Idioma

LÍNGUA ALEMA – Alguns motivos para não aprender alemão

É um título provocativo, mas juro que nao é piada e nem minha opiniao pessoal. Apesar que em momentos de desmotivacao eu realmente me pergunto: “Por quê? Por quê alemao? Por que nao francês? Italiano? Espanhol? Por quê meu Deus!?” -D

Quem aprende alemao na marra, sabe do que estou falando. É, porque existe uma grande diferenca entre aquelas pessoas que sempre sonharam em falar alemao e aquelas que, de uma hora pra outra, percebem que nao existe opcao. E, lógico, o aprendizado é muito mais difícil e traumático para o segundo grupo. Ou nao. Tudo depende da sua motivacao, dos professores que encontra pela frente, do grupo que conhece durante o aprendizado e do apoio externo que recebe. Fora que ser otimista e paciente nessa hora é tudo também.

Enfim, mas esse post é para falar do ponto de vista interessantissímo e muito comédia de um americano que mora na Alemanha. Fiquei conhecendo o figura através da revista “Deutsch Perfekt” que eu simplesmente amo! Essa revista é para estrangeiros que estao aprendendo alemao. Ela é fantástica, pois traz matérias curtas sobre coisas relacionadas à Alemanha e aos estrangeiros que vivem aqui. Eu sempre aprendo expressoes novas de uma forma super suave e sem perceber, simplesmente porque as matérias me fascinam. E é nesta revista que encontro pérolas como a entrevista com John Madison, uma americano que decidiu escrever um livro descrevendo por que nao vale a pena aprender a língua alema. Vou transcrever abaixo algumas passagens hilárias já em português pra vocês entenderem como o cara sabe do que está falando. -D

“Viver na Alemanha é legal e eu posso indicar isso para todo mundo. Aprender a falar alemao, por outro lado, é aterrorizador e deveria ser evitado a qualquer preco.

Motivos para nao aprender alemao:

1) Nao é possível aprender a língua alema se você nao comecar desde bebê. Se você tentar aprender mais tarde vai perceber que seu cérebro nao tem mais capacidade para aprender tantos detalhes sem sentido, como por ex. as diferentes palavras para falar um simples e claro “the” em inglês. Dá uma olhada a diferenca entre os genêros no alemao e no inglês que vai logo entender do que estou falando.

Em alemao:

Nominativ der   die   das   die (Plural)

Genitiv        des   der  des   der

Dativ            dem der dem  den

Akkusativ  den  die   das   die

Em inglês:

Nominativ the   the   the   the (Plural)

Genitiv        the   the   the   the

Dativ            the   the   the   the

Akkusativ  the   the   the   the

Agora fala sério: quem gostaria de verdade de aprender uma língua que tem 16 formas diferentes para falar “the”? E isso nao é tudo: existem também 16 formas de se dizer “a” (em inglês só existe “a” e “an”) e, como se nao bastasse, existem 32 formas diferentes de declinar um adjetivo (em inglês nao existe nenhuma)!

O plural também nao é nada simples de usar. Os verbos entao é preciso saber conjugá-los para cada pessoa. Os tempos verbais sao uma emocao à parte. Apesar que é preciso falar de um que é o queridinho dos alemaes: o conjuntivo. Eles gostam tanto desta forma verbal que ter uma só nao foi suficiente, entao o estrangeiro tem que aprender duas. E acredite, por mais que você estude, nao vai adiantar, pois nao vai conseguir aprender, entao é melhor nem tentar.

2) Nao importa quanto um americano estude e pratique a língua alema, pois um alemao sempre irá falar muito melhor inglês do que um americano falará alemao. Considerando isso, deixamos os alemaes livres deste trabalho, pois eles vao ter que aprender o inglês de qualquer jeito para poderem se comunicar com o mundo. Aliás, muitos britânicos já comprovaram que alguém que fale inglês consegue viver na Alemanha sem o menor problema e a menor necessidade de aprender alemao (eu mesma conheco alguns casos).

