Edimburgo

Escócia (Scotland)- Pisando em solo Celta

 

A Escócia é um dos quatro países que integram o Reino Unido, que é composto pela ilha da Grã-Bretanha (Inglaterra, Escócia e País de Gales) e a Irlanda do Norte, que fica na ilha da Irlanda. Também fazem parte do Reino Unido alguns territórios que não pertencem a nenhuma destas nações, como a Ilha de Man e as Ilhas do Canal (ou Ilhas Anglo-Normandas), e várias possessões espalhadas pelo mundo. A história sobre a formaçao do Reino Unido e o seu funcionamento politico é beeeeem interessante, mas é pra gente grande, pois já li umas quatro versoes e continuo confusa. Enfim, o básico aqui é saber que a Escócia faz parte desse “bloco”, sua moeda é a Libra (Pounds), sua lingua oficial é o Inglês e que situa-se no noroeste da Europa, possuindo mais de 790 ilhas! Se for lá vai acreditar, pode ter certeza!!!!

É impossível nao se apaixonar pela Escócia!!! Quanto mais ao norte se vai, ou seja, mais distante da Inglaterra, mais marcantes sao os traços da cultura esocesa. Felizmente os escoceses conseguiram preservar sua identidade, apesar da influência e dominaçao da Inglaterra que durou tanto tempo. 

Tenho que me conter aqui para nao escrever um “livro” sobre a Escócia, pois até agora estou impressionada com a beleza exótica que conheci deste país e com sua cultura marcante e mágica. Em 5 dias de viagem, conhecemos Glasgow, Edinburg, Inverness (Highlands) e Isle of Skye. Os monumentos históricos e prédios em geral sao bem conservados… um prato cheio para fazer fotos em preto e branco. Ruinas de castelos também estao espalhadas por várias regioes. Os taxis sao um charme a parte. Sao carros de estilo antigo, porém fabricados até hoje com as mesmas linhas básicas.

 

Imperdíveis também sao as baladas da Escócia, com várias opçoes de pubs e bares frequentados, na maioria, por um público jovem e descolado, e om muita música de altíssima qualidade! Para quem é solteiro, é um prato cheio pra azaracao internacional e, para os casados, é um bom momento de relembrar dos velhos tempos… hahaha….

Falar em Escócia e nao falar nos tecidos Tartan (aqueles com estampas quadriculadas) é uma heresia, pois estao entre as marcas registradas do País. Existem dezenas de padroes de estampas quadriculadas, cada um representando uma família escocesa tradicional. O padrão e as cores do tecido quadriculado que você veste mostra qual é sua ascendência familiar (o seu Clan). Mas mesmo que não venha de nenhuma família Escocesa, você pode comprar o tartan que quiser, nem que seja para fazer uma fantasia! Homens, lá vocês podem ter a sensaçao agradável de usar uma saia sem ter que soltar a franga! Uhúú!

Quer sentir ou ver um pouco do que está nesse Post? Entao assista “Coracao Valente” (Braveheart)!!! Já assistiu??? Eu também, umas 5 vezes…hehehe… e nao me canso!!! Vamos “viajar” por partes:

GLASGOW

É a maior cidade da Escócia, talvez por isso a menos interessante… hehehe…. Se puder conhecer, beleza, mas, se nao puder, nao vai fazer tanta falta, pode anotar isso! Localiza-se no Sul da Escócia, na regiao chamada de “Lowlands”.

Para chegar até Glasgow voamos pela Ryanair por aprox. 1½h e um precinho bem camarada. Ficamos hospedados num Alberge que me traz as piores recordacoes da viagem. Em apenas 5 horas de caminhada é possível conhecer a arquitetura e os pontos interessantes de Glasgow, nada mais que isso. A praça central vale ser aclamada, pois é um espetáculo!!!! A Catedral de Glasgow no seu estilo gótico também vale ser conferida. Pra quem curte, o cemitério da cidade é outro ponto interessante, cheio de obeliscos e esculturas, em pé e em ruinas também! Tem também a Galeria de Arte Moderna que, bem na sua porta, tem uma das esculturas mais interessantes que já vi…. rs….

