Idioma

TestDaf – Teste de Proficiência na língua alemã

(O caminho é o objetivo)

Fiz. Passei, mas isso não foi suficiente. (((-:

Fiz esse teste pela primeira vez, após quase um ano e meio morando na Alemanha, no dia 23 de setembro desse ano e hoje tomei conhecimento do resultado obtido. Um resultado bom e satisfatório, mas, ainda sim, insuficiente para ingressar no mestrado que quero.

Explico. Esse teste está para a língua alemã, assim como o Toefl está para a língua inglesa americana. É um teste solicitado pelas universidades alemãs para que elas tenham uma idéia do nível de conhecimento da língua alemã dos alunos candidatos. Nessa prova são testadas quatro habilidades específicas na língua de uma forma intensiva e, eu diria, até desumana (quase 4 horas de prova em um único dia). As habilidades são as seguintes: conversação (prova dividida em 7 partes – 30min.); compreensão auditiva (prova dividida em 3 partes – 40min.); compreensão de texto (prova dividida em 3 partes – 60min.) e redação (60min. – mínimo 270 palavras - interpretação de gráfico).

Para cada habilidade é dada uma nota que vai de “abaixo de 3″ (unter 3) até 5. Se você tirar abaixo de 3 significa que você não está apto na habilidade relacionada, se tirar 3 sua habilidade é satisfatória, se tirar 4 sua habilidade é tida como boa e se tirar 5 em todas habilidades é praticamente um alemão, faltando apenas começar a usar papete com meia. (((-:

Eu tirei em quase tudo 4, obtendo apenas um 3 na redação (que pra mim é um notão!). Com esse resultado eu, pessoalmente, estou mais do que satisfeita e orgulhosa do meu desempenho numa primeira tentativa, mas no mestrado que vou me inscrever em janeiro eles pedem notas que estejam entre 4 e 5. Resumindo, terei que fazer TUDO de novo para tentar alcançar esse pré-requisito.

Fazer não é o problema. O problema é que para cada tentativa são 150 euros que se vão e isso me dá uma raaaaaiva. (((-:

Não concordo com o sistema e muito menos com a forma de aplicação da prova. Quase 4 horas de prova é muito tempo, o que te prejudica muitas vezes devido ao cansaço e não por falta de habilidade. E ter que fazer tudo de novo, sendo que eu só não tirei a nota necessária em uma habilidade é um absurdo desnecessário.

E, como se não bastassem esses pontos negativos, tem um outro fator que é o pior: o prazo de entrega do resultado. Fiz a prova dia 23 de setembro e recebi o resultado hoje (3 de novembro), mas o prazo para me inscrever para a próxima tentativa acabou muito antes de eu saber se eu precisaria fazer novamente ou não. Eu já me inscrevi para a próxima prova que é dia 13 de novembro, mas se CASO eu tivesse alcançado meu objetivo no dia 23 de setembro, eu teria pago 150 euros sem a menor necessidade.

Mas, apesar de tudo de ruim que existe no processo como um todo, estou HOJE feliz com o resultado e espero que dia 13 de novembro eu consigo alcançar, no mínimo, nota 4 em todas as habilidades, inclusive na redaçao. E se eu não conseguir? Bom, se eu não conseguir dessa vez vou esperar a resposta do mestrado e, se eles disserem que o único pré-requisito que falta é o TestDaf com notas entre 4 e 5, então eu farei novamente quantas vezes forem necessárias. Mas, caso eles me digam que existem outros pré-requisitos que eu não preencho, ai jogo a toalha e espero até a hora de, enfim, voltar pra casa com o sentimento de ter feito e alcançado o melhor que me foi permitido.

No mais só tenho que agradecer àqueles, especialmente e eternamente ao meu marido maravilhoso, que depositaram em mim confiança, acreditando que eu conseguiria alcançar esse objetivo básico para quem se propoe a morar na Alemanha. Foi um ano e meio de horas e muitos euros investidos, mas valeu a pena e é esse sentimento que importa!

Obrigada e continuem na torcida, pois vou sempre precisar! (((-:

[pinit count="vertical"]

15 Comentários para "TestDaf – Teste de Proficiência na língua alemã"

  1. Haila disse:

    Vai conseguir sim!!!!! Não tenho dúvida. bjokas e estou com mta saudade. Amo vc!!!

  2. nirleni disse:

    Não desista
    Quando as coisas derem errado,como às vezes acontece.
    Quando a estrada na qual você caminha com dificuldade parece ingrime demais.
    Quando o cuidado a pressiona um pouco para baixo,descanse se precisar,mas nao desista,pois a vida e esquisita com suas idas e vindas.
    Como cada um de nós às vezes aprende, muitos fracassos ocorrem
    quando se poderia ter vencido se tivesse resistido.
    O sucesso é apenas o fracasso virado ao avesso,a tinta prata das nuvens da dúvida.
    E você nunca sabe dizer o quão proximo está.
    Portanto aferre-se a luta quando receber o golpe mais duro.
    Quando as coisas parecerem piores é que você não deve desistir nunca!

    Te amo filha….Vc disse, num de seus depoimentos que gerei guerreiros entao????

