Viagem

MUDANÇA DE (CON)FUSO HORÁRIO – Um caos biológico

ATENÇAO: o início do post é uma introduçao baseada em fatos reais, mas mais para o final partimos para a coisa vista de um ângulo científico e bem fundamentado sobre o tema – Imperdível! :-D

PONTO DE PARTIDA: o Planeta Terra é divido em 360 meridianos (360° porque a Terra ainda é redonda né…rs), e a cada 15 meridianos tem-se um fuso horário diferente. Claro, 360 meridianos / 15 = 24 horas, período necessário para a terra das uma volta completa, cobrindo assim os 360 meridianos. Hein?

A diferença entre os horários do Brasil e da Alemanha agora é de 5 horas e isso é coisa pra caramba! Meu corpo e o do Rô que o digam…

Chegamos do Brasil (aliás FOI MARAAAAAAAAAA!!!!) na segunda-feira passada às 14 horas em casa. Eu nao dormi nada no aviao e o Rô só conseguiu dormir umas 3 horas. Sim, 0 e 3 horas dentro de 12 horas de viagem, ou seja, o massacre do sono estava só tendo seu pontapé inicial. Cheguei, tomei banho e  literalmente caí na cama. Dormi até as 18h, mas teria dormido sem parar numa boa. Depois deitei já era quase meia-noite, dormi e, a partir das 2h, comecei a acordar de meia em meia hora até que, às 4 da matina, fiquei de saco cheio e decidi levantar e tomar banho. Às 7 horas era hora de pegar o trem para ir para a Uni e do Rô ir para o trabalho. Dois trapos começavam sua rotina que seria uma lástima.

Esqueci de dizer que, como se já nao bastasse o “jet-lag” (clicando na palavra ao lado, será direcionado para um site em inglês show de bola que tem até “kit anti-jet-lag”), que é uma forma chique de dizer que seu relógio biológico pirou porque você mudou de uma zona de fuso horário para outra, logo que pousei no aeroporto de Stuttgart já comecei a sentir dor de garganta, dor de cabeça, dor nas costas e um sono que nao era desse mundo. Sim, fiquei doente de tanta alegria! Dã! :-D

Enfim, nos arrastamos no nosso primeiro dia de rotina e, no segundo, eu “pedi pra sair”. Sim, nao fui à aula, pois levantei tao mal e a matéria é tao chata que nao rolou  (o que me consola é que é a última matéria!!!). Fiquei em casa caindo de um lado pro outro e dormindo quando nao conseguia levantar. Mas, Deus é taaaao bom, e nos deu um feriadao para nossa recuperaçao. Pois bem, o cara é tao bom que nos deu até tempo bom! Mas, apesar de toda a ajuda celestial, continuamos uns trapos. Desde quarta-feira até ontem nossa rotina foi sentar na cozinha e conversar até as 3 horas da manha, pois nao tínhamos sono. Dormir e levantar, no mínimo, às 12hs, mesmo tendo colocado o relógio para despertar às 8h. Dá pra acreditar? Tá, eu até que dou uma microbiada de vez em quando e decido dormir pra valer, mas o Rô nunca passou das 9h!

No começo achei que meu corpo estava recuperando as horas nao dormidas no Brasil, mas vendo a situacao do Rô e sabendo que ele se comportou mais que eu, vi que minha teoria estava furada. :-D

Pois bem, quem me conhece sabe que tudo nessa vida é motivo para ampliar horizontes e conhecimentos, e desta vez nao há porque ser diferente. Fui pesquisar sobre os reais efeitos causados devido à mudanca de fuso-horário na vida da pessoa. Interessante, viu!? Bom, vou tentar resumir a missa.

Ritmo circadiano é o cara que mais sofre com todo esse carnaval que os seres humanos fazem com os ponteiros dos relógios, o que chamamos de fuso-horário. E ritmo circadiano nada mais é do que o ciclo do sono, relacionado diretamente com o ciclo biológico. É um sistema extremamente complexo e extremamente vital para todos seres vivos. Ele está completamente e intimimamente ligado ao ciclo da luz e é por isso que esse negócio de horário de verao ferra a nossa saúde, pois impoe ao nosso corpo um ciclo que nao lhe pertence. Já quando você viaja para um local onde o fuso é diferente, faz isso consciente e nao tem ninguém pra culpar nesse caso.

