Batalha

PORTUGAL – Porto, Braga, Guimarães, Coimbra, Batalha, Fátima e Mealhada

Chegando em Portugal e saindo dele pensei: “Agora sim entendo porque o Brasil é como é!” Qual a diferenca? A idade e, logo, as relíquias culturais que a acompanham. Embora a primeira impressao seja a de que digo isso com tom crítico, nao o é 100%!

Entendi que temos muitos problemas que sao consequencias do nosso processo de colonizacao, mas que também somos como somos devido à este também! O que essa confusao mental colocada em palavras significa? Significa que, apesar de tudo de ruim que herdamos, temos um dos povos mais expressivos e caridosos do mundo, assim como os Portugueses o sao em sua grande maioria. Vivendo na Alemanha conheci um sistema muito organizado quando comparado ao nosso, cidades e campo organizados (parecem até de mentira), mas as pessoas (nao todas, mas a maioria) sao mais frias, individualistas e indiferentes com os demais. Quando comparo estas realidades, dentro dos meus valores, sou o Brasil de dez a zero!!! Pra mim o mais importante em qualquer lugar do mundo, sao as pessoas!!! É o sentimento que elas emanam e o sentimento que surge em mim por elas!!! Paisagens bonitas foram feitas pra observar, fotografar e admirar, mas dificilmente substituirao um abraco fraterno!!!

Enfim, visitamos em Portugal os seguintes locais: Porto, Braga, Guimaraes, Coimbra, Batalha, Fatima e Mealhada. Vou tentar resumir abaixo os principais pontos de cada cidade, sem grandes novidades, afinal turismo urbano sempre é salvo pelas companias, que aliás foram maravilhosas!

* Porto – Patrimonio UNESCO

O Porto é o centro da zona urbana mais populosa de Portugal e nona maior da Europa. É uma cidade próspera e conhecida como Capital do Norte ou a Cidade Invicta. Tem origem num povoado pre-romano. Na epoca romana designava-se Cale ou Portus-Cale, sendo a origem do nome de Portugal.

Como pontos turisticos destacam-se a Torre dos Clérigos e a Fundacao de Serralves, um museu de arte comtemporanea. O Centro Historico é patrimonio da humanidade, classificado pela UNESCO. A zona da Foz, é outra zona altamente turistica, e por muitos considerada a mais bela zona da cidade.

A cidade do Porto possui diversos espacos culturais de referencia na regiao e a nivel nacional. Entre os diversos museus da cidade, destaca-se o Museu de Arte Contemporanea, a Casa do Infante, datada do século XIII e onde teria nascido o Infante D. Henrique.

O prato tipico da regiao sao as Tripas à moda do Porto, prato histórico e que remonta à altura dos descobrimentos portugueses. Tem também o Bacalhau à Gomes de Sá e, pra fechar, a bebida que tem o nome da cidade: O vinho do Porto!

Fotos de Porto!

* Braga

O distrito de Braga fica na provincia do Minho. É provavelmente o maior centro religioso de Portugal, sendo conhecido pelas suas igrejas Barrocas, pelas casas do século XVIII e pelos elaborados jardins e parques. A zona velha da cidade é majestosa e antiga.

Braga é conhecido pelas suas festas e festivais populares e pela gastronomia local.

Os principais monumentos da cidade incluem uma catedral do seculo XII, a igreja de Santa Cruz que data do seculo XVII e uma biblioteca que contem livros e manuscritos muito raros. Numa montanha, a cerca de 5km para Sudoeste, ergue-se o santuario Bom Jesus do Monte, que é visitado no Domingo de Pentecostes por milhares de peregrinos e que é famoso pela sua escadaria do seculo XVIII.

Fotos de Braga!

* Guimaraes

Nao muito longe, a cidade de Guimaraes, conhecida como o local de nascenca do país, é sem duvida, um lugar a visitar, nao so pelo seu glorioso castelo, mas tambem pelo quarteirao medieval ainda perfeitamente preservado. Conhecida no tempo dos romanos como Bracara Augusta e sede do episcopado portugues do seculo XII, a longa historia de Braga é visivel nos seus monumentos e igrejas e talvez ainda seja o principal centro religioso do pais. A igreja mais imponente é a Sé, que exibe vários estilos, do romano ao barroco.

Só a Torre de Menagem, a Porta e a Torre de Santiago, a Torre de Sao Sebastiao e a Torre da Porta Nova sobreviveram até aos nossos dias.

Guimaraes, cidade de origem medieval, tem as suas raizes no remoto seculo X. A Condessa Mumadona Dias, apos ter ficado viuva, mandou construir na sua herdade de Vimaranes – hoje Guimaraes – um Mosteiro. Os constantes ataques por parte dos mouros e normandos leva à necessidade de construir uma fortaleza para a guarda e defesa dos monges e da comunidade crista que viviam em seu redor. Surge assim o primitivo Castelo de Guimaraes.

Em posicao dominante, sobranceiro ao Campo de Sao Mamede, este monumento encontra-se ligado a fundacao do Condado Portucalense e às lutas da independencia de Portugal, sendo designado popularmente como berco da nacionalidade. Classificado como Monumento Nacional, em 2007 foi eleito informamelmente como uma das Sete Maravilhas de Portugal.

Diz a boca pequena que, aqui nasceu o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques. A pia onde se afirma ter sido batizado encontra-se na capela romanica da Igreja de Sao Miguel da Oliveira.

Fotos de Guimaraes!

