Roma

Itália – Roma e seus caminhos

dscn8978

“Benvenuti a Roma!” (Bem-vindos à Roma!) – Veja todas fotos aqui!

Roma é a cidade capital da Itália e sede da comuna e da província com o mesmo nome, na região do Lácio. Conhecida internacionalmente como A Cidade Eterna pela sua história milenar, Roma espalha-se pelas margens rio Tibre. Segundo o mito romano, a cidade foi fundada a cerca de 753 a.C. (data convencionada) por Rómulo e Remo, dois irmãos criados por uma loba, que são atualmente símbolos da cidade. Desde então tornou-se no centro da Roma Antiga (Reino de Roma, República Romana, Império Romano) e, mais tarde, dos Estados Pontifícios, Reino de Itália e, por fim, da República Italiana.

No interior da cidade encontra-se o estado do Vaticano, residência do Papa. É uma das cidades com maior importância na História mundial, sendo um dos símbolos da civilização europeia. Conserva inúmeras ruínas e monumentos na parte antiga da cidade, especialmente da época do Império Romano, e do Renascimento, o movimento cultural que nasceu na Itália. A área metropolitana tem cerca de 2.546.804 habitantes (2001), e estende-se por uma área de 1.285 km², tendo uma densidade populacional de 1.981 hab/km², o que a torna na maior cidade da Itália e também na capital européia de maiores dimensões. (Fonte: Wikipédia)

Decidimos ir à Roma em pleno carnaval, aproveitando a baixa temporada do turismo na europa. Quando sai de casa nao estava muito empolgada para conhecer Roma, ou seja, eu nao esperava ver nada muito impressionante ou excitante, mas FELIZMENTE eu estava TOTALMENTE enganada: Roma é fantástica!

dscn9298-copy

É chamada de “berco da civilizacao ocidental” e se você nao concorda, precisa ir à Roma, pois se todos os caminhos levam à Roma eu nao sei, mas que todos os caminhos de Roma nos levam à ruinas seculares, disso eu nao tenho a menor dúvida. É uma cidade que apresenta muitas ruínas, muita história, muitos turistas e muitos becos que instigam a nossa curiosidade. Além disso, é (como todo país de língua latina) caótica e barulhenta, ou seja, exageradamente viva (como eu…hehehe).

dscn9114-copy

Roma é uma das cidades mais visitadas do planeta e quando se chega lá é que se entende essa fama. A cada viela ou a cada avenida é impossível nao se deparar com algum prédio ou ruína que te deixe de boca aberta, seja de dia ou de noite. Quantos dias? No mínimo 3, mas se tiver menos tempo dê prioridade para ver o que a cidade mostra e deixe os museus para quem tem tempo e dinheiro. Roma nao é apenas uma cidade, é um museu a céu aberto do que foi o maior império ocidental do mundo. Como li por ai: “Roma perdeu o império, mas nao a majestade.”

dscn9020

Por onde comecar? Bem, nós nao aguentamos esperar o dia clarear e já fomos direto para o Coliseu. É uma ruína gigante que impressiona pela sua dimensao e pelo esforco de Roma em preservá-la. Era ali onde aconteciam batalhas entre homens e feras, as quais eram assistidas por até 70.000 espectadores. Hoje se apresenta como história petrificada e em boa parte restaurada, o que nao é difícil de se observar. Para entrar se paga € 8,00 e tem direito de ver o Coliseu e o Palatino.

coliseu-copy

coliseu-5-copy

O Palatino é uma colina onde Roma nasceu e que hoje é uma ruína bem interessante, mas nao sei se vale a pena ficar na fila muito tempo esperando. Nós nao ficamos e já ficamos contentes de tirar a foto da entrada. (((-:

palatino-copy

O Pantheon também é imperdível, pois é um dos templos romanos mais importantes e imponentes que existe. Foi construído em 27 a.C. em homenagem à todos os deuses e é apontado como um dos monumentos mais antigos também. Possui as maiores portas de bronze do mundos e suas colunas foram construídas a partir de um único bloco de pedra. Hoje é uma igreja onde foram sepultados alguns personagens importantes da regiao e também alguns reis italianos.