Existem muitos estudos sobre o assunto, utilizando ratos como cobaias. O bom é que nesse estudo eles nao matam os roedores, só tiram o sono deles..  :-D .  Uma conclusao interessante deste estudo com os bichinhos é que os mais velhos, colocados em situaçoes de mudança de fuso-horário frequente, vivem bem menos que os mais novos, demonstrando que os véinhos tem menos resistência à mudanças nos ciclos de luz do que os mais jovens. –> Tá ai, mais um indício de que estamos ligeiramente idosos. :-D

A síndrome de mudança rápida do fuso horário se caracteriza por sonolência diurna, insônia com dificuldade de dormir no novo horário e queda do desempenho nas diversas tarefas mentais e físicas. –> Somos nós nos últimos dias sem tirar nem por! Socorro!

Seja qual for o mecanismo preciso, o estudo levanta questões importantes sobre a segurança dos turnos que são alterados no sentido anti-horário (diminuindo a quantidade de sono dos trabalhadores) e as conseqüências de longo prazo para a saúde dos tripulantes de vôos que cruzam zonas de fuso horário com freqüência”, disse Gene Block, coordenador do estudo, à revista médica Biologia Atual.

Outro tópico super interessante e que daria horas de discussao é a influência do sistema de fuso-horário no sistema econômico, político e social de um país. Encontrei 3 exemplos que ilustram bem isso.

CENSURA NOS PROGRAMAS DE TV: tem um projeto lei no Brasil que propoe que os Estados do Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Acre adotem o fuso horário de Brasília e, segundo li, seria só para atender interesses de redes de televisao. Só para esclarecer vou usar a novela das oito da Globo. A novela das oito é transmitida para todo o Brasil às 8 horas da noite do horário de Brasília, ou seja, em outros lugares do Brasil, a novela das 8 é transmitida às 7h ou 6h do horário local. Isso porque o fuso-horário nas outras regioes é diferente do fuso-horário de Brasília. Sendo assim, a novela, passando mais cedo do que o horário onde a censura é 12 anos, irá atingir este público também, o que fere as regras do jogo. Só que a Associacao de Geólogos Brasileiros nao aceita esse projeto de lei, baseados nas premissas lógicas de que uma mudança no fuso-horário natural da regiao prejudicaria esta principalmente no que diz respeito à saúde dos locais, que teriam seu ciclo natural alterado. Eles alegam que nos EUA existem muito mais fuso-horários do que no Brasil, e que nem por isso eles tem problemas como os apontados pelos interessados em aplicar tal lei no Brasil (Redes Televisivas). A soluçao seria que as TVs adaptassem sua programacao, levando em consideraçao os horários locais de cada regiao do Brasil e, cá pra nós, dinheiro pra isso elas tem de sobra.

ALINHAMENTO NOS BLOCOS ECONOMICOS: quando Portugal aderiu à Uniao Européia, mudou seu sistema de fuso-horário, para melhorar as negociaçoes com seus “parceiros” (entenda-se Inglaterra), pois para quem vive no mundo dos negócios sabe o quanto esse tal de fuso-horário pode f…. tudo, né!? Mas Portugal teve tantos problemas com a mudança que decidiu retomar o fuso-horário “natural”, o que prova que este sistema é algo que nao deve ser manipulado para atender à interesses econômicos.

SISTEMA CENTRALIZADOR NA CHINA: a China é maior do que o Brasil em extensao longitudinal, o que levaria esta a ter mais áreas com diferentes fusos horários do que no Brasil, certo? Certo em teoria, mas, na prática, a China tem apenas UMA ÁREA DE FUSO-HORÁRIO imposta pelo governo totalitarista. Todo o país é regido pelo fuso-horário de Pequim, ou seja, quem mora em regioes do lado oposto à Pequim provavelmente vive menos e menos feliz. Devem acontecer distorçoes estranhas no oeste da China, por exemplo durante o verao, onde o sol nasce às 3h da manha e se poe às 5 da tarde. Economicamente falando, há quem diga que deu certo quando se observa o crescimento econômico do país. Mas será que vale a pena alterar até mesmo o ciclo natural das coisas para alcançar objetivos econômicos ambiciosos? Acho que nao.

