Política

SÓ DA BOA – "Campanha Ficha Limpa" para as eleições no Brasil

DSCN1915

Vale a pena abrir um espaco nas minhas férias para passar essa informacao que é do interesse de TODOS os brasileiros, principalmente aqueles que adoram reclamar do sentimento de impotência quando o assunto é melhorar o nosso país.

Eu estava andando turisticamente na Av. Paulista e, pra variar, dei uma passadinha básica Conjunto Nacional (próx. à estacao Trianon Masp). Sempre tem promocoes escondidas, exposicoes culturais nacionais e é isso que sempre me atrai ali, além da Livraria Cultura, cujo café anda disputadissímo. Enfim, só que dessa vez fui surpreendida por uma acao popular que me fez, literalmente, parar.

Andando na galeria me deparei com a placa da foto acima: “Se você quer que só pessoas com ficha limpa possam se candidatar nas eleicoes, assine aqui!”. Olhei meio desconfiada (como todos brasileiros já sem esperanca), passei, dei uns 10 passos pesados e culpados, voltei, me informei e decidi exercer minha cidadania: assinei o formulário a favor do projeto que irá me beneficiar, que irá te beneficiar, que irá nos beneficiar e que irá beneficiar a todos nossos descendentes. Voltei porque acredito no Brasil. Voltei porque cansei de ser passiva e acomodada. Voltei porque reclamar nao soluciona nada, mas agir sim. Voltei porque às vezes é preciso voltar um pouco, para avancar muito.

A Campanha Ficha Limpa foi lançada em abril de 2008 com o objetivo de melhorar o perfil dos candidatos e candidatas a cargos eletivos do país. Para isso, foi elaborado um Projeto de Lei de iniciativa popular sobre a vida pregressa dos candidatos que pretende tornar mais rígidos os critérios de inelegibilidades, ou seja, de quem não pode se candidatar. A idéia é proibir que candidatos com processos mesmo nao concluídos, nao possam se candidatar, afinal é sabido que o processo de julgamento dura uma eternidade e, normalmente, todos saem impunes, podendo voltar a se candidatar mesmo quando o processo ainda está correndo. Essa acao é uma acao PREVENTIVA, ou seja, uma forma de evitar que se chegue ao processo de pedido de cassacao dos safados. E é, principalmente, por isso que apoio, pois é uma acao inteligente que age antes que o problema crie raízes no congresso.

O Projeto de Lei de iniciativa popular precisa ser votado e aprovado no Congresso Nacional para se tornar lei e passar a valer em todas as eleições brasileiras. Para isso, é preciso que 1% do eleitorado brasileiro assine esse Projeto, o equivalente a um milhão e trezentas mil assinaturas. Segundo a senhora que estava no local onde assinei o projeto, já foram coletadas 1 milhao e 100 mil assinaturas, faltando apenas 200.000.

Abaixo um vídeo de 10 minutos explicando tudo sobre o projeto:

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=Irs8X_h6REg&feature=player_embedded]

Quer saber mais? Entre nesse site: http://www.mcce.org.br/node/15

Aqui você se informa sobre todas acoes relacionadas ao projeto e também pode se informar sobre postos de coleta de assinaturas próximas à você: http://campanhafichalimpasp.blogspot.com/search/label/Postos%20de%20Coleta

Agora se você está pensando: “Xiii isso daí nao vai dar em nada, como tudo no Brasil”. Me perdoe, mas com essa atitude você NUNCA vai realmente mudar nada, pois é mais cômodo encontrar culpados, do que a nossa própria culpa. A culpa por ser omisso. A culpa por nao exigir NADA e cobrar TUDO.

Eu assinei porque eu acredito. E você? Nao tem tempo? É só imprimir o formulário que encontra no site oficial do movimento, preencher os dados em menos de 5 minutos e enviar pelo correio para o endereco que está no site. Pouco tempo, custa pouco e você participa desse processo mal utilizado chamado democracia.

Assina Brasil !!!

[pinit count="vertical"]

6 Comentários para "SÓ DA BOA – "Campanha Ficha Limpa" para as eleições no Brasil"

  1. Boa, Maira,
    Botei o link do seu blog no meu e também mandei pra todo mundo da minha mailing list.
    Boas ferias

  2. Mi disse:

    que legal essa campanha! nao sabia que existia! pena que é tao pouco divulgada. Vou la no site ver onde tem um stand no Rio e avisar minha familia e amigos. bjs!

  3. valeriaamoris disse:

    E não é que nossa querida amida expatriada que é tudo de “bão”; Maira, sai na frente…rsrs. A mulher, sai lá da Alemanha pra passar férias aqui e já está mais informada que nós….pelo menos eu não sabia dessa campanha. Por isso, mulher vamos compartilhar, ok?!
    Estou postando seu texto na integra no meu blog; com todos os créditos e méritos para Retratos e Relatos. Espero q não se importe. Bjs,

  4. La disse:

    que style Ma!! vamos assinar sim e ja vou passar pra galera!
    saudadesss, bjao

  5. Dona disse:

    Eita, eu passei pelo Conjunto Nacional dias 18 e 19 e nem vi essa ação… que coisa! Vou clicar no link direto pra ver se dá pra assinar “à distância”.

    Eu tbm acho esse povo com ficha de mais de metro muito cara-de-pau, mas o pior é o povo que vota neles. Acho muito triste a falta de informação de grande parte do povo brasileiro. =(

  6. waldemar disse:

    Foi engavetado e lá vai permanecer se não houver participação popular.
    O mais difícil foi feito! Porque não foi fácil ao MCCE coletar 1,5 milhões de assinaturas!
    Agora temos que batalhar pra que os canalhas o tirem da gaveta e aprovem.
    Na “Rede Bravas Gentes Brasileiras” hoje temos uma capacidade inimaginável de multiplicar nossa ação.
    Através da rede poderemos sincronizar nossos blogs para divulgar e massificar a campanha.
    Estudamos esta campanha e concluímos que seria interessante se pudéssemos sincronizar uma data e “literalmente entupir a caixa de email dos excelências”. Optamos pelo 1/2/2010, primeiro dia útil de trabalho(?) dos vagabundos do planalto, para o envio da primeira onda. Primeiro de fevereiro seria a primeira onda, precisamos marcar outras datas para outras ondas.
    Se repercutir conseguiremos mais adesões para as ondas seguintes.
    Pra que a gente consiga esta sincronia teremos muito trabalho, e vamos precisar de colaboração de todos, mas vamos mostrar aos excelências que somos capazes de mobilizar um grande número de brasileiros.
    Vamos criar um TSUNAMI DE EMAILS. O PL 518/09 precisa ser aprovado até junho de 2010.
    Conto com o entusiasmo e apoio de todos.
    No ender abaixo tenho modelo de email e como fazer para que o email chegue aos excelencias:
    http://caranovanocongresso.blogspot.com/2009/12/alerta-aos-blogueiros-politicos-e.html

Deixe seu Comentário





* Campos de preenchimento obrigatório