3) No local de trabalho um americano que nao consiga se expressar muito bem em alemao pode usar isso como vantagem na Alemanha, afinal na Alemanha se alguém nao fala inglês é tido como um profissional desqualificado. Agora se algum estrangeiro fala inglês fluente e tem dificuldades com o alemao, ai o problema nao é tao grave. Se um americano em uma reuniao diz que nao fala muito bem alemao, a reuniao será preferencialmente realizada em inglês e isso faz com que seja uma reuniao muito mais rápida e efetiva, já que o inglês é muito mais objetivo, precisando de menos palavras pra dizer a mesma coisa que um alemao demoraria uma eternidade. Mas os alemaes gostam tanto de discussao que mesmo assim vao usar todo o tempo do mundo na discussao. Aliás, nestas situacoes eles costumam discutir, pois ficam tao entretidos pensando no que vao dizer em inglês que nao conseguem se concentrar no que os outros estao dizendo e ai comecam a discutir até mesmo quando dividem da mesma opiniao. Nesse caso, você americano/inglês, relaxa e aproveita.

4) Um americano nao irá jamais aprender a pronunciar corretamente um “ö” ou um “ü”.

5) Os alemaes vao mudar as regras da escrita em alemao logo que você realmente tiver aprendido alguma coisa (isso aconteceu há pouco tempo atrás). Até o momento em que você compreender a diferenca entre “das” e “dass”, nao vai existir nenhum “dass” mais. Entao pra quê aprender tudo?

6) O grupo pop alemao Tokio Hotel traz as versoes de suas músicas em inglês, logo ninguém precisa se preocupar em aprender alemao até mesmo por causa de uma banda alema.” 

Bom, se precisava de algum incentivo para nao aprender alemao, trabalho feito. -D

 

83 Comentários para "LÍNGUA ALEMA – Alguns motivos para não aprender alemão"

  1. Cleonice Leite disse:
    Mozilla Firefox 27.0 Windows 7

    Ridículo!
    Completamente antididático. Incrível é saber que alguém leva isto a sério. Imagine se eu vou desistir de meu alemão por isto. Bizarro!

    • Israel Werneck disse:
      Google Chrome 26.4.9999.1900 Windows XP

      Realmente ridiculo!! Entao quer dizer que os motivos pra uma pessoa nao aprender alemao é só por causa da dificuldade?? E o que é dificil? Conheço gente que fala e escreve hebraico fluente. E daí que é difícil? qual é o problema??

    • Sandra disse:
      Google Chrome 39.0.2171.71 Windows NT

      Deixa de ser chata Cleonice, ficar rabugenta e torcer o nariz, nao vai te ajudar a aprender o alemao, mais rápido. Concordo que o idioma soa complicado para ouvidos “nao” treinados, mas nao é impossível!Com o tempo, tudo flui, portanto relaxa!

  2. Jonatas disse:
    Mozilla Firefox 31.0 Windows 7

    E eu tenho apenas um único motivo para APRENDER alemão: prazer!

    • Guilherme disse:
      Google Chrome 38.0.2125.111 Windows 7

      Eu digo o mesmo. Alemão é um idioma bem estruturado assim como o português e o prazer por ambas as línguas é alto.

  3. rodolfo disse:
    Google Chrome 34.0.1847.116 Windows NT

    cara Na boa concordo com boa parte do que vc disse acima, mas me desculpe isto parece a opinião de uma pessoa muito acomodada e sem disposição, pois vc sabia que grandes industrias alemãs estão no Brasil como por ex : thyssenkrupp, federalmogul, mahle, bayer medicamentos e sem falar na solida Robert Bosch ?
    então meu amigo exclua este blog pois há sim muita vantagem em estudar alemão com certeza será mto bem remunerado se for contratado para uma posição que tenha que estudar …
    Somos capazes de aprender tudo a questão é ” até onde vc está disposto e aprender ?”
    garanto que com uma boa dose de motivação e dedicação vc pode demorar mas sem duvidas vai aprender a se comunicar

    #ficaadica

  4. Augusto disse:
    Google Chrome 33.0.1750.154 Windows 8

    Que lixo de post. Pessoal, não levem nada disso a sério.

  5. Marcos Schiavo disse:
    Mozilla Firefox 30.0 Windows 7

    Ai seria um problema seu por falta de capacidade.

