Noruega

NORUEGA – Entre Fiordes e Vikings

DSCN0969

Enfim Noruega. Essa é uma viagem que já estava em nossos planos desde que chegamos, mas, sempre que comentávamos que iríamos fazer essa viagem, muitas pessoas estranhavam a escolha. Pois é, a Noruega nao é um destino muito comum, talvez porque nao esteja na rota dos destinos turísticos mais populares da Europa, ou talvez até pelos custos envolvidos que sao, provavelmente, maiores que em qualquer outro país Europeu, ou seria do mundo??? Mas, para aqueles que pensam assim, digo que basta ser criativo e “descolado” pra fazer dessa viagem inesquecível, algo possível e acessível ($$$$). Quer saber como? Entao viaje com a gente. Sem tempo? Sem paciência? Entao role a página e escolha os trechos que quer ler e ver. Só quer ver fotos? Entao clique aqui e aguce sua curiosidade. Simples assim. (((-:

* POR QUE NORUEGA? *

DSCN0512

A Noruega é um país que oferece paisagens ímpares e uma história bastante particular. É um país rico em história, terra dos Vikings, tem a melhor qualidade de vida que vocês possam imaginar, ar limpo, pessoas REALMENTE loiras e muitos ruivos com olhos azuis deslumbrantes e encantadores, paisagens impossíveis de serem captadas devidamente por qualquer aparato fotográfico, país dos maiores e mais lindos fiordes do mundo, um país onde até ser preso proporciona um pequeno momento de alegria (já viram os(as) policiais de lá?), paraíso dos pratos feitos com frutos do mar (ah se nao fosse o preço…), um país com uma infra-estrutura de camping de tirar o chapéu, glaciares gigantes e lindos, país onde todo cuidado é pouco nas estradas com possíveis pedestres “inusitados” como vacas, cabras e, até mesmo, alces e trolls.

Noruega-12

Mas, sem dúvida, o melhor de tudo é que a Noruega é talvez um dos poucos países europeus que ainda traz  aos visitantes que se aventuram mais ao norte, uma pitada de vida ainda selvagem em pleno velho continente. Simplesmente PERFEITA!!!!

* PRA QUEM TEM FOME DE INFORMACAO *

DSCN0957

A Noruega é um país europeu situado na Península Escandinava. É uma monarquia constitucional com democracia parlamentar. O país é limitado a norte pelo Mar de Barents (já no círculo polar ártico), a leste pela Rússia, Finlândia e Suécia, a sul pelo estreito de Skagerrak, que o separa da Dinamarca, e a oeste pelo Mar do Norte e pelo Mar da Noruega. Tem uma área de aproximadamente 330.000 km2 (um pouco menor que o estado de Goiás) e uma populaçao de apenas 5 milhoes de habitantes, que se concentra na parte sul do país – também, com aquela friaca no norte, até eu… (((-: .  Oslo é a capital e cidade mais populosa do país (500.000 habitantes). Outras cidades importantes são Bergen, Trondheim e Stavanger.

DSCN0841

Tem um litoral peculiar e completamente recortado por fiordes, fazendo com o que o país tenha uma extensao costeira de mais de 25.000 km , mesmo sendo a distância em linha reta entre o norte e o sul do país de aproximadamente “apenas” 1.700km. Como referência, basta dizer que a extensao costeira da Noruega é quase 2,5 vezes maior que a do Brasil, mesmo que sua extensao territorial seja beeeeeeeem menor.

 

 

 

DSCN0838

Aproximadamente 1/3 do seu território está localizado acima do círculo polar ártico, entao nao é de se assustar que a menor temperatura já registrada foi de -51.4 °C em Karasjok. A maior temnperatura, por sua vez, foi de “escaldantes”  35.6 °C, em Nesbyen.

O país é dotado de ricos recursos naturais – petróleo, energia hidroelétrica, peixes, florestas, e minerais - e depende da sua produção e dos preços internacionais. O petróleo e o gás já somaram 35% das exportações. Somente a Arábia Saudita e a Rússia exportam mais petróleo do que a Noruega.

A Noruega liderou o Índice Global da Paz em 2007, possui o segundo maior PIB nominal per capita (atrás apenas de Luxemburgo), apresenta o mais alto Índice de Desenvolvimento Humano (empatada com a Islândia) e tem a qualidade de vida mais elevada do mundo. Na segunda metade do século XX, com o desenvolvimento da indústria do petróleo, a Noruega emergeu-se como um dos países mais desenvolvidos do mundo, fortaleceu sua moeda e desenvolveu políticas de bem estar social e sócio-democratas. A população norueguesa rejeitou duas vezes o convite de adesão à União Européia, ou seja, mais um motivo pra dar uma passadinha lá, afinal está cada vez mais difícil arrumar moedas diferentes se tratando de europa.

É impossível pensar em Noruega e nao lembrar dos povos Vikings.  A Era Viking foi um período importante para a formação da cultura norueguesa e mitologia nórdica. Nessa época, os noruegueses conquistam a Groenlândia e a Islândia, fundam cidades na Grã-Bretanha e Irlanda (entre elas a capital, Dublin), e navegam até a costa canadense, sendo os primeiros europeus a pisarem na América. Pois é, essa história de que Cristóvao Colombo descobriu, ou melhor, invadiu a américa é mais uma das muitas mentiras que a gente aprende na escola. Pois é, viajando e re-aprendendo. (((-:

O norueguês (norsk) é uma língua germânica falada por aproximadamente 5 milhões de pessoas. A Noruega possui duas línguas escritas oficiais, o Bokmål (Dano-Norueguês) e o Nynorsk (Novo Norueguês). Em algumas áreas do país, o Samisk (Sami) é também uma língua oficial. O alfabeto norueguês moderno consta de 26 letras latinas padrão com mais três adicionais: æ, ø, å. Resumindo, se você fala alemao (ou já tem conhecimento intermediário), nem vai estranhar tanto as placas por lá. JURO que conseguimos “chutar” muita coisa nos baseando no alemao e, ufa, deu certo! (((-:

DSCN1691

* PASSEIOS E ATRACOES *

Como sabíamos que o interior da Noruega reserva aos viajantes caminhos e paisagens incríveis, resolvemos alugar um carro e sair por lá. Tínhamos uma idéia básica de alguns pontos que queríamos visitar, mas o planejamento foi sendo feito a medida que os quilômetros iam aumentando. Enfim, juntamos os ingredientes e partimos: carro, mapa, guia de campings, barraca e, é claro, nosso espírito sempre aventureiro e “descolado” (((-: .

OSLO - É a capital da Noruega e também a mais antiga capital da Escandinávia ( inclui-se na regiao dita Escandinávia a Noruega, a Suécia – que formam a península Escandinava – e, devido aos laços históricos e lingüísticos com aqueles países, também a Dinamarca). Oslo é também a cidade onde é entregue o Prêmio Nobel da Paz. Em 2006 foi eleita pela BBC como a cidade mais cara do mundo. Ainda bem que a gente tinha outros lugares pra conhecer…  (((-:

DSCN1714 

Oslo é também a cidade dos parques, sendo que o mais visitado é o Vigeland Park, um verdadeiro museu ao ar livre com 32 hectares de superfície, onde se encontram mais de 150 grupos de esculturas em bronze, ferro e granito inteiramente criadas, a partir de 1924, pelo famoso artista Gustav Vigeland. São figuras humanas em todas as idades e de inspiração erótica que formam um hino à vida; no centro do parque ergue-se um monolito de dezessete metros de altura onde se misturam 121 figuras sem formas muito definidas. Com essa descricao toda pomposa, tenho que confessar: nao fomos lá (UMA PENA, mas nao deu tempo mesmo), nao fui eu que escrevi essa descricao e muito menos fui eu que tirei essa foto. (((-: (aliás, digita no google o nome do parque e bota em imagens pra ver cada escultura MARAVILHOSA que tem lá – se for a Oslo, é um lugar que realmente valer a pena conhecer).

