Reflexões

Simplesmente Brasil !!!!

 

Seguinte brasileiros e afilhados do coração, mais uma apresentacao dentro do programa MVB que estou instituindo: “Movimento de Valorizacao do Brasil”. Como nao estou ai e nao posso subir num palanque ou invadir uma radio pra divulgar, opto pelo meio mais moderno e rápido de “tentar” transformar algo, a internet!!! Baixe o video aqui: http://www.mediafire.com/?mzdxcdd1ugdA apresentacao contida no link acima mostra, antes de mais nada, como temos motivos pra nos orgulhar de sermos brasileiros quando comparamos fatos, por muitos desconhecidos, dos países chamados “desenvolvidos”.Comecando pelo comeco…Existem duas categorias de brasileiros que moram no exterior:

1) Aquelas que sentem cada vez mais orgulho de morarem no exterior e que choram só de pensar em voltar para o mundo subdesenvolvido;

2) Aquelas que amam cada vez mais o Brasil e que nao veem a hora de poder, através de sua experiencia, mostrar para todos que nao tiveram essa escolha ou oportunidade, o quanto somos “ricos” e “especiais”.

Eu pertenco, LÓÓÓGICO, ao segundo grupo! Nunca pensei que era tao brasileira… sério… Aqui é assim, falou mal do Brasil tomou! Eu posso falar mal, meus colegas brasileiros podem falar mal, alguem que morou mais de um ano pode falar mal, mas um TURISTA … de jeito nenhum aceito! Ok… observar algo diferente e dizer a propria opiniao é outra coisa… ai pode.. mas chegar dando voadora e querendo me dizer que no país do fulano é beeeeem melhor… afff… perdeu a amiga!

Todos, absolutamente todos os países, trazem consigo desde coisas que seus habitantes julgam ÓTIMAS até aquelas que eles preferem nem falar, seja nas ruas ou nos meios de comunicacao. Mas quem desconhece o porque as coisas sao como sao costuma criticar sem o menor fundamento e sem a menor sensibilidade também. Aqui na Alemanha, assim como boa parte da Europa, eles tentam incurtir na nossa cabeca todos os dias de que eles sao melhores e que nós temos muito que aprender. Isso me irrita! E nao fico calada… (pra variar)… Já arrumei muito bate-boca durante as aulas de alemao, por que nao aceito que eles nos julguem depois de terem nos §$%*§&!! Eles esquecem de onde tudo comecou, ou seja, nao olham pra própria história! Mas nao medem esforcos pra apontar o dedo na sua cara e mostrar a indignacao de ver tanta corrupcao, pobreza, impunidade, fome, desigualdade social e todas as podrezas do nosso sistema. Isso quando nao dizem, assim como os americanos, que falamos espanhol e que ainda somos uma selva. Nao é brincadeira… já tive que responder cada uma…

Enfim, nao estou tentando justificar através do comeco o que temos agora, mas ninguém pode deixar de observar de que todos países colonizados, seja de exploracao ou ocupacao, apresentam os mesmos “defeitos”. E quem nos colonizou: o “Papai-Noel”!?!?!?! Nao! Foram os europeus!!!

Tenho duas colegas muculmanas que sofrem diariamente com as criticas diretas e indiretas pelos massacres que estao ocorrendo à anos entre muculmanos. Mas, vem cá, o que foi que o “cristianismo” europeu fez mesmo antigamente!? Um dia convenci uma delas, a iraquiana, a citar isso na aula… Ela lavou a alma!!! kkkkkkk… Os europeus ficaram caladinhos, caladinhos…

O Brasil tem problemas como qualquer nacao, mas poucas nacoes tem as coisas maravilhosas que temos! Acreditem… Nao falo isso pra tentar esconder uma possivel arrogancia que possa surgir por eu morar nas “ZOROPA”, pois essa situacao me ajuda a crescer e nao a regredir a tal ponto, ao ponto de subir no salto e achar que morar na Europa me faz chique e sofisticada, além de culta. Isso é ridículo! Continuo usando os mesmos modelitos, pois odeio as roupas daqui e quando compro, compro na C&A!!! kkkk…. Além do mais nao fiquei mais bonita depois que cheguei aqui, ao contrário, minha pele pede 5 cremes diferentes por dia e meu cabelo nao tem mais salvacao de tao seco e quebradico! Por isso que os melhores cosméticos sao europeus… eles precisam disso!!! Foi a necessidade e nao a competencia que trouxe esse processo… rá!

