Barcelona

ESPANHA – Barcelona e Girona

dscn98603

Barcelona é capital da comunidade autônoma de Catalunha (Espanha) e faz parte da regiao mais rica da Espanha.  A Catalunha (em catalão Catalunya) é uma comunidade autonoma da Espanha, situada a nordeste da península Ibérica. Ocupa um território de cerca de 32.000 km², limitada ao norte pela França e por Andorra, a leste com o Mar Mediterrâneo, a sul com a Comunidade Valenciana e a oeste com Aragão. Tal como a Galiza, a Andaluzia e o País Basco espanhol, não é independente, mas tem autonomia nas suas decisões e cessão de competências exclusivas por parte do Estado.

Essa regiao possui também uma cultura diferenciada e reconhecida, e uma língua própria, o catalão. O catalão, de origem latina, está relacionado com o grupo galo-românico. É uma língua bem interessante e bem diferente do espanhol. Ela é uma mistura doida entre o espanhol e o francês. Alguns grupos da Catalunha nao se consideram exatamente espanhóis, mas nem todos pensam assim. Há quem ache essa postura retrógrada e até mesmo extremista demais. Eu nao sei. Quando me coloco no lugar de um povo que tem sua cultura reprimida e suprimida, sinto que eu tenho fortes tendências à ser uma revolucionária e brigar pela identidade do meu povo. Acho que é porque eu sou uma revolucionária frustrada uma vez que, quando nasci, a merda no Brasil já tava feita e nem de uma verdadeira revolucao pela independência nacional nós precisamos. Enfim.

Voltando à Catalunha. Depois da derrota dos Republicanos e a vitória fascista na Guerra Civil (1936-1939), com a ajuda de tropas italianas de Mussolini e alemãs de Hitler, a Catalunha perdeu a sua autonomia e sofreu uma importante e pesada repressão cultural e linguística (com a abolição do uso do catalão), por parte do Estado Nacionalista Espanhol. Mas no ano de 1978, com a morte de Franco e o fim da ditadura, recuperou outra vez a sua autonomia e língua. Restaurada a democracia após a morte do ditador Franco, um novo desenvolvimento cultural e urbanístico acontece, com uma crescente participação da população civil, dotando a cidade de grandes infra-estruturas dignas de uma metrópole moderna e cosmopolita atrativa para o turismo.

Barcelona é, como dizem, um museu a céu aberto e é injusto resumí-la ao modernismo, pois Barcelona apresenta vestígios de toda a sua história. Uma história que vive em harmonia com sua modernidade e com sua pluralidade cultural e arquitetônica. Eu me atrevo a resumir Barcelona assim: plural, flexível, artística, colorida e livre. Fantástica! Veja fotos aqui.

Las Ramblas (Rambla)

dscn96951

Essa é a rua mais famosa de Barcelona que liga o porto e a Plaza Catalunya. A rua parece um circo de tanto artista mambembe que tem lá, inclusive muitos nao me enganam nao: brasileiros da gema. Ali se faz de tudo pra ganhar um trocado e eu estimo que eles devem ganhar um salário mínimo por dia, de tanta gente que passa ali e que se encanta com alguns deles.

dscn96961

Fora isso tem muitos quiosques vendendo várias coisas, mas principalmente souvenirs. Mas o melhor de tudo sao as barraquinhas de flores, pois é uma mais linda que a outra e deixa a rua com um colorido mágico. Já deu pra perceber que essa é uma daquelas ruas que você precisa ficar atento aos detalhes, né!?

dscn9727

Em cada quarteirao uma surpresa, mas a cada passo uma pessoa empacando seu avanco. Pois é, nem tudo sao flores. Tem MUITA gente nessa rua, chega a parecer um formigueiro e parece que nao esvazia nunca. Esse é o único ponto negativo, ou seja, precisar ficar desviando do povo o tempo todo. Mas enfim.

