Stuttgart

Stuttgart – Sommerfestival 2007

Aconteceu de 26Jun à 01Jul o “Sommerfestival der Kulturen 2007″ em Stuttgart! Aproveitamos pouco, mas foi o suficiente para identificar como existem imigrantes de várias partes do mundo por aqui. O evento aconteceu no centro de Stuttgart, na praca da Prefeitura (Rathaus = casa de conselho).

Deste evento participam vários “Ausländern = estrangeiros” como eu!!! Muitos montam barraquinhas para vender comidas, bebidas ou objetos típicos de sua cultura. Além disso, durante toda semana ocorreram shows de grupos internacionais, inclusive brasucas!

O mais interessante neste evento, para mim, foi a participacao do projeto: “Who´s on the line? Call for free!”. Este projeto idealizado pelo espanhol José-Maria Matín, tem por finalidade a producao de um livro com relatos de imigrantes do mundo inteiro. Para tal, o projeto conta com uma “cabine telefonica móvel”. Os transeundes sao convidados à fazer um telefonema gratuito de 10 minutos para seus parentes no seu país de origem, e, em troca, este deve apenas relatar sua história como imigrante.

É um projeto muito interessante que encontrou nesta festa o público ideal para seus relatos!!! Afinal era uma festa voltada aos estrangeiros!!!

É nestas festividades que percebemos que os alemaes, hoje, estao muito mais receptivos aos estrangeiros. Até porque o número destes aqui só cresce, nao tendo mais condicoes de alimentar preconceitos ou resistencias! Cresce principalmente imigrantes do leste europeu, pois a mao-de-obra alema é extremamente cara em relacao à mao-de-obra dos europeus do leste! Ou eles aceitam essa “invasao” no seu mercado ou desvalorizam sua mao-de-obra! Nao tem mais pra onde correr! Bem-vindos ao “Capitalismo Globalizado”!!!!

Mas, enfim, voltando à festanca, valeu a pena dar uma passada por lá!!!! Ano que vem me informo antes pra nao perder a programacao!!!

Viva à interculturalidade mundial!!!!!

[pinit count="vertical"]

Deixe seu Comentário





* Campos de preenchimento obrigatório