Nao encontrei aqui NADA do que temos! Mentira… encontrei váááááários produtos “Made in Brazil”!!! rsrsrs… É verdade!

Seguem alguns exemplos comparativos, que me convenceram: o Brasil nao é talvez o melhor país do mundo, mas é, sem dúvida, MARAVILHOSO!!!

- Quase todos os produtos alimentares aqui sao importados, logo verduras e frutas nao sao frescas, muitoooooooooooo enlatado sonso, nao existe suco natural (só de maçã), tudo que o homem possa fazer a partir de batata existe por aqui, etc. Mas o pior: aqui nao tem como beber água de coco no coco de canudinho e isso me mata… hehehehe

- Eles tem educacao para todos, mas as criancas sao desde cedo classificadas como ótimas, normais ou sem futuro mesmo. A partir dos 10 anos sao colocadas em escolas diferentes, sendo que só uma, a melhor, possibilita que essa ingresse na universidade se passar numa prova equivalente ao nosso vestibular. Já assisti varios programas de entrevista com adolescentes que simplesmente nao tem tempo pra brincar, pois o nivel de exigencia vai alem do normal para uma crianca. Muitos pais pagam professoras particulares pra ajudar os filhos e muitas outras pagam uma psicológa quando a crianca comeca a apresentar sinais de revolta com a falta de liberdade para ser simplesmente crianca! Resultado: pessoas com conhecimento, mas sem alegria e infancia. Isso é bom!???

- Poucos profissionais mais velhos aqui estao satisfeitos de verdade com seu trabalho, sendo por isso, na grande maioria, frustados. Essa frustracao faz com que sejam nao solicitos, nao simpaticos e impacientes sempre. Trabalham, trabalham, trabalham… Ficam horrorizados com os profissionais brasileiros, quando visitam estabelecimentos de trabalho no Brasil. Pra eles é assustador como conversamos sobre nossos problemas pessoais na salinha do café ou em qualquer lugar no ambiente de trabalho. Ficam assustados como rimos durante o expediente. Acham diferente… Muitos criticam, dizem que nao somos tao eficientes por isso, mas outros acham o máximo poder trabalhar com prazer e diversao. Eles, na maioria, nao lidam bem com diversao e trabalho juntos… Mas sao bem mais eficientes… Bem, eu prefiro ter um sistema mais lento mas que me dê prazer e vcs!? Afinal acho muito mais fácil trazer eficiencia para um ambiente descontraído do que trazer descontracao para um ambiente focado só em eficiencia…hehehe…

- A aceitacao das mulheres no trabalho aqui ainda é superficial, apesar da primeira ministra ser mulher. Creche aqui é no máximo, a maioria esmagadora, por meio periodo e muito dificil de encontrar, pois sao poucas para muitas mulheres que gostariam de trabalhar. Isso é um fator impeditivo para que a alema que gostaria de ser mae, vá para o mercado de trabalho ou até mesmo o inverso. Muitas abdicam do sonho de ser mae para fazer carreira. E quando uma mulher tem um filho e o deixa na creche para trabalhar a sociedade alema ainda a discrimina. Isso é ser “país desenvolvido”!?!?! Eles poderiam investir em creches de periodo integral mais nao o fazem, pois ainda sao extremamente conservadores. Querem suas mulheres em casa, mas com esse “jogo” estao entrando em colapso, pois a cada dia nasce menos criancas por aqui, pois as mulheres ainda preferem fazer carreira.

