Política

ELEICOES 2010 BRASIL – Informacoes e opiniao

Pra quem me conhece sabe que estava cocando pra escrever sobre este tema por aqui. Simplesmente porque sou uma brasileira extremamente envolvida com o Brasil, logo preocupada com o futuro deste país que eu simplesmente AMO e que é onde quero criar meus pimpolhos.

Eleicoes no Brasil sempre me despertam para uma coisa muito triste: imaturidade de uma nacao para viver um processo democrático. Sim, somos AINDA imaturos e nao é questao de culpar quem está votando e nem quem está se candidatando. Acredito que é mais uma questao de tempo mesmo. O Brasil só se tornou, no que diz respeito à eleicoes, uma democracia a partir de 1989. E, como tudo nessa vida, é preciso tempo para se aprender. Em alguns casos menos, mas quando se fala de uma nacao já com tantos problemas como a brasileira, nao vejo um cenário muito melhor pelo menos para os próximos 20 anos.

Para escrever esse post, pesquisei muito e encontrei dados muito interessantes e informacoes úteis para todos nós. Enfim, apenas comprovei que o que está acontecendo nao é por falta de informacao e nem de processo de conscientizacao. É apenas consequencia de uma sociedade despreparada e, infelizmente, passiva demais. Além de um sistema político sem foco e totalmente desestruturado.

Reflexo de tudo isso pode ser observado no perfil dos candidatos, exceto para a presidência (ufa…). Sim, podem falar o que quiserem, mas o perfil dos candidatos à presidência da república é o melhor de todos os tempos no que diz respeito à preparo e experiência política. Eu já tenho meu candidato, mas mesmo que qualquer um dos outros dois ganhe nao ficarei preocupada, pois sei que eles tem preparo suficiente.

A maioria dos políticos que irão concorrer à cargos públicos nas eleições de outubro são homens, casados, têm mais de 45 anos e não têm diploma de curso superior. Essa foi a conclusão de um levantamento feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que contabilizou 20.335 candidatos em todo o país, 63% deles concorrendo ao cargo de deputado estadual. Ter curso superior é importante? Acho que é importante sim, apesar de nao achar fundamental. Para o Lula nao fez muita diferenca, mas simplesmente porque ele tinha outros atributos que se mostraram mais decisivos no período do seu governo do que um diploma. Na verdade, acho que mais importante que um título universitário, seria um curso preparatório obrigatório para a vida política com um período de, no mínimo, 2 anos.  Deveriam estudar sociologia, economia, planejamento, geopolítica, financas, marketing, etc. Mas, infelizmente, a realidade é bem diferente conforme os dados apresentados no início desse parágrafo.

Quanto à profissão dos políticos, prevaleceu, com 16%, a opção “outros”, que é quando o candidato prefere não definir sua ocupação (só me pergunto “Por quê?). Logo depois vem “empresário”, com 8%. “Deputado” vem em quinto lugar, o que significa que 1.027 políticos disputam a reeleição para o cargo.

Já em relacao ao eleitorado houve um crescimento de 7,8% de eleitores em relação a 2006, ano em que foram realizadas as últimas eleições gerais. De acordo as estatísticas das eleições gerais de 2006 e 2002, as mulheres continuam a compor a maioria do eleitorado brasileiro (51,8%). Apenas os estados do Mato Grosso, Pará, Roraima, e Rondônia têm mais eleitores do sexo masculino. Apesar das mulheres apresentarem-se como maioria no eleitorado nacional, apenas 20% dos candidatos são mulheres, em um flagrante desrespeito à lei eleitoral brasileira, que impõe aos partidos um quarto de candidaturas femininas. Mas, pra variar, a lei nao se aplica na prática e ninguém protesta, simplesmente porque ninguém se informa.

Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea),  com a saída de 9,5 milhões de pessoas da indigência e de 18,4 milhões da pobreza entre 2004 e 2008, os candidatos brasileiros se deparam este ano com um novo perfil eleitoral no país. Na avaliação de especialistas esses eleitores terão preocupações diferentes na hora de votar. Eu, sinceramente, nao acredito nisso. Nao é porque as pessoas saíram da linha de miséria ou pobreza que vao comecar a se interessar por política. Na nossa sociedade poucas pessoas instruídas compreendem a importância do direito ao voto, imagine as pessoas que nao tem ainda esse discernimento.

