Pilzen

República Tcheca – Praga e Plzen (Ano Novo 2007)

 

2006 já era e eu nem acredito!!! Que ano longo e cheio de emoções foi esse… Jesus! Foi um ano inesquecível por todas decisões tomadas e todas etapas concluídas…

A virada do ano sempre nos traz uma questão básica: “Que caminho devo tomar daqui pra frente?”. E é depois desta questão que repito pra mim a frase de Zé Geraldo que me acompanha desde os tempos de Petar: “MEU HORIZONTE É ONDE VOU ESTAR AMANHA… “.  Então não me importa pra onde eu vou, mas sim fazer o melhor quando lá chegar!

Enfim, vamos ao que interessa… passagem para 2007 … inesquecível!!!!

Fomos pra República Tcheca (Ceská Republika), um país criado em 1993, resultado da separação da antiga “Tchecoslováquia” em República Tcheca e República Eslovaca. É impressionante quando se conhece a história deste país que foi oprimido pelos comunistas e que, mesmo após tantas revoluções e sofrimento, tornou-se tão receptivo e alegre! Um povo admirável, cuja luz e força se reflete em toda arquitetura e paisagem da República Tcheca!!! 

Primeira parada em “Plzen” e destino principal “Praga”… só uma das cidades mais lindas do mundo!!!

“Plzen” é a quarta maior cidade da República Tcheca, sendo conhecida mundialmente pela produção de cerveja, por dar nome a um tipo (pilsener = pilsen) e pela influência na produção da bebida. Foi fundada em 1295 e tem um centro histórico que é uma graça! Como atrações principais tem o Museu de Armas Medievais e a fábrica da Cerveja Pilsen, onde se pode apreciar infinitos ônibus lotados de idosos alemães aposentados… aff…

Placas para se localizar? Esqueça! É ocidentalmente, humanamente e morfologicamente impossível entender a língua “tcheca”… até agora estou procurando algo na internet que explique um pouco, mas acho que ninguém se habilitou ainda… Acredito que isso já dê uma noção da dificuldade! Sinto após essa viagem que “Deutsch ist leicht!” (Alemão é fácil!)… Por isso sempre digo que TUDO depende do referencial !!!

Apenas pernoitamos por lá, então era nossa única chance de cair na balada de Plzen. Primeiro fomos a um restaurante simplesmente inesquecível… “Stará Sladovna”. Um ambiente que nos remete à época medieval, com aquela meia-luz e paredes rochosas extremamente expessas… o verdadeiro porão medieval!!! A comida e o chopp…. indescritíveis! Sem contar que rolou um aniversário lá onde o bolo era um pernil inteiro assado com velinhas fincadas no bichinho! Pena que estava sem a máquina! Este restaurante é a verdadeira prova de que o tempo pode transformar dor em alegria, pois nos tempos medievais neste local ocorriam torturas e execuções, mas quando você conhece percebe que de triste só ficou o pernil … afinal depois de morto ainda te fincarem um monte de velas é sacanagem!!!!

O ápice da noite foi na casa de rock “House of Blues”… ouvimos rock n’roll tcheco! Quando iríamos imaginar ouvir rock em tcheco e, pior, acharmos tuuuudo de bom! Sonzeira demais… Nome da banda “Palice”! E o ambiente do bar seria perfeito, se não fosse o excesso de fumantes no recinto… Foi uma noite divertidissíma, com som de primeira e se eu fosse homem sairia de lá com mais elogios ainda…. molecada o paraíso é na Tcheca! Tenho que admitir que vi mulheres lindas e com atributos em excesso! Mas nem tudo é perfeito… tinha muita lésbica na área… não que ser lésbica é imperfeição, mas não é bem o que a molecada espera, né!? Fiquei impressionada com a quantidade de apertos e amassos que vi naquele bar! Algo inusitudo e novo pra mim que estava convivendo com a seriedade alemã até então… Valeu a pena!!! Pra se ter uma noção como esse povo é pra frente (entenda…. somos caretas!), o casamento civil entre homossexuais é permitido e, inclusive, vi um “Outdoor” com duas mulheres se beijando! Urgh….. (não disse… somos caretas!).

Mais fotos de Plzen aqui

Destino PRAGA!!! Simplesmente uma das cidades mais lindas do mundo e capital da simpática República Tcheca. Pra onde quer que você olhe… história somada à beleza das construções seculares que formam um conjunto arquitetônico com valor inestimável, apresentando traços do barroco, gótico, cubismo e grande parte no estilo “art nouveau”! Sem dúvida … inesquecível !!! Existem inúmeros passeios turísticos, mas mesmo os passeios gratuitos pelas vielas de praga já fazem valer a pena a viagem. Nós optamos por estes… passeios pelas vielas e pontes, observando, se encantando e namorando!!!

O relógio astronômico é lindo e mágico, sendo que a cada hora cheia, um boneco representando a morte aciona um carrilhão por onde desfilam bonecos de 12 apóstolos seguindo São Pedro, diante de uma multidão que lota o local … uma graça!

Atravessando a cidade a arte não se apresenta somente na arquitetura, mas também nas diversas expressões artísticas que ocorrem nas calçadas e nas pontes. Vale a pena parar um pouquinho pra apreciar!

Em meios às inúmeras vielas encontramos o “Museu do Sexo”. Lógico que não entramos, afinal pagar pra ver vibradores seculares ninguém merece! Abaixo uma pequena mostra dos “aparatos do prazer”…. embaixo e entre as pernas da donzela há um “roda” de madeira com saliências por toda sua extensão. Ai a roda …roda… e a mulher fica feliz! (Qta sutileza…).

Passamos a “virada” para 2007 ao lado do Rio Vtlava onde pudemos observar a queima de fogos sobre um dos castelos de Praga… liiindo!!!! Uma queima de fogos interminável…. A maioria dos turistas assistiu na praça central ou sobre a famosa e secular “Charles Bridge” ( traduzindo Ponte Carlos… mas fazer isso é quase um sacrilégio!). Até pensamos na idéia de ficar na ponte, mas só de tentar atravessá-la para chegar ao outro lado já foi um sufoco que pode ser comparado às pessoas que tentam atravessar os foliões de um Trio Elétrico no carnaval da Bahia…. a diferença é que em Praga você e sufocado por gente usando perfume francês!!!! Hehehe… péssimo!

Enfim…  do ladinho aqui de casa existe um dos mil paraísos da Europa! Não é “tudibão”!!!!??? Começando o ano assim…. só coisa boa pode acontecer até a próxima virada!!! Amém!

Mais fotos de Praga aqui

[pinit count="vertical"]

4 Comentários para "República Tcheca – Praga e Plzen (Ano Novo 2007)"

  1. Guilherme (Portugal) disse:

    Olá linda!

    Gostei muito dos seus comentários sobre Praga, cidade na qual inteciono passar o próximo reveillon. Por isso gostaria de saber se vc realmente recomenda e se as baladas nessa noite e nessa cidade são interessantes…
    Aproveito para perguntar se vc vive aqui na Europa?

    Beijos,

    Gui.

  2. Ale disse:

    Nossa,adorei seus comentarios,prometo que vou passar 2008 lá,na virada…quero tomar muita cerveja tchetcheca!!!
    Feliz ano novo a vc!

  3. Meire-Alemanha disse:

    Adorei ………………obrigada pelas dicas…………….estou indo passar o feriado do 1/5/2.009.

    Meire

  4. Tacio Zignago disse:

    Seu site,é muito bom.Gostei muito.valeu pelas dicas…

Deixe seu Comentário





* Campos de preenchimento obrigatório