me dizendo que nos pés, principalmente é que grudava. Tanto que me ensinaram a lavar as solas com sabão azul pra tirar essas energias hehe e eu faço heim, aqui ainda não, mas no Brasil era vicio. Nojo andar no centro de Porto Alegre, e voltar pra casa com a sola preta,todo dia saia uma agua preta, ia direto lavar e nunca entrar dentro da minha casa com o sapato daquele jeito hehehe. Aqui eles tem outros motivos pra tirar o sapato, e como meu namor-ido é alemão, sempre que alguém nos visita (não recebi visitas de brasileiros ainda) a pessoa tira o sapato, MAS se alguém vir na minha casa e não quiser tirar o sapato, blz, não vai morrer por isso! hahah mas acho que vou providenciar uns chinelinhos pras visitas hahahah
    bjs

  10. Sandra Santos disse:

    Para os alemaes, acho que tirar sapato ao entrar na sua casa significa também respeito por vc e por sua casa. Acho que vai mais além do que o sentido da limpeza. Eu, da minha parte, tiro os sapatos logo que entro dentro de casa e quando visito amigos e conhecidos já nao ligo mais se o elemento “sapato” fica faltando, só nao gosto de passar frio no pé, isso é que nao dá! :-)

  11. Flávia disse:

    Nossaa, eu amo ficar descalça em casa, pra falar a verdade, tenho vários chinelos, mas nem os uso, pois gosto de andar descalça ou com meias dentro de casa. Mas, na casa dos outros é diferente, sou meio contra essa “imposição” de tirar os sapatos, acho desnecessário, pois se a desculpa é mesmo não ter que ficar limpando casa, vamos combinar que isso é meio porquisse, não?!! A casa suja por si só ,tirando ou não os sapatos. Eu sei que é no Japão que tem esse costume não é?!! Agora, na Alemanha, nunca ouvi falar não! Claro, se eu entrar em uma casa que tem esse costume, não vou desrespeitar as regras, afinal, educação acima de tudo.

  12. Bruno disse:

    eu adoro andar descalço pela casa, principalmente quando estou de meias pretas ! amo meias pretas ! são muito bonitas ! não existe nada mais legal do que andar descalço de meias pretas pela casa ! hehehe

  13. Alexandre Stüpp disse:

    Se liga ai meu filho, vou te explicar o porque de tirar os sapatos; sou descendente de alemães dos dois lados da familia tanto por parte de pai quanto por parte de mãe todos os meus familiares são alemães, moro numa cidadezinha no interior de Santa Catarina, o costume de tirar o calçado ao entrar em casa é por que quando criança não podemos entrar com o sapato que estavamos na rua todo sujo pra dentro de casa, e é questão de educação tu tirar os sapatos quando vais na casa de alguem, é claro que em ocasiões especiais esse costume é abolido, mais no dia a dia é normal ésta pratica.

  14. Mayara disse:

    No Canadá, esse hábito também é comum.

  15. anonimo disse:

    Se aqui em casa o sistema fosse assim ja estaria otimo , aqui passou da porta pra fora nao entra mais , tudo isso por causa da mania de limpeza da minha mae !

  16. Bruno disse:

    ô alexandre se liga voce cara ! nao venha aqui me ofender de graça seu otario !
    so quis, postar que concordo com a ideia, nao era minha intencao fazer divagacoes sobre de onde surgiu o habito !!
    leia direito: em nenhum momento eu citei o porque desta tradicao !!
    respeite mais as opinioes dos outros, e pense duas vezes antes de sair falando merda na internet seu babaca !!

  17. alexandre disse:

    Aprendi desde pequeno que tirar os sapatos é simbologia de respeito e, não muito diferente de outras explicações, que o hábito de tirá-los evita que as coisas em que pisamos onde caminhamos fora de casa, venham conosco e sujem a casa tanto visual como espiritualmente.
    E se japoneses e alemães foram parentes em alguma época remota, difícil, só temos bons costumes…

  18. daniela disse:

    bom eu concordo com isso de vez em quando eu tenho,preguiça de limpar a casa .kkkk

  19. Raul disse:

    Nao é uma questão de imposição. É uma questão de Higiene. E de inteligência. Acontece o mesmo na Suécia. Nesses países os habitantes já estão mais longe do macaco. Nós ainda estamos na fase do jardim zoológico.

Deixe seu Comentário





* Campos de preenchimento obrigatório