Existem solucoes para acabar com esse quadro triste que é ver candidatos completamente despreparados concorrendo nas eleicoes nacionais no Brasil. Nao sao simples, mas existem. A primeira seria talvez fortalecer os partidos, reduzindo a quantidade existente atual. É impressionante o número de partidos existente hoje no Brasil:

* Registrados: 27 / Em processo de legalizacao: 27 / Agremiacoes sem registro: 12 *

Quer uma comparacao? Na Alemanha existem APENAS 9 partidos. Eu, particularmente, prefiro mil vezes o processo eleitoral alemao. Aqui, como nos USA, o voto nao é obrigatório. Acho isso perfeito e evita o contra-senso que é obrigar um cidadao à exercer seu direito de voto. Além disso, aqui se vota nos partidos e nao nos candidatos, ou seja, cada partido tem uma posicao muito clara em relacao à política e valores e o eleitor vota naquele partido que reflete o que ele espera. O partido escolhe quem serao seus representantes caso venca e sempre divulga esta informacao durante a campanha, fazendo o fator “carisma” entrar em cena também. Com isso, é eliminado o risco de um “Tiririca” ganhar uma eleicao, pois dificilmente um partido bem preparado o indicaria.

Além disso, será preciso trocar a nossa justica cega por uma justica justa e acabar de vez com a impunidade que existe no Brasil. De nada adianta termos alguns políticos honestos (sim, eles existem!), se os desonestos continuam tendo espaco para praticar atos ilícitos sem serem devidamente punidos. Sem esta acao, nossa sociedade jamais evoluirá como tal.

Existem sociedades democráticas desenvolvidas que podem nos ensinar muito, basta olharmos um pouco à nossa volta. Às vezes acho que o Brasil se comporta como auto-suficiente demais e perde a oportunidade de aprender com os erros/experiências alheias. Nao estou dizendo que a Europa é perfeita, mas existem sim muitas coisas para aprender com os europeus. Podemos comecar aprendendo a votar e depois comecamos a aprender a protestar de verdade para fazer do Brasil uma sociedade mais justa.

Acho uma palhacada ouvir que temos um dos sistemas mais desenvolvidos para votacao do mundo: as urnas eletrônicas e agora até sistema biométrico. É ridículo se gabar disso, quando sabemos que isso evita apenas possíveis fraudes posteriores à votacao, mas nao evita que estas fraudes sejam realizadas antes como de fato acontece. Ou nunca ouvir falar de compras de votos? Sim, isso acontece e nao é só no eixo norte do Brasil nao. Isso acontece no Brasil inteiro e nao há tecnologia que acabe com isso, pra isso é preciso algo que sai muito mais caro: justica, educacao e uma vida melhor para que as pessoas parem de se vender à preco de banana. Falta caráter.

Estou também cansada de ler e ouvir reclamacoes de brasileiros passivos. Sinceramente. Somos uma nacao tao grande, mas ao mesmo tempo tao desunida. Se trabalhássemos em unidade, teríamos poder para mudar o sistema efetivamente e mais rápido do que podemos imaginar. Mas nao. Nao me importa que tem gente passando fome do lado da minha casa, o que importa é que vou conseguir financiar meu carro zero o ano que vem.

Vejo poucos movimentos de massa, principalmente nas grandes cidades do Brasil. Sao as cidades com maiores oportunidades, mas também as com maior índice de passividade e de individualismo. Os cidadaos destas cidades deveriam usar o ”poder” deles para ajudar à mudar o nosso país e nao somente para realizar sonhos como o da compra de um carro zero.

Fico triste também em ver pessoas capacitadas sem a menor participacao efetiva na política do país. Nao estou falando aqui de se candidatar, estou falando aqui de se informar e, mesmo que indiretamente, de tentar interferir e fazer a diferenca. É lógico que o ideal seria que todos os “sabichoes” que só criticam todo e qualquer governo o tempo todo decidissem fazer algo de verdade, ou seja, que se candidatassem mesmo. Por que nao? Por que político é tudo igual? Por que política é um saco? Por que política nao muda nada? Balela. Isso é apenas uma muleta onde os acomodados se apoiam. Já pensaram realmente no impacto das decisoes tomadas na esfera política na vida de todos nós? Toda e qualquer decisao ali tomada nos afeta direta e indiretamente como cidadaos e como pessoas. Afeta nossa vida, nossa família, nosso futuro. E como alguém pode dizer que política nao é importante? É a partir dela que nossa sociedade pode ser realmente transformada ou detonada. Entao por que nao sair das discussoes de boteco e resolver participar efetivamente deste processo no parlamento, no senado? Se você nao fizer isso, os “Tiriricas” vao continuar encontrando espaco nesse picadeiro e, no fim, somos nós que vamos assumir o papel de palhacos.

Entao faca sua parte! Assuma seu papel definitivamente, fazendo parte da transformacao desta sociedade tao linda e próspera. Eu? Me aguarde. Estou voltando ano que vem e em breve pretendo sim sair da platéia e invadir meu picadeiro exercendo definitivamente e integralmente meu papel de cidada.

