Produtos & Serviços

Hoje é dia de Maria! – Mas na Alemanha

Esse post vem como uma ajuda para as “Marias” que chegaram na Alemanha a pouco tempo ou que, mesmo estando a bastante tempo por aqui, ainda não tiveram aqueeeele “Dia de Maria”. Não se anime, pois o seu dia vai chegar. Isso porque aqui na Alemanha poucas (entenda poucas mesmo) pessoas tem a felicidade de poder PAGAR uma faxineira ou quicá empregada doméstica. Por quê? Porque é MUITO caro, ou seja, mais uma vez entra aquela velha e conhecida filosofia alemã: FAÇA VOCÊ MESMO!

“Dia de Maria” é aquele dia, onde a mulher, aqui ou lá ou em qualquer lugar, arregaça as mangas, prende a franja com pregador, põe uma roupa bem brochante (beeem diferente da foto logo acima) e vai prá senzala. Pois é, não importa aonde, não importa se você mora na europa ou no Brasil, o seu “Dia de Maria” há de chegar e, não é porque mora na Alemanha que vai ser uma “Maria” mais chique por isso. Não mesmo! Aliás, “Maria” aqui tem algumas fortes desvantagens: a maior parte do ano é frio e o nome dos produtos e suas instruções são em alemão. ((((-:

Eu como uma boa “Maira Maria” decidi ajudar minhas amigas que estão perdidas sobre o que comprar para limpar o quê, onde comprar, como usar e o que não pode fazer na hora da faxina. Eu não sei muita coisa não, mas conforme eu for ampliando meus conhecimentos nessa área vou dando um “update” nesse post pra vocês, ok!? Ah! E quem tiver dicas, sugestões ou dúvidas existenciais, é só deixar um comentário que eu, na medida do possível, respondo.

* LAVANDO A LOUÇA : para esse item existem duas situações, ou seja, com máquina de lavar (Spülmachine) e sem máquina de lavar louça. A existência de máquinas de lavar louça aqui, ao contrário de no Brasil, é muito comum e facilita a vida um bocado. Geralmente tiramos o grosso antes de botar pra lavar e ai para colocar na máquina precisamos ter três produtos em casa: anti-cálcio (anti-kalk), detergente para deixar os copos brilhando (Klarspüler-Brillanter Glanz) e o tablete de detergente power (Calgonit – esse já vem com anti-kalk). Mas, muita gente também não tem máquina de lavar, principalmente jovens que já moram sozinhos ou em repúblicas estudantis. Para esses a solução é lavar a louça “quase” como no Brasil, ou seja, terão que comprar esponja, bombril (Edelstahlspirale, Spirale Inox, Spiraalspons – Marcas ABRAZO e SPIRINETT)  e detergente (Detergent Palmolive Hohe Fettlosekraft). Por que “quase”? É porque se algum alemão te ver lavando louça como no Brasil, ele poderá ter um ataque surtante de histeria. Sério! Aqui eles costumam tirar o grosso que sobra na louça, enchem a pia com água e sabão, passam a louça nessa água e simultaneamente passam a esponja e depois passam de novo na mesma água e botam pra escorrer. Bom, eu acho melhor eu nem comentar o que acho disso, mas esteja preparado para uma crítica por parte de uma alemão sobre a sua maneira tupiniquim de lavar a louça. Ele vai dizer que se a água do mundo acabar, a culpa é dos brasileiros! (((-:

* ELIMINANDO MOFOS (Schimmel): esse problema é muito frequente por aqui, principalmente no inverno, quando dificilmente temos coragem de abrir as janelas para que os vapores saiam. Maaas tem uns produtos ÓTIMOS contra esse probleminha. Anote ai um que eu já usei e aprovo 100%: “Biff Schimmel Entferner mit AktivChlor – Entfernt Bakterien und Schimmel” (Henkel).