pantheon-copy

pantheon-1-copy

Coladinho ao Coliseu está o Arco di Constantino. É o arco do triunfo em Roma. Foi erigido para comemorar a vitória de Constantino sobre Maxêncio na Batalha da Ponte Mílvio, 312 AD. A batalha está representada na banda pouco esculpida sobre o lado direito do arco, na frente oposta ao Coliseu. Os trabalhos esculpidos no arco sao maravilhosos e eu diria até que foi o arco mais imponente e lindo que já vi até hoje por ai. Pois é, ele está a altura do que representa Roma na história do ocidente. De tirar o fôlego!

arco-di-constantino-1-copy

A foto abaixo foi tirada lááááá de cima do Coliseu. Vista imperdível, apesar de carinha. Aposto que na época das batalhas era beeeem mais barato. Affff…

arco-di-constantino

O Fórum Romano (em latim Forum Romanum) era o principal centro comercial da Roma Imperial. Concentrava as atividades sociais, religiosas, politicas e econômicas da vida romana, local de encontro do povo. Lá encontram-se as ruínas de vários templos, basílicas e monumentos diversos. E, a melhor parte: a entrada é gratuita. (((-:

forum-romano-copy

Piazza di Campidoglio fica na colina mais famosa de Roma e vale a pena subir até lá, principalmente porque indo à direita do Palazzo Senatorio (foto abaixo) é possível ter uma vista incrível do Fórum Romano. É uma praca desenhada por Michelangelo e possui três castelos ao seu redor: Palazzo dei Conservatori, Palazzo Nuovo e Palazzo Senatorio.

piazza-del-campidoglio-copy

Incrível também é o Monumento a Vittorio Emannuele II na Piazza Venezia. Vale a pena olhar cada detalhe dessa construcao maravilhosa. Esse monumento considerado por muitos romanos grande demais e pomposo foi realizado em honra ao primeiro rei da Itália unificada, Víctor Manuel II. Nao deu pra tirar foto dele inteirinho, de tao gigante que é e também porque tinha uma obra que impediu a gente de pegar o melhor ângulo do bichao, mas o que a gente nao consegue, a internet sempre tem. (((-:

800px-romaaltarepatriatramonto

Ele à noite é um espetáculo à parte!

vittoriano-copy

Nesse mesmo monumento encontra-se também a “tumba do soldado desconhecido” com uma “chama eterna” para relembrar a Segunda Guerra Mundial. O monumento sofre muitas críticas por parte dos romanos, pois para sua construcao foi necessário destruir uma grande área da Colina Capitolina (a mais importante na história de Roma) e com isso também um bairro medieval.

vittoriano-1-copy

Piazza di Spagna é uma praca super famosa, mas, sinceramente, nao achei lá essas coisas nao. Enfim, é nessa escadaria que nao cabe um rato se quer na alta temporada do turismo em Roma, a chamada Scalinata di Spagna. Mais interessante que a praca sao as vielas próximas à esta. Fofas!

dscn9426

Piazza del Popolo seria em português “Praca do Povo”. Logo na entrada já se vê duas igrejas IDÊNTICAS, ou seja, nao é você que está precisando de oculista ou de ir no AA. Foram construídas no Séc. 17, considerando que Roma foi teoricamente fundada em 753 a.C. até dá pra entender que os caras do Séc. 17 comecem a fazer tudo na batelada mesmo. Haja criatividade pra criar tanta igreja no mundo meu Deus! (((-:

piazza-del-popolo-copy

Piazza Navona é um dos centros mais frequentados da cidade e só eu sei porque. Quer saber? É porque é nessa praca que fica a embaixada do Brasil (olha a bandeira beeeeem no canto do lado esquerdo da foto abaixo). E o que isso tem a ver? Tem tudo a ver, pois eu NUNCA vi tanto brasileiro como em Roma. Afff… Ai é só ligar um fato à outro. (((-:

piazza-navona-1-copy

Nessa praca fica uma fonte super famosa, pois todos acham ela bonita. É, é bonita, vai. A Fontana dei Fiumi (hahaha..até parece Fonte da Feiúra…hahaha) tem quatro estátuas que cercam o obelisco e que representam os rios Gânges (Ásia), Nilo (África), Danúbio (Europa) e o Rio da Prata (América).

