Colmar

França – Rota dos Vinhos da Alsácia – Colmar e Riquewihr

 

Colmar, com 68 mil habitantes, ao sul de Estrasburgo, é a maior cidade na Rota de Vinhos da Alsácia, e a última cidade francesa de porte medieval antes de se chegar à Alemanha. Foi chave das disputas franco-germânicas e apanhou tanto que hoje é uma colcha de retalho arquitetônica: belas sequências de prédios góticos e renascentistas à beira de canais convivem com a arquitetura moderna de lojas de departamentos. (trecho retirado do livro “O viajante independente na Europa”).

Hahahaha! Quem leu o parágrafo acima e acreditou que fui eu está realmente “fora de si”!!! Eu o reescrevi, pois achei um parágrafo simples, direto e que explica a parte concreta da coisa direitinho. Comigo fica a parte do sentimentos, pois todos sabem que sempre cabulei aulas de geografia e história e que só sei pra que lado fica o Samba… (((-:

Colmar é SIMPLESMENTE maravilhosa!!!! Olha que pra eu me empolgar com cidadezinhas fronteiriças da Alemanha é porque tem algo de realmente diferente, pois a maioria é tudo figurinha repetida, bonitinha, mas repetida.

E, como se não bastasse a beleza da própria Colmar, tem ainda a “Cidadezinha dos Contos de Fadas” chamada Riquewihr. É a cidade mais famosa dessa rota, por ser a mais preservada, a mais medieval e a mais renascentista de todas.

 

A cidade foi gratificada com o título de um dos mais belos vilarejos da França (plus beaux villages de France). Um dos pontos importantes desse vilarejo é o dolder, uma torre erigida em 1291 que vigia as muralhas da extremidade superior da cidades e cujo nome significa topo.

Fomos na época da páscoa, o que tornou o lugar mais encantado ainda, devido aos enfeites de boas-vindas à Pascoa. Tivemos a sensação de ter mergulhado naqueles livros de histórias infantis… Me senti uma criança… Literalmente! (como se isso fosse novidade…rsrsrs)

A região com tempo feio e nevando já é fantástica, imagina se não vamos voltar no verão!?!?!?! LÓGICO!!! Tem uma extensão infinita de videiras e muito, mas muito lugar pra degustar vinho sem pagar nada!!! Aguardem, porque com certeza vem um “update” desse post logo, logo…

 

Enquanto isso viajem nas fotos e vejam se não é um conto de fadas…

Fotos de COLMAR para quem duvida que é fofa!!! (((-:

Fotos de RIQUEWIHR para quem duvida que é mágica!!! (((-:

[pinit count="vertical"]

7 Comentários para "França – Rota dos Vinhos da Alsácia – Colmar e Riquewihr"

  1. Rossana Bronzeado disse:

    Olá Maira,

    Estive visitando Colmar ontem. Uma cidade para lá de fofa. Gostei das fotos. Parabéns!

  2. Adorei esses lugares antigos da França. É linda as aldeias e os vilarejos…

  3. Rosimeire Cesar disse:

    As cidades são maravilhosas – Comar – petit Veneze – Riquewihr – florida , é linda.

  4. Monica disse:

    Vocês poderiam dar dicas de lugares para hospedagem? Dormir em Colmar ou em alguma cidade próxima?
    Obrigada

  5. Fee disse:

    Olá, amei as cidades, pretendo ir em breve para França e gostaria de saber onde você se hospedou quando visitou essas cidades. Obrigada.

Deixe seu Comentário





* Campos de preenchimento obrigatório