Culinária

FESTA – Ceia de Natal Alema 2009 (só para estrangeiros)

A Ceia de Natal aqui em casa esse ano aconteceu duas vezes, afinal festejar e comer nunca é demais, certo? A primeira foi uma ceia muito especial e romântica para dois: eu e o Rô (quem conhece a gente sabe que somos como Roberto Carlos e MaIra Rita…hahaha). Prato principal: bacalhau com batatas ao murro. Imperdível e delicioso! Fora a sobremesa: meu bolo alemao predileto que é um bolo de mexirica com um recheio dos deuses que eusinha mesma fiz. (((-:

Eu estava um pouco tristinha no comeco, pois teoricamente era para a minha irma ter passado com a gente esse dia, mas o Rô conseguiu elevar meu astral e me fazer perceber que nós, ainda que “apenas” 2, somos uma “grande” e amada família. Além disso, os recadinhos e emails de amigos(as) e famíliares me ajudou a parar de “chororô” e a enxergar as coisas como elas sao, sem ilusao. Pois é, o melhor pra se viver bem é saber viver com o que se tem bem. (((-:

Maaaas, voltando à ceia, como eu sou uma pessoa eternamente insatisfeita, resolvi promover mais uma Ceia de Natal no dia 05 de janeiro de 2010, dessa vez com a presenca ilustrissíma da minha irma (uma delas) e de mais dois doidos de plantao (e uma futura doidinha…rs) muito queridos. (((-:

Foi uma Ceia beeem alema e, por isso, quem dancou dessa vez foi o ganso. Hein? Pois é, o pato… ops… o ganso é a ave que vai pro bucho aqui no Natal Alemao e nós, como pessoas já adaptadas (acredita, vai!), decidimos fazer uma ceia de Natal perfeitamente alema. Bom, nao sei se vocês sabem mas Alemanha e Natal tem tuuuuudo a ver e o Natal aqui realmente é muito festejado e tem vááárias tradicoes. Uma delas é comer ganso, repolho roxo e kartoffelklösse (uma espécie de bola de massa de batata, cozida em água) na Ceia de Natal. Modéstia parte mandei beeeem demais para uma primeira tentativa, pelo menos foi o que as cobaias disseram. (((-:

A parte mais emocionante foi preparar o ganso, pois quando você lê a receita pensa: “Bico!”. Mas dá um trabalho da peste! Tem que ficar regando o bichinho o tempo todo! Mas o maior problema foi que quando eu comprei achei o bicho grande e pensei que dava até pra 10 comerem o bicho, mas quando fui servir percebi o quanto o ganso é raquítico em comparacao com o nosso peru de natal. Deve malhar muuuuuito! (((-: Entao atencao: para 5 pessoas um ganso nao dá, principalmente quando 3 sao bons de garfo, viu!? Ah! E também pode “chuchar” (procure o significado no dicionário mineiro…rs) sal dentro do bichinho, pois eu fiquei com medo de exagerar e pequei por menos. Mete bronca…ops… sal! Pra fazer segui esse videozinho em alemao: http://www.daskochrezept.de/weihnachtsgans/. Nao entende nada e quer ajuda? É só deixar um comentário e respondo assim que tiver um tempinho, ok!? (((-:

Ah! E tem também os biscoitos alemaes de Natal que, aliás, fazem parte das tradicoes da minha família paterna (de onde vem meu nobre sangue europeu azul…hahaha). Minha avó faz esses biscoitinhos todos os anos com o maior carinho e atencao e, principalmente por isso, decidi assumir a responsabilidade e dar continuidade à essa tradicao deliciosa de fazer (facim, facim) e mais ainda de comer. Comprei umas canetinhas pra fazer o enfeite dos biscoitos (nem preciso dizer que o Rô ajudou a enfeitar, né!? rs), mas a próxima batelada vou variar mais a cobertura, afinal esse ai foi o “projeto piloto”. Aliás, foi um sucesso e foi aprovadíssimo por nossa querida amiga alema que nos visitou no dia que fiz os biscoitinhos. (((-:

Enfim, fizemos de tudo esse ano. Tá, na verdade quase tudo, pois eu odeio o tal bolinho de batata e decidimos fazer batata assada mesmo. O repolho roxo fizemos também…o prato enfeitado, mas compramos pronto mesmo no mercado, afinal ninguém merece ficar cozinhando coisa que já existe pronta e gostosa, né!? (((-:

Tuuuuudo alemao, mas com um detalhe: nao tinha nenhum alemao pra aprovar/desaprovar a ceia, entao fica faltando uma crítica de peso dessa vez (ainda bem…rs).