Você imaginava o quanto o fuso-horário é importante? Acho que a gente até sabe inconscientemente, mas só mesmo quem está dormindo muito mal que nem eu é que deve ter a idéia de pesquisar sobre isso. Afff…

Se vou parar de viajar por isso? Mas é claro que NAO!!! Se eu deixar de viajar, deixo de ser eu!!! AMOOOO!!! Mas nao custa nada deixar de ser ignorante, apesar de continuar sendo cabeça-dura. :-D

 

[pinit count="vertical"]

8 Comentários para "MUDANÇA DE (CON)FUSO HORÁRIO – Um caos biológico"

  1. Dizem que voce precisa de um dia para cada hora de diferença para se recuperar. Já a minha filha de quase cinco anos não tem problema nenhum. É impressionante! Ela chega lá e no dia seguinte já está no esquema. Chega aqui e também. A gente sempre viaja no sabado pra poder ter o domingo pra descansar (e mesmo assim ficamos alguns dias em débito). Já o meu marido, viaja voos de mais de 15 horas (Singapura, Bahrain, Africa do Sul) chega no hotel, toma banho e vai para reunião de trabalho que dura o dia inteiro, sai pra jantar, volta pro hotel, dorme míseras 8 horas e depois de dois ou tres dias faz o caminho contrario. Tem gente que tem corpo de ferro. Ele é um deles. Eu morreria se tivesse que fazer isso.
    Ah, a novela das oito no Brasil, há muito tempo começa as 9h, 9h30 na região Sudeste.
    Bjs

  2. E acho que isso acontece porque a classe trabalhadora, consumista, pelo menos em SP, não chega em casa antes disso. E sem telespectadores consumistas a TV não vive, pois vive basicamente de comerciais.
    Abraço

    • Maira disse:

      @Arlete:
      - sobre o horário da novela, pior que é verdade, mas por causa do vício continuamos chamando de “novela das oito” e eu cai no meu vício direitinho. :-D
      - sobre a variacao do “jet-lag” de pessoa pra pessoa também é verdade, mas acho que no meu caso o negócio é de idade, pois eu nunca tinha ficado tao podre! Acho que nao ter dormido durante o voo todo tb interferiu no processo “dormitório”
      - sobre táticas pra evitar a quebradeira, nós também costumamos voltar sexta ou sábado, mas dessa vez a logística nao permitiu e tome insônia!

      Bjs e torce ai pra gente dormir pelo menos hoje, pois amanha temos um longo dia de novo…afff…

  3. junior disse:

    Eu chegeui na Alemanha, não senti de cara a mudança do fuso, porém, depois o bicho pegou. Não durmo bem a ‘noite”, boca seca, dor de cabeça, durante o dia um sono brabo. Estou aqui a 3 dias espero que isso mude.
    Tenho que dormir bem, estou em Munique, vamos a Berlim de trem, nem sei como vai ser com tanta dor de cabeça. Preciso melhorar, ainda vamos as montanhas na Austria de moto, ulala. bjus

  4. Vivi disse:

    Sempre tenho problemas serios com fuso, mas viajei de Londres/Brasil ha 3 semanas e foi de boa, tanto na ida quanto na volta. Mas cheguei de Londres/Singapura ha 2 dias e estou um caco, n durmo a noite, tenho os sintomas comuns de dor de cabeca etc…e p ajudar alem do fuso tem a temperatura q foi alterada de 0 graus p 30.
    Socooorrroooo

  5. bruno disse:

    acho que a China tendo um só fuso horário, no seu extremo o sol nascerá as 9 da manha, se considerarmos que o sol nascerá às 6 em Pequim.

  6. Sofia Helena Bispo Santana disse:

    nao tem quase nada falando da china , mer___ :twisted: :twisted:

Deixe seu Comentário





* Campos de preenchimento obrigatório