Mundo Autêntico

Cansado de destinos e coisas normais? Nós também! As coisas normais podem ser legais, mas chega uma hora que a gente quer ler e ver coisas diferentes e essa é a nossa proposta aqui: novos ângulos, novas perspectivas. Enfim, no R&R você encontra o arroz com feijão do mundo, mas também encontra o filet mignon.

Leis estranhas no estrangeiro

Esta semana fui informada de uma lei em Roma que proíbe qualquer pessoa de comer ou beber nos lugares turísticos da cidade. Pois é, cachorro quente no Coliseu pode te custar até 500 euros! Melhor do que enfrentar os gladiadores, mas é bom evitar, certo?

Essa lei me fez refletir sobre esse tipo de lei e a origem de leis que nós, estrangeiros, julgamos estranhas, mas que, na verdade, são todas reflexos da sociedade, de sua cultura e seus valores. Os turistas deveriam sempre se informar melhor sobre essas leis, mais por respeito do que por precaução. Por exemplo, é muito óbvio que periguetes terão problemas em lugares de cultura muçulmana ou extremamente religiosos como Itália, por exemplo. Pois é, mulheres semi-nuas não são tão bem vistas na Itália mesmo eles tendo sangue latino e queeeente como o nosso.

Enfim, quando recebi essa notícia fui pesquisar para saber mais detalhes e tal para poder informar meus clientes. Mas como sou a “informada-empolgada” comecei a pesquisar sobre essas tais leis “estranhas” que a turistaiada deveria conhecer antes de viajar e achei várias pérolas e vários posts em sites internacionais sobre o assunto. Segue então minha seleção das leis mais estranhas e outras pertinentes que encontrei, que nem sempre são sem sentido:

1. No Alabama (EUA) existe uma seção inteira do código penal dedicada à descrever em que situações haverá punição para quem bater ou brigar com ursos. Então lembre-se: quando estiver no Alabama e se deparar com um urso, não o ofenda e nem tente agredí-lo, faça um carinho e reze para valer a pena seguir as leis locais.

2. Você que adora juntar moedas pra pagar seu maço de cigarro ou o pedágio, é bom ficar esperto no Canadá. Lá existe uma lei que limita a quantidade de moedas por transação: 25. Sim, se você der mais que 25 moedas de uma só vez para qualquer comerciante poderá ser multado por um valor bem superior e, por favor, não esqueça da lei quando for pagar a multa. D

3. Se um dia você, homem, for à Suécia e não resistir ao charme das prostitutas de lá, prepare-se por que poderá ser preso sem prazer. Na Suécia as prostitutas existem e não são proibidas de trabalhar, mas, o mais interessante é que os homens que contratam seus serviços podem sim ser penalizados e presos por até 6 meses. Essa lei pra mim não é estranha e sim extremamente inteligente. Pense comigo, se  um comércio não tem freguês, o que acontece? D

4. Você gosta dos pombos? Os venezianos não e quem alimentá-los pode ser multado sim. Pombos são verdadeiras “pragas” em algumas cidades italianas e por isso, em Veneza, é ilegal alimentá-los. A multa normalmente é de 50-60 euros, mas pode chegar à 600 euros! O crime não compensa mesmo. Aliás, eu nunca consegui entender o prazer de quem fica sentado na pracinha alimentando pombos. Enfim, em Veneza, prefira as gôndolas aos pombos.

5. Se for corajoso o suficiente para dirigir em Moscou (Rússia) não esqueça de um detalhe importante: lave o carro! Pois é, carros sujos andando nas ruas de Moscou são proibidos. Tomara que essa moda nunca pegue em Sampa. D

6. Nos países muçulmanos que levam a sério o Ramada não se meta a besta de fazer vontade na galera comendo ou bebendo algo que não seja água publicamente. É multa sem perdão! Nem Alá irá te salvar.

7. Uma das leis mais estranhas e tristes que já vi foi proibir a galera de se beijar nas estações de trem/metrô lá na Alemanha e fiquei sabendo que na França também. Pára tudo, né! Sim, pára com acento porque essa nova lingua portuguesa também deveria ser multada. Rá!

8. Em Eraclea, na Itália pertinho de Veneza é proibido construir Castelos de Areia! Hein? Que falta de infância do cara que fez essa lei, meu Deus!

9. Na Suíça após as 22h os sininhos das vaquinhas podem fazer barulho, mas você não se atreva a dar descarga. Pois é, agora imagine se estiver tendo uma noite de diarréia familiar. Que beleeeza! Seguiria a lei ou arriscaria desembolsar uns franquinhos suiços pra sair, literalmente, “da merda”?

10. Em alguns países da Europa o povo é bem chatinho em relação à “poluição sonora”. O exemplo acima deixa isso claro, porém a Suíça não é a única intolerante não. Em Capri, na Itália, um país suuuuper silencioso (afff…) você pode ser multado se estiver usando um chinelo que incomoda o seu vizinho com o barulho. Isso, acreditem, aconteceu com um casal que usava esses chinelos tipo Havaianas. Pura inveja do nosso produto exportação de luxo. D

11. Essa é ótima. Em alguns lugares da Ásia a fruta conhecida como “Durian” foi completamente banida dos lugares públicos por causa do cheiro que é super forte (e, provavelmente, nada agradável). Então é melhor evitar levar essa fruta para seu hotel. Não parece ter punição, mas com certeza você não terá amigos por lá se estiver segurando uma.

12. Na Alemanha se você for pego bêbado dirigindo uma bicicleta, você perde a carteira de MOTORISTA. Achou estranho? Eu acho que faz todo sentido.

13. Mulheres adoram salto alto, mas, por favor, não esqueçam o bom senso e a multa que podem tomar em Atenas se estiverem usando seu lindo salto alto nos monumentos como Acropoles. Foram proibidos por causa dos danos causados por eles à estes monumentos históricos. E eu me pergunto? O que uma mulher estaria fazendo de salto alto em um sítio arqueológico? Aff César! D

14. Em Amsterdam é proibido fazer sexo antes do anoitecer em alguns parques da cidade. Mas quando a noite cai ai a cobra pode sair da toca!  É sério! Mas muita calma nessas horas, porque se fizer muito barulho a polícia pode tirar os copuladores sem dó nem piedade. Então ai ui xiiiiuuu! D

E você sabe ou já foi vítima de alguma lei nos seus momentos turista? Conta ai vai!

4 Comentários para "Leis estranhas no estrangeiro"

  1. min min disse:
    Mozilla Firefox 15.0.1 Windows XP

    gostei cpiei , e estou levando paraaula de portugues, como rela to será que ta certo me ajuda ai ,gente!!!!

  2. Alessandra disse:
    Google Chrome 25.0.1364.152 Windows 7

    Maira, adorei este post. Estava procurando algo sobre as leis dos países da Europa e você sempre contando coisa séria de maneira engraçada.
    Me diverti muuito.
    Parabéns!
    Você é uma ótima escritora.
    Beijinhos
    Alê

  3. Google Chrome 27.0.1453.116 Windows 7

    Adorei esse post, incrível!

Deixe seu Comentário





* Campos de preenchimento obrigatório