Cultura

Páscoa congelante…

 

A primeira páscoa na Alemanha a gente nunca vai esquecer… disso eu tenho certeza! Não… não foi porque eu ganhei um ovo de chocolate trufado suiço não, mas sim porque o coelhinho da páscoa foi soterrado por metros de neve por aqui…

Pois é… em pleno início de primavera por aqui a senhora neve resolveu aparecer e marcar forte e congelante presença, modificando completamente a páscoa dos alemães e dos que estão de passagem por aqui também. Essa situação cria inclusive um conflito sobre a cultura da páscoa com todas suas simbologias, pois o coelho, por exemplo, é um símbolo da páscoa justamente porque só reaparece na primavera devido ao bom tempo. Ao menos é o que diz uma das mil teorias que existem sobre os símbolos da páscoa. Sendo assim, nesta páscoa o coelhinho não tinha motivo nenhum pra aparecer, mas mesmo assim marcou presença, mostrando que, além de tudo, é um ser que está preparado para se adaptar às mudanças climáticas e continuar garantindo as tradições… (((-:

Eu particularmente só vejo sentido na páscoa quando penso em criança, pois, assim como o Natal, é um período para se incentivar a fantasia da criançada, mas fora isso só vejo comércio durante e depois. Durante, devido à venda de muuuuuitoo chocolate e tranqueirinhas de enfeite (que admito… são fofoooosss!) e depois onde quem lucra são as academias e vendedores de chá de emagrecimento pra mulherada!!! (((-:

Bom, tudo isso pra introduzir uma discussão sobre o “por quê” do coelho ser o símbolo da páscoa no mundo ocidental, o “por quê” do ovo e, mais, o “por quê” do ovo de chocolate. Eu mesma sozinha não teria me preocupado com isso, mas minha mãe que está por aqui veio com a seguinte e bem colocada questão pascal: “Por quê aqui eu ainda não vi ovos de chocolate no supermercado como no Brasil!? Eles não tem esse costume!?!?!”. Foi só ai que me toquei de que realmente eu não tinha visto aqueles corredores repletos de ovos de chocolate nos supermercados daqui, mas em compensação tem um monte de ovos de galinha pintados durante o ano todo.

Querem saber o que descobri!?!?!?! Descobri acima de tudo que não faz o menor sentido nós, brasileiros, termos o coelho como símbolo de páscoa. Essa é mais uma das mil influências européias que adotamos. O coelho é uma simbologia da páscoa européia, porque ele aparece no início da primavera após a época de hibernação, coincidindo com o período da páscoa. É como o anunciador de uma fase de “renovação”, o que casa perfeitamente com a idéia de “ressureição” de Jesus, concordam!? Já o ovo tem vários significados que inspiraram a relação entre ele e a páscoa. Um motivo é o fato do ovo ter sido usado durante o período feudal como uma “moeda” que pagava dívidas exatamente no período da páscoa. Depois o ovo começou a ser pintado e utilizado como um presente, mas provavelmente não era muito atrativo por ser apenas um ovo e, “talvez” por isso, alguém teve a idéia genial de comercializar a idéia com sabor de chocolate. Uma idéia que pegou e fez engordar à todos, inclusive a economia…

Quer saber mais!?!?!? Então leia nos links abaixo…

http://www.bernerartes.com.br/ideiasedicas/meditacao/pascoasimbolos.htm

http://www.dw-world.de/dw/article/0,9137,834694,00.html

[pinit count="vertical"]

Deixe seu Comentário





* Campos de preenchimento obrigatório