  6. paul disse:
    Google Chrome 35.0.1916.153 Windows XP

    desculpem mas isso e uma parvoice, estou na alemanha faz 2 anos, e desde ha um ano e que aprendi alemao,e quero dizer que ja falo bem alemao escrito e falado porqie vou fazer um curso numa profissao durante 3 anos

  7. Carla disse:
    Google Chrome 35.0.1916.153 Windows 7

    Quanta idiotice! Nao culpe os outros pela tua propria burrice. hahaha Se tu nao consegue aprender o alemao completamente sinto muito mas o burro eh tu, nao eh a lingua que eh dificil nao. QUALQUER lingua eh muito mais facil de ser aprendida ainda qd crianca isso vai desde o simples portugues, ingles, passando pelo alemao, frances, russo, sueco etc. Enfim nada justifica esse texto infantil e babaca, ate mostrei pra um amigo meu que eh ingles e mora aqui na Alemanha ele ridicularizou teu texto, guri. Gente burra eh foda. hahah Passar bem.

  8. Y.N. Daniel disse:
    Mozilla Firefox 31.0 Windows XP

    Se você acha alemão difícil, tenho uma solução bastante simples. Pare por um tempo e vá estudar Mandarin. Com o tempo você chegará a conclusão de que alemão é um língua facílima e que estava reclamando sem nenhum motivo.

  9. GFP disse:
    Google Chrome 37.0.2062.120 Windows 7

    Bem coisa de americano preguiçoso mesmo! Ele ficaram mal acostumados com o mundo inteiro adotando o inglês, logo já se criam com a idéia de que “não é preciso aprender outras linguas, afinal sou americano e o mundo inteiro fala a minha”. Eu comecei a estudar norueguês(bokmal), tão “difícil” quanto o alemão e suas variações, quando morei na Noruega, e aprendi em menos de seis anos. Mudei-me para a Hamburgo em 2005, e em quatro anos pude finalmente abandonar quase por completo o hábito de conversar em inglês com as pessoas, pois já estava totalmente familiarizado com o idioma germânico. Para gente acomodada, até levantar da cama é difícil.

  10. Google Chrome 39.0.2171.71 Windows 7

    Eu sou pesquisador de estrategias didáticas inovadoras e proponente do Método Random-4S & Buffet de Línguas estrangeiras. A PROPOSTA É APRENDER ALEMÃO JUNTO COM INGLÊS. É COMO TOMAR REMÉDIO AMARGO COM SUCO DE FRUTA E AÇÚCAR. “talvez para alguns o bom seja o remédio (alemão) amargo e o ruim seja o suco (inglês) ” Sou de Fortaleza-CE, moro em Blumenau SC e trabalhei como tradutor de inglês em feiras (messe) em Frankfurt, Nurenberg, Kholl etc. TUDO QUE EXISTE PODE SER TANTO MELHORADO COMO PIORADO,DEPENDE DE QUEM LIDA COM ISSO. Um bom dia a todos.

  11. Isaias Caetano disse:
    Google Chrome 35.0.1916.153 Linux

    Só porque vou começar a estudar agora, aparece isso para desmotivar.

  12. Luan Gomes disse:
    Google Chrome 39.0.2171.99 Windows 7

    Eu não acredito que eu li uma merda dessas!

  13. Netinho disse:
    Mozilla Firefox 35.0 Windows XP

    Realmente é um pouco difícil! Eu conseugui aprender alemão durante o meu intercâmbio na Alemanha. Eu fiz um curso de alemão em Frankfurt e foi bastante interessante pois fiz várias amizades e visitei muitos lugares legais como Berlim e Munique. A hospedagem, alimentação e atividades de lazer estavam incluídas no intercâmbio. Compartilho aqui a minah experiência de viagem como também onde eu fiz meu intercâmbio http://www.sprachcaffe.com/portuguese/study_abroad/language_schools/frankfurt/main.htm

  14. Eu disse:
    Google Chrome 40.0.2214.111 Windows 7

    Mania de chamar Estado unidense de Americano!! Para com isso!

  15. Kat Weiss C. disse:
    Google Chrome 39.0.2171.71 Windows 7

    Linguas Indo Europeias para quem é falante de uma ou duas:Port e Ingles não costuma ser tão dificil p aprender outras como Alemão, Italiano…agora aprender Russo, Japones, Mandarim, Arabe, Hebraico e suas formas de escrita é pra lá de um desafio.