vokrug_ploschadi_navona-fontana_dei_quattro_fiumi

Além de fontes e embaixadas, na Piazza Navona é possível parar em um dos agradáveis cafés ou apreciar quadros de vários artistas. Além disso, nao deixe de fotografar os prédios super coloridos e característicos de algumas regioes de Roma.

piazza-navona-2-copy

piazza-navonna-copy

Fontana di Trevi é, sem dúvida, a fonte mais famosa de Roma, eternezida pelo filme La Dolce Vita (1960) de Federico Fellini. É realmente MARAVILHOSA, merecendo a fama que tem. Com o tempo foi criada a lenda de que se você jogar moedinhas na fonte, você aumenta sua chance de voltar à Roma. Dizem que tem todo um ritual, ou seja, você deve virar de costas para a fonte e jogar a moeda por cima do seu ombro direito ou esquerdo, sei lá. E ai vocês me perguntam: “Por que entao você nao seguiu a tradicao?”. E eu respondo com outra pergunta: “Quem disse que eu joguei as moedas na fonte pra poder voltar à Roma?”. Pois é, eu joguei pensando nos mendigos que devem limpar a fonte todos os dias, pois pelo tanto de turista que joga moedas lá, já nao seria mais possível nem ver o chao da fonte, concordam? Tanta inocência. ((((-:

fontana-di-trevi-1-copy

fontana-di-trevi-4-copy1

Abaixo o Castelo de Santo Ângelo também conhecido como Mausoléu de Adriano, localiza-se à margem direita do rio Tibre, diante da ponte Sant’Angelo, a pouca distância do Vaticano, em Roma, na Itália.

castelo-de-sto-angelo-copy

A sua primitiva estrutura foi feita pelo imperador Adriano como um mausoléu pessoal e familiar (Tumbas de Adriano). Em pouco tempo, entretanto, a sua função foi alterada, sendo utilizado como edifício militar. Já a sua atual designação remonta a 590, durante uma grande epidemia de peste que assolou Roma. Na ocasião, o Papa Gregório I afirmou ter visto o Arcanjo São Miguel sobre o topo do castelo, que embainhava a sua espada, indicando o fim da epidemia. Para celebrar essa aparição, uma estátua de um anjo coroa o edifício.

castelo-de-sto-angelo-1-copy

Durante a época medieval esta foi a mais importante das fortalezas pertencentes aos Papas. Serviu também como prisão para muitos patriotas, na época dos movimentos de unificação da Itália ocorridos no século XIX.

Fica em Roma também a famosa “Boca da Verdade” (La Bocca della Verità). Esta curiosa escultura, supostamente uma tampa de esgoto da época de Nero, é uma das atrações turísticas da cidade de Roma. Seu nome é devido à função de oráculo que lhe foi atribuída durante a Idade Média. O oráculo assumia também a função de juiz popular nos casos de suspeita de infidelidade conjugal: o suspeito deveria meter a mão dentro da boca da figura e esta poderia decepá-la em caso de culpa. A figura representada na escultura poderia ser uma divindade das águas, como o assim chamado “Marfório”, gigantesca estátua colocada num dos pátios do Museu dos Conservadores, no Capitólio.

boca-da-verdade-copy

* VATICANO

dscn9207

O Vaticano é uma cidade-estado e o menor Estado independente do mundo, encravado na zona norte de Roma. Deve a sua existência ao fato de ser a residência oficial do Papa e de ser a sede da Igreja Católica e também da Igreja Católica de Rito Latino, a maior e a mais conhecida e numerosa das 23 Igrejas sui juris que constituem a Igreja Católica.