* Coimbra

Coimbra é conhecida como a “Cidade dos Estudantes” ou “Lusa-Atenas”, principalmente por ter uma das mais antigas e prestigiadas universidades da Europa – a Universidade de Coimbra (UC).

O grande espaco museologico de Coimbra por excelencia é o Museu Nacional de Machado de Castro, instalado no antigo Paco Episcopal da cidade. Considerado um dos mais importantes museus do país, possui colecoes importantes de pintura, escultura, ourivesaria, ceramica e texteis.

Fotos de Coimbra!

* Batalha

Batalha é uma vila portuguesa fundada pelo rei D. Joao I, juntamente com o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, para agradecer o suposto auxilio divino concedido na vitoria da batalha de Aljubarrota (14 de agosto 1385).

O Mosteiro de Batalha, oficialmente Mosteiro de Santa Maria da Vitoria, foi reconhecido como Patrimonio Mundial pela UNESCO, sendo uma das mais importantes igrejas européias e encontra-se em perfeito estado de conservacao. Eu, particularmente fiquei embasbacada com a altura e com a delicadeza em cada detalhe do artesanato feito neste mosteiro. Em algumas de nossas viagens visitei muitas igrejas, principalmente nesta viagem à Portugal, mas nada tinha me deixado tao impressionada positivamente. No seu interior nao há quase nada, tal como santos ou coisas do tipo. Aliás, acho que até por isso este monumento se tornou mais bonito ainda! Sua beleza esta toda em sua estrutura, nos seus vitrais e nos seus detalhes completamente diferenciados de qualquer outra obra fruto do império católico europeu. Vale a pena demais conhecer!!!

Este mosteiro é o simbolo mais marcante da Dinastia de Avis.

Fotos de Batalha!

* Fatima

Fátima tornou-se mundialmente conhecida pelas aparicoes marianas aos tres pastorinhos. A construcao do Santuario de Fatima trouxe desenvolvimento ao local, logrando ser elevada a cidade em julho de 1997.

Fátima acaba de ganhar a quarta maior igreja do mundo! Só vendo pra crer no tamanho… Cabem aproximadamente 9.000 pessoas sentadas! Haja fiel… Custou a bagatela de aproximadamente 80 milhoes de EUROS!!! Detalhe, toda quantia é fruto de doacoes dos fiéis. Igreja nas “zoropa” é outra história…

Fotos de Fátima!

* Mealhada

Sitauda convenientemente entre os centros térmicos do Luso e da Curia, Mealhada faz parte da Rota do Vinho da Bairrada. O melhor cartao de visita é o pobrezinho do Leitao Assado, constante em todos cardápios dos restaurantes da regiao. Como acompanhamento sao servidos os vinhos tintos da Bairrada, particularmente a casta pertencente à Cooperativa Local. Bom, como tenho traumas relacionados à matanca de porcos, nao comi, mas quem comeu garante que é a verdadeira satisfacao!

Fomos visitar a “Caves do Messias”, para entender um pouco sobre o processo de fabricacao dos vinhos da regiao e, obviamente, pra faturar um vinho na faixa na hora de provar!!! No fim provamos do vinho frisante e, de quebra, cachaca!!! Quando visito estas caves entendo o porque existe tanto fresco na arte de beber vinhos. Se todo mundo soubesse o trabalho que dá pra gerir um vinho de qualidade, ninguém mais ficaria bebado com vinho bom!!! Pode acreditar!

Fotos de Mealhada!

[pinit count="vertical"]

5 Comentários para "PORTUGAL – Porto, Braga, Guimarães, Coimbra, Batalha, Fátima e Mealhada"

  1. Meire Bagoli disse:

    As fotos e o testo estão ótimos.
    Portugal é o meu próximo passeio para 2.010.

    Penso com você, neste texto você falou tudo……………

    !!! Pra mim o mais importante em qualquer lugar do mundo, sao as pessoas!!! É o sentimento que elas emanam e o sentimento que surge em mim por elas!!! Paisagens bonitas foram feitas pra observar, fotografar e admirar, mas dificilmente substituirao um abraco fraterno………………….

    Beijos

  2. Meire Bagoli disse:

    Se você puder acertar a palavra que escrevi errado……….testo=texto……………

    Meire

  3. HELENA disse:

    ADOREI VOSSO BLOG

  4. Nelson disse:

    Boa tarde, queria vos dar os parabéns pelo vosso blog. Vou visitar a Polónia ainda esta semana e tirei muitas ideias!
    Parabéns por este magnifico blog e continuem assim a viajar muito!

  5. Vanessa disse:

    Ola Maira…
    Sou portuguesa e ando fascinada com o seu blog, adoro viajar (infelizmente não tenho é muitas possibilidades para fazer tantas viagens quanto gostaria, mas já fiz algumas :-) )…mas encontrei o seu blog por acaso, andava a ver um proximo destino de ferias e deparei-me com ele, e desde aí que o ando a “cuscar”…Adoro a maneira como escreve e ralata as suas viagens com sentimento, quem lé, consegue quase sentir tudo o que passou nos determinados locais e dá para ficar com algumas dicas referente aos destinos.
    Fiquei contente saber que já conheceu algumas coisas do meu país, apesar de pequeno temos algumas coisas bonitas para se ver e tambem penso que somos bastante simpáticos :D Fica uma dica para a proxima que quiser visitar Portugal, as ilhas dos Açores, são lindas (eu pelo menos achei) e penso que tambem vai gostar…boas para fazer trilhos! ;)

    Cumprimentos e muitas mais viagens pela frente

Deixe seu Comentário





* Campos de preenchimento obrigatório