É uma cidade que nao apresenta nada muito diferente de outras cidades da europa central, sendo possível percorrê-la em um dia, sem ter peso na consciência depois. Mas, caso você goste de museus e artes, ai vale a pena gastar mais um dia talvez. Nós usamos nossas 4 horas lá para andar pelo centro, conhecer o burgo, ir até o porto e só nos extendemos um pouco mais pra ir visitar o Museu dos Vikings, um pouco afastado do centro. Aliás, os Vikings merecem um item todinho só sobre eles.

DSCN1734

Escultura em frente ao porto num dia feio

Rô sendo atacado por um Viking mirim

Rô sendo atacado por um Viking mirim

Enfim, o mais interessante em Oslo foi, sem dúvida, ver um barco Viking de verdade. Além disso? Bem, além disso, tenho que ressaltar aqui duas experiências profundamente culturais: uma foi ver o Rô mostrando publicamente como é que se faz para tirar um tatu do buraco e a outra foi ver uns camelôs ilegais fugindo da polícia, igualzinho no centro de SP. Adoro me sentir em casa! (((-:

Com vocês: o mineiro tirando o tatu do buraco

Com vocês: o mineiro tirando o tatu do buraco

VIKINGS - Como eu já disse um pouco antes, vale MUITO a pena dedicar um tempinho só pra falar sobre os Vikings. O Museu dos Vikings (Vikingskipshuset) está localizado em Oslo, na península Bygday. O museu foi construído próximo ao local onde foram encontrados três navios Viking originais. Esses navios provém do séc. IX e, segundo estudiosos, estes serviram como “navio de enterro”, uma prática comum na cultura Viking.

Os Vikings navegavam em barcos rápidos chamados drakkars (dragão) por terem uma cabeça do mítico animal esculpida na frente. A velocidade desses barcos facilitava ataques surpresas e fugas quando necessário. Eram belos e compridos barcos a vela e a remo esculpidos na madeira. Os Vikings foram os primeiros na europa do norte a construí-los com velas. Com isto ganhavam enorme vantagem sobre as embarcações de outras nações, movidas a remos. E navegando cada vez mais distante, tomaram grande parte da Suécia e da Escócia, a ilha de Man, as ilhas Hébridas, a Islândia, a Groenlândia e outros territórios russos, suecos e finlandeses e construíram um respeitável povoado na região do fiorde de Oslo. Acabaram por unificar a Noruega, reinando sobre ela durante anos. E, acreditem, indo lá é possível reconhecer vários descendentes. Sério! Eu nao tive coragem de tirar foto, mas encontramos algumas pessoas que só podem ter sangue Viking. (((-:

DSCN1769

A religião dos vikings costumava ter cultos a ancestrais, além da veneração a deuses, e transmitia idéias diferentes quanto a questões da vida e do mundo. Eles acreditavam que o mundo era dividido em “andares” e todos estavam unidos a uma enorme árvore. Esta religião não era baseada na luta entre o bem e o mal, mas entre a ordem e o caos, sendo que nenhum deus era tido como completamente bom nem mal. Só para citar, como resultado da mitologia nórdica, conhece-se hoje as “runas” para adivinhacao do futuro. Eu mesma já deixei amigos lerem as runas pra mim, mas faz tanto tempo que eu até tinha esquecido delas e nem fazia idéia de que tinham alguma relacao com os Vikings. (((-:

Os vikings valorizavam a morte e até a festejavam. Há casos de enterros de navios, onde foram colocados rainha e princesa, junto a pertences e animais sacrificados, como, cães, cavalos e bois. Em outra câmara, foi encontrada uma mulher bem vestida, sendo esta rica e uma mal vestida retorcida, estudos confirmaram que esta era escrava e havia sido posta viva nesta câmara. No caso da morte de homens, era costume a sua mulher favorita ser enterrada viva junto a ele (ah, mais eu nao ia mesmo, afinal como diz meu marido é SÓ até que a morte nos separe…rs). O uso de barcos como túmulo mostra poder e prestígio do morto e também simboliza a jornada pós-morte e tem ligação com a adoração a Njord (Deus do mar).

Agora vem a parte que eu AMO, ou seja, acabar com os mitos. Pois é, muitos dizem (de sacanagem) que os vikings usavam elmos com chifres, pois receavam, pelas suas crenças, de que o céu pudesse vir a cair em suas cabeças. Apesar desta conhecida imagem a respeito deles – que na realidade era uma crença celta e não nórdica – eles jamais utilizaram tais elmos. Essas características não passam de uma invenção artística das óperas do século XIX, que reforçavam as nacionalidades, no Romantismo, e que visavam resgatar a imagem dos vikings como bárbaros cruéis, pois sua aparência era incerta. Os capacetes que os vikings verdadeiramente utilizavam eram cônicos e sem chifres. Não existe qualquer tipo de evidência científica de que os escandinavos da Era Viking tenham utilizado capacetes córneos, portanto acaba aqui essa piada de mal gosto com esses grandes guerreiros. Isso mesmo, se tu é corno, nao tem mais o direito de ser chamado de desbravador (apesar que dependendo do tipinho da mulher que tu pegou, até pode ser, vai…hehehe).

BERGEN - Bergen é a segunda maior cidade da Noruega, situada na costa oeste. É um ponto de partida muito conhecido para quem quer explorar os fiordes em barcos ou navios e, além disso, é famosa por causa de um conjunto especial de casinhas de madeira, o lugar chamado Bryggen.

DSCN0629

Bryggen era, o que pode se chamar, porta de entrada na cidade de outros tempos, sendo o que resta do antigo cais. Uma grande área foi reconstruída após um incêndio que reduziu a cidade a cinzas em 1702. Hoje, tudo o que resta da estrutura original de Bryggen é um quarteirão recuperado, considerado Patrimônio Mundial da UNESCO, uma espécie de museu vivo ao ar livre, exibindo parte da história cultural da região.

DSCN0660

DSCN0667

DSCN0650

Além disso, a cidadezinha oferece um passeio agradável, quando nao chove. Pois é, Bergen situa-se numa região onde chove cerca de 300 dias por ano e a uma latitude onde os dias de inverso são extremamente “curtos” (e frios!). Por isso, a escolha da época do ano é um fator determinante no planejamento da viagem. Assim, Maio e Agosto são os meses com melhores condições climáticas, com dias de Sol e temperaturas agradáveis. Junho e Julho são meses de dias “longos” e relativamente quentes, mas chuvosos. O resto do ano é, regra geral, frio, chuvoso, e com poucas horas de luz. Mas nós demos uma sorte totalmente inesperada, pegando um dia lindo lá, depois de percorrer vários quilómetros debaixo de chuva.

DSCN0656

Segundo um folheto sobre a cidade, o mercado de peixes é considerado uma das “maiores atrações turísticas” de Bergen, e parece não haver grupo de turistas que não pare um instante nas suas bancas. Embora não haja mais peixe e marisco do que seria de se esperar num mercado com aquele nome, é um lugar interessante e vale a visita.

