Annecy

França – Annecy

Annecy é uma cidade localizada no Sul da França, na ponta norte dos 27km2 do “Lago de Annecy”. Ela está também próxima a duas regiões bem badaladas: Monte Mont Blanc e Genebra.

Fui parar lá de curiosa mesmo. O Rodrigo já foi lá algumas vezes, porque tem uma fábrica da MAHLE ali pertinho. Ele sempre dizia que o lugar era maravilhoso e eu, mais uma vez, não resisti e tive que ver com meus próprios olhinhos. (((-: E, acreditem: é MESMO!

 

Annecy é EXATAMENTE como eu imaginava a França antes de conhecê-la. Sério! Sempre imaginei a França de um jeitinho muito especial e romântico, mas quando fui em Paris não me senti na França e pensei até que minha imaginação tinha me enganado. Mas não! Ela não me enganou, mas me mostrou mais uma vez que é fugindo das grandes cidades, que se encontra a essência de um lugar. (((-:

Foi apenas um dia, mas um dia perfeito! (((-: Eu não parava de pular e de me encantar. Me senti de verdade no filme da Amelie Poulain. (((-:

Na primeira (e única) noite fomos comer o VERDADEIRO founde de queijo francês com vinho francês e, lógico, água francesa. (((-: Não sou de comer muito, mas nesse dia eu sai passando mal de tanta alegria e prazer. MEU DEUS era o founde dos Deuses! E o lugar onde comemos era fofo, como tudo naquele lugar. (((-:

No outro dia bem cedinho nós já estavamos lá pra começar nosso passeio “conheça tudo em 6 horas”. Pra começar não podia ser mais maravilhoso: uma feira livre. AMO! Ainda mais num cenário como este abaixo. (((-:

Os franceses são tão felizes nessas pequenas cidades que o que eu mais desejei ali era falar francês. Nossa, me deu um desespero por não poder me comunicar com toda aquela gente do jeito que eu queria. Um ou outro entende inglês, mas não é a mesma coisa. Aliás, naquele lugar deveria ser proibido falar qualquer outra língua além do francês! (((-: Sinto que a língua que é falada num determinado lugar, também “faz” o lugar, entende!? E ali, sem dúvida nenhuma, era um lugar feito para se falar francês. (((-:

Na feira só tinha  aparentemente locais e dois brasileiros (nós) perdidos no meio de tanto requinte. Tudo em Annecy nos remete aos contos de fada europeus (lógico). É tanta perfeição, tantos detalhes delicados e tanto dinheiro pra pagar tudo isso que, definitivamente, não pode ser real. (((-:

Olha só uma das dezenas de barracas de queijos que tinha por lá. Dá para acreditar que alguém paga essa fortuna pra comer queijo estragado???? (((-: E, pasmen, eles comem com CASCA, FUNGO e tudo! Urgh! Se isso é ser chique prefiro continuar sendo da plebe. ((((-:

Outro tipo de banquinha bem diferente pra nós são as banquinhas com aqueles pães enooooooooooormes de formas e sabores variados. Hummm… com uma geléinha e uma manteiguinha não ia nada mal, hein!? (((-:

Mas a mania nacional francesa é ACIMA DE TUDO comer baguete todos os dias. Eles tem uma variedade infinita de baguetes, variando tanto o tamanho, quanto o sabor e a forma também. Tem pra todos os gostos. (((-:

E o famoso croissant francês???? Preparem-se para uma revelação importante. Preparados? Sentados? O croissant que conhecemos, de francês só tem o nome!!!! Pois é, na verdade, segundo o amigo do Rodrigo, o croissant foi criado nesse formato e com outro nome na Áustria (mais exatamente em Viena). Foi uma forma que os vienenses encontraram para comemorar a vitória sobre o império turco-otomano e é por isso que o croissant tem a forma de uma meia-lua igualzinha a que tem na bandeira da Turquia. Depois disso o Bona (lembra? o Napoleão Bonaparte) passou por lá com suas tropas e roubou a receita, mudando o nome pra disfarçar. (((-: Éééééééé blog da Má também é cultura! ((((-: Mas peloamordedeus nunca conte isso para um francês, pois ele pode ter um sério conflito de identidade. (((-: Aliás eles ainda acreditam que o croissant é deles, ó só…

Agora uma pergunta: alguém sabe o que é isso ai embaixo???? Uma vagem roxa??? ((((-: Juro que não faço a menor idéia.