Mercat de La Boquería

dscn9734

Nao precisa nem dizer que o mineiro ficou todo alvorocado com esse mercado, né!? Também nao é por menos, pois ele é maravilhoso e cheio de frutas coloridas, bem posicionadas e deliciosas!

dscn9743

Uma das coisas que mais me chamou a atencao foi a criatividade do povo nesse mercado. Olha que máximo essas frutas no sistema “fast food natureba”!

dscn9745

Dentro do mercado tem que ter aquele bar “tradiça”, que no fim vira “bar pra turista”. Até pensamos em fazer um “pit stop” ali, mas estava taaaaaaaaaaao cheio que nao dava nem pra sonhar por uma vaguinha.

dscn9738

É tipo um mercadao municipal e isso você percebe logo, pois a atmosfera é super popular, alegre e turística. E as barracas entao? Uma mais linda que a outra! Super coloridas e com uma disposicao das coisas de dar inveja em qualquer montador de vitrine de roupa. Foi, sem dúvida, uma das melhores coisas que encontramos em Barcelona. (((-:

Porto Antigo

dscn9780

La Rambla termina junto ao porto antigo, onde a estátua de Cristovão Colombo (ou Monumento a Colombo) aponta para o mar. E daí, né!? Eu mesma nem percebi que era o dito cujo e se tivesse reconhecido o safado eu tinha pixado lá: “INVASOR”. Descobridor da América uma pinóia! Enfim.

Essa regiao é muito bonita e nao há quem resista a esperar um pôr do Sol deitado no banco ou na plataforma e, de preferência, bem acompanhado. (((-:

dscn9795

dscn9778

dscn9808

Próximo dali se encontra o Museu Marítimo (ou Museu Maritim), dedicado sobretudo à historia naval do Mediterrâneo, e no qual se exibe a reprodução em escala real de uma antiga galera de combate. Esse eu sinto de nao ter visto, mas só agora pesquisando é que fui saber que ele existe. (((-:

E descobri ainda que o porto antigo oferece outros atrativos, como um centro de ócio, com comércios, restaurantes, um cinema IMAX, e um aquário da fauna marinha mediterrânea. Ao lado do porto velho está a Barceloneta, bairro de marinheiros e pescadores no século 18 que foi revitalizada após os jogos olímpicos de 1992.

Barri Gòtic – Palau de La Generalitat e Catedral Gótica e El Call

barcelona_barri_gotic_pixelino_de

O Bairro Gótico é o coracao do centro antigo de Barcelona. Foi onde os romanos fundaram sua colônia sob o comando do imperador Augusto. Nele encontra-se o quarteirao judaico (El Call). É um bairro interessante historicamente, mas meio sombrio e ótimo pra quem gosta de antiguidades e brechós.

La Ribera – Museu Picasso

La Ribeira é onde fica (meio escondido) o Museu de Picasso. É uma regiao bem agitada, com vários barzinhos, logo muitos estudantes e jovens tanto esponhóis quanto estrangeiros.

Morro Montjuic

Aqui fica o “Parc Olimpic”, onde foram realizadas as Olimpiadas de 1992. Além disso, há por aqui o museu “Fundació Juan Miró”, Museu Arqueológico e o Museu Nacional de Arte da Catalunha (Palau Nacional). Tem também um parque temático chamado “Poble Espanyol”. Nesse último chegamos a ir até a porta, mas lembro que estava super caro e ele nada mais é do que realmente um parque temático, ou seja, eu nao acredito que valha a pena pagar por isso.

Gaudì e os modernistas

imgp9668

Quem é Gaudí? Vou explicar brevemente, pois ninguém tem obrigacao de saber isso, né!? Antoní Gaudí é considerado um dos arquitetos mais audaciosos de todos os tempos e, quando se vê suas obras, nao se tem mais dúvida sobre essa fama. Suas obras sao fantásticas, pois sao cheias de formas que nos remetem à coisas em movimento. Ele usa muitas cores e combinacoes perfeitas entre elas. É apaixonante! Segundo ele, a finalidade do seu trabalho era integrar arquitetura com natureza e arte. Se ele conseguiu atingir essa meta? É só ver suas obras e terá certeza que ele a superou.

Temple Expiatori de la Sagrada Familia – Essa é a sua principal obra, mas AINDA inacabada. Sua construcao comecou em 1882, mas Gaudí faleceu antes de terminá-la. É uma obra extremamente ambiciosa e nao é à toa que ainda nao foi finalizada. Sua arquitetura é fantástica e seus detalhes apaixonantes! Gaudí renunciou ao seu salário e, diria, até a sua vida por essa obra. Era pra ser uma catedral, mas nenhum papa chegou a abencoá-la ainda e nem acredito que isso vá acontecer tao cedo, pois ela é inovativa demais para o padrao conservador da igreja católica. A previsao para finalizar as obras é 2084. Haja paciência. (((-:

imgp9634

 

imgp96392

Manzana de la Discórdia (Passeig de Gràcia) – Nesse quarteirao estao três prédios modernistas imperdíveis: Casa Lleo Morera (Lluis Domenech i Montaner), Casa Amatler (Jose Puig i Cadafalch), Casa Batló (reformado por Gaudí).