- Tem um programa aqui chamado “Super Stars”. É tipo aquele programa que tem ou teve na Globo para selecionar talentos musicais, cantores e cantoras. Como amo música, adorava assistir esse programa no Brasil. Mas aqui… aqui é bem diferente… No Brasil eles faziam uma pré-selecao para nao expor “falsos talentos” ao ridículo, já aqui eles nao fazem isso e humilham os “falsos talentos” ao vivo. Assisti uma vez… Apareceu uma moca bem gorda e que estava vestida de forma horripilante, mas ela cantou maravilhosamente bem. Sabe o que o principal cara do juri disse pra ela no final e ao vivo!?!?! “Querida, vc nao tem espelho em casa!!?!? Pode cantar bem, mas só com isso nao pode ir a lugar nenhum…”. E essa postura é típica por aqui.. sao diretos e insensíveis. Tudo bem, também é horrível ver que no Brasil tem muita gente falsa, mas hoje, sinceramente, prefiro essas! Pelo menos nao te machucam…

- A caipirinha aqui é horrível! Quem provou caipirinha com limao, acucar e cachaca brasileira nao nega.. é muuuuuuuitoooo melhor!

- As paisagens na Alemanha, Suica e Austria sao quadros! Literalmente… Na primeira visita nos deslumbramos, mas na segunda já ficamos cansados. Juro! Sinto falta da desordem natural das coisas… Sinto falta da natureza selvagem que temos no Brasil… Sinto falta até dos buracos no asfalto!!! kkkkk… Sinto falta de ver cachorros ou gatos sem-dono nas ruas… Nem os pombos tem liberdade por aqui! Muitos monumentos e lustres tem objetos pontiagudos que impedem os bichinhos de pousar lá e defecar tranquilamente… Sinto falta de criancas brincando de pega-pega, quebrando o vidro do vizinho com uma bola perdida, descendo a rua de Skate ou carrinho de Rolemã…

- Visitas em casa aqui… só se marcar uma semana (no minimo) antes! Aqui nao existe aquela situacao de visitas inesperadas. Seria espontâneo demais! E eles desconhecem essa característica… acho, aliás, que eles tem espontaneidade como falta de educacao! Eu, espontanea até a tampa, fui muitas vezes durante as aulas reprimida por professoras…hehehehe… Mas, pasmen, continuo igualzinha! A diferenca é que agora sei que incomoda elas e ai faco com mais prazer…kkkkk

- Quando um colega do trabalho ou da escola faz uma apresentacao, o que vc e os outros fazem após o final desta!?!?!?! Batem palma, nao!? Pois é, aqui eles sao tao educadamente reprimidos que eles simplesmente fecham as maos e batem na mesa!!!! Isso! Tipo quando a gente bate na madeira e fala: “Isola!”. Nao é o fim!!!!?!?! Nesse ultimo modulo do alemao vivi isso e, como eu nao sabia isso, tive a certeza de que minha apresentacao tinha sido um lixo pra professora ter feito essa manifestacao. Só depois que o Rô me explicou que nas reunioes a galera também faz isso ao inves de bater palmas… Acho que de qualquer forma é estranho, mas pelo menos agora sei que minha apresentacao nem foi tao ruim assim…hehehhe

Bom, se for continuar falando tudo que nao me agrada aqui vou escrever um livro, por isso vamos agora aos pontos bons, com os quais quero poder aprender algo por aqui, ou seja, sao nesses pontos que me apego todos os dias para poder aproveitar essa oportunidade:

- consciencia ambiental e acoes europeias nesse ambito (depois de terem acabado com tudo por causa do processo de industrializacao… mas antes tarde do que mais tarde…);

- nivel de seguranca urbana que vivemos aqui;

- férias mais longas que no Brasil, podendo dividi-la ao seu bel prazer;