Depois de quase uma hora percorrendo e fuçando na feira fomos conhecer a cidade. É uma cidade que te dá vontade de sentar e pintar um quadro do que está vendo, pois tudo lá foi feito para ser estampado num quadro. Mas como eu AINDA não sei pintar coisas assim, fica a foto aqui como forma de registro digital mesmo. (((-:

A primeira coisa que se percebe chegando na França é que quase todas as lojas terminam em “erie”: chapelerie, cafeterie, …rie, etc. O que, com o sotaque francês, é um charme de se pronunciar. (((-:

Annecy tem um lago lindo de águas de degelo com uma cadeia de montanhas maravilhosas logo atrás. É impossível apenas passar por lá. É preciso sentar, respirar, namorar e, lógico, fotografar. Observando as pessoas naquele lugar você decide, de uma vez por todas, que nunca mais vai querer morar numa cidade grande. (((-:

O que mais me inspirou fotos no contorno desse lago foram os bancos e os arranjos florais. Sinto até que tirei fotos além do normal. (((-: Aliás, tenho esse sério problema como fotógrafa. Eu NAO CONSIGO parar de fotografar algo que me tira o chão. Parece que alguma parte do meu cérebro acredita que a máquina fotográfica é capaz de sugar aquela imagem e que, quando eu desejar, é só apertar um botão que a imagem se concretiza pra que eu a aprecie quantas vezes quiser. (((-: Só pode ser essa a explicação pra tal distúrbio OU eu posso ser descendente de japonês. Porque não? (((-:

Para mostrar a prova de que os franceses tem sangue latino, segue a foto abaixo. Idéia boa de se copiar, não!? No aperto uma moeda pode salvar sua noite. (((-:

Pra finalizar esse breve post segue mais algumas fotinhos fofas pra encantar o dia de todos e pra instigar àqueles que um dia forem à França a fugir dos destinos turísticos só um pouquinho e desvendar as “pequenas grandes” surpresas nas regiões mais afastadas.

 

Mais fotinhos aqui !!!

[pinit count="vertical"]

37 Comentários para "França – Annecy"

  1. Haila disse:

    Q coisa mais linda!!!! Quero mudar pra lá!!!! Tô encantada, mesmo! Demais!!!!!
    bjokas

  2. roseli disse:

    aquelas vagens vermelhas ,se não me engano ,são favas.

  3. Samantha disse:

    mais um lugar pra minha lista… adorei

  4. Ligia disse:

    Maira,

    Que lugar lindo!!!!! Dá vontade de ir para lá correndo.

    Muito legal…

    Beijos

    Ligia

  5. Rodrigo disse:

    Lindo lugar

    Beijos

    Gobbo

  6. Rosana/ Richard disse:

    NOSSA AMIGA, QUE LUGAR MARAVILHOSO, DIGNO DE PRINCESA COMO VOCÊ……., COM CERTEZA ESTÁ TUDO BEM AI, AQUI TO NOS NERVOS, ENQUANTO NÃO CHEGAR O DOMINGO NÃO TEREI PAZ….RSSSS
    MAS O IMPORTANTE É QUE TENHO MUITA FÉ EM DEUS
    BEIJOS, TE AMO, MUITAS E MUITAS SAUDADES

  7. nirleni disse:

    Meu Deus!!!…Bom ja arrumei a mochila..um tenis..e to de partida…Lindo..lindo!!!! e o melhor, e ver isso td através de seus olhinhos criticos e infantis…O que mais me encanta sao seus comentarios…vê td como pureza, consegue perceber pequenas coisas.É isso ai, minha menina…pra algumas coisas o melhor e deixarmos a criança em nós, falar..né??
    Saudades…bem muita!Amo vc criança.

  8. Lu disse:

    Ahhhhhhhhh amei amei, é minha “latinha” hahaha que coisa linda, parece cena de romance encantado da Disney rsrs daqueles de príncipe com cavalo branco e tudo!.. eu também quero ir!!! :) hehehe Adoro lagos, mar, qualquer coisa que tenha muitaaaa água! ;)
    eu já fiquei encantada lá em Lindau por causa do lago, imagina aí hehehe
    não rolou um fondue de chocolate também hehe
    bjsss

  9. Alessandra disse:

    Bom, nem preciso dizer mais nada após ler os comentários acima, só posso dizer que faço minhas todos estes cmentários…
    Que lugar esplêndido, maravilhoso, encantador… Só vcs para encontrar estes lugares. Este lugar é digno de lua de mel… hummmmm
    Amei, só o nome já me encantou, após ver as fotos e ler seus comentários….

    Demais!!!!

    Beijinhos
    Saudades
    Alê

  10. Maira disse:

    O lugar é lindo SIIIIIIIIIIIM e é isso q me encanta no mundo: a infinidade de lugares lindos e, mesmo assim, únicos. (((-:

    Só posso agradecer à Deus e à vcs, por terem me apoiado sempre nessa “mudanca”, pois se eu nao tivesse escolhido o caminho mais difícil (pra variar) eu nao poderia dividir tanta coisa bela e encantadora como esta.