La Pedrera (Casa Millá) – Nesse mesmo quarteirao é um prédio também conhecido como “Casa Millá”. É um dos edifícios mais célebres de Gaudí talvez por causa da originalidade, mas nao é o mais bonito, penso eu. Além disso, lembro que pra entrar tinha que pagar mais que 15 euros e, na boa, nao há originalidade que valha isso.

imgp9656

Parc Güell – É o melhor de todos!!!! Esse sim é gratuito e IMPERDÍVEL!!!! O Parc Güell foi a tentativa, a pedido da família Güell, de criar uma vila em plena natureza. Há quem diga que Gaudí utilizou de todas suas inquietacoes urbanísticas nesse parque, sem aplicar uma linha reta sequer. É tudo muito retorcido, colorido, divertido e encantado. Muitos mosaicos coloridos maravilhosos pra todos os lados, inclusive em uma salamandra que é bem famosa como símbolo de Gaudí para os vendedores de souvenirs. AMEIIIIIIIIIIII !!!! Pra mim foi o melhor de Gaudí!

 dscn9869

dscn98782

Casa Vicens - primeira obra de importância de Gaudí. Inspirada no estilo mouro, combina pedra e ladrilho em azulejos coloridos.

Palau Güell - foi a primeira grande manisfestacao artística de Gaudí e nós perdemos essa. É que o prédio está fechado e sem previsao de reabertura. Uma pena, pois até patrimônio mundial da UNESCO o bichinho é. Mas beleza, a gente volta. (((-: 

Plaza d`Espanya

dscn9668

Nessa praca é possível descansar um bucadinho e ainda admirar diversas obras de artistas catalaes. Entre esta praca e o Palau Nacional estao as famosas “Fontes Luminosas”, que jorram água e acendem suas luzes ao ritmo de sinfonias famosas. Quando fomos acho que as fontes estavam desligadas, mas tudo bem, vou me contentar com as fontes do Parque Ibirapuera quando for visitar o Brasil. (((-:

Girona em um dia (fotos aqui)

dscn9627

 

Com 70 mil habitantes, Girona fica a 1h30 de trem de barcelona. Antes colonia romana, foi, na idade média, um importante centro onde as culturas árabe, judaica e crista coexistiram pacificamente – até que os judeus foram confinados, formando o maior gueto da idade media na europa. cortada pelo rio Onyar, a cidade ainda preserva os estreitos becos de seu gueto judeu, conhecido como El Call, e casas coloridas às margens do rio além de ruinas romanas. Girona é, segundo algumas fontes, também o lugar onde nasceu a tradicao da cabala. Essa afirmacao é um pouco arriscada, uma vez que a cabala é super antiga e foi desenvolvida por povos judeus há muito tempo. Bom, fica ai o que é dito, mas fica também minha dúvida sobre se é verdade ou nao.

Mas independente da cabala ter sido criada nessa cidadezinha ou nao, tenho que afirmar uma coisa: Girona é um lugar super pitoresco e acreditamos que foi a cidade medieval mais medieval que já visitamos na europa! É repleta de becos que instigam nossa curiosidade e com várias escadarias que te levam a lugares muito mágicos. Ela chega sim a ser esotérica, pois tem um ar de mistério. Um ar de “desvenda-me”.

 dscn95331

Mas, melhor do que estar numa cidade super fofa e medieval até a tampa, foi encontrar um barzinho bem típico para estudantes que serve vááááários petiscos que nem no Brasil. Parecia um sonho!!!! E nao. Na Alemanha nao tem isso e nós morremos de saudades dessas guloseimas!!!

dscn9538

Outra coisa que ficamos impressionados também foi com o “style” da galerinha que encontramos nessa cidadezinha. A maioria estudantes, todos muito alternativos e coloridos. AMEI !!!! Você percebe que nao seguem modas ou coisa assim, criam seus próprios estilos e nao parecem se importar com que nós pensamos disso. Show! Galerinha descolada e cheia de personalidade.

