Dolomiten

Italia – Dolomiten (Alpes)

Dolomiten é uma regiao infinitamente montanhosa localizada no nordeste da Itália (divisa com a Áustria). Fica a aprox. 500km de Stuttgart. A regiao é simplesmente ES-PE-TA-CU-LAR!!!!!!! Impossível descrever a sensacao de estar no meio de uma imponente cadeia montanhosa que parecia nao ter fim!

Olhando para as montanhas de Dolomiten podemos dizer que aparentam certa jovialidade, pois sao muito pontiagudas e isso é estranho aqui na Europa. O que sei é que foram formadas aprox. 200 milhoes de anos atrás e isso, sinceramente, nao é pouco tempo para uma rocha… ou é!? Preciso de um geólogo pra conversar… hehehe….

Ficamos hospedados num “dorf” (vila) chamado Gummer. Fofo demais!!!! A hospedagem (Haus Valentin) é numa casa de família e, por sinal, uma família excepcional!!!! Foi uma das melhores hospedagens que já tivemos por aqui (relacao custo x beneficio)! Olha a vista que tínhamos na janela!!!!

O que achamos muito interessante é que essa vila já fez parte da Áustria e, por isso, eles possuem duas línguas oficiais, o alemao e o italiano. Mas normalmente, eles se comunicam em alemao e nessa eu me dei bem!!!! Afinal, sem querer, passei o feriadao estudando e ainda conseguir conversar!!!! Uhúúúú!!!!

Nesta hospedagem foram todos extremamente atenciosos, um café-da-manha dos deuses e o edredon e o travesseiro de PENA DE GANSO!!!!!!!! Simplesmente fiquei eufórica, pois só tinha dormido com um edredon de pena de ganso na casa da minha avó quando era crianca. Era uma briga só, pra ver quem ia usá-lo!!!! Até senti o cheiro da minha avó quando me cobri…. saudades…. Aliás lembrei da D. Herta e da D. Yolanda (minhas avós lindas) várias vezes! Primeiro com o edredon de pena de ganso, depois com uma sopa de legumes feita por uma senhorinha (melhor que aquela só as das minhas avós!) e, por último quando vi o Cuco pendurado na parede de um restaurante. Lembrei de como a D. Herta ficava brava que a gente ficava dando corda no cuco o tempo todo… hehehehe…

Falando em gastronomia, tivemos uma situacao muito engracada no restaurante do “Cuco”. Pedi uma truta com batatas e salada, de repente a mulher me traz a salada (até ai beleza….) e um jarro lindo com aprox. 3 litros de um líquido verde leitoso e cheiroso, mas ao mesmo tempo ela levou os copos da mesa. Imagina só eu e o Rô olhando pro jarro e de repente a pergunta que nao queria calar: “Será que é suco? Mas nao pedimos… além do mais ela levou os copos…hummmm….. mas tá com cheiro de tempero… hummmm… mas ela também trouxe sal, azeite, …. hummmm….”. Foi quando um casal ao lado, super simpático, nos explicou a situacao. Segundo a sra. nos restaurantes italianos (da Itália, lógico!) eles preparam um molho para salada que é completissímo para todos clientes, mas como ela percebeu que éramos estrangeiros, ela também trouxe temperos normais. Bom, mistério resolvido, lavei a salada com aquele tempero delicioso e, logo depois, surge a moca que retira aquela jarra misteriosa e leva para outra mesa! Viajando e aprendendo… sempre!

Voltando a exploracao….a regiao de Dolomiten possui estradas com curvas absurdamente fechadas, e isso a transforma em uma regiao especialmente frequentada por motociclistas (a maioria loucos e kamikases)! Sem dúvida percebemos a adrenalina da galera nas curvas, pois muitas vezes nos assustamos com os %$&$ entrando no meio da curva de cara com a gente!!!! Haja coracao!!!! Amo moto, mas amo responsabilidade também! Decididamente, poucos ali tem amor à própria vida!

A primeira atracao que visitamos no local nos deixou estáticos!!!! Um lago simplesmente mágico, um azul que eu só tinha visto em uma solucao de sulfato de cobre no laboratório de química! Até agora estou besta!!!! O mais incrivel é que todas as fotos que vi desse lago, transmitem a cor dele como verde…. mistéééérios…. Mas, acreditem, ele é azulzinho… mas tem pigmentos verdes também…. mas muito pouco. Enfim, ele é como um oásis no deserto, pois de tao lindo parece uma ilusao!!!!!!!

Fizemos duas trilhas, uma levíssima (mentira… média vai….) e a outro embacadissíma! Uma nos levou para um local chamado de “Labirinto”. Um lugar lindo, a verdadeira selva de pedras. Era pedra pra todo lado, inclusive caminhamos quase sempre sobre pedras. Uma pena que este dia o tempo estava bem fechado, inclusive pegamos chuva voltando da trilha. Pra quem quer uma trilha leve, porém emocionante, é um ótimo lugar pra visitar em Dolomiten. Tem até um filminho…. Clica aqui!!!

 A segunda e última trilha foi trash, minhas perninhas que o digam até hoje!!!! Fazia um bom tempo que só estavamos fazendo “trekking urbano” e isso me deixou um pouco, digamos “enferrujada”. Subimos até o chamado “Pisciadúhütte” de aprox. 2600m de altitude, encarando pedras soltas no caminho todo, neve velha pra atravessar e uma ladeira íngreme toda vida! Se caísse ali, era só o tempo de rezar o Pai Nosso! Aliás…. o número da trilha já nao era muito convidativo….

Deu medo muitas vezes, mesmo tendo uma certa estrutura auxiliar nos pontos mais perigosos.

O nosso objetivo inicial era o “Pisciadúspitze” que ficava a 3000m de altitude, mas nao conseguimos subir, pois no trecho final tinha muita neve pra subir e ela estava muito fofa. Sem luva eu nao tinha condicoes de continuar, pois toda vez que caia minha mao queimava no gelo.

Depois dessa, decidimos ir numa loja especializada e comprar cordas, mosquetoes e uma cadeirinha pra fazer nossa seguranca (fora luvas especiais pra aguentar a friaca).

Chegando lá em riba a emocao prova que valeu MUITO a pena a danacao!!! O lugar nos dá a visao de boa parte da cadeia rochosa da regiao e, gracas a Deus, o dia também estava ótimo e podemos admirar aquele paraíso!!!!!!!!! Fizemos até uns filminhos…. “Filme 1″ e “Filme 2″ … Vai lá!!!

É, sem dúvida, um lugar que vamos voltar!!!! A quantidade de trilhas entre as montanhas é absurda e uma mais linda que a outra!!!! Mas, é claro, que da próxima vez vamos ir mais preparados… a experiência faz a consciência!!!!

Mais fotos….

[pinit count="vertical"]

Nenhum Comentário para "Italia – Dolomiten (Alpes)"

  1. Cesar D Angelo disse:

    Olá .. fiquei realmente impressionado com as fotos e o texto ( muito bom ) , mas gostaria de uma informaçao ..

    como chegou até os Alpes Dolomiten ?

    Agradeço desde já
    Cesar

  2. Tania disse:

    Estou viajando para a Itália na próxima semana, vc saberia o tempo de Bolognha até os Alpes Dolomiten? Pretendo ir de carro, até onde? Tens também o endereço ou telefone de onde dormiu? Desculpe o tanto de perguntas, desde já agradeço. Um abraço, Tania.

Deixe seu Comentário





* Campos de preenchimento obrigatório