    Viu, ser desempregada temporariamente até que nao é tao ruim… hehehehe… pelo menos posso AGORA fazer o que gosto e, acreditem, 24horas é pouco no dia! (((-:

    Mas, aguardem, pois em novembro terei novidades e espero que elas me rendam algum trocado! (((-:

  11. Maira disse:

    Mamis, achei tao fofo seu recadinho… (((-: É bom me dizer que ainda, apesar dos 30, consigo enxergar tudo como se eu ainda fosse uma crianca.

    É sinal de que nao fui contaminada pelo mosquito da espécie “adultedes chatypti” (adultos chatos), ou seja, aqueles que adquiririram após anos muitos pré-conceitos e uma visao sempre superficial, pois perderam a capacidade de fantasiar e de brincar. E isso, eu nao quero ser.

    Quero sempre poder ver e sentir os detalhes que, geralmente, só “nossa” crianca pode ver. Quero poder sentir falta de nada mais nada menos do que um pirulito ou até mesmo de me lambuzar comendo manga direto do pé e sem talher. Quero continuar rindo de nada e até mesmo sozinha. E, pro azar do Rodrigo, quero sempre ter um cantinho na casa onde eu possa me perder no meio de tantas cores e formas, buscando fazer algo genial com aquilo tudo, simplesmente porque amo criar.

    Mas sabem do que eu mais sinto falta hoje? De lavar o carro e como consequencia brincar de guerrinha de água com a mangueira e o balde. (((-: Sério! É que aqui é proibido lavar o carro na rua… )))-: E mais ainda proibido é o disperdício de água… (((-: Mas é taaaao bom… (((-:

    Pronto… é só dar corda… acabei escrevendo um post dentro do post…kkk… Fuiiiiiiiiii… Bjim!

  12. Já estive lá, e é muito bonito um verdeiro sonho….

  13. Marcia disse:

    Liiiiiindo esta na minha lista de proxima viagem……

  14. Valda disse:

    Lindo! Amei! Com um amor do lado nesses lugares românticos… Meu Deus! Era só o q/ queria…
    Beijos, saudades…

  15. Téia Fava disse:

    eu conheci Annecy e percebo que “infelizmente” terei que voltar! vi com meus olhos, detalhista..mas em excursão..portanto aquele corre corre desnecessariamente necessario!
    E agora, ao rever pelas fotos, imagens tão proximas e ao mesmo tempo tao longe das minhas, percebo o quanto viajar é boooommmm…..
    Tenho mesmo que me dar a chance de descobrir tudo o que voces descobriram! e a voce “criança” posso contar.: ontem estava assistindo na TV o filme do Harry Potter, que alias, assumidamente adoro, e minha filha, com 21 anos disse: mãe…bem que percebo que voce só cresceu na idade! quer elogio maior???Não tem beleza que suplante a isso!!!
    obrigada por me ajudar a voltar em um lugar tão lindo! mesmo que por foto…

  16. Flavia disse:

    Se eu já vivo sonhando em conhecer o sul da França… agora o lance ficou mais forte.
    Amei as imagens que captou… e tua descrição dos lugares.
    Parabéns…

  17. Meire Marques disse:

    Eu não tinha olhado ainda este lugar maravilhoso.
    Na minha relação de Países/lugares para conhecer só faltava Malta ai ai agora vou colocar este também!!!
    Achei o máximo quando li este pedaço do seu texto:

    Viu, ser desempregada temporariamente até que nao é tao ruim… hehehehe… pelo menos posso AGORA fazer o que gosto e, acreditem, 24horas é pouco no dia! (((-:

    Nossa concordo plenamente com você e olha que pedi para sair de uma empresa que trabalhava desde 1987(23 anos), foi difícil mas consegui e não me arrependi!!!

    As oportunidades aparecem e temos que aproveitar…………o futuro vem lá na frente, temos que aproveitar o presente que é agora.

    Beijos

  18. Carla disse:

    Parabéns pelo post! Amei! Pretendo passar 3 dias em Annecy no próximo ano, como não conheço ninguém que tenha ido… vou abusar de sua boa vontade:
    Acha bom alugar um carro para conhecer os arredores?
    3 dias é muito, pouco ou dá pra conhecer bem o local?
    Obrigada.

  19. mary disse:

    o tempo passou, mas amei viajar atraves do seu sonho que é realidade como é bom contemplar as maravilhas do criador que Deus esteja sempre dentro de vc

  20. Gabriela disse:

    Tenho a maior dúvida se conheço Colmar ou Annecy, pois meu tempo dará apenas para uma. Você poderia dar a sua opinião com relação a beleza dessas cidades ?
    Obrigada.

  21. Beatriz disse:

    Amei as fotos, viajei através delas, obrigado!