Durante algum tempo existiu um disputa entre o Estado e a Igreja, chamada Questão Romana e só terminou em fevereiro de 1929, quando o ditador fascista Benito Mussolini e o Papa Pio XI assinam o Tratado de Latrão, pelo qual a Itália reconhece a soberania da Santa Sé sobre o Vaticano, declarado Estado soberano, neutro e inviolável. Pode-se considerar o Vaticano como uma autocracia, porque todos os poderes (executivo, legislativo e judiciário), estão concentrados na figura do Papa, que não possui qualquer órgão que fiscalize seus atos como governante, e, por ser considerado sucessor de São Pedro, não deve prestação de contas a ninguém, considerando-o um emissário de Deus na Terra.

A área do Vaticano é de 0,44 quilômetros quadrados (dá pra acreditar que isso é um país?). É apenas um quarteirao no meio de Roma. A defesa do país é da responsabilidade da Itália, enquanto que a segurança do Papa fica a cargo da Guarda Suíça. Guarda Suíça Pontifícia é o nome dado à atual guarda papal e da Cidade do Vaticano. É o único grupo de mercenários aceito pela lei suíça. Inicialmente a Guarda Suíça era um conjunto de soldados suíços mercenários, que combatiam por diversas potências europeias entre os séculos XV e XIX em troca de pagamento. Hoje só servem o Vaticano. Nao sei vocês, mas acho isso beeeem estranho. Enfim. Mais estranho que o fato em si é  o uniforme da Guarda, pois causa estranheza que um soldado esteja trajado com roupas tão coloridas. O design do traje é atribuído a Michelangelo e pode ser visto tanto no Vaticano quanto no castelo Papal de Avignon, sede do papado nos séculos XIII a XIV.

dscn92051

A Praça de São Pedro (em italiano Piazza di San Pietro) situa-se em frente à Basílica de São Pedro, no Vaticano. Foi desenhada por Bernini no século XVII em estilo clássico mas com adições do barroco. Ergue-se um obelisco do Antigo Egito no centro que foi trazido a pedido de Calígula.

dscn91841

A Basílica de São Pedro (em italiano Basilica di San Pietro in Vaticano) é uma grande basílica na Cidade do Vaticano, em Roma. É a segunda maior de todas as igrejas católicas, e talvez a mais famosa e mais visitada das igrejas cristãs do mundo. Eu que nunca curti ficar entrando em igreja (por motivos revoltosos pessoais), me rendi à beleza dessa basílica. Ela é diferente, é imponente, é linda! A combinacao do marmore com os dourados do ouro é perfeita e a arquitetura majestosa. Mas estando ali nao pude deixar de pensar em mais uma incoerência da igreja católica: tanta riqueza concentrada nas maos daqueles que se julgam enviados de Deus, num mundo onde muitos filhos de Deus passam frio e fome. Nao dá pra entender. Enfim. 

dscn9210

dscn9229

Na Basílica existem várias coisas interessantes e várias famosas. Dentre elas tem a estátua do Sao Pedro. As duas chaves do céu estão em sua mão esquerda (mas já ouvi dizer que nenhuma delas funciona de verdade…hahaha), e a mao direita se ergue em gesto de bênção à antiga moda grega, os dois dedos estendidos em reconhecimento da natureza dual de Cristo, divina e humana, enquanto os outros três dedos se unem num sinal da Santíssima Trindade. Eu nao vi nada disso, mas enfim. O mais interessante dessa estátua é o pé dela, pois é um ritual antiquíssimo que todos os peregrinos homenageiem a estátua, tocando-a com a mão ou beijando o pé direito. Mas atencao, só se aproxima quem for passar a mao no pé do homem, pois eu fui me aproximar pra tirar uma foto do pé do santo já gasto de tanto o povo passar a mao e quase tomei um pontapé do pé do guarda. (((-: Paradoxos cristaos. Enfim. Eu nao entendo e nem quero entender. Nao sou doida.