DSCN0642

Se tiver tempo e vontade, dizem que vale a pena pegar o funicular do monte Floyen. O monte Floyen é outro dos emblemáticos cartoes postais da cidade.

ALESUND - Essa cidade nem estava nos nossos planos, mas um dia (durante a fase do planejamento) topei com uma foto de lá e fiquei apaixonada. Alesund é, talvez, a cidade que mais reflete o modo de vida estreitamente ligado ao mar e bem característico da Noruega, afinal, foi da pesca que esta cidade surgiu, se desenvolveu e se consolidou como o maior exportador de pescado e derivados de toda a Noruega. É de Alesund que vem o famoso bacalhau norueguês.

DSCN1349

Além disso, chegando lá é que nos demos conta de que foi o ponto mais ao norte em que estivemos e registramos esse momento lindo. Nao é romântico? Bom, passado o momento “Roberto Carlos & MaIra Rita”, descobrimos depois que, na verdade, o ponto mais ao norte que chegamos foi Andalsnes, logo na sequência. Mas, nao podíamos deixar de registrar o marco “62° NORD”.

DSCN1373

Saindo da cartografia e voltando à Alesund, decidimos “dar uma passadinha” por lá e valeu muito a pena, pois lá se conhece também uma Noruega, arquitetônicamente falando, muito diferente do que tínhamos visto durante o nosso percurso. Em janeiro de 1904 a cidade sofreu um incêndio causado por raios, que acabou com quase todas as casinhas de madeira do centro da cidade (foram aprox. 900) em apenas 12 horas de incêndio, restando apenas 230. A reconstrucao foi muito rápida, pois em 1907 já estava tudo de pé de novo. Porém, tratando-se de Noruega, a reconstruçao representou um novo e revolucionário estilo. Como a reconstrucao foi feita por arquitetos jovens, esses trouxeram junto o estilo “Art Nouveau” para as novas casas e isso fez dessa cidade mais especial e encantadora ainda.

DSCN1471

DSCN1469

Já cheguei a ler que Alesund é considerada a “Veneza da Noruega”, mas, apesar de ter achado a cidade encantadora, nao acho que a comparacao seja válida, e olha que eu nem precisei ir à Veneza pra dizer isso.

DSCN1414

A melhor forma de conhecer a cidade é, lógico, percorrendo suas ruas. As casas tem detalhes lindos, que fazem aquela cidade única e absurdamente fotogênica. Mas, se quer tirar a foto clássica, pegue uma trilha/caminho que eles chamam e indicam por “Aksla”, que é de onde vai poder tirar uma foto como a que está no início desse trecho do post.

TROLLSTIGEN - Trollstigen é o trecho de uma estrada “cenográfica” de montanha em Raumana, ligando Valdall (no alto da montanha) com Åndalsness (na costa). A traducao do nome seria “A escadaria dos Trolls” . Mas o que sao os “Trolls”? Isso eu respondo no próximo item. Agora é hora de falar sobre essa estrada IMPRESSIONANTE, daquelas que quando você acaba de subir, olha pra baixo e desabafa: “PQP!!!”. Li que é considerada a 8a estrada mais perigosa DO MUNDO. Será? Nao sei, só sei que dá um meeeeeeeedo.

DSCN1594

É uma estrada que mal passam dois carros em vias opostas, mas a mao dupla, pasmem, existe. Além do mais, pasmem novamente, lá também circulam ônibus! É uma atração turística devido ao seu declive íngreme de 9% e onze curvas (em forma de grampo), cada uma com um nome pregado em algum ponto da curva (se estiver sozinho nao procure, senao vou me sentir culpada em dar essa info…). A estrada, embora tenha sido alargada nos últimos tempos, é estreita e cheia de curvas fechadas, veículos com mais de 12,4 metros de comprimento são proibidos de transitar por ela (ufa!). Em seu topo pode-se estacionar os carros e caminhar por uns 15 minutos até chegar em um ponto para ver todas as suas curvas e a bela cachoeira de Stigfossem, com sua queda de 320 m pela montanha.

Se for arriscar, só precisa verificar se a estrada estára aberta na época em que for pra lá, pois ela, por motivos óbvios, gélidos e escorregadios, está aberta para circulaçao somente entre meados de maio e outubro.

TROLLS - Eu nao sabia o que era enquanto estava lá, mas já conhecia sem saber. Aposto que você também conhece, nao!? 

O Troll é o esquerda, tá? (((-:

O Troll é o esquerda, tá? (((-:

Unbenannt

Lembrou ou nao lembrou? Bom, eu nem pretendia falar muito sobre os monstrengos, mas acabei achando um site com uma descriçao deles e a explicacao do relacionamento entre eles e a Noruega, que me obriga a falar mais sobre eles. Segue um trecho que explica um pouco por quê me apaixonei por esse país: “Os trolls sao criaturas do folclore escandinavio. Troll pode significar qualquer ser estranho (aposto que deve ter pensado em alguns amigos…eu também…hahaha), incluindo, porém nao limitando, os gigantes nórdicos (Jotun). Em nenhum outro país da Escandinávia os trolls formam parte tao importante da cultura e tradicao narrativa como na Noruega. Em uma europa super-populosa, a Noruega segue sendo o reino da natureza. Na profundidade de seus bosques, o silêncio permanece desde mil anos atrás. Ali dentro, a vida moderna nao conseguiu penetrar. Seu silêncio deixa bastante desconfortável o homem moderno, que vive contando sua vida em horas e minutos. Já o bosque, canta seu hino eterno. Uma árvore pode cair e perecer quando derrubada pelo vento, mas logo surgirao novos brotos e novas árvores. A repeticao é inevitável, as estacoes vao e vem, verao e inverno, primavera e outono. A eternidade prevalece.” No Senhor dos Anéis aparece uma nova raça de Trolls chamada “Olog-hai”, que a diferencia dos antigos por serem capazes de moverem-se embaixo do Sol. No mundo de Harry Potter, os Trolls sao monstros gigantes que matam tudo o que encontram.

Os Trolls estao tao presentes na cultura local que é até perigoso você atropelar um, portanto se vir a placa abaixo fique atento, pois vai que aparece um monstrengo na tua frente.

800px-Troll1

FIORDES – Os fiordes sao “estreitos” braços de mar que se prolongam continente adentro. A formaçao geológica do oeste da Noruega é tal que os fiordes daquela regiao sao os mais extensos, escarpados e possivelmente mais belos do mundo. O fiorde mais extenso, Sognefjord, tem mais de 200km de comprimento continente adentro, e os paredoes que o acompanha chegam a mais de 1000m de altitude! O cenário é impressionante e se torna mais dramático a medida que o fiordes vao se ramificando e formando braços cada vez mais estreitos e com paredoes igualmente altos.

DSCN1329

No ano passado, a Revista do Viajante National Geographic selecionou os fiordes noruegueses como os ganhadores entre as 115 melhores atrações turísticas naturais no mundo. Turistas vêm admirar estes fiordes desde que o primeiro barco turístico chegou em 1869, e hoje eles são um dos destinos na Noruega que atraem o maior número de visitantes.

GEIRANGERFJORD E ARREDORES – Um dos fiordes mais visitados da Noruega é o Geirangerfjord. A pequena vila de Geiranger, que no inverno tem menos de 1000 habitantes, fica bem mais cheia no verao, quando os navios de cruzeiro aportam em suas águas despejando aquele monte de turistas, principalmente aposentados europeus.

