Floresta Negra

Alemanha – Floresta Negra

 

Visitar a Floresta Negra, no sul da Alemanha, nos tira qualquer medo do lobo mau das histórias infantis inspiradas nesta floresta… afinal o que sentimos lá é paz e tranquilidade! O máximo de ruim que pode te acontecer lá é tomar uma “bastonetada” na cabeça de um dos milhões de idosos que caminham incansavelmente com seus bastonetes à mão… ( bastonete é um mistura de cajado com bastão para esquiar)

Foi neste local que o Lobo comeu a vovózinha, mas só nos contos de fadas até porque tem tanta vovózinha na Alemanha que nos faz ter a certeza de que os lobos já devem ter mudado o cardápio faz anos!

Aliás é na Floresta Negra, pelas mãos dos Irmãos Grimm, advogados de Hanau que viraram historiadores, que vários contos infantis alemães foram catalogados…. mas quem levou a fama foi a Disney… ( “no comments”)

Conhecemos algumas cidades dentre muitas que fazem parte da Floresta Negra (Schwarzwald), cujo nome tem origem baseada na cor verde escuro das folhagens do pinheiros que crescem na região, e não porque ela realmente é negra! Aliás, ironicamente, ela pertence a região mais ensolarada da Alemanha! 

Possui 145km de comprimento e 40km de largura e cobre uma área triangular do estado de Baden-Wütterberg. É floresta pra lobo nenhum botar defeito!

Tem inúmeros atrativos, sendo considerada um local turístico obrigatório dentro da Alemanha! Realmente o aspecto de relevo é bem diferenciado e pra quem curte passear de moto os caminhos da região são um desabafo pra quem só percorre Auto-Bans… Espetáculo!

Impressionante mesmo é que nas profundezas da Floresta Negra existe um arquivo secreto dos alemães. A Central Alemã de Defesa Civil guarda um acervo de valor inestimável com microfilmagens dos principais documentos desta nação desde 1972, porém os arquivos de documentos importantes começaram em 1961 na Alemanha. Os bens culturais sempre foram um símbolo de identidade nacional e, por isso, muitas vezes tornam-se alvos em guerras. Quem tem… guarda!

A Floresta Negra guarda documentos históricos, contos de fadas e também guarda a invenção do primeiro ”Cuco”!!! Nunca me esqueço quantas vezes minha vó chamava a minha atenção pra puxar devagar a corda do cuco!!! Hehehe… Eu não conseguia entender o quão preciosa poderia ser aquela casinha… agora sei…. um Cuco da Floresta Negra custa, no mínimo, 50 euros!!!!!

O primeiro foi criado em 1730, no Vilarejo de Schönwald. Os elementos naturais da Floresta Negra, inspiraram a criação do relógio-cuco, que levou muitos anos até chegar ao modelo que o tornou apreciado e famoso. Aliás, muitos invernos, porque pelo que li o inverno rigoroso da Alemanha incentiva muito o artesanato doméstico para ter com que se ocupar durante o enclausuramento que  o inverno impõe, sendo que pros moderninhos a internet quebra um galhão!

Em Rottweil (a cidade mais antiga de Baden-Wottemberg) fomos a um museu onde estavam expostos legados do Império Romano naquela região e a história deste império que chegou a dominar boa parte da europa. É surpreendente ver rochas com escritas cravadas ainda em perfeita condição após 2000 anos! As esculturas em madeira da Igreja Católica também estão num estado de conservação assustador e a expressividade das figuras é a mais forte que já vi !

Sim… ROTTWEIL… ROTTWEILLER !!! É de lá a origem desta raça que, pasmem, era utilizada para proteger os rebanhos, pois os cães eram considerados inteligentes, calmos e resistentes! Sim… CALMOS !!!!  Vai entender o que fizeram com os bichinhos…

Por último passamos numa cidadezinha repleta de casas no estilo “Fachwerk” (enxaimel), que inclusive dá o título à esta cidade de “Cidade das Enxaimels”! Um encanto ….

Mais fotos aqui

4 Comentários para "Alemanha – Floresta Negra"

  1. Isso é demais: Parabéns por ser de um país de extrema beleza (mesmo que não seja tropical…)!

    Graça

  2. ru disse:

    e bus ad fixe eu também
    ja fui a
    germany

  3. Amei este site, é o melhor que eu pude encontrar. Isso ai viagem muito pelo mundo afora. Beijao

  4. renate disse:
    Internet Explorer 9.0 Windows 7

    gostaria muito de conhescer

Deixe seu Comentário





* Campos de preenchimento obrigatório