dscn92354

* BASTIDORES

dscn87701

A Itália é famosa pela quantidade de vespas que se encontra em todas suas ruas, avenidas, vielas até mesmo calcadas. Algumas vezes é difícil até mesmo andar pelas calcadas, pois quando falta vaga no estacionamento, adivinha onde seus proprietários colocam elas? Pois é. Itália e Brasil tudo a ver! (((-:

 

 

 

dscn90282

Por todos os lados vimos esse cartaz colado. É uma propaganda contra a prática do estupro. Achei muito forte e desnecessária. Sei lá. Toda vez que eu olhava me causava um mau estar danado e até mesmo medo de andar à noite pelas vielas de Roma. Será que é isso que o governo espera? Que até mesmo as turistas tenham medo? Nao sei se é por ai que se sana um problema dessa dimensao e dessa natureza. Enfim.

 

 

dscn90322

Olha que fofo o farol! Nao sao todos assim, mas tivemos sorte de passar e perceber esse ai. (((-:

 

 

 

 

 

dscn90621

Pois é, o papa é pop mesmo! Eu sempre achei que o papa e os bispos tinham apenas algumas pecas de roupa, mas nao. Do lado das maiores basílicas tem lojas chiquérrimas que vendem roupas papais. Bom, pra turista que nao deve ser, né!? Apesar que pro carnaval até que é uma boa. (((-:

 

 

 

dscn9165

Tem barraquinhas vendendo frutas e sucos naturais pra todo lado em Roma. Um paraíso pra quem mora na Alemanha! ((((-:

 

 

 

 

 

dscn91671

Os metrôs de Roma sao fantásticos por fora. Apenas alguns, mas vale a pena registrar, pois a solucao do governo me parece ótima para os problemas com pixacoes. Percebi que tem pixacao pra todo lado na cidade e nos transportes públicos e eu “acho” que por causa disso o governo resolveu liberar os grafites do lado exterior de alguns metrôs pra mocada ficar feliz. AMEI! Arte e liberdade de expressao. Perfeito!

 

 

dscn9358

Na plaquinha está escrito “Area Pedonale”. Bom, pra quem nao sabe quase nada de italiano “pedonale” e “peidonale” é quase a mesma coisa, ué! O Rô aproveitou e usufruiu de um espaco regularizado para praticar a pura “peidalância”. Ele nao é lindo! Viva ao espaco peidalânico reservado! ((((-:

 

 

 

 

 

 

dscn9436

Vimos em um parque e em outros lugares da cidade essas bicicletas engracadas pra alugar. Pra quem tem tempo e gosta de conhecer as coisas pedalando, é uma ótima!

 

 

 

 

dscn9503

Nao deixem de comer esse panini italiano por nada! É o famoso “comeu-morreu” italiano. É delicioso, barato e enche o bucho de qualquer esfomeado de plantao. Eu “agarantcho”!

 

 

 

 

dscn95161

Nunca vi tanto pinóquio junto e de todos tamanhos na minha vida! Vocês sabiam que a história do Pinóquio foi escrita por um italiano? Eu nao! Pois é, sou muito jacú mesmo. É óbvio que é italiana. Pinoccio com dois “c” = italiano. Vovô Gepeto = quer nome de vô mais italiano que esse? Nariz grande = tem povo mais narigudo que os italianos? Tá. Talvez os turcos. (((-: Fofo! Amei os pinoquinhos!

