Cultura

É carnaval !!!! É alegria !!!! É verde e amarelo no coração !!!!

 

Tem melhor época pra me despedir desse país do que em pleno carnaval???? Não … pra mim carnaval, saudavelmente falando, é a melhor época do ano! É muita gente feliz e brincando… muita gente que arruma uma paixão, gente que perde vários quilinhos nas quadras de ensaio (como eu….hehehe) e muita gente ganhando um dinheiro extra de forma digna e competente!

Infelizmente o Carnaval traz também violência e conflitos…. mas qual movimento popular que envolva alegria em excesso somada à bebida e drogas que não gera violência???? E não estou falando só de Brasil não… estou falando de mundo! É uma ignorância tremenda quando aceitamos estes julgamentos…. de que só no Brasil tem muvuca popular, só no Brasil tem mulher nua publicamente, só no Brasil ….. isso não existe!

Se Carnaval fosse algo ruim aos olhos estrangeiros ou trouxesse algo ruim pra uma sociedade não seria tão famoso mundialmente e não atrairia todos pra cá! Tem sim muito estrangeiro em busca de mulatas e sexo barato…. mas tem muita família de estrangeiros que vem pra se divertir e ver um pouco de gente simples sendo feliz por apenas alguns meses no ano!

Uma vez participei de corpo e alma numa escola de samba em São Caetano do Sul… Unidos de Vila Gerti…. Passei meses no barracão ajudando aquele povo à fabricar suas fantasias, carros alegóricos e ensaiando durante meses pra fazermos o melhor desfile! É um trabalho alegre, mas cansativo…. É um trabalho que se faz pensando em ver sorrisos na passarela do samba, um trabalho de solidariedade para a sociedade como um todo! Lembro de passar noites passando cola quente nos carros e não parava de sorrir um minuto…. só pensava que o público iria aplaudir e também sorrir! Não ganhei nenhum dinheiro por esse trabalho, mas quando entramos na Avenida Goiás e a bateria começou a pulsar…. MEU DEUS!!!!!!!! Não conseguiria cobrar por aquilo!!!! Andar kms e ver infinitos sorrisos, aplausos e gente sambando sobre nossas diferenças e nossas frustrações é algo que não se paga…. se vive e leva pra sempre dentro do coração!

Só de escrever me arrepia! É a maior prova de “brasileiridade”…. O bumbo faz seu coração pular… não dá pra ficar parado! Não dá pra ser indiferente à força do tambor… é como se aquelas batidas ensurdecedoras despertassem o “africano” e o “índio” que existem em nós! Nossos antepassados despertam dentro de nós através dos sons que representam a garra que herdamos deles! Ainda vivemos numa selva como eles… e ainda sobrevivemos pela nossa força e luta! Nada é conquista fácil…. nada…. e como eles, ainda somos escravos de outros povos e ainda praticamos o escambo. Isso não se pode negar…

Mas o mais impressionante é que o Brasil mais uma vez fez uma revolução com SEU carnaval. A primeira idéia inspiradora para o carnaval veio de Portugal e era uma manifestação chamada “entrudo”, onde as pessoas jogavam água, óleo, ovos e farinha umas nas outras. Depois vieram da Itália e França os fantasiados como Rei Momo, Pierrô e Colombina. Agora só depois que a idéia veio para o Brasil é que se fez carnaval de verdade! Em qualquer lugar do mundo um idéia de diversão é apenas uma idéia…. no Brasil é sucesso! Somos por natureza sanguíneos e é isso que faz qualquer movimento festivo ser único em nosso país, a emoção e expressividade de um brasileiro é única!

Agora toda palavra tem sua origem e a origem de “carnaval” é bem irônica… ela vem de “carne levare” que significa “afastar a carne”…. hummmm…. sei não, hein!? Huhahauhauaha…. Mas é sério, é o último momento de alegria de festejos profanos antes do período triste da quaresma. Mas cá pra nós, triste é a dor de cabeça na ressaca!!!! Isso sim é triste…. Até hoje ainda não vi essa tal tristeza da quaresma! Alguém ai já viu???

Enfim, tudo isso pra dizer: “CAIA NO SAMBA, MEU POVO!!!!”

“…é carnaval sou o rei do riso, vou gargalhar… quero alegria…. lavar a alma com o som da bateria….” (Gaviões da Fiel)

[pinit count="vertical"]

Deixe seu Comentário





* Campos de preenchimento obrigatório