Para comer tem várias opcoes de “Take away” e muitos restaurantes indianos e chineses que, na maioria dos casos, fecham às 23hs. Aliás, é impressionante a quantidade de pessoas de descendência indiana, um claro reflexo da colonizaçao.

A noite de Glasgow é o melhor que a cidade oferece. Os legítimos Pubs apresentam infinitas possibilidades de música ao vivo. Fomos ao Pub BOX e assistimos ao show de uma banda de rock sensacional!!!! Na entrada do Pub há uma caixa de madeira onde qualquer banda pode colocar seu CD Demo para pleitear noites de sucesso no palco do Pub!!! Amei a idéia e o som que rolou…. aaaaaahhhhhhhhh… ROCK´N ROOOOOOOOOOOLLLL!!!

Veja fotos de Glasgow aqui!!!

 

EDINBURG

 

A cidade é simplesmente MARAVILHOSA!! Sem dúvida, o lugar de turismo urbano mais interessante e apaixonante na Escócia. Pegamos um busengo em Glasgow (5 Libras) e seguimos viagem de aprox. 1½ h até este santuário escocês. Durante a viagem nao dava pra imaginar o que estava por vir…. Descemos na estacao e fomos caçar o albergue e o centro de informaçoes. Por pouco nao fomos à lugar nenhum, pois no caminho começamos a ouvir o som absolutamente inigualável de uma Gaita de Foles legitimamente escocesa!!!! Estávamos atravessando a ponte e, quando ouvi o som, sai andando em passos rápidos para encontrar de onde vinha. De repente, vejo na esquina um grupo vestido em trajes típicos tocando e dancando musica celta. Tinha um tiozao tocando tambor que parecia ter saído da idade média. Quase pirei!!!!! Só de escrever e relembrar já fico ofegante… é sério… foi o momento mais mágico da viagem!!!! Naquele momento senti que tenho sangue celta, nem que seja 1ml…. kkkk…..

Edimburg tem infinitas construcoes históricas que DEVEM ser visitadas, mas sem ser dedo a dedo, pois andando livremente a surpresa sempre é mais inesquecível. Andamos sem rumo até cansar as pernas, mas nao os olhos! Tudo é fofo e as pessoas sao simpáticas e alegres. Passamos por muitos lugares interessantes que nao sei o nome e, sinceramente, nao fará a menor diferenca, pois mais que o nome é a imagem…. essa é única na memória…. O top da turistaiada é o Castelo de Edinburgh. Lindo mesmo e imenso!!! Mas nao entramos nao, afinal os castelos da Europa sao lindos de longe e um shopping de perto… Pagar para entrar (11 Libras) seria interessante, mas nao necessário. Prefiro continuar imaginando como foi a vida de quem lá habitou. Os objetos que ficaram nao me dizem nada.

À noite fomos beliscar alguma coisa num Pub bem típico frequentado por locais. Foi interessante percerbermos que quase todos os bares na quinta-feira fazem “Quiz” ao invés de música ao vivo. Uma idéia super interessante, pois a galera passa a noite bebendo e respondendo questoes sobre sua própria cultura e sociedade. Total “Cult”!!! Também tivemos nossa noite de Rock´n Roll. Um bar totalmente descolado e um som totalmente “barulhento”!!! Mas o marido ficou feliz, isso já fez valer a pena… Afff… O que nao faco por amor!!!

Veja as fotos de Edinburgh aqui!!!!

 

INVERNESS (HIGHLAND)

 

Inverness….. uma cidade sem adjetivos! É a capital da regiao dos Highlands (terras altas) no norte da Escócia, local de muitas lendas e tradicoes. Essa cidade fica bem perto do Lago Ness… sim, aquele habitado por um monstro!! Duvido que nunca tenha ouvido sobre a lenda do “Monstro do Lago Ness” ou que nao tenham um dia te chamado de “Monstro do Lago Ness”…. kkkk…. Pois é, eu o conheci pessoalmente e, sinceramente, fiquei desiludida, pois a Nessie é um monstro dócil e amável…

Inverness tem como característica os prédios construídos com pedras, um estilo arquitetonico marcante na Escócia. É muito pequena e aconchegante. O ponto alto do turismo ocorre agora, em agosto, quando acontece o Inverness Tatto. É um festival de desfiles militares com bandas escocesas vestidas com roupas tradicionais, danças e pratos típicos.