 

 

dscn87321

 Vocês por um acaso já viram uma loja que só vende luvas? Eu nunca tinha visto. Tá ai o registro. (((-:

 

 

 

 

  dscn8745

Eu tô cada vez mais fa dos italianos. Olha esse encosto de cabeca na poltrona do trem. Nao é tuuuuuuuuuuuuuudo? Ele segura sua cabeca quando você dá aquela cochilada. Agora só falta eles integrarem um babador e ai tá perfeito! ((((-:

 

 

  

dscn8760

 Depois dessa pizza eu peco perdao à todos italianos, por ter dito que a pior pizza que eu já tinha comido tinha sido justamente na Itália. Sério! Agora eu tenho que dizer que essa pizza italiana foi a MELHOR da minha vida! Meu Deus!!!!!!

 

 

 

 

dscn87721

 Alguém tem dúvida que tem muito brasileiro morando na Itália? Eu nao.

 

 

 

 

 dscn87824

Meu Deus! Me perdoe, mas esse padre é um pecado! (((-:

 

 

 

 

 

dscn9126

Enquanto a mídia brasileira perde tempo e dinheiro tentando acabar com o garoto, ele continua ganhando seus eurinhos com sua juba em Roma. (((-:

 

 

 

 

 

 

 

dscn94211Estar na europa é… andar de metrô ouvindo música clássica tocado no violino ao vivo por um senhor distinto e bem vestido. Isso é a europa que encanta e que engana também, pois no final da apresentacao ele pede uma moedinhas, ou seja, a coisa nao tá tao boa assim. (((-:

[pinit count="vertical"]

30 Comentários para "Itália – Roma e seus caminhos"

  1. Eu tinha tirado Roma da lista de cidades a serem visitadas enquanto estamos morando aqui na Alemanha. Afinal, nem a Paris fomos ainda. Mas suas fotos fizeram com que ela ganhasse um lugar de volta na listinha.
    Obrigada

  2. Maria Cristina Mingardi disse:

    Maira, também me encantei pela Itália, especialmente, Roma. Adoro seus comentários bem humorados! Se você acha que viu Pinoccios demais em Roma, Firenze tá dominada por eles! Afff…Tem bonecos pra tudo que é lado! É porque o autor da história era de lá.

  3. Maria Cristina Mingardi disse:

    Ah, esqueci…aquele monumento ao Rei Victor Emmanuel, a italianada, o chama vulgarmente de “Bolo de Noiva”!

  4. Renata Rodrigues disse:

    Maaaa

    Que espetáculo!!!!! Amei, não sabia que Roma era tão interessante, show!!

    beijoss

  5. Tati disse:

    Ciao carìssima!
    Allora, Roma è legal, mas eu sou do time do Asterix, que diz que os romanos sao loucos. Eles eram loucos desde aquela època, hehehe!
    Faltou um post sò pro Vaticano. Ele merece; afinal, ele nao pertence à Itàlia.
    Tu esqueceste tambèm de comentar sobre a sujeira e a falta de conservaçao dos trens na Italia. Vamos combinar, a DB coloca a Trenitalia no chinelo…
    O Calendario Romano 2009 foi feito com os padres mais bonitos da Itàlia. Fizeram de propòsito pra arrecadar grana… Mas bonitos mesmo sao os guardinhas suiços do Papa! PQP! E eles nao deixam nem a gente tirar foto deles…
    Os cartazes anti-estupro sao necessàrios sim, principalmente naquela zona. Do Lazio pra baixo, o que mais tem è estupro nos ùltimos tempos (na Sicilia nem se fala), e as maiores vìtimas sao os turistas, que nao vao à polìcia dar queixa pq nao falam o idioma, e pq nao tem parentes poliziotti. A coisa estava tao sèria que o tio Berlusca foi “chamado” a falar sobre o assunto e, como sempre, ele falou merda: “As nossas mulheres sao tao lindas que nòs temos que colocar a polìcia pra vigià-las”. Entao tà…
    O Pinocchio è fiorentino! Se tu gostaste de Roma, tens que ir a Firenze, entao! Outro astral, outro ar… Meu coracao mora là atè hoje…
    Bjks!

