Estágio

ESTÁGIO NA ALEMANHA – Fechando um ciclo com sucesso

(ABRE PARENTESES) Sei, sei. Esse blog até parece que só sabe falar em coisas da Alemanha, né!? Enfim, sei que tem muito leitor esperando posts sobre viagens, inclusive aquelas que fiz, mas nao relatei AINDA. Muita calma nessas horas, pois em breve voltarei a focar mais nisso. Mas agora, bem agora o momento é um momento de fechamento de ciclos na minha vida aqui na Alemanha, logo é o que está em foco. Só que pra falar a verdade, até eu nao vejo a hora de voltar a falar de viagens e afins. Paciência que essa fase logo volta e já volta com um tripulante a mais se Deus quiser. :-D (FECHA PARENTESES)

Meu último dia oficial no estágio aqui na Alemanha foi dia 31/1/2011, mas só hoje fui lá pra realmente “fechar o buteco”. É que meu chefe precisou de uns dias a mais para ler minha tese de mestrado e dar a nota final junto ao meu professor na Uni. Eu estava super ansiosa e, pra ser sincera, estava com medo da verdade. Sei lá, eu achava que o trabalho estava bom e também achava que durante os 6 meses que estive lá fiz o melhor que poderia ter feito, mas mesmo assim tinha uma pontinha de receio de que minhas impressoes nao fossem realistas. Pois bem. Cheguei lá hoje e fui super bem recebida pelo meu chefe. Sério! Ele foi super simpático (nem sempre ele é assim) e atencioso. Sentamos, ele pegou minha tese impressa, bateu com ela na mesa e me disse todo “espontâneo”: “Frau Engelmann, eu tenho que ser sincero com a senhora, achei sua tese muito boa mesmo!”. Fiquei sem ar. Sério! Eu nao conseguia acreditar que um alemao que sempre foi extremamente crítico e exigente me falou um negócio destes. Na hora eu nao sabia nem o que falar. Me senti uma atriz recebendo o oscar, saca!? :-D

E isso foi só o comeco. O alemao deslanchou a me elogiar nao só sobre a forma como desenvolvi a tese, sobre o conteúdo e estrutura desta, mas também sobre meu trabalho, minha postura profissional, meu desempenho, meu trabalho com os colegas e assim por diante. Sabe o que é ouvir durante 20 minutos apenas coisas boas sobre você, tanto pessoais quanto profissionais? E mais, sabe o que é passar por isso fora do seu país com um chefe ALEMAO com pedigree? Pra quem nao sabe, eu falo: “HAMMER!!! SPITZE!!! SUPI!!! GEIL!!! KLASSE!!!” Sao expressoes que eles usam aqui para adjetivar coisas fantásticas. Enfim, tô nas nuvens. Nao tô acreditando ainda. Sério!

Agora, fazer um “flashback” é preciso, né!? Sim, porque pode ser que algumas pessoas achem que isso nem é tao super assim ou que tô ficando metida a besta (tá, já sou…rs). Mas eu explico rapidinho porque esse dia vai ficar pra sempre na minha memória. Estou há quase 4 anos na Alemanha e passei todo esse tempo pastando pra provar pra mim e pra todos alemaes que eu nao sou qualquer uma. Pra provar que eu podia sim competir com eles em pé de igualdade, mesmo nao tendo nascido em um país desenvolvido, mesmo nao tendo estudado na melhor universidade do meu país, mesmo nao tendo uma condicao financeira que pudesse sustentar meu desenvolvimento em línguas ou em qualquer outra habilidade “extra”, mesmo eu sendo brasileira, mesmo eu sendo estrangeira. Cheguei sem falar nada de alemao, meu inglês falado e escrito era muito meia-boca e, pra complicar, tinha decidido sair da engenharia química para cair de cabeca na área de comunicacao, mais especificamente em marketing. Se pesquisarem no blog vao encontrar posts falando de todos os perrengues que passei, de todas as coisas que fui conquistando bem devagar e sempre com muito sofrimento. Enfim, sabendo disso talvez entendam que o dia de hoje é sim um dia único pra mim. Durante minha conversa com meu chefe todas as frases que ouvi dele chegavam no meu ouvido como “SIM, VALEU A PENA! VOCÊ CONSEGUIU! VOCÊ VENCEU!”. Juro! Chegou uma hora que eu nao estava mais ouvindo, pois eu só pensava em tudo que passei pra chegar até aquela situacao. Só pensava em sair dali e ligar pro Rô pra poder dividir aquela alegria, pois ele, melhor do que ninguém, sabe o que estou sentindo agora. Aliás, sem ele tudo teria sido muito mais difícil e ele sabe disso.

