Cultura

Jantar – É possível rachar a conta na Alemanha? SIIIIM!

dsc01940-reduzida

Aqui na Alemanha é EXTREMAMENTE normal que você saia com amigos e cada um paga o que pedir. O garçom SEMPRE pergunta: “Getrennt oder zusammen?” (separado ou junto?). No começo eu me sentia meio “estranha”, pois eu quase nunca fazia isso no Brasil e acredito que a maioria dos brasucas também não fazem. Sei, sei… às vezes é mais justo que cada um pague o seu, mas mesmo assim eu acho uma situação mesquinha. Sei lá… (((-:

E você fica tão retardado, ops, aculturado que até mesmo quando sai com brasileiros decide pagar separado. Mas, às vezes, você pode ter sorte de encontrar algumas pessoas, geralmente possuidores de uma certa latinidade, que não pensam duas vezes e já propoem rachar a conta.

Ontem saimos com pessoas assim e “causamos” em um restaurante vietnamita aqui em Stuttgart. Foi uma noite MARAVILHOSA, onde nós éramos praticamente ETs naquele lugar. Chegamos e tivemos que esperar aprox. 30 minutos do lado de fora do restaurante por uma mesa com 6 lugares, pois o restaurante “bomba”. Depois conseguimos enfim entrar e nos aconchegar. Na hora de fazer o pedido aquela zona. A coitada da garçonete ficou tontinha e acabou trazendo até mesmo pedido errado. (((-: Imagina 5 brasucas e um italiano tentando decidir na hora o que queriam… confusão maior é impossível.

Fora que começamos a gritar, ops, conversar em tom de voz estupidamente elevado e gargalhar sem a menor cerimônia, acabando com a paz promovida pelo Feng Shui do local. (((-: Só sei que chegou nosso pedido, chegou nossa sobremesa, chegou meu chá, chegou mais uma rodada de bebidas, chegou água e enquanto isso todos iam embora, a garçonete ia limpando nossa mesa, tirando o arranjo de flores e… até que ela não aguentou mais e teve que nos pedir gentilmente para pagarmos, pois eles PRECISAVAM fechar.

E, foi nesse momento, que aconteceu o melhor da noite: RACHAMOS A CONTA! Que eu me lembre, essa foi a primeira vez que fizemos isso aqui na Alemanha. Sério! Geralmente ou um paga tudo (normalmente quando a empresa dele está pagando) ou cada um paga o que pediu, por isso é sempre bom ir lembrando de tudo que pediu. (((-: Passando a euforia de poder, como no Brasil, rachar a conta, a mulher nos avisa que só aceita dinheiro e, é lógico, que quase ninguém estava com dinheiro. (((-: Mas os homens, gentilmente, foram até um caixa próximo e resolveram o nosso problema (não ter dinheiro pra pagar) e o do povo do restaurante (se livrar da gente o mais rápido possível).

[pinit count="vertical"]

Um Comentário para "Jantar – É possível rachar a conta na Alemanha? SIIIIM!"

  1. Fernando disse:

    Ola, desculpas pelo incomodo, pelo fato de não te conhecer, mas preciso de uma pequena ajuda, se possivel. Moro no brasil e estou querendo comprar uns dvd do site alemão PHILIPPKA SPORTVERLOG. Mas como não entendo nada de alemão fica dificil. Comprei um dvd e eles me madaram acredito uma ordem de pagamento, mas não sei como proceder, se puder se informar ficarei muito agradecido. Desde de ja obrigado

Deixe seu Comentário





* Campos de preenchimento obrigatório