Andamos pouco em Inverness, preferimos aproveitar que estávamos de carro e fomos conhecer os arredores. Aliás, vale ressaltar que todo mundo lá na Escócia, sem excessao, dirige do lado errado! kkkk… Bom, o primeiro passeio foi, claro, o famoso e lendário LAGO NESS. Enooooorme!!!! O lago é bem comprido, porém estreito… tem aprox. 100km de perímetro e até 260m de profundidade. O monstro deve ser feliz lá!!!! hehehe…. Em seu entorno, a paisagem é linda, como toda paisagem na regiao dos Highlands. 

Castelos até dizer chega, dentre eles aquele considerado o mais fotogenico do mundo, o “Eilean Donan Castle”. O castelo, assim como vários outros castelos do mundo, pode ser alugado para casamento!!! Ou seja, nao é só a Cicarelli que casa em castelos…..afff….

Inverness jamais será esquecida, afinal foi lá, no dia 1 de Agosto que iniciei os meus 29 aninhos!!!

 

Estar lá num Pub Escocês, ouvindo música Celta ao vivo, saboreando um uísque, NACIONAL, é claro, e ao lado do melhor homem do mundo foi, sem dúvida, um presente inesquecível e mágico!!!

Mas, como nada no mundo é perfeito, passamos a noite com a língua ardendo depois de comer uma “picante” comida tailandesa… Jesusavemariajosé!!!!

Veja as fotos de Inverness/Highlands aqui!!!!

 

ISLE OF SKYE

Saímos de Inverness debaixo de chuva e percorremos aprox. 200km para chegar, acreditem, ao paraíso!!!! Essa ilha é um espetáculo, mesmo debaixo de chuva!!! É impossível uma foto mostrar o que é a paisagem nessa ilha, aliás, qualquer paisagem da regiao dos Highlands nao cabe em um foto! O mais impressionante é a extensao infinita dos campos de pastagem das ovelhinhas de cara preta e dos bois peludos, típicos dessa regiao.

A água do Mar do Norte se apresenta com tons esverdeados que nao sao vistos com tanta frequencia, pois o tempo frequentemente é fechado e nao se pode perder um raio de sol para tirar fotos.

Os campos tem vegetacao muito rasteira e totalmente diferente de tudo que já vi até hoje, uma grama verdinha com tons amarelados que se revelam com a luz do Sol. Também, com tanta chuva, qualquer coisa fica verde naquele lugar. Aquela regiao tem o maior índice de precipitaçao pluviométrica da Europa. Haja água!

Durante o percurso nas estradinhas da Ilha, as placas sempre estao escritas em Ingles e em Gaules, o dialeto Celta ainda falado nas pequenas vilas. Uma lingua muito diferente e cheia de magia (e palavras impossíveis de se pronunciar também)…

Veja as fotos de Isle of Skye aqui!!!

Enfim, se tiver oportunidade, arrume as malas e vá!!!! Mas atencao: nao esqueca o guarda-chuva!!!! hehehe

[pinit count="vertical"]

19 Comentários para "Escócia (Scotland)- Pisando em solo Celta"

  1. Karen disse:

    E aí, fofucha!!! …. Que demais as paisagens e teus relatos, cara! A cada lugar que “viajo” contigo dá vontade de largar tudo aqui e ir.
    Fala a verdade: o mato baixo, a música, o ar te trouxeram momentos de “puxa, já vi isso antes!”, não foi!?
    Beijaozão!!!

  2. Pat, Canedinho e Aninha disse:

    Tô com uma saudaaaaaaaade de vocês (lágrimas…)!

  3. kelly disse:

    hei que legal.. maravilhosas as fotos…

    mas me diga ai uma coisa.. qual tipo de vegetação de lah?
    tipo.. dah pra plantar flores como rosas e lirios num pais como a escocia?

    pesquisa de biologia…
    =/

  4. Ricardo disse:

    Que pais maravilhoso e este, li do comeco ao fim os seus posts, estava precisando saber sobre a Escocia, valeu muito para mim, adorei! obrigado!