Por isso eu sempre digo para todas as pessoas que enfrentam grandes desafios: SEMPRE VALE A PENA!!! Sim, demora pra gente ter essa certeza. Demora pra gente poder afirmar isso com conviccao como estou fazendo agora, mas essa hora chega e nao há nada nesse mundo que diminua o valor da sua conquista. Aliás, nao há nada nesse mundo que te dê mais alegria do que dias como o dia de hoje pra mim. Dias onde olhar pra trás é preciso. Dias onde olhando pra frente reconheco um horizonte infinito e repleto de novas conquistas e desafios deliciosos. Dias onde você entende que pra viver é preciso arriscar, é preciso sofrer, é preciso buscar, é preciso fazer tudo isso acreditando que no final você pode nao chegar onde queria, mas com certeza vai chegar onde tem que estar.

PS: o estágio foi maravilhoso, a equipe foi fantástica (detalhe, TODOS eram alemaes no meu dpto.), recebi uma nota fantástica pela minha tese, vou receber o equivalente à um salário de bônus pelo meu desempenho e ainda recebi sinal verde pra contatar meu chefe quando estiver no Brasil para pleitear uma vaga na filial do Brasil. Aliás, nessa parte ele frisou bem que os maiores interessados sao eles. Me beliiiiiscaaaa!!! Enfim, só é uma pena que nao posso encher a cara pra comemorar, pois HOJE REALMENTE MERECIA!!! :-D

[pinit count="vertical"]

5 Comentários para "ESTÁGIO NA ALEMANHA – Fechando um ciclo com sucesso"

  1. E disse:

    Parabéns!!!
    Você mereceu esses 20 minutos de elogios depois de tudo que passou!! Me orgulho em conhecer uma pessoa tao determinada e tenho certeza de que vc vai muito mais longe do que seu horizonte alcanca. Fé em vc mesma , vc tem, e isso é sempre o melhor comeco.
    O Post me motivou bastante, obrigada!! É mesmo uma pena que vc nao possa beber pra comemorar, acho que vou tomar um vinho hoje por vc…kkk
    beijocas

  2. clo disse:

    PARABÉNS É POUCO!
    Eu companhei vc de longe e sei que sem esta convicção a respeito de suas metas e uma auto estima que foi crescendo(sei que ela balançou vez ou outra…) vc não chegaria nem perto de onde chegou. Vc conseguiu status na sua carreira, mas acho que o mais importante de tudo é lá dentro vc ter certeza de que consegue realizar qq proposta que venha a surgir de seu coração. Esta força ninguém tira mais de vc.
    Meus parabéns de novo, te amo muito e admiro mais ainda
    Clo

  3. Sandra disse:

    Oi Maíra.
    Nossa, sou sua fã.

    Conheci seu blog a pouquíssimo tempo, através de uma pesquisa sobre o sul da França, e não paro mais de ler. Acho que já li uns 60% dele (é muita coisa… rsss). Mas estou adorando. Você escreve super bem.
    Vejo que vc ralou muito ai, sem saber falar alemão e com um inglês não tão bom. Nossa, parabéns mesmo! Adoraria ter tido essa oportunidade nos meus 20, 30 anos…
    Pelo que li até agora, vc é do ABC Paulista? E eu, moro em S. André.

    muita energia, saúde para você, seu marido e bebê.

    Sandra

  4. Val disse:

    Oi mulher!!

    Em 1º lugar peço mil desculpas por estar ausente nesses últimos, porém não me esqueci de vc e to com saudades. Mas em meio minha qualificação do mestrado e uma gestação estou louquinha e atrapalhada; porém extremamente feliz!!

    Por isso vim dividir com você esse momento de felicidade plena e contar que vou ser mamãe de um MENINÃO!! Meu bebê nasce em junho e vai se chamar João!! Hehehehe!! Nossa, como passa rápido. Só faltam 3 meses e meio…rs!!

    Logo volto a te escrever com mais freqüência, só preciso me organizar em meio a essa correria louca. Estou tentando fazer com que o tempo pare de me atropelar…mas tá difícil…rsrsrs!!

    Bom é isso!! Espero que tenham gostado da notícia e, nos falamos em breve.

    Bjs saudosos e cheios de carinho;
    Val

  5. Letícia disse:

    Oi,
    eu tbm moro em stuttgart e procurando algumas dicas de para comprar creme de leite para fz um strogonoff encontrei o seu blog. Me identifiquei muito com a sua história, no meu caso eu trabalho aqui e sei como foi dificil ouvir o SIM…Depois de tanto esforço, ver as conquistas da um orgulho danado ne? Muito legal o seu blog!!!Sucesso….

Deixe seu Comentário





* Campos de preenchimento obrigatório