Cultura

FESTA – Alemaozada em casa e a "Schultüte"

 dscn8715

Hoje teve festinha? Teve sim senhor! E veio a alemaozada em peso, pra mostrar pra gente que falta é muuuuuuuuuuito pra gente falar (de verdade) alemao. ((((-:

Hoje veio o povo da MAHLE em peso aqui em casa e foi, como sempre, uma delícia! Eu disse abertamente pra eles que se TODOS alemaes fossem como eles, a Alemanha seria sim perfeita! Vocês nao tem nocao de como essa turma é especial. Desde que cheguei eles acompanham minha vida como se ela fosse uma novela…hahahaha… Toda semana me mandam abracos, perguntam pro Rô como eu estou e nessa fase do processo da vaga no MBA ficavam perguntando pro Rô se eu tinha alguma resposta e etc. Eles sao fofos!!!!! E rola uma energia deliciosa entre a gente e eles, mesmo nao sendo a mesma que rola com os brasileiros (culturas diferentes = relacionamentos diferentes = humor diferente = língua diferente). Eles sao mais “sérios” e “reservados” e quando falam entre eles só por Deus! Eu nao entendo bulhufas! Mas sao, humanamente falando (independente de suas origens), MUITO fofos!

Tem uma senhora que nao veio e fez falta, pois ela me adora antes mesmo de me conhecer, acreditam? Ela sempre me elogiava pro Rô só pelo o que ele contava e já me fez um arranjo de flores lindo. Outras duas vezes me mandou caixa de bombom com cartaozinho, inclusive um foi por causa do mestrado. Ela é linda! Mas da próxima vez tomara que dê certo pra ela vir também. E faltou a Chris também, minha melhor amiga alema, pois agora ela está morando na Inglaterra. Pois é, demorou dois anos pra ela me dizer que somos amigas e quando ela me “assumiu”, fugiu de mim. (((-:

Mas vamos a festa! A feijuca (pra mim) era mais pra fazer bagunca mesmo (pra variar), mas todos acabaram transformando a feijuca em uma comemoracao por causa da minha vaga no MBA. Eu nao esperava e achei lindo! Eles se preocupam mesmo com a gente e querem a gente muito bem. E amigo alemao é assim mesmo, viu! Demoooooooooooooooooooora pra se fazer amizade com um alemao, mas vale muuuuuuuuuuuuuito a pena, pois quando eles te assumem como amigo é pra valer e pro que der e vier MESMO! E nós (eu e o Rô) tivemos MUITA sorte por encontrar pessoas tao maravilhosas dentro dessa cultura tao diferente e (às vezes) pra nós  (alguns brasileiros) esquisita. (((-:

A feijuca estava ótima, mas nao era A feijuca, afinal aqui nao se encontra com muita facilidade aquelas carnes de porco e carne-de-sol que a gente usa no Brasil. Fiquei sabendo que dá pra ir no acougue e pedir pro cara que eles tem (acho que no lixo…hahaha) partes como orelha, lingua e pé de porco. Quem sabe um dia a gente arrisca, né!? A couve também nao foi dessa vez, pois eu vi que tem em um mercadinho português, mas já era tarde demais. Caipirinha… SEMPRE e com limao e pinga do Brasil-il-il! E é lógico que tinha Guaraná Antarctica puro e natural e, pra completar, uma laranjinha meia-boca pra adocar a vida e completar o pacote, né!? Fora o arroz que ficou um espetáculo de tao soltinho e saboroso (fui eu que fiz…hahaha)! A feijuca foi feita meio-a-meio e usar a técnica da minha mae foi a melhor parte, ou seja, bater um pouco do feijao com o caldo com um mixer pra engrossar o caldo. Hummmmm! ((((-:

dscn8707-kopie

Maaaas o melhor da festa foi a surpresa que os danados me fizeram. Beeeem mais tarde chegou a namorada de um dos nossos super-amigos e de repente TODO mundo (menos o Rô e um casal de amigos brasucas) desceram sem se despedir. O Rô comecou a fazer piada, dizendo que eles tinham ido embora e que esqueceram de se despedir. Ahhhhhhhhhhhhhh chicó! E eu lá sou boba! Já saquei, até porque eles SEMPRE trazem alguma coisa e dessa vez estranhei aquelas maozonas vazias…hahahaha. Pois bem. De repente me chega a turma com uma “Schultüte” gigaaaaaaaaaante e pesada pra cacete! Eu quase surtei, pois desde que cheguei na Alemanha meu sonho era ganhar uma Schultüte!!!! (((((-: Tá bom. O que é “Schultüte”? “Schultüte” é um cone cheio de guloseimas que os pais dao para as criancas no primeirissímo dia de aula delas aqui na Alemanha. É muito fofo!!!! Quando tivermos nossos babys no Brasil faco questao de levar essa tradicao alema que eu amo!