Viva a democracia brasileira para podermos enfim exclamar: “Viva à democracia brasileira!!!!”

Sites interessantes para auxiliar no exercício da democracia nestas eleicoes:

http://www.repolitica.com.br/ (Te ajuda a encontrar candidatos de acordo com o perfil que espera)

http://www.eleicao2010.net/ (Sempre trazendo infos atuais)

http://www.tse.jus.br/internet/index.html

http://www.transparencia.org.br/index.html

http://www.votoaberto.com.br/extratoparlamentar/ (Saiba mais sobre a situacao de cada candidato)

http://divulgacand2010.tse.jus.br/divulgacand2010/

[pinit count="vertical"]

6 Comentários para "ELEICOES 2010 BRASIL – Informacoes e opiniao"

  1. juana disse:

    Maira querida o melhor de tudo nestes tempos é conseguir se expressar dessa forma como estás fazendo,informando e ensinando, 30 anos atrás depondo tal questão serias chamada a “terrorista”, denominação dada hoje as pessoas que lutam pela tal democracia, ou tal vez serias mais uma desaparecida como ocorreu naqueles tempos dos anos 70, tanto no Brasil, como no Chile, Argentina, Bolivia, Uruguai, enfim toda uma história que você bem conhece…adoréi a Mafalda, gosto muito do seu criador argentino, não lembro neste momento o nome dele, vi uma entrevista dele na TV cultura nestes dias,amei…Beijos, beijos, até o dia 02/10.

  2. Yuri disse:

    Olá, tudo bem?

    Sou responsável pelo blog Viajarpara.com
    http://www.viajarpara.com

    O blog possui PAGERANK 2, mais de 2 mil posts indexados no Google e média de 800 a 1200 visitas únicas por dia, todas vindas do Google. (Público altamente consumidor)

    Aceita parceria ? (uma simples troca de links)

    Fico no aguardo de uma resposta.

    Abraço,

    Yuri.

  3. Liana disse:

    OI Maira.
    Acabei de descobrir seu site quando estava procurando informacoes sobre Zermatt, e adorei o seu blog e o seu “sobre mim”.
    tb sou brasileira trabalhando fora do br (suica) e compartilho de alguns pensamentos seus. compartilho tb minhas experiencias no meu blog e admiro pessoas que saem do br em busca de experiencias, crescimento e não temem o que ha de vir.
    to adicionando o seu, passarei aqui mais vezes.
    bjos

  4. Mi disse:

    juro que quando eu penso que chegamos ao fundo do poço democratico no brasil, me vem um Tiririca da vida pra me mostrar que o buraco é mais embaixo. O jeito é fazer a nossa parte, tentar conscientizar os outros e respirar fundo.bjs!

  5. Adriana Quinaud disse:

    Oi Maira! Primeiramente queria parabenizar pelo blog. Você escreve de uma forma clara e perfeitamente bem. Descobri seu blog pesquisando sobre Brasov, pois minha irmã mora lá, e estou indo a passeio em dezembro. Foi de grande valia todas suas informações. Muito bom foi saber que você é uma pessoa que mesmo morando fora se preocupa com a situação do Brasil. Li seu texto sobre as eleições, e concordo em tudo. É triste saber que o que falta não é informação, e sim vontade de fazer algo novo pra realmente mudar esse país. Como já deve saber, o Tiririca ganhou como o mais votado do Brasil, mais de 1 milhão de votos, e o mais impressionante é que vejo que os brasileiros ainda vêem a política como brincadeira. Como você mesmo disse, pessoas totalmente passivas, que somente sabem reclamar que brasileiro é isso, aquilo, mas continuam não fazendo nada. Recomendo uma leitura muito interessante sobre a construção da identidade do povo brasileiro, o livro “Os Bestializados”, de José Murilo de Carvalho. Bom Maira, muito obrigada por fazer blogs como este. Estarei sempre presente.

    Abs. Adriana Quinaud

  6. Pedro disse:

    Ola Maira!! Parabens pelo blog, encontrei por acasou procurando musicas em alemão! Ai cai aqui! Vivas para o Google!
    E é isso eleições e essa tirinha representa nossa “democracia” entre aspas porque sabes como é que as coisas funcionam por aqui, mas eu tenho esperança de que ira melhorar e muito!
    Aparecerei aqui mais vezes, gostei do blog! E ainda por morar na alemanha onde pretendo ir aprimorar meus estudos um dia!
    Abraçoos tudo de bom pra você e sucesso!

Deixe seu Comentário





* Campos de preenchimento obrigatório