DSCN1231

DSCN1195

A regiao de Geiranger também oferece opçoes de trilhas e passeios, como a montanha Dalsnibba, que é um mirante natural da regiao (fica a uns 25 km da vila). O pico oferece uma visao privilegiada do vale e de outras montanhas e seus glaciares.

DSCN1111

DSCN1125

Por estar localizada a 1476m acima do nível do mar, é bem provável que ainda haja neve no lugar, mesmo durante o alto verao. O caminho está aberto de Junho a Outubro.

DSCN1133

Apesar de sua conexao direta com o mar (mesmo nível do mar), os fiordes sao alimentados por águas de rios e, muitas vezes, por águas de degelo. Isso faz com que a água tenha uma coloraçao impressionante que varia entre azul claro e verde esmeralda.

DSCN0966

DSCN1003

TÚNEIS – Os túneis marcam forte presença no mapa rodoviário da Noruega, especialmente na parte oeste do país, mais montanhosa. Nao era pra menos, com aquele monte de montanhas, vales e precipícios, só mesmo furando as montanhas para se chegar aonde quer. Durante todo o trajeto da viagem, nao é exagero mencionar que andamos mais de 120km dentro de túneis (diferentes). Pois é, você se sente um verdadeiro tatú. (((-:

O Laerdalstunnel é, com seus 24,5 km de extensao, o mais extenso túnel rodoviário DO MUNDO. Esse túnel reserva para os viajantes uma surpresa interessante. Possui no seu interior 3 saguoes que tem uma iluminaçao muito louca. Dá a impressao que você está entrando no fundo do mar.

DSCN0562

DSCN0576

STAVKIRKE - Entre 1100 e 1300, foram construídas cerca de 1.000 igrejas de madeira na Noruega. Hoje em dia, existem apenas 28. Embora os arqueólogos tenham encontrado provas de que igrejas de madeira foram construídas um pouco por todo o norte da Europa, apenas no sul da Noruega elas foram preservadas e, por isso, vale a visita.

DSCN1664

Nós passamos ao lado de uma sem saber e, quando já tínhamos desistido de encontrar outra, encontramos. Estávamos passando de carro por uma estrada, quando de repente eu li em uma placa “Stavkirke”. Demos meia-volta e fomos lá conferir. O nome da igreja que visitamos é Ringebu Stavkirke e está localizada no pitoresco vale do rio Gudbrandsdalslagen na regiao de Ringebu. A igreja foi construída no século 13, depois foi ampliada e modificada por um arquiteto. Aliás, praticamente todas já sofreram alguma reforma, afinal pode ser de madeira ou do que for, um dia a casa (seja ela de Deus ou de quem for) cai.

DSCN1669

CACHOEIRAS – Com aquele tanto de montanhas, lagos e rios, é claro que iria haver um monte de cachoeiras, e das grandes. De acordo com uns panfletos que pegamos, 9 das 20 maiores quedas d’água do mundo estao localizadas na Noruega. Eu nao duvido. Durante a viagem, vimos tantas cahoeiras descendo daqueles paredoes enormes que, no final do precurso, elas nem chamavam mais a atençao  :-)))

DSCN1585

GLACIARES e PARQUE NACIONAL JOSTEDALSBREE – Glaciares sao enormes massas de gelo, geralmente com alguns milhares de anos de idade, que se acumulam em certos lugares. O maior glaciar da Europa está localizado no parque nacional Jostedalsbree. Esse montao de gelo se extende no planalto do parque por cerca de 60km de comprimento, e tem uma espessura de até 500m!

Uma das paisagens mais impressionantes do lugar fica nos limites do planalto, onde o glaciar “escoa” para dentro dos vales formando as chamadas “línguas”. Existem mais de 20 delas nos contornos do parque nacional. Nao dá pra descrever. Parece uma cachoeira muito gigante que se congelou e com uma cor azulada alucinante.

DSCN1069

Olha eu ali embaixo! Um ponto verde bem insignificante...(((-:

DSCN1051

Pudemos ver que os glaciares estao nitidamente e tristemente em processo de derretimento. Dizem que está diminuindo a cada ano. Pois é, como diria meu cunhadinho: “A água do mundo está acabando”. Aparentemente, os glaciares também.

DSCN1054

ANDALSNES – Andalsnes é uma cidadezinha pitoresca (mais uma) que fica na beira do fiorde Isfjorde. Foi o ponto mais ao norte da nossa viagem, e também o ponto mais ao norte em que estivemos até hoje. A cidade fica na latitude 62,5 graus Norte, isso signifia que a gente estava muuuuuuuuuuuuito longe da linha do equador, e a apenas uns 450 km do circulo polar ártico (em linha reta). Pra se ter uma idéia da latitude, basta dizer que a mesma latitude no hemisfério sul (62,5 Sul) passa pela pontinha da península Antártica, e tem um monte de pinguins que moram lá. Heim? Tá bom, pega o mapa lá vai… -) ))

 

Uma curiosidade nessas regioes é que, durante o verao, as noites NAO ficam totalmente escuras. O Sol estava se pondo por volta das 22:30h e raiava lá pelas 04:00h (e olha que nem estávamos no auge do verao). Entre o entardecer e o amanhecer o céu ficava meio na penumbra, ou seja, nem precisamos usar nossa lanterna no camping. Pois é, no verao nem dá pra fazer coisa escondida direito (((-: . Em compensaçao, no inverno acontece o oposto, e o dia nao deve ter mais que 4 ou 5 horas de luz. Curuzes!

DSCN1499

Trilha Nesaksla – a regiao de Andalsnes oferece várias opçoes de trilhas, entre elas a trilha que vai até o mirante Nesaksla. O lugar oferece uma vista privilegiada do fiorde e do vale também. A trilha tem apenas uns 2 km, mas é uma pirambeira só, e leva aproximadamente 2 horas pra subir e 1,5h pra descer. Depois de 2 horas morro acima, seu esforço é bem recompensado. Vai na fé!

DSCN1542

DSCN1544

DSCN1573

CAMPING – A estrutura de campings na Noruega é simplesmente fantástica, e esta prática parece ser bem difundida por lá.  Todas as cidades, vilas e lugares turísticos tem um camping. A maioria dos campings tem também cabanas para alugar. Podem ser apenas dormitórios com beliches, ou até chalezinhos com alguma estrutura de cozinha e banheiros.

Noruega-15

Os livros / guias de camping sao bastante organizados e completos, sempre com um mapinha e fotos do lugar. Aliás, acampar na Noruega é mais um estilo de viagem do que uma alternativa econômica de hospedagem. Basta ver pelos carroes que você vêm em todos os campings. Tá, mas no nosso caso juntamos o estilo com a economia. (((-:

Outra vantagem de acampar aqui é a proximidade com a natureza em lugares lindos e cinematográficos, pagando muito pouco por isso.

