Meu Brasil

Depois de passar um tempo morando fora, decidi sempre dar um lugar de destaque à minha pátria amada e aqui está ele. Nesta página você poderá (junto comigo) desbravar nosso Brasil, desde os destinos fantásticos da nossa terrinha até mesmo as coisas simples do dia-a-dia. Ah! E aqui tem até post pra gringo que tá chegando na área, afinal ninguém é melhor pra falar da nossa cultura do que nós mesmos, certo?

O gigante acordou! #verásqueumfilhoteunãofogealuta

Não, não estou falando do R&R, apesar que também caberia já que dei uma sumidinha. P Estou falando do nosso país, do nosso BRASIL!

E isso eu não poderia deixar de registrar aqui nesse pedacinho de mim. O Retratos & Relatos nasceu quando eu deixei temporariamente minha pátria. Sai com o coração partido e voltei disposta a fazer parte das mudanças. Nesses dois anos após meu retorno sentia uma pulsação diferente. Sentia que as pessoas estavam chegando no limite, que o sistema estava chegando no limite. Acompanhei, lancei discussões nas mídias sociais das quais participo mais ativamente, expressei minhas opiniões mesmo sabendo que muitos discordariam, acreditei diariamente que um dia este momento iria chegar. E chegou! Não tem mais volta!

Vou copiar abaixo meus desabafos postados no meu Facebook durante este período, pra registrar mesmo, já que nós todos estamos fazendo parte dessa história e ela tem que ser registrada JÁ!

Comecei a postar um dia antes da grande virada impulsionada pela violência policial contra manifestantes em São Paulo. O que era “apenas” um protesto contra o aumento das passagens de ônibus, virou um protesto efeito dominó no Brasil inteiro a favor de todas as mudanças necessárias que até então não tinham sido pautadas. O tiro, literalmente, saiu pela culatra! Ações geram reações e dessa vez o governo foi pego de surpresa, assim como ocorreu em grandes guerras. Uma estratégia que aconteceu sem querer (será?), mas que está dando resultados e fazendo a história desse gigante ENFIM mudar! O gigante acordou!

Segunda, 17/06/2013: “Hoje acordei cansada e feliz por alguns mil motivos, mas o principal é o ORGULHO que estou sentindo de ser brasileira ao ver brasileiros do Brasil e do mundo PROTESTANDO pra valer! Para os críticos de plantão: não acredito que o motivo seja o valor da passagem em si, pois não acredito que revoltas pra valer aconteçam por UM motivo. O motivo é que o brasileiro começa ENFIM a brigar pelos seus direitos, custe o que custar. Que o brasileiro começa ENFIM a descobrir que a força está na união que nunca tivemos, nem regionalmente e muito menos mundialmente. Se fossemos historicamente unidos nunca teríamos sido colonizados como fomos. Já sobre a violência é uma pena, mas ontem fiquei refletindo sobre a necessidade de guerras para se conquistar a paz. Sobre a necessidade de na vida pessoal sermos mais duros para sermos respeitados, principalmente pelos ignorantes. Só bater panela ainda não funciona – ainda – no Brasil. Nossa democracia ainda é medieval, bem como seus métodos. Mas este é sim o caminho – na minha opinião. Alguns sairam feridos, mas tenho certeza de que se a violência não tivesse ocorrido, estaríamos todos ainda sentados e conformados. O que está movendo a massa não são os gritos pelo respeito, mas o sangue de quem está defendendo o direito de todos. O que nos move é a nossa compaixão por aqueles que estão lutando – de alguma forma – a nosso favor. Eu ENFIM estou sentindo um orgulho IMENSO de ser brasileira. Confesso que meu brasão andava escondido até então. Vai BRASIIILLLL!!!!”

Segunda, 17/06/2013: “Acompanhando as manifestações no Brasil pela Globo News e ARREPIADA!!! Agora, sério, que seja apenas um aquecimento para uma revolução focada e organizada periódica pra mudar pontualmente tudo que precisa ser mudado, principalmente na nossa legislação VERGONHOSA! Eu acredito! Simbora Brasil!!!!”