  3. Maira disse:

    Vocês…. eita família! Mana obrigada pela forca. Mamis… vc é f…. me faz chorar até mesmo virtualmente! (((-: Nao vou desistir mamis, mas mudar a direcao da vela, caso eu esteja pegando a corrente errada, entende!? Se tem uma coisa q faco sempre é enxergar os sinais para nao perder tempo nos caminhos q nao me pertencem mais. Sempre aprendo no caminho, mas nem todos vao me levar onde tenho q chegar e por isso é preciso seguir a direcao do “meu vento”. Mas, pode ter certeza, vou chegar no meu destino! Mas enquanto isso…. vou fazendo arte por aqui! (((-:

    Amo vocês. Saudades!!!!!

  4. Bia disse:

    Maira,

    A próxima é “jogo ganho” amiga! Estou torcendo. O importante é que agora vc pode nos salvar qdo precisarmos de um creme de cabelo na Alemanha! uuhhhuuuuu!!!!

    BJs

  5. Generoso disse:

    Oi ma tudo bem eu li o texto e fiquei me perguntando se vc jogaria a toalha antes do final do jogo,antes de tentar todas as possibilidades por mais dificil que pareça a situação essa não é a maira.Eu poderia citar um montão de frases feitas essas de livros de auto ajuda mas não é do meu feitio, então vou te lembrar o que aconteceu com o felipe massa na ultima corrida em interlagos, quando parecia impossível que fosse campeão, mas na ultima volta o título estava ali ao alcance de suas mãos e um capricho de natureza não deixou que ele levasse.
    Bom o que eu quero dizer é que nunca desista enquanto houver chance e nunca se esqueça que ser vencedor nem sempre significa ganhar todas, mais ter a certeza de ter feito o melhor e lembre-se que confiar em si mesma é o primeiro passo para as conquistas, afinal vc é uma leonina … Que beleza!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  6. Yara disse:

    Maira,
    Caraca!!!!
    Vc é quase uma alemã, mt louco!! Conseguiu em 1ano e meio muita coisa, viu só!!!!??
    Certeza q na próxima vc vai “detonar”!!!
    Muita sorte e sucesso!
    Bjks

  7. Luana Mita disse:

    Menina, você tem asas no pé!
    Muito legal seu blog!!

    Quero conversar com você, preciso de uma ajuda…
    Você pode me escrever? Meu email é luanamita.pp@gmail.com

    Bjos!!

  8. Juana disse:

    Minha querida va enfrente, tudo dará certo, vc é uma mulher de sucesso, continua o teu caminho segura dos teus conhecimentos…Sorte, muita sorte! Beijos

  9. Juana disse:

    Sucesso! Boa sorte! Você é uma vencedora!…Beijos

  10. Maira disse:

    Galera! Brigadinha pelo apoio, mas acho q o “sucesso” vai ficar pra próxima mesmo, pois a prova é essa semana e eu nao sinto q vai mudar muito coisa, mas tá valendo. Se eu conseguir a vaga no mestrado ai corro atrás durante o curso, pois ai sim vou ter oportunidade de melhorar meu alemao, pois vou poder me comunicar em alemao mais e isso faz toda a diferenca. (((-:

    Mas continuem na torcida! Nao desisti nao… só tô parando pra tomar uma mesmo! (((-: Tô precisando! (((-:

  11. Maira disse:

    Bia… sobre te ajudar a comprar shampoo… melhor nao… já te disse q os shampoos daqui nao funcionam nos nossos cabelichos sulamericanos, né!? Tô cansada de acreditar nas propagandas com mulheres de cabelos sedosos… Já comprei todos e a juba continua a mesma! )))-:

  12. Maira disse:

    Yarinha… sua loka… eu alema!?!?!?! Tá doida, é!? Afff… Agora fiquei até com medo… (((-: Depois dessa vou ter q fazer terapia pra me curar!

    Maluquetes!!! Eu vou detonar? Vou sim… vou fazer o q o marido da minha amiga iraquiana me aconselhou: vou jogar uma bomba no local da prova! (((-:

  13. Gabrielle Pinheiro disse:

    Oi! Sei que este Post é bem antigo, mas tenho aqui uma dúvida.

    Voce acredita que a seguinte situação é possível?

    Vamos lá:

    Tirar nota
    4 NA PROVA ORAL
    4 ESCRITA
    4 AUDITIVA
    3 COMPREENÇÃO DE TEXTO

    isso na prova de junho por exemplo

    daí, tirar nota 4 em outra prova do Daf de julho z. B., na parte de compreenção de texto, e juntar as notas…

    Voce acredita que juntar os resultados, adianta?

    Beijos,
    gabrielle pinheiro

    teachergabrielle@gmail.com

  14. daphine disse:

    Oi, eu estou adorando o seu blog! Estou pretendendo morar na Alemanha. Na verdade eu não queria a Alemanha, por causa da língua, tenho muito medo de não conseguir aprender o alemão. Outro fato que me preocupa é o mestrado. Porque meu objetivo é exclusivamente ingressar em um metrado, para voltar ao Brasil com um currículo melhor.
    Meus planos seriam aprender o alemão em um ano e ingressar logo depois disso no mestrado.
    Queria saber se é muito difícil conseguir, quais são os requisitos, se a escola do mestrado é muito cara.
    Pretendo fazer o mestrado em Frankfurt, pois lá não terei gastos com alimentação e moradia, já que uma tia mora lá e irá me receber. É por isso que vou pra Alemanha, senão iria pra uma país de língua inglesa. Tenho muitas, muitas dúvidas!
    Será que você poderia me ajudar?
    Meu e-mail é daphine_guimaraes@hotmail.com
    Vou agradecer muito!
    Boa sorte pra você!

Deixe seu Comentário





* Campos de preenchimento obrigatório