dscn8721-kopie

A minha “Schultüte” é linda e super estilizada e feita artesanalmente pela nossa amiga Marina (a primeira da esq. pra dir.). Pois é, estilizada tinha que ser, afinal eu já sou (pelo menos eu acho) bem grandinha, né!? Dentro do conezao veio um monte de guloseimas (socorro!!!!) e um estojinho com tudo que preciso (hahaha). Ganhei até uma caneta que é específica para destro/canhoto, mas por azar a Julia pensou que eu (como a maioria) era destra e levou pra trocar. Achei o máximo! Ela é toda torta! A caneta e nao a Julia…hahahaha… que nem eu!

dscn8724

Mas a melhor parte eu ainda nao contei. Meu presentao veio com várias garrafinhas de bebidinhas alcoólicas!!!! AMEI!!!! Mas fiquei bem mais tranquila quando eles disseram que normalmente para as criancas essas garrafinhas nao sao incluídas no pacote. ((((-:

dscn8730

Mas o detalhe mais foto é a mochilinha que o ratinho veio carregando do lado de fora com meu nome e meu destino!!!! Nao é fofa!!!!!???? AAAAAAAAAAAAAAHHHHH !!!! Eu ainda nao acredito. Sério! Tô passada. ((((-:

dscn8733

Entao tá. Agora eu vou ali comer umas guloseimas e descansar um pouco, porque falar alemao cansa mais do que correr durante 10 horas inenterruptas numa esteira. ((((-:

[pinit count="vertical"]

8 Comentários para "FESTA – Alemaozada em casa e a "Schultüte""

  1. Lu disse:

    Oiiiiiiiiiii! Má!
    Que legal isso! Eu ouvi falar disso ‘por cima’ daqui, mas muito legal que te deram isso…agora tu não precisa ficar estressada com as aulas, quando começar a estressar vai lá e ataca um doce ou uma garrafinha de alcool… hahah acho que eles dão pra crianças sim…pq o Leo me disse q as aulas aqui são estressantes… não sempre, mas são… devem dar na camufla ahahhaha -brincadeirinha- mas doce eu até entendo…rsrs
    beijosss
    Lu

  2. arlete soffiatti disse:

    Como eu nao sou chegada nas partes estranhas do porco na feijoada, me viro com muuuita linguica Cabanossi e gulasch de porco, que ja vem cortadinho no tamanho certo. No lugar da couve da pra usar a Wirsing cortada bem fininhha e refogada (demooooora pra ficar molinha!) com bacon, cebola e alho. O acompanhamento fica por conta de bisteca (se quiser), banana a milanesa e farofa de milho (claro que trazida do Brasil ou comprada no portugues), alem da laranja, que aqui em Bonn ‘e muito boa ( mas vem da Espanha).
    Hum, me deu vontade.
    Parabens pela festa e pela Tuete.

    PS:Mahle ‘e a empresa que o seu marido trabalha?

  3. Sandra disse:

    Quanto carinho! Que lindo, parabéns! E agorinha mesmo será minha vez de fazer meu domínio próprio, vou precisar de sua ajuda, e sei que vou poder contar com ela. Quando é que as aulas comecam?
    Um beijo e bom final de semana,
    Sandra

  4. La disse:

    MAAAAAA QUE MAXIMOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!! HAHAHA AMEI AMEI AMEI! Como eles sao fofos ne? Ainda bem que encontrou esses amigos alemaes! Ta vendo, sempre tem alguns que entendem nosso lado brasileiro/louco de ser hahahaha
    parabensss so nao vai beber no meio da aula hein? eheh
    bjao

  5. Tatiana Leme disse:

    Oie, passei aqui para elogia-la por seu maravilhoso blog, não perco a oportunidade de dar uma passadinha aqui antes de sair da net, sempre me pego rindo, refletindo sobre suas histórias. Descobri seu blog por uma pesquisa no google sobre a Alemanha, que sorte a minha! Meus parabéns. ;) ~

    Que presente maravilhoso, quem não gosta de receber doces e/ou* bebidas ?!?!?! xD

    *Tem pessoas que não gostam de doce (eu ainda não conheci niguém assim) ou bebida alcoolica.

    :]

  6. Ligia disse:

    Oi Maira,

    Achei muito fofo. A mochilinha com seu nome foi demais. Agora dá até mais ânimo de começar as aulas não?

    Beijão

  7. Bia disse:

    Má,

    Que saudades desse povo! Mande lembranças minhas pra eles!

    Que linda festa e presente! Vc merece!

    Bjs Bia

Deixe seu Comentário





* Campos de preenchimento obrigatório