Estações do Ano

Neve que traz luz, mas…

alemanha-todtmoos_mar08_448x336-8

… também traz tristeza.

Eu AMO neve e acredito que boa parte das pessoas, principalmente os estrangeiros, que moram em um lugar onde neva também amam, pois é tão linda e também é tããããããão fofa.

Além disso, a neve ilumina nossos dias escuros de inverno. Quando neva, o ambiente fica mais claro, e aquela sensação de viver na escuridão acaba passando. É verdade! Quando neva, eu fico até mais animada pra passear, principalmente porque não adianta muito usar guarda-chuva quando está nevando e ai você sente aqueles floquinhos fazendo cócegas no seu nariz. É uma delícia! Você se sente como criança novamente, ou seja, desfrutando das sensaçoes que a natureza te proporciona sem frescura ou traumas.

Também se vê muitas famílias e amigos brincando de guerrinha de neve e isso também é maravilhoso. São momentos simples que fazem a vida valer a pena, e a neve traz esses momentos.

Mas a neve, para quem precisa transitar, também traz muitos problemas. Pra quem está a passeio ou pra quem tem a opção de não ter que se locomover para outros lugares mais distantes ela é sempre UMA MARAVILHA da natureza, mas, para quem precisa dirigir longas distâncias ou até mesmo caminhar todos os dias longas distâncias, a coisa é bem diferente. Nesse período, ocorrem acidentes pequenos e outros muito sérios, ou seja, com mortes que são provocadas pelo fato de ter neve nas ruas e nas estradas.

Para os pedestres, o grande perigo se chama “Glateis”, que é uma camada de gelo que se forma sobre as ruas/calçadas. É um verdadeiro perigo, pois se seu sapato não tiver solado apropriado… paf! Nessses tombos, muita gente se machuca feio, e senhores(as) de idade podem sofrer graves fraturas. Mas, em vias mais utilizadas, o risco diminui, pois a prefeitura joga umas pedrinhas no caminho todo que ajudam a aumentar o atrito dos pés com o chão. Aliás, quando o Rodrigo chegou aqui, ficou indignado ao ver essas “pedrinhas”. Ele pensou: “Putz, que país de primeiro mundo é esse que deixa as ruas todas nessa sujeira!”. (((-: Mas depooooois é que ele foi descobrir que aquela “sujeira” – por incrível que pareça – tinha um propósito: a segurança dos pedestres.

Para os motoristas o perigo é muito maior, principalmente se não tiverem trocado os pneus para “pneus de inverno”. Na “Autobahn” o nível de acidentes é claramente maior, principalmente nos trechos onde não há limite de velocidade. Isso sem falar nas fortes nevascas que podem ocorrer e que bloqueiam estradas, edifícios e etc.

Mas, enfim… para mim a neve sempre será LUZ! Nem que esse termo se refira à luz que todos veremos quando batermos as botas. (((-:

PARÊNTESES: Ontem nevou e hoje continua nevando muito, mas tenho certeza que os alemães estão rezando pra nevar no dia do Natal, pois esse é o maior desejo deles. Sempre. E, pasmem, é rarissímo isso acontecer! Dá pra contar nos dedos quantos anos nevou na noite do dia 24 para 25  de dezembro por aqui. É sério! Acho que neve nesse dia é só lá na Lapônia mesmo. (((-: FECHA PARÊNTESES.

Enquanto houver neve, haverá luz no inverno europeu. Esse é o recado.

P.S.: estou aqui escrevendo e olhando pela janela e pensando: “Ai ela é tãããããão, mais tããããão, mais tãããão fofaaaaaaaaaaaaa!!!! Tá ai, descobri a primeira coisa da qual vou sentir falta quando voltar para o Brasil: da “Dona Neve”. )))-:

[pinit count="vertical"]

7 Comentários para "Neve que traz luz, mas…"

  1. Lu disse:

    Oiiii, já adoro neve sem conhecer rsrs tá já vi neve, mas pouca, bemmmmmm pouca rsrs
    será que vai ter em janeiro ainda?
    gostei dos floquinhos no site…rsrs quando tu chegar aqui no Brasil, deve por um efeito no blog de derretimento, pois vai derreter de calor aqui haha
    bjsss

  2. Andre disse:

    Parabéns pelo blog, muito interessante e bem escrito!
    Mudei-me para a Alemanha em maio e identifiquei-me
    em muitos dos teus posts. Volto pra visitar!

  3. ROBERTA disse:

    Hola Maira que tal?….. faz tempo q nao posto no seu blog mas vc vai se lembrar de mim pelo meu blog…. (q a decadas nao entro!!!!!!)

    Assim como vc tb amooooo a neve, a tao esperada e maravilhosa NIEVE!!!! Vivo aqui em Madrid, num pueblo bem pequenininho e nossa …. ontem passei a tarde deitada olhando pela janela a coisa mais linda de se ver.
    E olha q demorou pra gente se conhecer viu, pq de 1 ano e picos q estamos aqui, foi so a uns 15 dias atras q pude pisar e brincar literalmente como crianca na nieve.
    Ahhhhh q delicia, e msmo como vc falou, voltamos a ser crianca nem sentimos vergonha de montar aquelas bolas e jogar rsrsrsrs nosa como e bom!!!!!!
    E hj tive o “prazer” de conhecer un “Glateis”, pq pela manha sai de casa p trabalhar e la vou eu toda toda, pensando imagina, se eu passar devagarinho nao vou cair…. e pues bien….. quero ver amanha como vou estar dolorida.. rsrsrsrs……

    Mas e isso, vou continuar lendo seus posts pra me atualizarrsrsssss bjssss ro

  4. Maira disse:

    Oi Lú!!! Pois é, tá todo mundo falando desse calor por ai, mas q venha o forno, pois essa vida gelada tá me cansando… hehhe… eu quero é ver o trem ferver! kkkkk

    Em janeiro? Guria te prepara porq a coisa gelada aqui tá só comecando! É sério! As previsoes sao de muuuuuuuuuuuuuuita neve nesse inverno. Enfim, a gente se vê na neve! heheheh… Bjs!

  5. Maira disse:

    Olá André! Seja bem-vindo e precisando é só gritar,ok!? Bjs!

  6. Maira disse:

    Oi Roberta! Bem-vinda de volta!!! (((-:

    É lindo, né!? É na Espanha pelo q sei neva menos do q aqui. Faz assim, no inverno vem pra cá!(((-: Mas imagino q uma experiência dessas com o “glateis” nao é algo muito bom pra se vivenciar, né!? Espero q esteja melhor, pois eu imagino só de longe a situacao. Afff… Deus me livre disso! (((-:

    Bjs!

  7. Luiza disse:

    Nunca vi neve mas adoro ela,a neve parece ser tão fofa.
    Queria ir em algum lugar para conhece-la mas não tenho como!

    Bjs!Luiza

Deixe seu Comentário





* Campos de preenchimento obrigatório