Segunda, 17/06/2013: “Sem dúvida uma foto que diz tudo sobre a luta pela democracia em um país que só a conhece há 30 anos. Linda foto, lindo momento, linda pacificidade! Parabéns Brasil!”

Terça, 18/06/2013: “Dormindo orgulhosa pelas manifestações. Espero acordar e ouvir falar em soluções. Além disso acho importante ver a continuidade nas ações, provando assim que somos capazes de buscar mudanças a longo prazo em um país que culturalmente sempre foi imediatista. Boa noite Brasil! Que amanhã seja realmente um novo dia e que venha a mobilização para impedir o PEC 37. Ai eu quero ver a unidade nacional!”

Terça, 18/06/2013: “Um povo revoltado com o governo, mas apaixonado pela sua pátria! Emoção pura e verdadeira de uma nação gigante e forte cantando seu hino com orgulho! Acredita Brasil!”

Terça, 18/06/2013 - NY Times falando sobre os protestos no Brasil: “Such broad protests are relatively uncommon in Brazil, with some Brazilian political analysts describing what appeared to be a political culture more accepting of longstanding high levels of inequality and substandard public services than citizens in some neighboring countries in South America. The dangerous news announced on the streets, the novelty that the state tried to crush under the hooves of the horses of São Paulo’s police, is that at last we are alive,” the writer Eliane Brum said in an essay about the protests. Brazil now seems to be pivoting toward a new phase of interaction between demonstrators and political leaders with its wave of protests, which crystallized this year in Porto Alegre. There, a group called the Free Fare Movement, which advocates lower public transportation fares, organized demonstrations against a hike in bus fares.”

Terça, 18/06/2013: “Cara, ontem às 23h quando passei na 23 de maio de carro, foi muuuuita emoção! Sei lá, eu sempre sonhei com isso e – sério – pra quem ama esse país não tem sentimento igual! Lá estava eu voltando pra casa e de repente os protestantes que ainda estavam em cima da ponte começaram a “chamar” os carros pra participar e de repente foi aquele buzinaço! A galera saindo dos carros pra aplaudir os manifestantes lá em cima, um conversando com o outro ali no trânsito completamente parado. Era ENFIM uma nação! Uma unidade que estava ali no meu campo de visão!!! Voltei pra casa sorrindo e chorando de emoção porque isso é história e eu estava presente! E se Deus quiser sábado também estarei e – melhor – no meio da multidão! Tenho certeza que isso é só o começo! Quem não pode, ainda vai poder participar de tantas outras, bem como nossos filhos, netos e quiçá bisnetos. O Brasil tá mudando porque a gente quer! E – sorry – foda-se a copa!”

Quarta, 19/06/2013: “Sobre os atos de vandalismo que aconteceram ontem em várias cidades do Brasil durante as manifestações: queremos uma polícia PACÍFICA e não PASSIVA.”

Quarta, 19/06/2013: “Conseguimos! É só o começo! Sabemos que a intenção é parar com as manifestações, só que não! Elas não vão parar porque agora não tem mais volta! A volta significaria o fim, a vergonha, a falta de vergonha na cara e o desrespeito que ninguém suporta mais. Vai Brasil que eu vou junto! ♥♥♥”

Quarta, 19/06/2013: “Temos que celebrar, mas jamais nos calar! Conseguimos o que queríamos, mas não da forma que deveria ser. Por isso, a briga não acabou aqui!”

#ogiganteacordou #PasseLivre #MPL #Mobilizados #protestosp #VemPraRua #VemPraPaulista #VemNaPaz #ViolenciaNão

E sábado, dia 22/06/2013, estarei no protesto em São Paulo desta vez contra a PEC 37!!! Será mais uma vitória. Eu acredito! E você?

Deixe seu Comentário





* Campos de preenchimento obrigatório