  22. Manoel Carneiro disse:

    Estou indo para Lyon,agora dia 26/05 e passarei 2 dias em Annecy. Boas dicas. Brigado.

  23. Pablo disse:

    Bela cidade Annecy, entrei por curiosidade e fiquei aqui de boca aberta literalmente embasbacado com essas fotos…Parabéns!

  24. Ana disse:

    Olá!! Estava procurando informações sobre Annecy e encontrei seu blog! Que grata surpresa! Amei suas fotos e a sua experiência na cidade conforme vc relatou! Será que você lembra o nome desse restaurante q vc comeu fondue?! Estou indo para lá em outubro e me interessei muito!! Beijos!! ;-)

  25. helder disse:

    Olá, aqui de Portugal.
    Vou lá estar agora dia 07-06-2011, obrigado pelas dicas. quanto às vagens se fossem pretas já sabia né! porque são de feijão encarnado listado (nós cá chamamos de “catarino”) quando secarem claro.

  26. josy disse:

    :lol: Amei suas fotos, meu filho vai fazer intercambio lá à partir de 01/11/2011. E decidi junto com a familia que iamos passar Natal e Reveilon com ele, se tinha alguma dúvida , agora tenho certeza absoluta, Annecy é mais do que imaginava…. acho que vai ser o meu NATAL mais bonito. Obrigaba pelas fotos, já me sinto lá….

  27. Artene disse:

    Amei as fotos, Annecy é linda. Agora que fiquei com vontade de ir te visitar msm.
    bjssssssssss, adoro vcs.

  28. André disse:

    Que lugar maravilhoso. Eu e minha noiva tínhamos decidido conhecê-lo após ver um powerpoint com imagens dele que recebemos por email.
    Ver essa descrição toda que tu colocaste só mostra como a decisão foi acertada. Vai ser uma passadinha rápida por lá na nossa lua-de-mel, mas estamos ansiosos para visitar essa cidade linda.
    Parabéns pelo blog. =)

  29. Juju disse:

    Adorei o relato da sua viagem.
    É realmente uma cidadezinha linda demais
    Um dia quem sabe estarrei ali.
    Conheço alguns lugares do sul da França, mas acredite, eu o faço to a pé….. É caminhando mesmo, e vc está certissima…. Cidade grande não tem graça.
    Os pequenos povoados são aconchegantes, simpaticos, td arrumadinho e as pessoas do local são mto acolhedoras.
    Vc conhece CONQUES?
    Um lugar no meio da montanha, bem pequenininho…. Que todos deveriam conhecer antes de partir desta planeta.
    Parabéns pelas lingas fotos.

    Juju

  30. Juju disse:

    Quando eu disse a pé, não quis dizer que faço só passeios a pé. Eu vou para as cidades a pé e vou conhecendo as varias VILLE e VILLAGES, a pé….. Não pego onibus para me deslocar… Vou caminhando e dormindo todos os dias em lugares diferente.

    Abs

    Juju

  31. Edneia disse:

    Olá Maira!!

    Foi por conta dos seus comentários que incluí Annecy no meu roteiro!!

    Vou ter que conferir com meus próprios olhinhos!! hihihi

    • Ednéia não vai se arrepender! Annecy é um dos lugares mais “doces” e franceses que já conheci! Ai como eu queria voltar… Aproveita muito e vá com calma pra poder sentir todo encanto deste lugar! Bjks e bon voyage! :D

  32. E4liane Aparecida Nogueira disse:

    Oi ADOREI A CIDADE ANNECY,AMO VIAJAR E FOI A PRIMEIRA VEZ QUE ENTREI EM UM BLOG SOBRE TURISMO ,E BEM DIFERENTE DE TUDO QUE JA VI
    vOU TORCER PRA PERDER O MEDO DE AVIAO PRA CONHECER A FRANÇA,ESSA AI QUE VOCE MOSTROU BJS

  33. Adriana disse:

    Fuçando a net atrás de informações e fotos de Annecy, me deparei com seu blog. Annecy está incluído na próxima viagem, que devo fazer em abril/maio de 2013. Seu texto está maravilhoso e as fotos incríveis! Viu, valeu a pena registrar cada passo! Se vc concretiza as imagens depois eu não sei, mas eu fiz isso através de seu texto e suas fotos! Parabéns!! Estou pensando em ficar 2 dias em Annecy, e conhecer Chamonix em 1 deles. Ou seja, seria um dia completo (dia e noite) em Annecy, e outra noite em Annecy (dia em Chaminx). Vc acha suficiente? Ab

  34. Beatriz disse:

    Me apaixonei pela delicadeza e seu charme em todos os cantos da cidade, Lago muito lindo!!! Amei..

Deixe seu Comentário





* Campos de preenchimento obrigatório