DSCN1217

Mas, nem tudo na vida e no camping é perfeito. A parte ruim fica por conta do banho. Geralmente os chuveiros e os banheiros sao ótimos, nenhum problema quanto à isso. O único problema é o que acontece quando você vai tomar banho. Pelo jeito em todos os campings lá é preciso pagar à parte pra tomar banho. Nos boxes existe uma caixinha onde você coloca moedas de acordo com o tempo que você quer ficar embaixo do chuveiro. Pagamos em média 10 coroas norueguesas por 5 minutos de banho. Tá, é uma iniciativa legal e bem prática para o camping, afinal assim economizamos água e nao ficamos atrasando a vida dos outros que também querem tomar banho, MAS nao existe (ou existe?) coisa pior do que um banho quentinho ser interrompido quando você menos espera e, pior, ter que tomar banho desesperada olhando para o cronômetro da maquininha. Desculpem, mas nao posso deixar de comparar essa situacao com um infeliz coito interrompido. Tirando isso, nenhum outro trauma. (((-:

O CAMINHO É O DESTINO – Pode-se dizer, sem exageros, que os trajetos pelo interior da Noruega já valem a viagem até lá. Fiordes, vales, paredoes, cachoeiras, picos nevados, lagos,  glaciares, rios estao bem ao lado das estradas. Cercas sao raras, e a baixa densidade demográfica contribui para dar ares mais selvagens a toda aquela paisagem. É impressionte como, às vezes, demora pra você ver uma casinha perdida no meio da paisagem. Fantástico!

Uma das cenas impressionantes que aparecem no caminho é a Trollveggen (paredao de Troll). É o maior paredao vertical da Europa. Do vale até o pico sao 1800m e em um determinado local a parede tem 1000m de altura em um deslocamento horizontal de menos de 50m.

trollveggen

Os fiordes também fazem parte da rota, afinal você é obrigado a pegar balsas para atravessá-los em alguns pontos, dependendo para onde você vai. Ou seja, você paga o ferry e, de brinde, faz um pequeno cruzeiro (((-: . Alguns trajetos sao tao lindos que viraram até passeio turístico, como a balsa entre Geiranger e Hellestyl, que percorre todo o comprimento do Geirangerfjord (aprox 1:10h de travessia).

DSCN1238

DSCN1274

E aqui mais algumas fotinhos dos caminhos. 

DSCN1620 Passe da estrada Trollstigen, entre Andalsnes e Geiranger.
Estrada entre Stranda e Alesund. Estrada entre Stranda e Alesund.
Estrada entre Forde e Stryn

Cabras passeando entre Skei e Fjaerland.

 

Estrada para Briksdal (Parque Nacional Jostedalsbreen)

Estrada para Briksdal (Parque Nacional Jostedalsbreen)

 ALCES - Os Alces vivem ainda em liberdade em vastos territórios do Norte da Europa, Rússia e China, também no Centro Norte e Norte dos Estados Unidos, Canadá e Alasca. Sao animais, segundo a literatura, até dóceis, mas o principal perigo que os alces representam para o homem é na estrada, onde podem provocar graves acidentes, sobretudo na primavera quando os animais aproveitam o sal lançado no pavimento como compensação nutricional.

777px-Bigbullmoose

Fomos pra Noruega com o desejo de topar com um alce, afinal, só indo muito ao norte para isso acontecer e nao queríamos perder a oportunidade. Mas o fato é que você até vê placas alertando sobre o risco de travessia de alces na pista, mas duvido que alguém veja um alce mesmo. Sei nao. Ficamos com a impressao de que aquelas placas sao só pra turista ver e tirar foto, ou seja, nós é que nao íamos perder a oportunidade, certo? Mas nao é que quando decidimos dar uma “turistaiada”, me surge um alce do meio dos arbustos! (((-:

DSCN1653

PAPAI NOEL - Tínhamos chegado à algumas horas na Noruega, quando algo que iria mudar a minha vida aconteceu. Sim, eu vi o Papai Noel. Ou vocês nao sabiam que ele mora ao lado da Noruega, na Lapônia? Pois é, inclusive o escritório dele fica lá, mas quando lá tá muito frio, ele vai pro Rio de Janeiro na regiao de Penedo. Tô falando! Mas, sério, o que me chocou nao foi simplesmente ver o bom velhinho (aliás, quando eu era crianca juro que vi também). O que me chocou foi ver o bom velhinho passeando com seu carro velho em Oslo, fumando CACHIMBO! Pois é, o Natal perdeu o sentido pra mim. Ainda se fosse mariajuana, mas cachimbo. )))-: 

DSCN0442

CASAS TÍPICAS - As casas típicas norueguesas sao encontradas com mais frequência, quanto mais ao norte se vai. Sao lindas de morrer, pois lembram casinha de boneca. Como se nao bastasse, cada uma traz um detalhe diferente, seja na decoracao (principalmente na parte interna das janelas) ou no acabamento das portas. Algumas casas são cobertas de uma espécie de terra/musgo para isolar do frio, e ali cresce até grama. Os  Noruegueses costumavam colocar as cabras no teto para pastar/aparar a grama, mas dessa vez nao vimos nenhuma cabra no telhado. O estilo mais utilizado nas casas Norueguesas é o “laft”, onde as paredes são erguidas com troncos empilhados horizontais de madeira. O isolamento total é obtido com ripas coloridas entre os troncos, ou uma pasta elaborada (nas casas mais simples). A casa, pelo menos antigamente, permanecia inabitada por um ano aproximadamente para que os troncos se assentassem uns nos outros, o que fazia com que as casas perdessem alguns centímetros de altura.

DSCN0763

Além das casas fofas em si, nao pude deixar de notar as caixas de correio. Elas sao colocadas um pouco afastadas da casa, sempre ao lado da estrada/rodovia/rua, facilitando assim o acesso dos correios. É que as casas nao ficam, geralmente, na beira das estradas. Algumas sao normais (feinhas mesmo), mas a maioria é linda, geralmente de madeira e com pinturas delicadas pra enfeitar. Ficam protegidas por uma “casinha” de madeira, que muitas vezes imita o telhado com graminha das casas norueguesas. Eu fiquei fascinada com essas caixinhas, mas vou poupar vocês de terem que ver TODAS as fotos de TODAS as casinhas de correio que tirei. (((-:

DSCN0509

DSCN1635

 * TRECHOS PERCORRIDOS POR DIA *

Fomos de aviao até uma cidade próxima à Oslo (capital) e alugamos um carro para a viagem, que resistiu bravamente até o final da trip. A relacao custo x benefício foi ótima, pois viajar na Noruega já é caro, mas se for optar por viajar de trem ou ônibus em longas distâncias, você vai acabar deixando as calcas lá. Percorremos 2100 km em 7 dias de viagem. Tivemos a oportunidade de viajar do centro-sul do país até um trecho inicial do norte-noroeste e vivenciar assim diferentes faces desse país MARAVILHOSO e, acreditem, grandioso em todos os sentidos da palavra. Abaixo, os trechos percorridos e, caso alguém tenha interesse em ficar em camping, seguem os nomes dos campings que ficamos:

Dia 1: Stuttgart até Frankfurt Hahn e de lá voo para Noruega (Aeroporto Oslo Torp Sandefjord). Do aeroporto norueguês até Oslo (distância de 120 km) —> Pernoite Camping Ekeberg.

Dia 2: Oslo – Borgund – Voss - Bergen (distância 520km) —> Pernoite Camping Bratland.

Dia 3: Bergen - Hoyange – Sandane (distância 280km) —> Pernoite Camping Gloppen.

Dia 4: Sandane – Stryn - Geiranger (distância 230km) —> Pernoite Camping Geirangerfjorden.

Dia 5: Geiranger - Alesund - Andalsnes (distância 270km) —> Pernoite Camping Mjelva.

Dia 6: Andalsnes – Trollstigen - Moelv (distância 380km) —> Pernoite Camping Steinvik.

Dia 7: Moelv - Oslo - Aeroporto Oslo Torp Sandefjord (distância 320km). Voo para Frankfurt Hahn).