As duas ceias foram inesquecíveis, pois só tivemos aqui pessoas queridas e uma energia maravilhosa pra comecar o ano acreditando que qualquer momento pode ser perfeito, basta ter as pessoas certas ao nosso lado e pra isso é preciso que nós mesmos estejamos bem e gratos com aquilo que temos. É aquela história: para atrair as borboletas para seu jardim, é preciso primeiro cuidar do jardim, caso contrário elas nao vao aparecer. (((-:

Dúvidas sobre receitas, ingredientes e etc? Deixa um recadinho ou espera que um dia eu ainda vou conseguir tempo pra escrever todas receitas alemas que ando aprendendo por essas bandas. Aliás, comeco a ficar preocupada se vou encontrar todos ingredientes que uso para fazer as receitas alemas no Brasil. )))-:

[pinit count="vertical"]

13 Comentários para "FESTA – Ceia de Natal Alema 2009 (só para estrangeiros)"

  1. Samantha disse:

    Maira… que legal o Natal de vcs… fiquei contente pq a sua irma conseguiu chegar… :-)

    O ganso tem que ficar de molho por uma noite, que nem o peru?

    Depois vc precisa me passar a receita dos biscoitos… qdo tiver um forno no apto em Jundiai, vou querer testar.

    Bjs

    • Maira disse:

      Sá, nao acredito até agora que tu já voltou e nem nos vimos por aqui. Gente complicada e perdida, viu!? (((-: Entonces o ganso é mais simples, pelo menos o que comprei no mercado nao precisa ficar de molho nao, mas quem faz sim. (((-: É que você tem que ficar regando o bichinho, virando o bichinho e etc toda hora pra ele ficar bem macio. Sobre as bolachinhas fica tranquila, que esse ano vou arrumar receitas com a Chris… hehehehe… Bjks!

  2. Joice Gerodo disse:

    A xereta aqui tá adorando ler seu blog! Fiquei com vontade dessa ceia! :-)

    • Maira disse:

      Oi Joice, seja bem-vinda xereta! (((-: Sobre a ceia, pede pra Haila fazer, pois ela participou de tudinho…hahaha… ela vai me matar qdo souber que botei ela na responsa… (((-: Bjks e volte sempre!

  3. Glauce disse:

    Feliz 2010!!!!

    Muito fofa as ceias de vcs!!!!

    Muitas paz, saúde, sucesso, $$, energias boas pra este ano…

    Saudades de vcs!!!

    bjuu

    Glau

  4. Sandra Santos disse:

    Oi Maira,
    Sua árvore e seus biscoitinhos ficaram lindos!
    Feliz 2010 e muita, muita alegria hoje e sempre.
    Um beijo,
    Sandra

  5. Alessandra disse:

    Oi, Má!
    Hummmm, estou aqui com uma vontade fortíssima de comer doce, daí, quando vi seu bolo… nossa, fiquei com água na boca…
    Quero a receita….
    Fiquei feliz que a Aila conseguiu ir para Alemanha. Parabéns pela iniciativa, é por isso que as pessoas gostam de você, pois você sempre inova e quebra paradigmas. Quem disse que só podemos comemorar/comer certas coisas no NATAL? Ai, ai, fiquei com uma vontade de ir para ir matar as saudades…
    Espero que vc e o Rodrigo estejam muito bem.
    Feliz 2010 e espero vocês aqui em outubro, no meu casamento, viu?

    Beijinhos com muitas saudades
    Alê

    • Maira disse:

      Ai Alê… maninha… maninha… nem te falo o tamanho da saudade de vc… )))-: Pois é, tô até pensando em te exportar pra cá. (((-: Já pensou que idéia revolucionária: “Melhor-amiga tipo exportacao”. (((-: Isso sim é inovacao! Um 2010 maravilhoso pra vcs tb Lê e em outubro é nóis na fita, ops, no altar. (((-: Te amo muuuito! Bjks!

  6. valeriaamoris disse:

    Oi muié….humm, esse ganso tá dando água na boca. Apesar de não estar gravida, toda vez q vejo essa foto fico c/ desejo…

    …Má, eu quero…hahahaa, tipicamente alemão, ok?!

    Faz pra mim em maio??!! Diz q sim, diz???!!!

    Se não fizer…um dia quem sabe, talvez, qdo eu decidir ter um bebê, ele ou ela vai nascer com cara de ganso de ceia alemã…melhor prevenirmos, né?!

    Beijos minha Flor.
    Tô com muitas saudades de ti….daquelas de doer o coração e de dá nó na garganta…respiro…aff…..crise hormonal dos 30…abafa….kkkkkkkkkkkkkk

    Amo-te.

  7. maria disse:

    olá umas boas festas para voçes. em que parte da alemanha voçes estão. eu esteve 28 anos no sul da alemanha. agora estou em portugal na zona norte

  8. morgana ligia disse:

    olá…eu gostaria de saber se os alemães nao comem arroz nessa época natalina..

Deixe seu Comentário





* Campos de preenchimento obrigatório