* ELIMINANDO CÁLCIO (Kalk): essa %&*’% de cálcio impregna TODOS os lugares por onde passa e, por isso, tem um monte de produtos para eliminar essa coisa branca (a água aqui tem uma concentração altissíma de cálcio, mas essa varia de estado pra estado). Mas tudo aqui é muito específico, ou seja, existe produto “anti-kalk” pra colocar na máquina de lavar roupa, outro pra máquina de lavar louça, outro pra banheiro e etc. Vou citando eles nos outros itens mais específicos.

* LAVANDO AS ROUPAS (Wäsche): uma coisa muito comum, mas que vem diminuindo por aqui, é o costume que os alemães tem de lavar a roupa “a quente” (está diminuindo graças ao desenvolvimento de novos sabões em pó). Acho que todas as máquinas tem uma função de temperatura, onde você pode regular a quantos graus quer lavar a sua roupa (recomenda-se lavar no máx. a 40°C). Quando cheguei achei meio estranho, mas resolvi ver se era melhor lavar a quente. Bom, infelizmente perdemos muitas roupas com essa brincadeira, pois nossas roupas vindas do Brasil não suportaram tal temperatura e viraram roupa de bebe. (((-: Sério! Muitas peças encolheram absurdamente! Depois de algumas experiências com final “curto”, decidimos abandonar a função de temperatura e deixar no 0°C mesmo. Depois vimos que todas as roupas aqui vem com a indicação de temperatura apropriada para lavagem, mas mesmo assim desisti dessa marmota. Para lavar a roupa aqui você vai precisar comprar o sabão em pó (pode ser da marca PERSIL), o amaciante (nenhum tão bom quanto os do Brasil, mas o LENOR quebra um galho) e o anti-cálcio. Além disso, eles tem 1000 opções de produtos para tirar bolinha, para fixar a cor de roupas coloridas, para dar o branco que sua família merece e etc.  Se você sempre usa um sabão bom e por isso nunca “cozinha” nada na sua máquina, quer dizer, se ela nunca funciona com água a 90 graus, vão se criando germes e bactérias dentro da máquina, e depois não tem amaciante bom que dê jeito. A dica dos fabricantes de máquina de lavar é deixar a máquina funcionar umas duas vezes por mês sem roupa nenhuma dentro, só com água e sabão, a 90 graus, para limpar a máquina. E quando for lavar a roupa, usar sempre Bleichmittel (Sil, Acé).

* LIMPANDO O FOGÃO DE BASE CERÂMICA: aqui também é muito comum as casas terem fogao elétrico com tampo de cerâmica. Pra limpar esse tipo de fogão compramos um produto na loja DM que se chama “Glaskeramik-Reiniger”. É só passar ele com um pano ou esponja macia e depois secar com um papel toalha. Fica um brilho! E atenção: JAMAIS DEIXE CAIR NADA AÇUCARADO NESSA BASE, pois mancha e não sai nunca mais.

* LIMPANDO PRODUTOS METÁLICOS: para limpar a parte metálica da pia ou qualquer coisa metálica tem um produto também da DM que é ótimo, é o “Edelstahlreiniger”.

* LIMPANDO TAPETE (Teppich): bom, se tapete é “Teppich” e limpador é “Reiniger”, um produto para limpeza de tapete só pode ser “Teppich Reiniger”. Viu como você aprendeu rápido? (((-:

* PASSANDO (Bügel) E DOBRANDO A ROUPA: para passar a roupa é importante para ferros a vapor que você use água DESMINERALIZADA (Entmineraliziert Wasser) e jamais água de torneira, por causa do cálcio. Além disso, uso aqueles produtos pra ajudar a passar melhor camisas sociais e afins que chama “Bügel Leicht HOFFMANNS”. Tãããão cheiroso! (((-:

* LIMPANDO O CHÃO (Boden): putz pra essa finalidade tem vááários produtos. É só procurar produtos com foto de um chão brilhando, pela palavra “boden” (chão), pela palavra “fett” (gordura) e “schmutz” (sujeira) que é esse mesmo! (((-:

* LIMPANDO AS JANELAS: esse é muito importante, pois se você não limpar suas janelas direito, o seu vizinho alemão pode SIM reclamar. Tá rindo, é!? É sério! Uma vez na escola onde aprendi alemão, uma colega de classe contou uma história desse tipo. Ela disse que um dia seu vizinho alemão tocou a campainha da casa dela e pediu para ela limpar a janela, pois estava muito suja. Acredita? Não? É porque não mora aqui. (((-: Anota ai: “Glas Reiniger mit Anti-Regen Effekt”.