* DICAS *

- Cuidado com a carteira! Sim, você pode ser “roubado” toda vez que tiver que pagar algo, entao controle-se. Só pra ter uma idéia (e um surto) de custos:

Café expresso - 3 €
Pão, em supermercado 1 € a unidade
Cerveja num café ou bar – 7 €
Cerveja no supermercado - 3 €
BigMac Menu – 9 €
Acesso à internet – 6 € / hora
Hotel simples: 100 € por casal
Almoço / janta simples: 30 – 40€ por casal.
Camping: 15-25 € por casal   (finalmente alguma coisa mais em conta  -) )))
Gasolina: 1,5 € por litro

- Esteja preparado para viver vários climas em um dia, ou seja, vá sempre prevenido para casos de calor, frio, chuva e muito de tudo isso.

- Se estiver de carro, ande sempre com os faróis ligados. Isso é lei.

- Se quiser comprar bebidas alcoolicas fique atento com o dia e a hora da compra, pois, em mercados e lojas, eles só vendem até as 8 da noite e aos domingo nem sonhando (apesar de parte do comércio funcionar nesse dia). Pois é, se quiser beber uma cervejinha vai ter que comprar no bar (a pagar bem caro…). E se beber NAO DIRIJA MESMO, pois acredito que as leis lá sao beeeeem severas e o motivo é claro, basta andar lá um pouco de carro e vai entender sobre o que estou falando.

- Quando avistar placas que indicam a possibilidade de bichos na pista, leve a sério, pois bater numa vaca ou numa cabra nao deve ser nada agradável e muito menos sairá barato.

- Tenha sempre moedas, pois muita coisa lá se compra em máquinas que só aceitam moeda.

- SEMPRE leve blusa “corta-vento”, pois nos lugares mais altos sempre bate um ventinho gelado.

- Voos da Ryanair costumam ser os mais baratos. Apesar de operar apenas em aeroportos pequenos, vale MUITO a pena. Além disso, eles tem até rifa e venda de cigarros a bordo, ou seja, você se sente literalmente em um trem regional no Brasil. (((-:

- Procurando o camping ideal? Entre no site www.nafcamp.no e seja feliz!

* COISAS QUE NAO CUSTA NADA CITAR*

- Sol da meia-noite: o Sol da meia-noite é um fenômeno que ocorre perto dos pólos, quando o Sol não se põe durante pelo menos 24 horas. Isso acontece porque a inclinação do eixo da Terra em relação ao plano de sua órbita faz com que o Sol incida quase perpendicularmente sobre os pólos, em posições que se alternam de seis em seis meses. A passagem para o dia ou para a noite polar acontece nos equinócios – quando a duração das horas de sol é igual em toda a Terra. A quantidade de tempo em que o Sol permance 24 horas acima da linha do horizonte depende da latitute. Quanto mais perto dos Círculos Polares, mais longas serão as horas de luz no verão. Ao norte do Círculo Polar Ártico (e ao sul do Antártico) a duração do fenômeno vai aumentando.

Aurora Boreal – se tiver sorte, você poderá ver o fenômeno natural conhecido como Aurora Boreal ou, usando o nome científico, Aurora Borealis. Um jogo de luzes espetacular, ondulando de um lado para o outro no céu à noite. Infelizmente, esse prazer nem sempre é garantido, pois depende de certas condições meteorológicas entre os meses de novembro e fevereiro. Para aumentar as suas chances, você precisa ir para o norte do Círculo Ártico, embora também seja possível ver a Aurora Boreal de vez em quando no sul da Noruega.

- A-HA: lembra dessa banda? Sim, os caras sao noruegueses e super queridinhos por lá. Sao super empenhados em todas causas relacionadas à protecao da natureza e processos políticos em geral. Uma das causas defendidas por eles, foi a isencao de taxas para carros elétricos na Noruega. A empresa responsável pela fabricacao dos carros elétricos na Noruega, ganhou o apoio do grupo no Marketing do produto e de quebra a popularidade deles acabou ajudando a tornar os carros elétricos 100% isentos de pagamento de taxas na Noruega.

- Aquavit: a Aquavit é a cachaça escandinava

- Inglês: nao é exagero dizer que aparentemente todo mundo fala inglês na Noruega. É impressionante como absolutamente todas as pessoas com quem conversamos falavam um bom inglês. Seja na loja, lanchonete do vilarejo, posto de gasolina, no mercadinho perdido, enfim, todo mundo fala. Também, nao é pra menos, nao dá pra esperar o resto do mundo aprender a falar norueguês né?  -) ))

- Artista: na pintura seu expoente maior é Edvard Munch (1863-1944), um dos pioneiros do expressionismo, que com sua técnica arrojada e com um colorido muito especial pintou a angústia e a solidão que podem assolar o homem, mas também a alegria e o amor, a vida e a morte. Abaixo pode-se ver uma reprodução de O grito, sua obra-prima expressionista, de 1893, uma imagem densa e dramática da angústia moderna.

the-scream-edvard-munch

46 Comentários para "NORUEGA – Entre Fiordes e Vikings"

  1. Luciana Fazan disse:

    Simplesmente achei demais sua viagem Maíra!
    Eu sempre tive curiosidade tambem pela Noruega, é a terra da Liv Ulman minha atriz predileta!
    Muito obrigada por compartilhar tudo isso!
    :-D

  2. clo bassetto disse:

    Que delícia de paisagens! Parece que tudo é muito alto, muito amplo. Tem uma das fotos que tem umas casinhas pistuquinhas, coloridinhas….Dá a impressão que lá dentro é sempre quentinho.
    bjos
    Clo

  3. valeriaamoris disse:

    Mulher, sua viagem foi magnifica!!! Amei tudooooooooo!!

  4. valeriaamoris disse:

    Mulherrrrrrr faltou a foto cantando parabéns! Vc não foi comemorar seu niver?! Cadê a foto do bolo??! bjs,

  5. Sandra disse:

    Ei Má,
    Adorei as fotos e refiz minha viagem à Noruega com vc. Só nao fui a Alesund, mas vi aquele parque maravilhoso em Oslo que vc comentou. Ele é lindíssimo e mostra todas as fases da vida. Inesquecível. De todas as suas fotos, a que mais gostei foi a do entardecer e vc no escuro.
    Eu adorei constatar lá a situacao da mulher, a igualdade e a emancipacao, desde os vikings!
    Um beijo e um queijo,
    Sandra

  6. Lu disse:

    Oi Má! ) )
    Adorei o post, adorei as fotos, adorei a viagem e fiquei com água na boca. Lindos lugares! E eu sempre adorei os ‘monstrinhos’ rsrs então amei as fotos dele…rsrs
    To meio fora do meu blog e de escritas, pois to com o dedão da mão direita quebrada, mas to viva hahaha.
    Beijosss
    Até tua volta

  7. fred disse:

    muito bonito um dia quero faser uma viage dessas parabens estar muio bonitas as photos

  8. Soraya Alves disse:

    Ola Maira,

    Gostaria de umas dicas para o inverno… eu e meu marido estamos planejando passar uma semana na Noruega, entre Oslo, Tromso (ver a aurea boreal) e Bergen (ver os Fiodes).

    Vc acha que em janeiro seria uma boa epoca para fazer este passeio ou vc acha q o frio estara de matar, neve de atolar os pes, e os Fiordes congelados??

    Tks,

    Soraya

  9. Spell disse:

    Realmente é muito difícil ver brasileiros viajando para a Noruega, é um sonho que eu tenho a muito tempo de conhecer esse país, muitas bandas de metal que eu gosto estão nele!! Mas como vcs fizeram essa fantástica viagem em um lugar exuberante…gostaria de saber umas dicas de como gastar, guardar um dinheiro e o possível de economia pra quando for lá para não gastar tanto pq sei que é um dos países mais caros da europa.