- possibilidades de conhecer muitos países e culturas gastando pouco (voar aqui é super barato e tem albergue pra todo lado);

- possibilidade de conviver com pessoas do mundo inteiro sem precisar sair da Alemanha pra isso (aprox. 8% da populacao da Alemanha sao estrangeiros, ou seja, nao possuem visto alemao, mas tem muuuuuitos outros que tem visto apesar de serem descendentes diretos de outros povos);

- variedade absurda de cervejas (1270 cervejarias produzindo 5 mil diferentes marcas);

Mas disso tudo, só um ponto poderia me fascinar para decidir ficar por aqui: A SEGURANCA!!! Mais nada…

Enfim, tudo isso pra tentar mostrar através da minha experiencia (em condicoes boas) de um ano fora do Brasil num país desenvolvido, o quanto temos valor e o quanto o desconhecemos! Eu nao era diferente da maioria das pessoas que nunca viveram fora do Brasil… e ainda, na fúria irracional, xingo muito e critico! Mas, ao menos hoje, também tenho base comparativa para xingar com propriedade! Temos muitos problemas, mas os “paraísos internacionais” também tem os seus… Ninguém está 100% satisfeito, acreditem! Mas devemos abrir nossos olhos para enxergar que temos muitas coisas que os “paises desenvolvidos” invejam e, por isso, os brasileiros competentes estao cada vez mais presentes no exterior. Eles admiram nossa forca de trabalho, nossa criatividade nata, nossa capacidade de adaptacao às intempéries, nossa alegria, nossa música, nossos projetos sociais, nossa “uniao”, nossa solidariedade, nossa interculturalidade e capacidade de integrar tudo e todos, etc. Ah… e nossa beleza, afinal as mulheres e homens brasileiros sao, no geral, um espetáculo!

Que continuemos lutando por um país melhor, mas nao esquecendo jamais de que ele é maravilhoso! Temos que ser educados e solicitos com os estrangeiros, mas jamais nos subjulgar frente à eles! Já é passado o tempo onde éramos “filhos da europa”, agora somos BRASIL !!!! Temos nossa identidade, temos nossa PRÓPRIA lingua (embora o governo nao se preocupe em mudar o nome dela), temos a bandeira mais linda e representativa do mundo e uma economia já de respeito!!! Independente do partido, temos que admitir, o Brasil está crescendo e isso é inegável!!! Todos dizem isso por aqui, porque nós brasileiros nao assumimos isso e aplaudimos pelo menos por alguns instantes essa pequena, mas real melhora!?!?!?!

Se tiverem a oportunidade de viver fora do Brasil por um tempo nao a disperdicem… é a chance de velo pela primeira vez de “perto”… É como sair da casa da nossa família: vc nao sabe o quanto eles eram importantes até vc ter que deixá-los…

Saudades Brasil!!!! Saudades de vcs brasileiros e afilhados!!!

[pinit count="vertical"]

Nenhum Comentário para "Simplesmente Brasil !!!!"

  1. Val disse:

    Bom…estou pela primeira vez postando em seu blog…e, basicamente, por assim dizer …. amando seus comentários.
    Namoro um alemão de munique há pouco tempo e há um mês estive por dois finais de semana batendo perna por aí…
    Me identifiquei bastante com seus comentários…mas, com certeza, ainda tenho muito o que aprender…Até porque como te disse, foram apenas dois finais de semana, pois tiver que ir com ele para Londres, passar os dias restantes, por causa de seu trabalho lá. Mas como sou bem descolada e aguçada, pude perceber muita coisa pessoalmente, é claro, longe de sua eloquente visão.
    Espero que possamos nos comunicar…até porque minha história com certeza vai continuar….:)
    Beijão grande, fique com Deus e PARABÉNS.

    Val – RJ
    Parabéns…

Deixe seu Comentário





* Campos de preenchimento obrigatório