* LIMPANDO OS MÓVEIS (Möbel): às vezes tenho a impressão de que o ar na Alemanha se condensa nas nossas casas fechadas em forma de poeira. Sério! Por mais que você deixe absolutamente TUDO fechado, a concentração de poeira ao final de uma semana é absurda e assustadora. Mas tem que limpar. Enfim. Tem um produto que uso que é ótimo e, o melhor de tudo, é EXTREMAMENTE cheiroso! AMO! Aliás, já percebi que muitos produtos que adoro nem são tão bons para a finalidade a que se destinam, mas cada cheiro maravilhoso!!! (((-: Enfim, o nome do produto é “Möbelpflege PRONTO da Johnson”.

* LIMPANDO A GELADEIRA (Kühlschrank): esperar descongelar totalmente e ficar à temperatura ambiente. Lavar com um pano molhado e com um pouco de detergente, evitando que a água escorra, pois pode entrar em frestas e provocar ferrugem nas partes metálicas. Depois limpar com um produto para limpar plásticos, o chamado “Kunststoffreiniger”, encontrado normalmente em armazém, na área de produtos de limpeza ou móveis para jardim. Depois passar um pano levemente úmido e deixar secar bem. As prateleiras de vidro e as gavetas é só colocar na máquina de lavar louça. Se não tiver tempo suficiente ou vontade use um produto chamado “Kühlschrank Higiene-Reiniger mit Bio-Alkohol” e que também pode ser usado no microondas.

* LIMPANDO O BANHEIRO: use o “WC-Ente (Henkel)” para a privada. Tem um formato com cabeça e pescoço de Ganso, o que ajuda muuuito. Para o resto do banheiro pode usar um “Allzweckreiniger: Meister Proper” ou “Sofix(Boden-Profi)“. Só quando a coisa tá realmente feia, pode usar com muito cuidado o “Scheuermilch”. Pra quem tem um box, já li por ai sobre um tal “Sagrotan” (contra mofo e bolor). Para pias e azulejos pode usar “Domestos” (frasco branco) e para o vaso sanitário o “Domestos” (frasco verde – Extradickflüssig). Para o chão pode usar o famoso e internacional Ajax. Um outro produto classificado como ótimo por algumas mulheres é o “Null Null Urinstein & Kalklöser”, principalmente por que tem uma ação ótima contra o cálcio que impregna TUDO.

Pra quem tem bebe em casa, os produtos da SACROTAN são ótimos.

Bom, por enquanto é disso que lembro. E, lembre-se, manter o chão limpo é ótimo, pois muitos alemães tem o costume de tirar o sapato sempre que entram em qualquer casa, mesmo que você diga que não é necessário. (((-: É verdade! Aqui em casa não “adotamos” esse costume germânico, porque eu acho um pé no saco ter que pedir pra todo mundo tirar o sapato/bota quando entra em casa, mas mesmo assim muita gente tira porque gosta de ficar de meia na casa alheia. Não tenho nada contra e é por isso que penso nos dois estilos de pessoas: alemanizadas e normais. (((-:

E ai você me pergunta: por que é que eles tem essa mania de tirar o sapato pra entrar em casa? Bem, isso eu explico em outro post, ok!? (((-:

Agora mãos à obra e “viel Spaß”!  (Bom divertimento!)