  5. Auro Lúcio disse:

    Olá! Lindo seu relato da viagem. Estaremos indo pra Escócia em julho (minha namorada e eu) e quero saber se você pode dar um contato para que consigamos algumas dicas super-básicas (ônibus, comidas, preços e albergues, etcéteras). Chegaremos a Edinburg e, de lá, bateremos perna por uns seis dias. Queremos conhecer as Highlands e Inverness. Queremos fazer trajetos de caminhadas. Existe essa chance? Obrigado, e parabéns pelo aniversário (com “um pouco” de atraso).

  6. jane reis disse:

    porto alegre 15 de outubro 2008 que pais lindo costaria muito de conhesser um dia irrei realizar o meu desejo conhesser esse pais liando e maravilhozo haaa escosia

  7. Maira disse:

    oi jane… se é um sonho de verdade, acredite: vai conseguir realizá-lo, pois sonhos de verdade foram feitos para serem realizados! Nao é uma viagem barata partindo do Brasil, mas se juntar uma graninha por algum tempo é possível sim! Ninguém deixa de viajar porque nao tem grana, mas sim porque tem outras prioridades, ou seja, se fizer dos seus sonhos prioridade irá realizá-los. (((-:

  8. Nossa, me emocionei com as maravilhosas fotos. Sempre sonho um dia conhecer a Escócia. Não conhecia ainda esses outros lugares que vcs citaram, mas anotei todos eles no meu caderninho. Um dia, com certeza, vou visitar estes lugares. É um dos meus grandes sonhos.
    Desejo tudo de bom para vcs!

    Bjs!

  9. maria helena disse:

    Oi, achei o seu relato muito interessante. vc conta de forma muito envolvente. A Escócia é um belo país e as fotos que ilustram seu relato despertam o desejo de conhece-lo…

  10. Natasha disse:

    Parabens, li todo o post, moro em Londres e estou indo pra Escocia de carro daqui duas semanas, vou passar uma semana ou uns 10 dias por la e seu relato foi de muita ajuda!!!!

  11. Marilene Cunha disse:

    Amei os comentarios viajar pela esccocia, e me amocionei com a forma linda e carinhosa que fala deste marido maravilhoso que Deus lhe deu… Voces sao lindos juntos … Foi muito bom ler e ver tds as fotos precisava saber sobre me ajudou muito…Obrigada e mil bjs

  12. Juliana Oliveira disse:

    Olá!!!
    Amei seus relatos.
    Confesso que descobri o homem da minha vida a 3 meses atrás aqui no Brasil, mas infelizmente não nos firmamos, pois ele estava com a viagem marcada para Escócia.
    Agora ele está lá, e embora eu não possa compartilhar com ele esse momento, é muito bom acompanhar pelos seus relatos e tentar sentir um pouco do que ele está sentindo por lá.
    Um beijo e até mais

  13. Cassilatti 3D disse:

    sempre quis ir pro reino unido, visitar os 4 países.. :B

  14. Vinícius Cotta disse:

    Olá, Maira,

    Estava navegando na net procurando algo sobre a Escócia, pois pretendo ir lá no final de ano, e encontrei o seu post, muito legal, bem comentado e as fotos estão ótimas, parabéns !!!! Fiquei até mais interessado em conhecer a Escócia e todoas suas maravilhasas.

    Abrços

    Vinícius

  15. anonimo disse:

    realmente tudo é maravilhoso, mas já agora, de que país se trata????????????’

  16. anonimo disse:

    sou a mesma pessoa que lhe enviou: “realmente tudo é maravilhoso, mas já agora, de que país se trata????????????” e já descobri que se trata da Escócia. e estou a fazer um trabalho sobre ela. e queria perguntar-lhe se podia pôr neste site mais fotos para eu ir buscar, se for possível. obrigada

  17. anonimo disse:

    uma merda

  18. Karla disse:

    Oi achei as fotos lindas, sempre tive loucura pra conhecer a Escócia, ultimamente eu e meu namorado estamos pré planejando uma viagem pra lá, mas eu estou achando muito difícil achar hoteis, você poderia me dar umas dicas de roteiro, hotéis e meio de transporte? Abraços!

  19. nairmartins1 disse:

    Amo tudo que se refere a Escócia.ADOREI!

Deixe seu Comentário





* Campos de preenchimento obrigatório