Macico de Montserrat em outro dia (fotos aqui)

Trekking – A Montanha de Montserrat é a montanha mais importante e misteriosa da Catalunha. Está situada a 50km a noroeste de Barcelona. Nessa montanha está também o Santuário e o Monastério Beneditino dedicado à Virgem de Montserrat.

dscn0131
 

A palavra “mont” significa “monte” e “serrat” significa “serra”. Esse nome é devido à forma da montanha, pois parece que alguém tentou serrá-la com uma serra gigante. É possível fazer vários trekkings nessa montanha, mas nós fizemos apenas um que nos levou até 1.236 metros de altura no Pico de Sant Jeroni. O lugar é maravilhoso! As formacoes rochosas sao muito diferentes e é impossível nao sair tirando foto sem parar. Por alguns instantes dava a impressao de que estávamos realmente perto de Deus.

dscn0112

dscn0110

Espiritualidade – A Montanha de Montserrat também tem uma imagem muito vinculada à espiritualidade, pois foi nessa montanha que encontraram em 880 uma estátua de uma santa negra, a Virgem de Montserrat.

dscn0016

O bispo que a encontrou pensou em transportar a estátua para outro local, mas a estátua estava tao pesada que ele e seus ajudantes nao consiguiram movê-la dali, logo ele entendeu que era desejo dela habitar aquela montanha e ordenou que ali fosse construído uma capela onde esta habita até hoje. Mais tarde foi construído um monastério ao lado da capela.

dscn0059

dscn9981

Bastidores da viagem

dscn9715

- Pé de mexirica em Barcelona: eu nao consegui acreditar, mas é verdade, encontramos um pé de mexirica no meio de Barcelona! De repente isso nao é nenhum achado, mas pra mim foi uma alegria só. Me levou pra minha infância, sentada no pé de mexirica, comendo vááárias e depois passando hooooras no banheiro. Mas feliz! (((-:

 

 

 

dscn9750

 - Brasil tá em todas: é impressionante, mas dá pra contar nos dedos os lugares onde nao encontramos nenhum estabelecimento brasileiro nesse mundao de Deus! Ô povo que se espalha. (((-:

 

 

 

 

dscn9828

 - Máquina pra carregar celular na balada: fomos numa baladinha básica pra ver nosso amigo catalao Albert tocar e olha só que tudo que encontramos! Bom, nao duvido nada que já tenha no Brasil, mas como estou totalmente desatualizada, isso ainda é pra mim uma super novidade tecnológica. (((-:

 

 

 

 

 

 

dscn9892

 - Bolinhos de Quaresma: esses bolinhos sao feitos/vendidos na época de Quaresma na Catalunha e sao um delícia! Comemos alguns na casa da Ritinha e do Albert e depois compramos uns por uma fortuna em uma doceria. Bem carinho, mas imperdível!

 

 

 

  dscn9938

- Protestos contra touradas: ainda bem que existem esses protestos, pois nao consigo aceitar que essas touradas ainda existam. É cruel e medieval! E nao. Eu nao pagaria pra ver.

 

 

 

 

imgp9631

- Conflito Espanha vs. Catalunha: aqui está uma prova de que ainda existem alguns radicais que sao totalmente contra a regiao da catalunha nao ser um país 100% independente da espanha. Como eu já disse, situacao difícil de julgar.

 

 

 

 

dscn9955- Por último, mas em primeiro lugar: SUPER JANTA LEGÍTIMA CATALA com dois SUPER AMIGOS!!!! RiA foi “ROOTS” demais!!!! Obrigadúúúú e saudades lindos!

[pinit count="vertical"]

4 Comentários para "ESPANHA – Barcelona e Girona"

  1. Dona Flor disse:

    Maira, vim devolver sua visita ao meu site (obrigada pelos comentários e pela força!) e resolvi deixar um oi.
    Que fotos lindas!! Deu vontade de passear também! :)
    Beijos!

  2. Beloní disse:

    Olá visitei seu blog e amei ler e ver a linda Barcelona. Visitarei a Espanha em setembro e gostaria de trocar algumas ideias com você. poderia ser?
    Meu email é belonicacique@yahoo.com.br
    Obrigada
    Beloní

  3. Juliana disse:

    Oi Maira!
    Me nome é Juliana.
    Nossa, gostei muito do seu blog. Tem dicas valiosas. Vou a Espanha em outubro deste ano e quero muito visitar além de Barcelona, Monserrat e Girona.
    Vc poderia me mandar um contato pra gente conversar e eu pegr umas dicas?
    Obrigada
    Abraços

  4. fabio disse:

    vou para europa pela 1ªvez, e estou com duvida se vou pela belgica, holanda e alemanha ou se troca todas pela espanha(madri,barcelona) me dêm uma opiniões e dicas.

Deixe seu Comentário





* Campos de preenchimento obrigatório