[pinit count="vertical"]

26 Comentários para "Hoje é dia de Maria! – Mas na Alemanha"

  1. LA disse:

    AHHAH VALEUUU MAAAAAA!!! So uma coisa…pro limo que fica no azuleijo da banheira eu uso o “Sagrotan”??
    aii essa nossa vida de maria eh mtooooo legal ne? ahhaha
    bjao

  2. michele disse:

    fiz faxina hoje..nao tem forcas nem pra fazer um comentário….
    ai ai…
    Bjs mi

  3. Sandra Santos disse:

    :-) Vc já entrou totalmente na onda, heim? Quando acabar a faxina na sua casa, pode vir dar uma passadinha na minha, hehehehe Eu nunca ouvi essa de vizinho alemao encher o saco por causa das janelas. Coitado de um que aparecer aqui em casa! Será que o vizinho da sua colega nao estava incomodado por nao poder “ver direito” dentro da casa dela? Isso vc se esqueceu de comentar: eles adoram observar a vida alheia… Um beijo e parabéns pelo resumo!
    Sandra

  4. Maira disse:

    Oi Lá! Pode mandar bala com Sacrotan mesmo! Mas o Biff contra fungos e mofos também ajuda um tantao! Vai na fé companheira…hahaha… Bjs!

  5. Maira disse:

    Mi… eu te entendo …afff… esse lerê junto com estudos em alemao nao deve ser fácil… (((-: Mas espero q as dicas do post ajudem! Bjs!

  6. Maira disse:

    Sandra vc lembro algo fantástico: a abelhudice dos alemaes!!! Gente nunca vi um povo tao abelhudo! hahahahaah… Valeu pelo elogio! Pois é, nao é sempre q a gente é elogiado por uma autora literária! hahahaah.. Q orgulho!!! (((-: Bjs!

  7. luahnna disse:

    E ai Hausfrau hahahaha que mudança, no Brasil eu mal tinha tempo porque era trabalho, aula, mil coisas… aqui mal tenho tempo porque tenho que me atacar de Hausfrau, limpa isso, recolhe aquilo, aff. Olê-olê olá-olá hahahahhaha
    eu já achei alguns produtos interessantes aqui, sorte do namorido ser daqui, eu não passo tanto trabalho procurando produtos, alguns sim, mas a maioria facilita hehehe
    o bom é a cara de pau da pessoa depois “ai como ta lindo o chão né?! bom que EU comprei esse produto” hahahahah como se o troço se limpasse sozinho… óbvio que ele brinca né, ele não é louco. hahahah
    bj

  8. Roseli disse:

    Ecaaaaaaa enxaguar a louça na mesma água com sabão,”porcossssss

  9. Lu disse:

    Ah eu esqueci de comentar teu último paragrafo sobre tirar sapatos. Tu sabe que isso é adotado na minha casa no Brasil também, então aqui adorei. Acredito que se tu entra em casa com sapatos que tu andou na rua, tu pega energia negativa da rua e bota dentro de casa. Pessoas sangram, fazem necessidades, mil coisas na rua, e depois vem tudo pra dentro da tua casa. Nisso eu gosto aqui. :) hehehe Doida né!
    bjs

  10. Samantha disse:

    … A Maria aqui tb vai voltar… a mami foi embora, e levou a Benedita junto.

    Aqui tb uso Persil… mas existe Comfort…

    Pra limpar a geladeria uso um lencinho umedecido… anti-bacteriano, “sabor” limao.

    Beijos

  11. Maira disse:

    Lú,

    nesse caso a mulher tá mais pra “Putzfrau” (faxineira) do que pra “Hausfrau” (dona de casa)…hahahaha

    Sobre tirar os sapatos, concordo com vc, mas mesmo assim acho um saco e até mesmo uma frescura incoerente, pois eles nao sao lá muito higiênicos nao! Vc tb traz um monte de coisas “ruins” pra dentro de casa através do seu cabelo, das suas roupas e etc. Mas enfim, o motivo, até onde eu sei, culturalmente é outro que vou falar sobre em outro “post” e ai eu gostaria mesmo q vc comentasse lá, pois eu sou só expectadora e “boa ouvinte”. (((-: EU AMO ficar sem sapato em casa, mas é pelo conforto que sinto de ter os pés no chao. Só! E aqui em casa é democratico: quem quer tira e quem nao quer nao tira. “Einfach so” (simplesmente assim). Mas, mais uma vez digo, eu RESPEITO essa diferenca. (((-:

    Bjs e parabéns pelo blog!!!! Má

  12. Maira disse:

    Oi Rô! Pois é, as coisas aqui sao meio diferentes, mas nao é pra se chamar de porcos, please! (((-: Aliás, porco aqui é sinal de sorte muitas vezes, mas a porca é sinal de coisa ruim. (((-:

    Eles tem um conceito de higiene diferente e prezam mais a economia dos recursos, do que qquer outra coisa. Talvez seja um reflexo de tanta fome e necessidade q um dia passaram por causa de guerra e tudo mais. Sei lá. Eu nao gosto do jeito deles lavarem a louca, mas “tento” entender e continuo lavando como no Brasil. Sem problemas.

    Mas vamos evitar adjetivar de forma negativa o que é somente diferente, ok!? Eu falaria como vc um tempo atrás, sabe, mas hoje, por viver aqui, estou me esforcando pra ser menos preconceituosa e achar q como fazemos é o certo. Na verdade só fazemos diferente, mas nao podemos julgar mal outras formas de se fazer a mesma coisa.

    Esse recado é pra todos, pois como eu já disse, mudei minha postura recentemente e foi justamente por ouvir esse discurso de pessoas que aqui vivem.

    Temos q conhecer, comparar, divulgar, mas, antes de tudo, respeitar.

    Saudades! Bjs!

  13. Maira disse:

    Sá,

    lencinho sabor limao é tudo, hein!? ((((-: Ficou mal acostumada com a mamis por perto, né!? Dá uma dor no coracao vê-las partindo…

    Eu quero COMFORT!!!! Aqui nao achei ainda.. )))-:

    Li o texto q mandou e logo vou comentar.

    Bjs! Má.

  14. Roseli disse:

    Pois é Maira,cultura é cultura!!!!!!
    Se alguém se sentiu ofendida pelo que escrevi ,peço DESCUPLAS.
    Aqui no Brasil se alguém lavar a louça desse jeito é chamado por aquele nome que escrevi acima,e ninguém, fica ofendido ,a ponto de se sentir xingado.
    E como vc disse,porco aí é sinal de sorte ,que bom!!!!não ofendi ninguém então….
    BOA SORTE PRA TODOS!!!!

  15. Roseli disse:

    Tirar sapatos,é interessante,todas as pessoas deveriam ter esse costume.
    É verdade,na rua há muitas vibrações negativas que não devemos levar para nossas casas e nem para a dos outros.Faço isso também .
    Vi na casa de orientais, que tem chinelos para serem usados dentro de casa ,a sapateira já fica atrás da porta ,quando entram tiram os que usaram na rua e colocam os da casa .E as visitas também tem os chinelos para elas.Não ficam descalços,mas se quiserem ficar,ninguém se opõe.
    Meu marido sempre comenta que na Espanha eles tiravam os sapatos dentro de casa para sentirem o calorzinho que vinha dos animais que ficavam embaixo da casa(no porão),e a casa ficava quentinha.
    Está vendo como tem culturas e culturas.

  16. Maira disse:

    Oi Rô! Respeito e discordo da seguinte colocacao: “…, todas as pessoas deveriam ter esse costume.” Afinal, assim como vc mesma escreveu, existem “culturas” e “culturas”. (((-:

    Entendo quem assim age, mas DISCORDO TOTALMENTE da obrigatoriedade imposta por algumas pessoas, ou seja, que vc TENHA que tirar os sapatos, mesmo que nao se sinta à vontade pra isso.

    E insisto em dizer que, pelo menos aqui, essa análise de higiene excessiva é incoerente, segundo o meu ponto de vista PESSOAL vivendo na Alemanha por 2 anos.

    Agora peco pra quem for escrever sobre esse assunto, aguarde o post específico, pois estamos perdendo o foco do fórum de discussao, ok!? Juro que logo escrevo e ai vcs podem defender seus pontos de vista DEMOCRATICAMENTE e de forma, por favor, coerente e respeitosa.

    Bjs! Má.