    • Maira disse:

      Oi Douglas,
      pois é, os preços na Noruega sao mesmo salgados. A dica para economizar é ficar hospedado em campings. Os preços sao realmente baratos (especialmente fora de Oslo), e a estrutura é muito boa. Você encontra informaçoes dos campings em “www. nafcamp.com” ou “www.camping.no”. Neste caso, você ainda pode comprar comida no supermercado e fazer no camping. Se for viajar bastante pelo interior do País, vale a pena alugar um carro pois, apesar de nao ser barato (uns 50 EUR por dia), ainda sai mais em conta do que se locomover com o transporte público (se tiver duas pessoas ou mais). Oslo tem uma cena metal interessante. Veja algumas referências no site “www.metaltravelguide.com”.

  10. Spell disse:

    Obrigado pelas dicas Maíra, acredito que camping é só antes do inverno..pq depois disso é só no iglu..kkkkkkk, o Big Mc mais caro ta na Noruega..acho que tudo é caro. O metal aí ficou famoso por causa do Inner Circle (não é aquele cara que canta black roses…kkkk) é um movimento onde a moda era queimar igrejas e matar homossexuais!!! Mas obrigado por ter respondido e espero poder conhecer o país de ponta a ponta….Abraço

  11. Miguel disse:

    É um país belíssimo, com paisagens de cortar a respiração.

    Bela escolha )

  12. Rosangela disse:

    Maira lindas suas fotos. Estive na Noruega duas vezes, mas a ultima agora fiz muitos passeios legais, porque alugamos um carro, fiquei simplesmente pasma com a sorte de vcs em ver um Alce…e olhe q passamos em lugares que tinha placa pra todo lado. Que inveja. quem sabe na proxima

    abraços
    Rosangela

  13. sol disse:

    Adorei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    MARAVILHOSAS SUAS DICAS E TD SOBRE O NORUEGA……….
    ESTOU PENSANDO EM IR JULHO…
    PARABÉNS!
    PARA ONDE SERÁ A PRÓXIMA?
    ABRAÇOS

  14. Victor Maia Souza disse:

    Muito show , eu sempre quis conhecer a Noruega .

    As fotos estao muito bonitas D

  15. wanderson disse:

    Q legal!!!
    Gostei muito da viagem!!!

  16. karol disse:

    Simplesmente perfeita sua viajem…!!
    E vc escreve tudo maravilhoso!!!!
    Muiiiiiiiiiiito massaaaa!!!!

  17. Anônimo disse:

    Nós também viajámos pela Noruega em Agosto 2009!
    Chegámos ao Nordkapp!!
    Foi uma viagem Fantástica!
    Beijinhos.
    Luísa

  18. maicon disse:

    Ouvi falar através de um amigo que esteve lá, que existe um túneu que entra dentro do mar!!! vcs não estiveram nele?

  19. José Carlos disse:

    Olá
    Estamos viajando por essa região em junho agora. Tem como informar horario de onibus que faz de Andaleuse para Alesund ou outro meio de transporte, pois vamos de Trem de oslo para Andaleuse. ?
    Vamos de Oslo para Andaleuse de trem; ônibus para Alesund e navio que sai as 00:30 de Alesund para Bergen.
    Att
    José Carlos

  20. SILVIO disse:

    que lugar lindo gostei mais um dos lugares que pretendo conhecer em breve…. fotos muito bem tiradas

  21. Patricia disse:

    Fiquei super feliz ao encontrar esse site, as dicas e fotos estão muito boas. Pretendo ir em junho e levo as informações comigo.

  22. Caroline disse:
    Mozilla Firefox 3.6.6 Windows XP

    MARAVILHOSO!!!!!!!!!!
    Informações muito úteis!!!
    Estou indo em agosto numa viagem de negócio do marido.
    Não tive muito tempo p planejamento.
    Obrigada pelas dicas e fotos…
    Caroline

  23. ORLANDINA SCHROK PLASTER disse:
    Google Chrome 5.0.375.125 Windows XP

    Encantadores as paisagens, da Noruega. Adorei. Eu descendente da região
    tão linda, porque lá parece que tem um povo muito mais amando a natureza
    do que aqui no Brasil. Aqui a minoria se preocupa em proteger e cuidar da natureza. Parabéns.
    Orlandina
    sempre protegendo o MEIO AMBIENTE.

  24. kelder leoni disse:
    Google Chrome 6.0.472.55 Windows 7

    nossa que impressionante a paisagem da noruega e parabens pela viagem e parabens pela feli escolha de relatar quase tudo que vocês vivenciaram la tenho promessas de trabalhar por la e vc me tirou muitas duvidas.muito obrigado.

  25. Mozilla Firefox 3.6.9 Windows XP

    Gostei muito das informacoes que vcs estao passando as pessoas…bem como os detalhes de cada local que vc conheceram…vcs conheceam muito em pouco tempo…muita legal mesmo!!…Os fiordes sao encantadores….o Hardangervidda e belissimo e exuberante….as aguas verde esmeralda das bacias a beira das geleiras sao fascinantes…
    Eu ja vivo aqui em Bergen desde 2010 e adoro!!…as paisagens sao deslumbrantes e o modo de vida noruegues e completamente diferente de tudo….uma viagem que vale a pena com certeza!!
    So acrescento aos seus amigos e leitores interessados em virem a Noruega, alguns pontos importantes a serem lembrados:
    1. a melhor epoca para vir a a Noruega e entre maio e setembro
    2. a maioria das atracoes turisticas fecham no final de setembro, entre essas, os passeios aos fiordes…
    3. e possivel economizar muito dinheiro pernoitando em campings, mas caso queiram um chale ou cabana (cujos precos sao muito mais em contas do que hoteis tb), e necessario solicitar a vaga com antecedencia, ja que ferias e periodo de campings lotados…
    4. Nas cidades de Oslo e Bergen e possivel comprar um cartao 24/48hs que da direito a usufruir de muitas atracoes turisticas com um bom desconto ou ate mesmo gratis…
    5. Usar e abusar das refeicoes no IKEA ou dos restaurantes chineses que oferecem pratos baratos e que alimentam bem…
    E boa viagem!!!

  26. Jaqueline disse:
    Google Chrome 6.0.472.63 Windows XP

    Fiquei encantada com tantas informações sobre meu país predileto! Um dia, se Deus quiser ) ) ainda terei o prazer de conhecer cada cantinho desse país maravilhoso e “único”….muito obrigada pelas riquezas que trouxeram de lá gente!♥ bjinhos…

  27. Ruth Pessoa Tetto Borges disse:
    Mozilla Firefox 3.6.12 Windows XP

    Bonjour Madamme Maira.

    Venho parabeniza-la pela elucidaçao sobre a MARAVILHOSA Noruega.

    Aproveito, a oportunidade, para dizer-lhe que, de longe, foi o conteudo mais abrangente e rico em informaçao sobre o povo nordico.

    Agradeço pelo espacinho dedicado ao A-HA (é a minha banda do coraçao).

    Comento tb que, o aspecto e forma que escreves é muito divertido e gostoso de ler, chega a ser bastante engraçado… simplesmente amei =)

    Parabens amada, continue a postar as suas aventuras “grande desbravadora”, rs.

    Estou anciosa para ler tudooooo.
    Beijo grande, fiquem com Deus.