  6. Maira disse:

    Tati, valeu pelas info adicionais! Sempre bom ter o comentário de quem já morou no lugar, né!? Putz agora vou ter q ir à Firenze e a culpa é sua! ((((-:

    Sobre um post só para o Vaticano…nao merece nao…hahaha..porra um quarteirao e ser chamado de país só por casusa da (já passada) supremacia da igreja católica!?!?!?!? Tô fora! Maaaaas cada um, cada um, né!? Mas na verdade eu escrevi tudo junto por praticidade mesmo e nao por causa da minha revolta…hahahahaha…

    Bjks!

  7. Lu disse:

    rsrs amei :)
    o coliseu é algo que sempre tive interesse em conhecer…tem que ir né, antes q desabe…rsrs ai q horror…
    olha só http://dicasgratisnanet.blogspot.com/2008/11/calendario-de-padres-vaticano-2009.html fotos dos padres (‘que Deus me perdoe’) gostosos hahahah tá ai um lance q não entendo, a igreja toda cheia dos não meu toques, vai dar tentação pra mulherada querer ir lá violentar os padrecos hahaha
    vai entender…
    bjs

  8. Jerusa n. Vidal disse:

    Vc visitou as catatumbas? Vc ñ comentou que os Papas são colocados na vertical de cabeça p/ baixo qdo morrem. a exemplo de Pedro o apóstolo que foi crucificado de cabeça p/ baixo. Achou-se indgno de morrer na mesma posição de seu mestre Messias. Por acaso terias algumas fotos deste lugar tenebroso?

  9. Jerusa n. Vidal disse:

    Gostei de seus comentarios.Parabéns

  10. Jerusa n. Vidal disse:

    Quantas indulgências foram vendidas!!! imaginas o que entrou de grana! uhauuuu quanto pecado deve ter sido perdoado, fora outras cobranças mais…precisou até de um certo Banco pra guardar toda essa fortuna ñ é atoa que as taças são de ouro.

  11. Jerusa n. Vidal disse:

    Neste mundo pacaminoso a fome e a miséria existem para que a compaixão e a misericódia seja exercitada nos seres humanos que ficaram tão egoístas.

  12. Por favor dê-me a resposta se vc visitou a necrópole que fica em baixo da Basílica de São Pedro e a prisão onde o apóstolo Paulo escreveu suas últimas epístolas.Grata

  13. Samantha disse:

    Ma, depois de ler este post fiquei ainda mais animada pra visitar Roma daqui a 2 semanas!!!! :-)
    Depois conto como foi.

    Bjs

  14. Sueli Soares disse:

    Adorei os comentários, fotos de Maira.
    Também estive lá mes passado em Roma e temos pensamentos parecidos.Mas fotos diferentes também.Como faço para postar aqui no Blogo, nunca fiz esse tipo de trabalho e gostaria de compartilhar com outras pessoas.

  15. eloah disse:

    é legalzinho esse site, mas não teve as informações que eu precisava, haha

  16. Cibelle disse:

    Maira, suas fotos e sua viagem são perfeitas! Fui à Roma no início do ano passado, vi os calendários meravigliosos dos padres rsrs, dentre outras maravilhas que a cidade oferece. O único lugar do mundo onde me sinto em casa é lá e estou pensando seriamente em realizar um sonho de criança enquanto ainda dá: aventurar-me e mudar pra Roma, nem que seja para trabalhar num emprego que até alguns anos atrás eu dispensaria com certeza. Morar em Roma, passando todos os perrengues mas próxima das coisas que mais amo me parece tentador. Parabéns pelo blog, postarei mais comentários. Beijos.

  17. Rafael disse:

    Gostei do seu blogger, interessante, principalmente fotos das viagens que você fez a europa! Uma maravilha os lugares e vielas fechadas. Adorei, parabéns!!!!!!!!! Não há nada melhor do que viajar para esse continente maravilhoso e repleto de belezas exóticas e suas culturas das mais antigas do mundo ocidental. + tem uma foto que você comentou que eu não entendi. Você fala sobre o sinal de trânsito que é fofo. Não compreendi nada do que você quiz dizer sobre aquele semáfaro! Um abraço!