  17. Vanessa Ishikawa disse:

    Esse não dá pra não comentar!!!! Belas dicas e que mulher empenhada!!!!!! Adorei!!!!

  18. Paty disse:

    Ola Queridas,

    Quando cheguei aqui na Alemanha ha mais ou menos 2 anos também tivemos, digo tivemos pois meu marido me ajuda bastante em todas as atividades do lar, o que sem dúvida acaba sendo até prazeroso e divertido. Porém como agora estou trabalhando, realmente fica pesado pois voltamos para casa tarde, mas ai vai uma dica: também pensávamos que o custo é altíssimo e impagável de uma secretária do lar, porém custa em média EUR10,00 por hora. A nossa nos visita duas vezes por semana, durante 2 horas, e podemos dizer que deixarmos algumas futilidades de lado e bobagens que acabamos comprando inutilmente e convertemos a verba para este fins, o que sem dúvida éo que tem de melhor a ser feito, pois estou descasada e tenho mais tempo para a minha família. Entao amigas, para tudo tem uma saída!!! Abracos e boa sorte.

  19. Vivian Tasca disse:

    Meu dia de Maria aqui na Alemanha comecou no primeiro dia que cheguei… so limpando a casa e desempacotando caixas…e pior, alem de Maria burro de carga, a tonha aqui esqueceu q o predio nao tem elevador… e imagina as comprinhas de supermercado estilo familia brasileira kkkkkkkk
    Pra fazer as compras dos produtos ainda bem, tenho meu marido pra traduzir, se bem que tem mto produto igual ao do Brasil!!!
    Bjos e obrigada pelas dicas!!!!

  20. Lolo disse:

    Dia de maria?

    Queridas Marias, hehhehheh

    Acho melhor mesmo ficar por aqui, no Brasil, aqui passeio, trabalho e o dia de maria deixo p/ minha ajudante, aqui tem mtas vantagens, essa é uma delas.
    Ah! além do verão, sol, e poder estar com nossas famílias.
    Mas esses produtos maravilhosos, ah! esses sim devem ser ótimos.
    Felicidades aí e mto juizo.
    beijos verde amarelo pra todas e voltem pra cá, heim?

  21. Haline disse:

    “Dicas preciosas!!! Eu iria demorar um certo tempo até descobrir tudo isso.
    E aproveitando, uma perguntinha, vc usa a água da torneira para cozinhar? É potável, não?
    Bjos

    • Maira disse:

      Oi Haline, eu sempre usei água de torneira pra cozinhar tanto no Brasil, quanto na europa. Acredito que só em regioes muito pobres nao seria aconselhável, mas em regioes mais desenvolvidas (inclusive no Brasil), nao há o menor problema, uma vez que os bichinhos todos morrem quando se ferve a água. (((-: Bjks!

  22. Moni disse:

    Essa história de ser dona de casa aqui é um porre e o pior é a pressao desse país com relacao aos estrangeiros…Aqui é tudo muito chato e muito monótono…Nao vejo a hora de voltar para o Brasil…

  23. Regina disse:

    Oi tenho certas curiosidades em relaçãoa alguns hábitos dos alemães. Eles costumam sair a que horas para o trabalho? E retornam que horas? Final de semana e feriados eles acordam que horas? O que eles costumam tomar no café da manhã? No frio, esse frio que faz aih na Alemanha eles costumam sair para passear ou ficam em casa, pois já estão acostumados com o frio? É verdade que a cama de casal são duas camas em separado na verdade? E os homens alemães são mais fiéis,são mais familia, sérios? A que horas costumam jantar.Sou curiosa a respeito.
    Bjs e adorei esse blog

  24. sandra disse:

    o LENOR e outros amaciantes aqui na alemanha dão de 1.000.000.000 a zero nos do brasil. Os amaciantes do brasil são uma verdadeira porcaria, agua com cheiro, enquanto estes da alemanha são verdadeiramente amaciante de roupa, adoro, amo, não vivo sem eles, mesmo quando vou de férias para a grécia levo muitos litros daqui.

Deixe seu Comentário





* Campos de preenchimento obrigatório