    Ruth Pessoa Tetto Borges.

  28. carol disse:
    Internet Explorer 8.0 Windows 7

    lol -) lindoooo!!! maei tudo! perfeito pra o meu trabalho de ingles!;D valeuzão!!

  29. Bianca. disse:
    Mozilla Firefox 3.6.13 Windows Vista

    Ola eu vivo em Portugal apesar de nao ser portuguesa…Sou completamente louca pela Noruega, o mei maior sonho é ir la e parece que estou proximo de o concretizar…..adorei tudo o que li….tem muito geito para ecrever e tambem para descrever os lugares que viu….axei todas as fotos lindas de morrer e depois de tudo o que li ainda consegui ficar mais viciada neste pais maravilhoso!
    Amei o facto de falar em especial sobre os Vikings e concordo consigo….é chocante que atribuam os capacetes com cornos aos vikings! Isso irrita.me profundamente!
    Espero que consigo visitar todos os lugares que gosta….pk a vida é so uma e temos de a aproveitar!
    Beijinhos! smile

  30. Bianca. disse:
    Mozilla Firefox 3.6.13 Windows Vista

    Ola eu vivo em Portugal apesar de nao ser portuguesa…Sou completamente louca pela Noruega, o mei maior sonho é ir la e parece que estou proximo de o concretizar…..adorei tudo o que li….tem muito geito para ecrever e tambem para descrever os lugares que viu….axei todas as fotos lindas de morrer e depois de tudo o que li ainda consegui ficar mais viciada neste pais maravilhoso!
    Amei o facto de falar em especial sobre os Vikings e concordo consigo….é chocante que atribuam os capacetes com cornos aos vikings! Isso irrita.me profundamente!
    Espero que consiga visitar todos os lugares que gosta….pk a vida é so uma e temos de a aproveitar!
    Beijinhos! smile

  31. anabela disse:
    Internet Explorer 8.0 Windows 7

    Obrigada por terem partilhado esta informação fantástica com todos. Gostei imenso, muito sintética e bem apresentada -Parabéns! Andava na net à procura de dicas, pois à anos que gostava de ir aos fiordes, só não sabia quais os melhores. Graças a voçês acho que vou optar pela Noruega e seguir todos os conselhos. Só uma dúvida, não são muitos Km por dia? Beijos

  32. vanessa disse:
    Internet Explorer 8.0 Windows Vista

    OLÁ MAÍRA!!!
    FANTÁSTICO O SEU BLOG!ADOREI SUA ESCRITA DIVERTIDA E AS DICAS.OBRIGADA!
    ESTAREI CHEGANDO NA NORUEGA POR VOLTA DO DIA 11-06-11.IREI SUBINDO DE CARRO DA ALEMANHA(INCLUSIVE VOU VER AS SUAS
    DICAS);PASSO “CORRENDO” PELA DINAMARCA E ATRAVESSAREMOS DE FERRY,SUBINDO ATÉ BERGEM,ALESUND E GEIRANGER.
    ME FALA COMO FUNCIONAM OS FERRYS
    POR FAVOR…ANDEI VENDO UNS SITES E SÃO CAROSSSSSSSSSS…PRECISA RESERVAR ANTES?ME DÁ ALGUNS TOQUES?MUITO OBRIGADA!VANESSA idea idea

  33. daniella schultz disse:
    Internet Explorer 8.0 Windows XP

    eu amei sua descoberta..moro na alemanha ja a 3 anos e minha irma em oslo,nunca tive essa curiosidade.ela sempre me chama,mais sempre acabamos indo pra :italia,franca,holanda.mais no proximo mes iremos fazer uma visita oas fjord..

  34. vivi disse:
    Internet Explorer 7.0 Windows XP

    parabéns muito lindo

  35. Marlene disse:
    Mozilla Firefox 8.0.1 Windows 7

    Adorei o roteiro, as fotos. Vou fazer em Junho Dinamarca,Noruega e Russia,Adorei as dicas. So nao sei se estou preparada para os gastos. Acho que terei de economizar até junho, nao mesmo?Voces sao muito simpaticos.

  36. LEONALDO ANDRADE disse:
    Mozilla Firefox 13.0.1 Windows 7

    Agradeço a voces pelas informaçoes e parabenizo-os pela coragem. Se possivel me passem mais umas dicas: em setembro, dia 08 estamos indo pra Europa, onde ficaremos 20 dias. Gostaria muito de conhecer a Noruega, epescialmente os fiordes. Voces acham que em setembro isso ainda e possivel, climaticamente falando? Qual seria o roteiro mais pratico, dentro desse que voces fizeram, de modo que um casal maduro (sem o mesmo pique de voces) possa fazer, de maneira confortavel, em uns 5 dias??! Muito obrigado amigos! Beijo.

    • Google Chrome 20.0.1132.57 Mac OS X 10.6.8

      Oi Leonaldo, setembro não é uma boa época não. O melhor é entre maio e final de agosto. O roteiro que fizemos não é tão puxado, vai? Me mande uma mensagem através da página “Turismo Colaborativo” que te envio algumas sugestões, tudo bem?

  37. ANTONIO LOPES disse:
    Internet Explorer 9.0 Windows 7

    09-09-2012 Estou em Lisboa e vim da Noruega no dia 1 de setembro. Pensei enviar aos meus amigos um relato dessa viagem e quando me preparava para fazê-lo deu-se um milagre: apareceu aqui no ecrã o “retratos e relatos” li e depois disse :puxa!!!!!!!!! foi esta viagem que nós portugueses acabámos de fazer, o que está escrito é mesmo o que eu queria transmitir . vai daí mandei o vosso link
    para todo o Mundo.Como está tão bem escrito e tem tudo venho agradecer e dar os Parabéns à autora. MUITO OBRIGADO da família Lopes de POrtugal: Lisboa. Nós fizemos a viagem pelos mesmos locais mas de ônibus em 7 dias e viemos muito contentes

  38. Raquel disse:
    Google Chrome 22.0.1229.79 Windows 7

    Olá! Achei seu blog por acaso, enquanto pesquisava sobre viagens a Noruega, e estou encantada – as fotos estão maravilhosas! A Noruega é o paraíso! Estou planejando uma viagem para lá em Julho, e de fato, vi como custa caro. Minha pergunta é: como vocês “se viraram” para viajar de carro por toda Noruega? Foi difícil se localizar por lá? Você acha que não vale a pena aqueles pacotes de passeios, como o “Norway in a nutshell” que empresas norueguesas vendem? E mais uma coisinha… Que câmera você usa? As fotos parecem que foram tiradas da National Geographic! Rsrsrs HELP!!!

  39. Ignez disse:
    Google Chrome 27.0.1453.110 Windows XP

    MAÍRA , obrigada pelas dicas equivalentes a uma reportagem bem elaborada , que nos é muito útil.
    Estaremos em tour começando pela Alemanha, Noruega, Suécia terminando pela Russia em julho. Me preocupa é a ”mala”de apenas 20 k ( KLM )para enfrentar toda essa variação de clima por 30 dias…
    Deus lhe proporcione saúde ( grana) para muitas outras viagens .
    Abraços .
    Ignez

  40. ana lima disse:
    Internet Explorer 9.0 Windows 7

    Olá.

    Tenho um amigo que esta indo para Noruega e me perguntou o que gostaria que trouxesse para mim…pensei em uma barraca de camping…tem alguma sugestão para eu especificar para ele?

    Obrigada!

Deixe seu Comentário





* Campos de preenchimento obrigatório