  18. Natália disse:

    Bem, nunca vi ninguem descrever tão bem um lugar. Parabéns. NEM A MINHA AMIGA QEÛE MORA NA ITÁLIA DESCREVEU TÃO BEM.
    Você ajudou muito uma pessoa que vai a ROMA(EU) E NÃO SABE DE NADA,…:)

  19. JOAO MOREIRA DA SILVA NETO disse:

    VOCES ESTÃO DE PARABENS. FÓTOS LINDISSIMAS. MINHA ESPOSA, EU, MINHA COMADRE RITA, ESTIVEMOS EM PAVIA-IT – DEPOIS FOMOS PARA MILÃO, VENEZA, ROMA (4 DIAS), ASSIS, E 3 DIAS EM PARIS…UMA VIAGEM INESQUESSIVEL. QUANDO ENTREI EM SUAS FÓTOS, CONFESSO, RETORNEI A ESTE PARAISO HISTORICO, REVENDO OS LUGAREM AS QUAIS ESTIVEMOS. FANTASTICO REALMENTE UM SHOW DA VIDA. UM GRANDE ABRAÇO FRATERNO. Joaomoreirapsicologo@uol.com.br

  20. Jo disse:

    Oiee, nossa adorei seu blog. Vc poderia me ajudar?…também estamos indo para Roma na época do carnaval q será no início de Março. Como estará o tempo, muito frio?? ;-)

  21. Jô Gontj disse:

    O meu sonho era conhecer Paris,mas hoje quero primeiro conhecer Roma,tenho uma pessoa muito querida lá. Fora que a Itália é linda

  22. Ana Carolina disse:

    :arrow: eu gostei e legal tava presisando pesquisar pr o colegio em enfim conseguir grassas a essa pagina no pc

  23. elisa andrade disse:

    Maira, fiquei encantada com seu blog e como vce tem facilidade de descrever algo que ainda neem fui, mas esta com meus dias contrados.. dia 8 de julho estou partindo para veneza e dia 12 vou para roma e ficarei tres dias e duas noites para comemorar o niver de 15 anos de minha filha, depois vou para alemanha, autria, e suiça… anciosa demais e mto obrigada por vce ter feito a diferença nesta viagem que ainda neem começou, mas acredito que terei mtas historias para contar para meus netos.
    velaeu!!!! ;-) :mrgreen: :smile: :smile:

  24. fatima Silva disse:

    :smile: Estive na Itália esse ano e vendo suas fotos chorei de saudade.Que vontade de voltar e passear pelas vielas,ruínas,o Foro Romano e o Coliseu são as minhas paixões,sem contar aqueles padres maravilhosos.Conheci Firenze e me apaixonei e várias cidades.Espero poder voltar ano que vem.BJs.

  25. ELIZABETH disse:

    BOM DIMAIS SEUS COMENTÁRIOS!!!
    me deu saudades de voltar à Roma – mesmo ja tendo estado por la 2x – é realmente lindo tudo aquilo. :lol:

  26. Andrea disse:

    ADOREI seu blog, estou querendo ir à ROma esse ano e tirei várias idéias legais daqui.

    Fiquei com água na boca só de ver essa pizza, onde vc comeu essa pizza mais delícia do mundo?!

    Bjs.

  27. jeferson dos santos disse:

    as fotos ja sao lindas imagine la entao esta medado mais vonta de ir la conhecer de perto gosteiiiiiiiiiiii kkkk

  28. rosamaria verney disse:

    Da próxima vez em outra cidade, evite suas opiniões pessoais, fica mais elegante, menos infantil e evita pequenas falhas, no mais parabéns!

Deixe seu Comentário





* Campos de preenchimento obrigatório