    Conheço uma chinesa que fala português muito melhor que um brasileiro e ela se virou p aprender praticamente sozinha.

    Um texto como esse desencoraja qualquer um!

  16. Mario Augusto ilva disse:
    Mozilla Firefox 36.0 Windows 7

    Mas que ridículo, eu estudo o Alemão a 6 meses e já sei as “16 diferentes formas de dizer THE” sem problema nenhum.

    Assim como o Alemão é complicado, o Português também é MUITO complicado, e consegue-se ter várias similaridades com o alemão quanto a gramática.

    Estou aprendendo e não estou tendo dificuldade nenhuma, estou achando até mais rápido o aprendizado comparado quando eu estava começando com o Inglês, que por sinal é muito mais fácil que Alemão e Português.

    Referente ao artigo na revista, é claro que ele vai dar motivos de não aprender o Alemão, afinal, ele fala Inglês, que é moleza de aprender e tem uma gramática muito pobre, qualquer língua para ele será quase impossível srsr. brincadeira.

  17. Luis disse:
    Mozilla Firefox 36.0 Windows 7

    Agora que fiquei mais instigado a aprender o alemão!
    A pessoa ainda diz que não é a opinião pessoal dela kkkkkk
    Antididático total.
    Ter um idioma bem estruturado agora é motivo para não aprender???

    Isso se chama de “aculturação”, pessoas como você que querem colocar que a cultura (incluindo idioma) norte-americana/britânica, é mais prática (superior/melhor) que outras. O mundo se sente na obrigação de aprender o inglês que realmente é bem prático, mas não esqueçamos que o português, francês, alemão e etc, possuem uma riqueza de estrutura e organização. Reflita nisso!

  18. Luis disse:
    Mozilla Firefox 36.0 Windows 7

    10 Motivos para aprender alemão!

    Para falar a língua de Goethe, Nietzsche e Kafka; de Mozart, Bach, Beethoven, Freud e Einstein.
    Para se comunicar com 100 milhões de pessoas na Europa. O alemão é a língua mais falada dentro da Comunidade Européia!
    Para fazer negócios com uma das economias mais fortes do mundo.
    Para visitar as grandes feiras industriais em Hannover, Düsseldorf ou Munique.
    Porque, acredite se quiser, São Paulo é a maior cidade industrial da Alemanha!
    Para receber melhor os turistas da Alemanha, Suiça ou Áustria, um dos grupos mais importantes de turistas no Brasil.
    Para viajar para os países de língua alemã e não se sentir um turista!
    Para fazer um curso ou estágio na Alemanha, Suiça ou Áustria e melhorar suas qualificações num mercado de trabalho competitivo e globalizado!
    Para ler textos no original – literatura, filosofia, engenharia e muito mais! Você sabia que 18% dos livros publicados em todo o mundo são publicados na Alemanha?
    Porque o alemão não é tão difícil quanto parece!

  19. Egon Werner disse:
    Google Chrome 41.0.2272.118 Windows 7

    O americano acha que o inglês é que é a melhor língua, por isso eles não gostam de dar-se ao trabalho de aprender outros idiomas. Não é só o alemão que eles acham difícil, mas também o português e o espanhol. Os alemães têm mais garra nos estudos, pois até nos dias de hoje eles estudam o latim. Houve um tempo que eu não sabia nada de alemão, depois estudei e aprendi sem achar difícil. Hoje leio livros em alemão e digo que aprender tal língua foi uma das melhores coisas que fiz na vida.

  20. Jurandir Soares da Silva disse:
    Google Chrome 41.0.2272.96 Android 4.4.2

    Norte americano acomodado e babaca! Se achando o dono do mundo e do pedaço só porque é natural dos EUA. Esqueceu que os grandes impérios mundiais da antiguidade (assírio, babilônico, medo-persa, grego, e romano ruíram)? Pois é……e com as constantes crises econômicas dos EUA e o ódio que os povos árabes têm por causa da influência norte amamericana no mundo, e a ascensão da economia chinesa, creio que as pessoas migrarão gradativamente do inglês para o mandarim, então esse americanozinho terá que repensar seus conceitos de fácil/difícil!

Deixe seu Comentário





* Campos de preenchimento obrigatório